Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fazer uma imagem de uma partição com o Ghost, gravá-la e restaurá-la.  (Lida 5654 vezes)
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« em: 04 de Dezembro de 2007, 18:27 »

Depois de fazer o meu CD/DVD de arranque como indiquei «AQUI», vou dizer todos os passos para fazer uma imagem de uma partição de um disco com o Ghost.exe, que está no meu CD/DVD de arranque.

1) Meta o CD/DVD de arranque no respectivo leitor do seu computador.

2) Reinicie (ou arranque) o seu computador, tendo em atenção que o leitor de CD/DVD está em prioridade (1º lugar) no SetUp da BIOS.

3) Já no CD (ambiente DOS do Win98) escolha a opção 2 ou 3 do meu CD/DVD de arranque automático para o Ghost.exe.
(veja o que faz cada uma dessas opções e escolha a melhor para si; o arranque tem "software" de apoio para usar o rato e para o CD/DVD, e memorizar os comandos que der na consola do DOS, se o quiser fazer e quando o quiser fazer.)

O arranque do CD/DVD demora um pouco de tempo. Dê tempo ao tempo.

4) Já no Ghost:

• Com o rato escolha «OK»
  • Com o rato escolha «LOCAL»
  • Com o rato escolha «Partition»
  • Com o rato escolha «To Image»

• Escolha o disco da partição donde quer fazer a imagem.
    Se houver mais que um disco regule-se pelo tamanho.

«OK»

• Seleccione a partição do disco donde quer fazer a imagem.

Regule-se pelo tamanho da partição e pelo «volume» (LABEL) se o tiver.

«OK»

• Aparce-lhe uma janela donde pode escolher a partição onde quer guardar a imagem.
    Clique com o rato numa espécie de seta para baixo que fica ao lado do nome de um drive.
    Esse "ícon" tem mais 2 á sua direita; um para voltar para trás e o outro para criar uma pasta.
  • Escolha no menu de opções que lhe é apresentado (depois de carregar na tal semelhança de seta) o local onde quer gravar a imagem.
    A partição desse local deve estar em FAT 32.
    É preferível estar no disco «INTERNO» porque aí é muito mais rápido gravar a imagem. 
  • Escolha um directório (pasta) ou crie uma pasta onde quer guardar a imagem.
  • Escreva o nome que quer para a imagem.
    Com o rato escolha «SAVE».

• Escolha o tipo de compressão.
    Eu recomendo «HIGH» porque ocupa menos espaço.
    Contudo a sua experiência futura irá determinar qual a melhor para o seu caso.
  • Por fim escolha «YES»

Agora é só esperar que o «Ghost» faça e deposite a imagem da partição escolhida no seu lugar escolhido.
Quando acabar pode desligar o computador, ou sair do «Ghost» e relembrar alguns dos comandos do velhinho "DOS" que em certas ocasiões ainda nos pode dar muito jeito e mostrar o seu antigo VALOR.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 16:52 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
blaster
Coronel

« Responder #1 em: 04 de Dezembro de 2007, 18:59 »

Mais um óptimo tópico, como aliás tens nos habituado. K+ amigo MPP.
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #2 em: 06 de Dezembro de 2007, 16:11 »

Depois de termos a imagem da nossa partição do nosso disco, podemos gravá-la num DVD, seguindo os passos que passo a enunciar, e que são os mesmos que descrevi AQUI, com uma pequena excepção.

1º. Para que o seu DVD seja de arranque: (bootable em DOS com o Ghost).

Criei uma imagem virtual de uma disquete de arranque de 2.880 (que não existe na realidade) de DOS do Win98 onde introduzi um ficheiro chamado Ghost.exe (que já vinha no meu computador, numa partição escondida).
Como essa  imagem, que eu fiz, já refinada e a funcionar muito bem tem software pago não a posso disponibilizar aqui publicamente, porque é proibido, mas posso cedê-la particularmente por eMail, já que a maior parte das pessoas ainda têm ou já tiveram licença (que não deveriam deitar fora) para utilizar o Win98 e talvez possuam sem o saber o ficheiro «Ghost.exe», mesmo sem o saber, com o seu computador que adquiriram. Com ele podem tornar um CD/DVD "bootable" a partir da BIOS do computador e executar automaticamente o GHOST para fazerem imagens de qualquer partição do seu computador (entre muitas outras coisas) e depois gravá-las com o NERO num DVD.

Eu dei a essa imagem o nome de «2880Gho.ima» porque tem precisamente 2880 Kbytes de tamanho (quase 3 Megas) e zipada tem 2192KB.

2º. Para gravar a sua imagem no DVD e ao mesmo tempo ter lá o Ghost com o DVD de arranque:

Depois de terem o meu ficheiro «2880Gho.ima» depositado na sua pasta dos «Meus documentos» e o Nero instalado com a funcionalidade paga do «Nero Burning ROM», ponham mãos à obra para gravar o/os DVDs com os ficheiros das imagens que lá queiram gravar.

* Vão à opção CD-ROM (Arranque), do Nero Burning ROM (da versão 7.2 ... do NERO em Português Europeu), e escolhem «Arranque».

* Depois vão à opção «Ficheiro de Imagem» e cliquem em procurar.
      Em «Meus documentos» escolham o meu ficheiro que chamei de 2880Gho.ima.

* Depois, e sem medo, vão a Avançado pôr um visto e escolham o tipo de emulação : «Emulação de disquete 2,88MB» (este passo é muito importante, bem como o anterior)

* Depois em baixo escolham a opção NOVO.

* Depois, a partir da parte direita coloquem os ficheiros da imagem da sua partição, que é constituída por vários ficheiros até ao tamanho máximo de cerca de 2 «Gigas», cada. Em cada DVD, que só tem cerca 4,4 «Gigas», segundo o NERO ( e não 4,7 como diz a publicidade), cabem dois ficheiros de 2 «Gigas».
 Se não couberem lá todos, grave os outros num segundo DVD, tendo em atenção a sequência da numeração dos respectivos ficheiros, e escreva em ambos com uma caneta própria qual é o 1º e o 2º etc ....
 Obs. Se sobrar muito espaço no último, coloque lá outros ficheiros para não desperdiçar o que sobra até a capacidade máxima do CD/DVD permitida pelo NERO. Os primeiros DVDs também os pode encher com pequeninos utilitários. Os utilitários de DOS que lá colocar podem ser acedidos no arranque se sair do «Ghost» e procurar o volume do DVD.
Este fica com dois volumes (um de arranque A: e outro das suas gravações, que, de acordo com a sua escolha de arranque, tanto pode ser o volume X: ou ter a letra que fica logo a seguir à letra atribuida ao disco virtual que é criado em ambiente DOS e pode ser utilizado com discernimento.

* Escolham depois em cima Gravar.

* Em velocidade de gravação ajustem a velocidade que acharem conveniente. Eu prefiro demorar mais e ficar melhor, que gravar depressa e arriscar.

* Por fim e em baixo dêem a ordem final de gravação que já conhecem.

Além da vossa gravação, ficam com um disco CD/DVD de arranque, que pode substituir 2 disquetes gravadas em DOS, e a partir do qual podem fazer imagens de qualquer (ou quaisquer)  partição/partições dos seus discos em pouquíssimo tempo e  ocupando pouquíssimo espaço.

Esse DVD também serve para depois poderem repor a imagem (ou as imagens nele gravadas), na partição (ou partições) de origem ou noutras segundo a vossa vontade.

O ideal é restabelecer a partição de origem, mas também é possível fazer a clonagem dessa partição noutra, desde que tenha tamanho suficiente para caber lá toda a imagem depois de descomprimida. Não é necessário ter o mesmo tamanho da partição de origem.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 16:53 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
blaster
Coronel

« Responder #3 em: 06 de Dezembro de 2007, 17:28 »

Kramei-te MPP! Fixe!
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #4 em: 07 de Dezembro de 2007, 16:43 »

Depois de fazer o meu DVD de arranque com a imagem de uma ou mais partições como indiquei «AQUI», vou dizer todos os passos para restaurar essa partição do disco, com o Ghost.exe, que está no respectivo DVD de arranque.

1) Meta o DVD de arranque onde tem a imagem da partição no respectivo leitor do seu computador.

2) Reinicie (ou arranque) o seu computador, tendo em atenção que o leitor de CD/DVD está em prioridade (1º lugar) no SetUp da BIOS.

3) Já no CD (ambiente DOS do Win98) escolha a opção 2 ou 3 do meu CD/DVD de arranque automático para o Ghost.exe.
(veja o que faz cada uma dessas opções e escolha a melhor para si; o arranque tem "software" de apoio para usar o rato e para o CD/DVD, e memorizar os comandos que der na consola do DOS, se o quiser fazer e quando o quiser fazer.)
O arranque do CD/DVD demora um pouco de tempo. Dê tempo ao tempo.

4) Já no Ghost:

• Com o rato escolha «OK»

• Com o rato escolha «LOCAL»
  • Com o rato escolha «Partition»
  • Com o rato escolha «From Image»

• Escolha o local do DVD (ou pasta) onde guadou a imagem.
      Para isso clique no «icon» com a semelhança de seta para baixo.
       Esse "ícon" tem mais 2 á sua direita; um para voltar para trás e o outro para criar uma pasta.
      Aparece-lhe uma janela «pop down» donde pode escolher o lugar onde guardou a imagem.
      Em princípio deve escolher o volume que corresponde ao DVD, mas se ainda tiver a imagem no disco interno é preferível utilizar essa imagem para reconstituir a partição porque é muito mais rápido.

«OK»

• Seleccione a imagem em questão pelo respectivo nome nome.
      Pode ter aí mais que uma imagem e dentro de cada imagem mais que uma partição comprimida.
    • Escolha a partição que está na imagem e que quer restaurar.
      (geralmente é a única, mas pode ter lá colocado mais que uma)

• Escolha o disco onde está a partição que quer restaurar com a imagem.
        (Se tiver um só disco ligado, incluindo os discos USB, é esse mesmo; se tiver mais que um disco, incluindo os externos USB ligados, são-lhe apresentados também esses discos).

«OK»

• Escolha a partição desse disco que quer restaurar com a imagem.
        (Não se engane, porque a imagem apaga todos os dados que tem nessa partição e substitui-os pelos dados que estão na imagem.
        Pode-se guiar pelo "volume", "label" e/ou tamanho da respectiva partição.)

«OK»

• Por fim escolha «YES»

Agora é só esperar que o «Ghost» restaure a partição a partir  da imagem da partição escolhida.

Quando acabar pode desligar o computador, ou sair do «Ghost» e relembrar alguns dos comandos do velhinho "DOS" que em certas ocasiões ainda nos pode dar muito jeito e mostrar o seu antigo VALOR.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 16:54 por MPP » Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: