Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ctfmon (ficheiro do Windows ou malware)  (Lida 1961 vezes)
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« em: 09 de Janeiro de 2008, 18:57 »

Existe um malware (programa prejudicial) que é capaz de se instalar nas pens (e cartões de memória) que pode ser tão pernicioso que pode tornar toda a memória da pen (ou cartão) inactiva, isto é reduzí-la a zero.
Esse programa pernicioso tem o mesmo nome «ctfmon» que um ficheiro muito útil que existe no windows e por isso cria uma tremenda confusão.
Esse «malware» cria nas pens um ficheiro autoexecutével de iniciação da pen. O executável «ctfmon» fica escondido na reciclagem da «pen», apesar de no Windows não haver reciclagem para as pens. Na reciclagem esse executável está escondido e não se vê mesmo se desactivarmos todas as opções de esconder tanto normais como do sistema. Contudo se examinarmos esse directório (pasta de reciclagem) em ambiente linux conseguimos ver o que está lá.

Eu chamo a atenção para terem cuidado para com esse malware e que muitos dos mais bem conceituados antivirus são impotentes para com ele.
Eu embora neste momento disponha de muitas limitações com respeito a utilização da internet, tenho o empenho de procurar conhecer melhor esse programa pernicioso para o procurar vencer depois de ele ter causar o mal, se o mesmo não for irreparável.

Se alguém souber algo útil e preciso acerca desta praga, será útil para todos sermos informados acerca da forma de enfrentar esse terrivel flagelo.
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2008, 16:57 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2008, 19:01 »

Eu vou estudar sobre o assunto, e se souber de alguma coisa escreverei aqui.

Obrigado MPP pelo alerta. Todo o cuidado é pouco com os vírus, malwares, spywares, e companhia Lda.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

blaster
Coronel

« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2008, 20:57 »

OFFXP: O que é CTFMON e qual sua função?
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #3 em: 12 de Janeiro de 2008, 16:40 »

Obrigado, mas já tinha lido esse artigo, que se refere ao verdadeiro e útil ctfmon.exe.
Contudo os malfeitores criaram um outro programa com o mesmo nome (ctfmon.exe) e que actua maleficamente e que tem entre outras as manifestações descritas no 1º artigo deste assunto.
O que interessa, depois de sofrer os estragos irreparáveis (que software conhecido não consegue desfazer), é encontrar software capaz de desfazer os estragos causados por esse programa malfeitor disfarçado de benfeitor. No meu caso foi um cartão de memória (mini SD) que ficou com os seus 2 Gigas reduzidos a zero. Eu já tentei em vão refazer a partição desse cartão com o GParted do Linux, mas em vão.
Neste momento estou falho de recursos de material e por isso tenho de esperar por melhores dias (cerca de um mês, pelo menos) para tentar reparar o problema. Por isso, pode ser que durante este intervalo de tempo consiga encontrar a solução.
Um conselho, que dou, desde já aos que apanharem esse virus na pen ou  crtão de memória é não tentarem remover esse virus de nenhuma forma no computador infectado, mas através de um computador são (que ainda não tenha sido contaminado com esse virus), pois julgo que o mal provocado, aconteceu na altura de estar a tentar remover o virus: o próprio «virus» que estava em memória ao se aperceber que eu estava a remover um ficheiro dele, vingou-se de mim e fez o malefício.
O que me admiro é do facto de o hardware ser assim tão vulnerável a esses malefícios e não disponibilizarem de uma forma fácil de encontrar a solução para esses problemas, quando os mesmos aconterecem, porque eu já conheço esse virus há vários meses, o que não sabia é que era assim tão destruidor, porque das outras vezes utilizava o Linux «UBUNTU» para o remover com todo o sucesso  -- e não utilizava para isso um «Windows infectado» -- antes de «o malware» ter provocado o maleficio.

O «malware» «ctfmon.exe» é comparável a um «diabo» disfarçado de «salvador».
como está escrito.

2 Cor 11, 14

E não é de estranhar! Também Satanás se disfarça em anjo de luz! 
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2008, 17:02 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #4 em: 14 de Janeiro de 2008, 10:58 »

What is ctfmon.exe? Is ctfmon.exe spyware or a virus?

Process name: Alternative User Input Text Input Processor for Office

Product: Windows

Company: Microsoft

File: ctfmon.exe

Security Rating: 

When you run a Microsoft Office XP program, the file Ctfmon.exe (Ctfmon) runs in the background, even after you quit all Office programs.
Ctfmon.exe monitors the active windows and provides text input service support for speech recognition, handwriting recognition, keyboard, translation, and other alternative user input technologies.
See How to uninstall CTFMON.EXE

Note: The ctfmon.exe file is located in the folder C:\Windows\System32. In other cases, ctfmon.exe is a virus, spyware, trojan or worm! Check this with Security Task Manager.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #5 em: 17 de Janeiro de 2008, 18:51 »

O AVG gratuito para particulares, se estiver activo, é suficiente para detectar e impedir os malefícios do «ctfmon.exe» maligno, mas o meu empenho concentra-se agora mais em reparar os danos aparentemente irreparáveis por por esse pernicioso programa que se apresenta mascarado de útil e necessário:  «ctfmon.exe» (ou «ctfmom» se não visualizarmos a extensão).
Quem conhecer um utilitário gratuito para fazer ressuscitar uma «pen» ou um «cartão de memória flash» que foram mortos pelo famigerado «ctfmon», agradeço muitíssimo essa bem-aventurada informação.

Obrigado.

Este famigerado «malware» encontra-se disseminado, como uma autêntica praga, pelos computadores públicos, e os seus utilizadores podem inadvertidamente, não so inutilizar as suas pens (ou cartões de memória) como infestar o seu computador pessoal ou qualquer outro computador onde introduzam a sua «pen» (ou cartão de memória) já infectada e ainda não inutilizada.
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: