Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Nero Burning ROM (CD/DVD de arranque)  (Lida 8353 vezes)
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« em: 30 de Novembro de 2007, 12:28 »

Já ouviram falar no NERO?Excalmação
Mas que pergunta tão estúpida, poderão responder. Toda a gente conhece o NERO como o melhor programa para gravar CD, DVD, e já agora nas novas tecnologias de Blue Ray e HD-DVD.

Contudo o que eu queria realçar agora é uma especificidade pouco usada, mas que pode ser de muita utilidade, que é a possibilidade de com o «Nero Burning Rom» que é uma das opções do NERO pago, poderem fazer CDs e/ou DVDs de arranque.

O que eu fiz, para estar a dar tal importância ao assunto?Excalmação

1º. Criei uma imagem virtual de uma disquete de arranque de 2.880 (que não existe na realidade) de DOS do Win98 onde introduzi um ficheiro chamado Ghost.exe (que já vinha no meu computador, numa partição escondida).
Como essa  imagem, que eu fiz, já refinada e a funcionar muito bem tem software pago não a posso disponibilizar aqui publicamente, porque é proibido, mas posso cedê-la particularmente por eMail, já que a maior parte das pessoas ainda têm ou já tiveram licença (que não deveriam deitar fora) para utilizar o Win98 e talvez possuam sem o saber o ficheiro «Ghost.exe», mesmo sem o saber, com o seu computador que adquiriram. Com ele podem tornar um CD/DVD "bootable" a partir da BIOS do computador e executar automaticamente o GHOST para fazerem imagens de qualquer partição do seu computador (entre muitas outras coisas) e depois gravá-las com o NERO num DVD.

Eu dei a essa imagem o nome de «2880Gho.ima» porque tem precisamente 2880 Kbytes de tamanho (quase 3 Megas) e zipada tem 2192KB.

2º. Depois de terem o meu ficheiro «2880Gho.ima» depositado na sua pasta dos «Meus documentos» e o Nero instalado com a funcionalidade paga do «Nero Burning ROM», ponham mãos à obra para gravar o 1º CD ou DVD com os dados que lá queiram gravar, pois acho desperdício gastar um CD/DVD só para fazer um CD/DVD de arranque para fazerem imagens de partições de discos, pois o ficheiro só tem 2880 KB de tamanho (isto é, é do tamanho de duas disquetes e substitui-as em ambiente DOS
com vantagem, principalmente para os que já não têm floppy-disks no seu computador).

• Vão à opção CD-ROM (Arranque), do Nero Burning ROM (da versão 7.2 ... do NERO em Português Europeu), e escolhem «Arranque».
  • Depois vão à opção «Ficheiro de Imagem» e cliquem em procurar.
    Em «Meus documentos» escolham o meu ficheiro que chamei de 2880Gho.ima.

• Depois, e sem medo, vão a Avançado pôr um visto e escolham o tipo de emulação : «Emulação de disquete 2,88MB» (este passo é muito importante, bem como o anterior)
  • Depois em baixo escolham a opção NOVO.
  • Depois, a partir da parte direita coloquem todos os ficheiros que necessitam gravar  e arrastem-nos para o lado esquerdo, até atingirem a capacidade máxima do CD/DVD.
  • Escolham depois em cima Gravar
  • Em velocidade de gravação ajustem a velocidade que acharem conveniente. Eu prefiro demorar mais e ficar melhor, que gravar depressa e arriscar.
  • Por fim e em baixo dêem a ordem final de gravação que já conhecem.

Além da vossa gravação, ficam com um disco CD/DVD de arranque, que pode substituir 2 disquetes gravadas em DOS, e a partir do qual podem fazer imagens de qualquer (ou quaisquer)  partição/partições dos seus discos em pouquíssimo tempo e  ocupando pouquíssimo espaço.

« Última modificação: 04 de Dezembro de 2007, 18:32 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
blaster
Coronel

« Responder #1 em: 30 de Novembro de 2007, 14:59 »

Belo tópico! K+ MPP.
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #2 em: 30 de Novembro de 2007, 16:34 »

1) Oportunamente, daqui a uns dias, a seguir vou deixar todos os passos para fazer uma imagem de uma partição com o «Ghost» que está no CD que acima acabei de criar (na minha imaginação, agora, mas já várias vezes, na prática) e de testar convenientemente, com o ficheiro que eu criei com o nome de «2880Gho.ima».

Tenho de apontar os passos para depois os descrever.
(Estão todos aqui, neste link).

2) Também penso deixar os passos como gravar essa imagem num DVD de arranque que terá o Ghost.exe, e que faz parte do meu ficheiro «2880Gho.ima»
. (Na verdade são os mesmos passos que deixei acima, com a diferença que em vez de arrastar para esse DVD «os ficheiros à nossa escolha» arrastar sim os ficheiros que pertencem à imagem comprimida deixada pelo Ghost.exe. Corrigi de propósito essa diferença para azul, no primeiro "post" ou mensagem).

3) Igualmente penso deixar também os passos para poderem restaurar a partição do disco com a imagem que possuirmos dessa (ou de outra) partição.

4) Por fim, talvez, eu deixe dicas para que vocês próprios façam o ficheiro a que eu dei o nome de «2880Gho.ima» com o mesmo conteúdo ou outro análogo.

Eu estou com boas intenções, mas fiz tudo sem anotar. Tenho de voltar a fazer, e à medida que fizer anotar todos os passos.

Bom fim de semana.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 17:00 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #3 em: 30 de Novembro de 2007, 23:51 »

Por acaso estou a precisar de fazer uma DVD de arranque de uma máquina. Estas dicas vieram a calhar. Vou ver se me consigo desenrascar... se não já sei a quem pedir ajuda! Inocente
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #4 em: 07 de Dezembro de 2007, 17:12 »

No meu DVD de arranque com o «Ghost», podem lá gravar o que quiserem, desde que caiba lá:
Imagens de  partições, utilitários de DOS ou qualquer coisa à sua escolha.

Quanto aos utilitários de DOS, têm acesso a eles depois de arrancar o CD/DVD.
Um dos utilitários que eu aconselho é o «SavePart», que vale a pena estudar e utilizar.

Podem descarregá-lo gratuitamente daqui.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 17:18 por MPP » Registado

REMACOM
Soldado
*

« Responder #5 em: 20 de Outubro de 2008, 20:16 »

Gostaria de receber por email o arquivo que vc mencionou.
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: