Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caminhada de Advento...  (Lida 3849 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« em: 04 de Dezembro de 2007, 11:17 »

A Luz de Cristo enxugue toda a lágrima, acabe com todas as trevas, console quem está triste e encha de alegria e esperança nossos corações!

O mundo cristão inicia o mês de Dezembro com o 1º Domingo do Advento.

As quatro semanas de Advento antecedem a celebração do Natal de Jesus e fazem memória dos quatro milénios em que o povo escolhido esperou pelo Salvador.
As velas que vão sendo acesas a cada domingo lembram-nos que a Luz do Mundo está cada vez mais próxima e iluminará os quatro cantos do mundo.

Advento é tempo de revisão de vida, de criar espaço para acolher o novo. É tempo de alegre esperança, paciência amorosa, oração, partilha de bens, saída para o encontro do outro.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2007, 11:21 por Trofa » Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Trofa
Administrador(a)

« Responder #1 em: 04 de Dezembro de 2007, 11:43 »

1. História do Advento

Não é fácil precisar a história e o primitivo significado do Advento; além disso, as informações sobre suas verdadeiras origens são parcas. É necessário distinguir elementos que dizem respeito a práticas ascéticas e a outras, de caráter estritamente litúrgico; um Advento que é preparação para o Natal e um Advento que celebra a vinda gloriosa de Cristo (Advento escatológico). No Oriente, permaneceu quase ignorado o período de preparação ao Natal.

Portanto, o Advento é próprio do Ocidente. São descartadas totalmente as teorias que atribuem o Advento a São Pedro e, sua existência, aos tempos de Tertuliano e São Cipriano. O testemunho mais antigo encontra-se em uma passagem de Santo Hilário (por volta de 366), que diz: "Sancta Mater Ecclesia Salvatoris adventus annuo recursu per trium septimanarum sacretum spatium sivi indicavit" (CSEL 65, 16). A santa mãe Igreja oferece um espaço sagrado de três semanas por ano para a vinda do Salvador. O duplo caráter do Advento, que celebra a espera do Salvador na glória e a sua vinda na carne, emerge das leituras bíblicas festivas. O primeiro domingo orienta para a parusia final; o segundo e o terceiro chamam a atenção para a vinda cotidiana do Senhor; o quarto domingo prepara-nos para a natividade de Cristo, ao mesmo tempo fazendo dela a teologia e a história. Portanto, a liturgia contempla ambas as vindas de Cristo, em íntima relação entre si.

2. Espiritualidade do Advento

Toda a liturgia do Advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza.

a) A expectativa vigilante e alegre caracteriza sempre o cristão e a Igreja, porque o Deus da revelação é o Deus da promessa, que manifestou em Cristo toda a sua fidelidade ao homem: "Todas as promessas de Deus encontram nele seu sim" (2 Cor 1, 20). A esperança da Igreja é a mesma esperança de Israel, mas já realizada em Cristo. Os nossos primeiros irmãos na fé, como atesta a Didaqué, imploravam: "Que o Senhor venha e passe a figura deste mundo. Maranatha. Amém". Assim termina o livro do Apocalipse e toda a Escritura: "Aquele que atesta essas coisas diz: Sim! Venho muito em breve. Amém! Vem Senhor Jesus. A graça do Senhor Jesus esteja com todos. Amém" (Ap 22, 20). A expectativa vigilante é acompanhada sempre pelo convite à alegria. O Advento é tempo de expectativa alegre, porque aquilo que se espera certamente acontecerá. Deus é fiel. A vinda do Salvador cria um clima de alegria que a liturgia do Advento não só relembra, mas quer que seja vivido. O Batista, diante de Cristo presente em Maria, salta de alegria no seio da mãe. O nascimento de Jesus é uma festa alegre para os anjos e para os homens que Ele vem salvar (Lc 1, 44.46-47; 2,10.13-14).

b) No Advento, toda a Igreja vive a sua grande esperança. O Deus da revelação tem um nome: "Deus da esperança" (Rm15,13). Não é o único nome do Deus vivo, mas é um nome que o identifica como "Deus conosco". O Advento é o tempo da grande educação à esperança: uma esperança forte e paciente; uma esperança que aceita a hora da provação, da perseguição e da lentidão no desenvolvimento do Reino; uma esperança que confia no Senhor e liberta das impaciências subjetivistas e do frenesi do futuro programado pelo homem. Na convocação ao testemunho da esperança, a Igreja, no Advento, é confortada pela figura de Maria, a mãe de Jesus. Ela que "no céu, glorificada em corpo e alma, é a imagem e a primícia da Igreja... brilha também na terra como sinal de segura esperança e de consolação para o povo de Deus caminho, até que chegue o dia do Senhor" (2 Pd 3, 10).

c) Advento, tempo de Conversão. Não existe possibilidade de esperança e de alegria sem retornar ao Senhor de todo coração, na expectativa da sua volta. A vigilância requer luta contra o torpor e a negligência; requer prontidão e, portanto, desapego dos prazeres e bens terrenos. O cristão, convertido a Deus, é filho da luz e, por isso, permanecerá acordado e resistirá às trevas, símbolo do mal, pois do contrário corre o risco de ser surpreendido pela parusia. Esse comportamento de vigilante espera, na alegria e na esperança, exige sobriedade, isto é, renúncia aos excessos e a tudo aquilo que possa desviar-nos da espera do Senhor. A pregação do Batista, que ressoa no texto do Evangelho do segundo domingo do Advento, é apelo para a conversão, a fim de preparar os caminhos do Senhor. O espírito de conversão, próprio do Advento, possui tonalidades diferentes daquelas relembradas na Quaresma. A substância é essencialmente a mesma, mas, enquanto a Quaresma é marcada pela austeridade da reparação do pecado, o Advento é marcado pela alegria da vinda do Senhor.

d) Enfim, um comportamento que caracteriza a espiritualidade do Advento é o do pobre. Não tanto o pobre no sentido econômico, mas o pobre entendido no sentido bíblico: aquele que confia em Deus e apóia-se totalmente nele. Estes anawîm , como os chama a Bíblia, são os mansos e humildes, porque as suas disposições fundamentais são a humildade, o temor de Deus, a fé. Eles são objeto do amor benévolo de Deus e constituem as primícias do "povo humilde" (Sf 3, 12) e da "Igreja dos pobres" que o Messias reunirá. Jesus proclamará felizes os pobres e neles reconhecerá os herdeiros privilegiados do Reino; Ele mesmo será pobre. Belém, Nazaré, mas sobretudo a Cruz, são as diversas formas, com que Cristo se manifestava como autêntico "pobre do Senhor". Maria emerge como modelo dos pobres do Senhor, que esperam as promessas de Deus, confiam nele e estão disponíveis, com plena docilidade, à atuação do plano de Deus.

Pe. Luiz Mórgano
Cascavel-PR
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #2 em: 10 de Dezembro de 2007, 10:02 »

Para construir a lanterna deve recortar-se a figura abaixo pelas linhas a cheio. As linhas a traço interrompido são para
dobrar. As áreas a sombreado são as zonas de colagem. Nos rectângulos situados no topo da lanterna,
correspondentes a cada semana, a criança/adolescente coloca o valor dessa semana. No espaço em baixo da frase
de cada semana, a criança faz o desenho e o adolescente escreve o texto.

Clique aqui para aceder à página onde colocamos o ficheiro em PDF com a Laterna.
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #3 em: 10 de Dezembro de 2007, 10:13 »

I Domingo de Advento

Tema: Vigiai  na luz!

Primeira Leitura: Is 2, 1-5. Os povos reúnem-se

Segunda Leitura: Rm 13, 11-14. O dia está perto

Evangelho: Mt 24, 37-44

Na catequese:

1. Explicar o significado do Advento;

2. Explicar a caminhada de Advento.

3. Leitura do Evangelho.

4. Diálogo com os catequizandos sobre os aspectos mais relevantes do Evangelho relacionando-o com o tema da primeira semana.

5. Compromisso: Escolher uma atitude para cada dia da semana que mostre que irá estar vigilante ao amor de Deus e ao próximo.

6. Escrever ou desenhar o compromisso da semana num papel de desenho A4 de cor vermelha.

7. Após esta actividade cada um deverá formar uma bola com a folha  para ofertar no decorrer da Missa.

Na Missa:

Introdução:

Quantas vezes estamos à espera de alguma notícia ou acontecimento do qual vai depender a nossa alegria ou satisfação de algum desejo?

Neste Advento, que hoje inicia, toda a Igreja se dispõe a celebrar o nascimento de Deus feito homem e o aniversário de Jesus.

O que nos pedirá Deus nesta primeira semana do Advento em que esperamos o nascimento do Seu Filho?

Que permaneçamos vigilantes. Quando alguém fica de vela a um doente ou precisa de fazer serão para preparar alguma festa, fica «atento» a tudo o que se passa; do mesmo modo, a vigilância a que nos referimos, exige preparação interior, recolhimento, exame de consciência, reflexão sobre as coisas que, na nossa vida, precisam de ser modificadas.

Que esperemos, atentos e cheios de alegria, ansiosos, como se espera alguém que se ama, com vontade de lhe ser prestável.

Ofertório / peditório

Antes de iniciar o cântico de ofertório, um catequista deverá avisar as crianças sobre a recolha das bolas de papel com o compromisso da semana, de será realizada da seguinte forma: um catequista passará pelas crianças um suporte próprio onde deverão colocar as bolas de papel, que depois irão ser entregues (já dentro do suporte de vela) no ofertório.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 10:16 por Trofa » Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #4 em: 10 de Dezembro de 2007, 10:22 »

II Domingo de Advento

Tema: Preparai-vos para receber a luz do mundo

Primeira Leitura: Is 11,1-10 Sobre ele repousará o Espírito do Senhor.

Segunda Leitura: Rm 15, 4-9. Promessas confirmadas em Jesus.

Evangelho:  Mt 3, 1-12

Na catequese:

1. Diálogo sobre o compromisso da semana anterior.

2. Leitura do Evangelho.

3. Diálogo com os catequizandos sobre os aspectos mais relevantes do Evangelho relacionando-o com o tema da segunda  semana.

4. Compromisso: Como preparar o Natal activamente, para acolher a vinda d’Aquele que nos vem despertar dos nossos velhos hábitos? Escreve ou desenha como vais preparar-te para o Natal, que acções pretendes deixar para trás e quais aquelas que gostarias de concretizar para preparar a vinda de Jesus?

5. Escrever ou desenhar o compromisso da semana num papel de desenho A4 de cor azul.

6. Após esta actividade cada um deverá formar uma bola com a folha para ofertar no decorrer da Missa.

Na Missa:

Introdução:

O que fazemos quando alguém vai a nossa casa fazer-nos uma visita?

É preciso preparar o acolhimento: limpar a casa, pensar numa boa refeição, escolher o vestuário apropriado, comunicar a visita, convidar familiares, amigos...

O coração entusiasma-se, antecipando a alegria do encontro, pondo toda a energia na sua preparação.

Por isso João Baptista exclama, vibrante; Preparai o caminho do Senhor!

Ofertório / peditório

Antes de iniciar o cântico de ofertório, um catequista deverá avisar as crianças sobre a recolha das bolas de papel com o compromisso da semana, de será realizada da seguinte forma: um catequista passará pelas crianças um suporte próprio onde deverão colocar as bolas de papel, que depois irão ser entregues (já dentro do suporte de vela) no ofertório.
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #5 em: 10 de Dezembro de 2007, 10:25 »

III Domingo de Advento

Tema: Alegrai-vos porque ele vem nos salvar!

Primeira Leitura: Is 35, 1-6a.10. Curas: Sinais dos tempos missânicos

Segunda Leitura: Tg 5, 7-10. Paciência até à vinda do Senhor

Evangelho: Mt 3, 1-12

Na catequese:

2. Leitura do Evangelho.

3. Diálogo com os catequizandos sobre os aspectos mais relevantes do Evangelho relacionando-o com o tema da terceira semana.

4. Compromisso: É com o coração que acolhes: os teus olhos, os teus ouvidos, a tua boca e as tuas mãos exprimem o que pensas e o que sentes Escolhe gestos ou ideias do que vais fazer para acolheres Jesus com alegria.

5. Escrever ou desenhar o compromisso da semana num papel de desenho A4 de cor amarela.

6. Após esta actividade cada um deverá formar uma bola com a folha  para ofertar no decorrer da Missa.

Na Missa:

Introdução:

Sempre que pensamos ou imaginamos uma festa, enchemo-nos de alegria.

Nesta terceira semana de Advento, já mais perto da grande festa, vamos procurar fazer um verdadeiro exercício de alegria, em nós e para os outros.

Nós, cristãos, temos razões de sobra para conservarmos a alegria. Acima de tudo, vivemos na Esperança de que o Amor de Deus, vivo  e actuante em cada um de nós, multiplique os motivos de alegria.

Precisamos de ser portadores da Boa Nova para que esta alegria possa viver dentro de todos os homens...

Ofertório / peditório

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #6 em: 10 de Dezembro de 2007, 10:27 »

IV Domingo de Advento

Tema: Anunciai a chegada da luz do mundo!

Primeira Leitura: Is 7, 10-14. A virgem conceberá

Segunda Leitura: Rm 1, 1-7. Descendente de David pela natureza humana.

Evangelho: Mt 1, 18-24.

Na catequese:

2. Leitura do Evangelho.

3. Diálogo com os catequizandos sobre os aspectos mais relevantes do Evangelho relacionando-o com o tema da quarta semana.

4. Compromisso: Existem várias formas de anunciar, mas o mais importante é saber o que anunciar. Procura saber o que neste tempo de paz queres anunciar a todos os homens.

5. Escrever ou desenhar o compromisso da semana num papel de desenho A4 de cor de laranja.

6. Após esta actividade cada um deverá formar uma bola com a folha  para ofertar no decorrer da Missa.

Na Missa:

Introdução:

Jesus vem hoje e vem todos os dias ter connosco, através de nós e através dos outros.

«Se cada dia é Natal, se em cada dia nasce Deus, nasce paz no coração que sabe abrir-se aos outros».

Este é, para nós, o grande desafio: tornar o Natal todos os dias presente no meio dos homens. Para que isso fosse possível, foi-nos dado o Advento como tempo de preparação especial, de sementeira.

Agora Deus aguarda a nossa resposta.

Ofertório / peditório

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #7 em: 10 de Dezembro de 2007, 10:59 »

Proposta de Caminhada de Advento da Paróquia de Landim - Braga.
Catequese da infância e adolescência
2º Domingo do Advento
Caminhada_Adv_Catequese.pdf
Registado

blaster
Coronel

« Responder #8 em: 12 de Dezembro de 2007, 21:27 »

PRESÉPIO ESPIRITUAL

1 DE DEZ. – O ESTÁBULO

Frequentemente, durante o dia, ofereça o seu coração ao Menino Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a Sua casa. – Querido Jesus, tomai o meu coração e fazei-o manso e puro.

P. S .- Todos nós somos pecadores. A beata Alexandrina de Balazar, como todos nós, pecava todos os dias. Quando acordava, sentia que Jesus, ao entrar no seu coração, ao vê-lo todo desarrumado devido aos pecados cometidos no dia anterior, o arrumava,  e ela ouvia o barulho fruto dessa arrumação que Jesus fazia diáriamente.

2 DE DEZ. – O TELHADO

Procure que o telhado do estábulo esteja em boas condições, para que o Menino Jesus esteja protegido da chuva e da neve. Fareis isto evitando cuidadosamente qualquer pecado contra a caridade. – Jesus, ensinai-me a amar o meu vizinho como a mim mesmo (a).

3 DE DEZ. - FENDAS

Tape cuidadosamente todas as fendas nas paredes do estábulo, para que o vento e o frio não entrem lá. Guarde os seus sentidos contra as tentações. Guarde especialmente os seus ouvidos contra as conversas pecaminosas. – Jesus, ensinai-me a manter as tentações fora do meu coração.

4 DE DEZ. – TEIAS DE ARANHA

Limpe as teias de aranha do seu presépio espiritual. Tire cuidadosamente do seu coração qualquer desejo excessivo de ser louvado(a). Renove hoje esta intenção pelo menos 3 vezes. – Meu Jesus, quero agradar-Vos em tudo o que hoje fizer.

5 DE DEZ. – A VEDAÇÃO

Construa uma vedação à volta da manjedoura do seu coração mantendo uma vigilância apertada sobre os olhos, especialmente na oração. – Meu Jesus, quero ver-Vos.

6 DE DEZ. – A MANJEDOURA

Arranje o canto melhor e mais quente do seu coração para manjedoura de Jesus. Consegui-lo-á abstendo-se do que gostar mais na linha do conforto e do divertimento. – Maria, usai estes sacrifícios para preparar o meu coração para receber Jesus na Sagrada Comunhão.

7 DE DEZ. – O FENO

Forneça feno à manjedoura do seu coração, dominando todos os sentimentos de orgulho, zanga ou inveja. – Jesus, ensinai-me a conhecer e a corrigir os meus maiores pecados.

8 DE DEZ. – PALHA MACIA

Forneça também palha macia à sua manjedoura fazendo pequenos actos de mortificação como suportar o frio sem se queixar, sentar-se e ficar direito(a), não cruzar as pernas. – Querido Jesus, que sofrestes tanto por mim, permiti que eu sofra por Vosso amor.

9 DE DEZ. - FRALDAS

Prepare-as para o Divino Menino pondo as mãos em oração quando rezar, e rezando lenta e pensativamente- Jesus, permiti que eu Vos ame cada vez mais. .

10 DE DEZ. - COBERTORES

Forneça à sua manjedoura cobertores macios e quentes. Evite palavras ásperas e não se zangue. Seja amável e gentil para com todos. – Jesus, ajudai-me a ser manso(a) e humilde como Vós.

11 DE DEZ.- O COMBUSTÍVEL

Traga combustível para o presépio de Jesus. Desista da sua vontade própria: obedeça cuidadosa e prontamente aos seus superiores. – Jesus, que eu faça a Vossa Vontade em todas as coisas.

12 DE DEZ. – A ÁGUA

Traga água fresca e limpa para o presépio. Evite toda a palavra que não seja verdadeira e todo o acto traiçoeiro. – Querida Maria, obtende-me a contrição dos meus pecados.

13 DE DEZ. - PROVISÕES

Traga um fornecimento de comida para o presépio. Prive-se de alguma comida nas horas da refeição ou de açucar como um regalo. – Jesus, sede a minha força e o meu alimento.

14 DE DEZ. – A LUZ

Procure que o curral  tenha luz sufuciente. Seja limpo(a) e ordenado(a) na sua pessoa; mantenha tudo no seu lugar na sua sala. – Jesus, sede a vida e a luz da minha alma.

15 DE DEZ. – O FOGO

Procure ter o presépio do seu coração aquecido por um fogo acolhedor. Seja grato(a) a Deus pelo amor que Ele nos mostrou em Se tornar homem. Seja grato(a) para com os seus pais e parentes. – Jesus, como posso devolver o Vosso amor? Como posso ser grato(a) para conVosco?

16 DE DEZ. – O BOI 

Leve o boi para o presépiol. Obedeça cuidadosamente e sem perguntar "porquê". – Obedecerei por Vosso  amor, Jesus.

17 DE DEZ. – O BURRO

Traga o burro para o presépio. Ofereça ao Divino Menino a sua força física. Use-a ao serviço dos outros. – Jesus, aceitai o meu serviço de amor. Ofereço-o pelos que não Vos amam.

18 DE DEZ. - PRENDAS

Reúna alguns presentes para o Divino Menino e Sua Mãe. Dê esmolas aos pobres e reze uma dezena extra do rosário. – Vinde, Jesus, aceitai as minhas prendas e tomai posse do meu coração..

19 DE DEZ. - CORDEIROS

Procure trazer alguns cordeirinhos, mansos e humildes de coração. – Fazei o meu coração semelhante ao Vosso.

20 DE DEZ. -  PASTORES

Convide os pastores a prestar homenagem ao nosso Rei recém-nascido Imite a sua vigilância, insista no seu discurso e nos seus pensamentos na ideia de que o Natal é importante porque Jesus nascerá novamente em si. – Jesus, ensinai-me a amar-Vos acima de todas as coisas.

21 DE DEZ. – A CHAVE

Forneça uma chave ao estábulo para manter fora os ladrões. Tire do seu coração todo o pensamento pecaminoso, todo o juizo temerário. – Querido Jesus, fechai o meu coração a tudo o que Vos fira.

22 DE DEZ. – OS ANJOS 

Convide os anjos a adorar a Deus consigo. Obedeça cuidadosamente às inspirações do seu anjo da guarda e da sua consciência. – Santo Anjo da Guarda, nunca permitais que eu me esqueça que estais sempre comigo.

23 DE DEZ. -  S. JOSÉ

Acompanhe a dor de S. José ao ver fecharem-se- lhe as portas por seus irmãos e demais parentes e amigos em Belém, de onde ele era natural. Aprenda do seu silêncio e paciência a suportar recusas e desapontamentos Abra totalmente o seu coração e peça-lhe para entrar com a bem-aventurada Virgem Maria. – S. José, ajudai-me a preparar para um merecido Natal.

24 DE DEZ. – A BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

Vá ao encontro da sua Bem-aventurada Mãe. Leve-A à manjedoura do seu coração e peça-Lhe que ponha nele o Divino Menino. Encurte as suas conversas e chamadas telefónicas e passe hoje mais tempo a pensar em Jesus, Maria e José. -  Vinde, querido Jesus, vinde. O meu coração pertence-Vos.
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
Trofa
Administrador(a)

« Responder #9 em: 16 de Dezembro de 2007, 19:25 »

Preparando a Festa do Natal de Jesus
Dias 16 a 24 de dezembro

Há diversas formas de preparamos a celebração do Natal de Jesus.
Um delas é fazer reuniões com a família e amigos durante nove dias,
o que chamamos de novena.

Podemos cantar canções natalinas, agradecer a Deus por nos ter dado Seu Filho
muito amado, rezar pelas pessoas que fazem parte de nossa vida
e também por aquelas das quais ninguém se lembra.

É oportunidade para recordar que Cristo veio entre nós para ensinar-nos
a viver como irmãos, filhos de um mesmo Deus e Pai!
Veio ensinar-nos a partilhar amor e bens.

Que cada dia desta Novena de Natal nos conduza para mais perto da Luz que é Jesus!
Que Ele ilumine nosso olhar interior, aqueça nossos sentimentos e nos mova a
ações de harmonia , solidariedade e paz!!!

Faça a novena com sua família!
una-se ao mundo cristão!
Reze conosco!

Novena em preparação à Festa do Santo Natal

Ó Jesus, Sabedoria incriada, Sol de justiça e Esplendor da luz eterna,
que quisestes assumir a natureza humana para recuperar às nossas almas
o dom inapreciável da vida divina e readmiti-las à herança do Paraíso,
o nosso coração se enche de alegria e de gratidão ao relembrar
o mistério da vossa Encarnação.

Nós vos desejamos, ó Divino Salvador, com o ardor dos patriarcas e dos profetas,
que viveram na esperança da Redenção prometida, e nos unimos aos sentimentos
inefáveis de Maria, vossa Mãe dulcíssima, na espera do vosso Nascimento.

Vinde, ó Senhor, dissipai as trevas do egoísmo e do erro, e levai-nos
à imitação das vossas virtudes.
A vossa humildade cure o nosso orgulho, a vossa pobreza nos desapegue
de todas as coisas terrenas e nos una a vós, nosso único bem.

E quando os Anjos, extasiados diante do mistério da vossa Natividade,
cantarem “Glória a Deus e paz aos homens”, fazei, ó Divino Redentor,
que nossos corações sejam inflamados do desejo de vossa glória e da verdadeira paz,
com Deus e com os irmãos, no vínculo daquele amor que vós
vos dignastes ensinar aos homens com vossa vinda. Amém.
Fonte: Apóstolas em Oração

Feliz Tempo de Natal
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #10 em: 19 de Dezembro de 2007, 18:35 »

<a href="http://www.paroquiagloria.org/images/stories/mensagem.swf" target="_blank">http://www.paroquiagloria.org/images/stories/mensagem.swf</a>

Há dias ou tempos na nossa vida em que, de forma especial, andamos felizes e contentes. Cantarolamos, sorrimos facilmente, assobiamos e, se nos perguntam o porquê, muitas vezes nem sabemos. É, sem dúvida, uma atitude exterior que vai manifestando aquilo que vivemos e somos. Geralmente há bons motivos para extravasarmos esse contentamento.
O cristão deveria ter sempre motivos para viver dessa forma. Os motivos são muitos e um muito especial - o Amor de Deus manifesta-se à humanidade, todos os dias, enchendo-nos de esperança - quem assim não vive não merece ter o título de cristão.
O tempo de Advento é por excelência o tempo da esperança no Senhor que virá e que já veio um dia, e que nos deu todas as razões para vivermos em alegria na esperança. Mesmo antes da sua vinda, o Povo de Deus assim acreditava quase só pelo anúncio dos profetas. Para nós, esse anúncio já é só um elemento histórico, porque agora temos a experiência vivida da presença de Deus e o testemunho de Jesus que nos diz: “ide contar a João o que vedes e ouvis”. Não foi necessário explicar muito nem sequer justificar... as obras certificavam o seu autor.
Animemo-nos nesta espera consoladora do Senhor que há-de vir, e que já se mostrou entre nós fazendo maravilhas sem igual. No mínimo, deixemos as sombras da tristeza para vivermos na luz esplendorosa da alegria.

P. Manuel João
in "Diálogo", 1141 - III DOMINGO DE ADVENTO
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: