Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: 1 [2] 3   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Consegui instalar o windows XP num disco USB (externo) de 500 GigaBytes  (Lida 16641 vezes)
abilio
Moderador(a)

o que poderes fazer hoje nao deixes pra manhâ

« Responder #15 em: 29 de Novembro de 2007, 10:03 »

dicas mesmo excelentes amigo
destes temas gosto  Meeeeestre!
Registado
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #16 em: 29 de Novembro de 2007, 10:04 »

Obrigado. Mas já tenho mais notícias de sucesso quanto a este assunto.
Hoje, depois do sucesso de ontem à noite, depois de ligar o computador e de o fazer arrancar mais uma vez sem erros pelo disco externo de 250 Gigas (também da marca Iomega) copiei para lá o Firefox portátil, para entrar na «internet», pois o Internet Explorer não me é de confiança.
A seguir estou a fazer o «download» do «AVG» anti-vírus gratuito e do «SpyWare Terminator» que neste momento vou instalar nesta nova instalação de Windows externa, onde estou a trabalhar.
Comecei por instalar o AVG, e estou à espera que termine, para depois dar ordens de instalação ao «Spyware Terminator». Acabei mesmo agora de actualizar o AVG e comecei a instalação do «SpyWare Terminator».
Neste preciso momento estou a actualizar o spyware terminator. estou a dar ordens para gravar este «post» para saberem quando isto aconteceu.
Vou continuar noutro post.

Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
blaster
Coronel

« Responder #17 em: 29 de Novembro de 2007, 10:26 »

Para quem precisar do Firefox portatil acabei de escrever um tópico sobre o  Portable Firefox 2.0.0.10.

Quem quizer ver pode aceder clicando aqui
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #18 em: 29 de Novembro de 2007, 10:34 »

Obrigado, amigo Abílio pelo incentivo.
Vou então agora a descrever o que fiz para chegar mais uma vez ao sucesso de instalação do Windows XP num 2º disco externo, depois de várias tentativa falhadas.

Devo informar, em primeiro lugar, que no disco interno do meu computador portátil tenho instalado o «Windows XP», na 1ª partição e o UBUNTU (mais o respectivo swap) nas últimas sub-partições da partição estendida, no fim do disco.
No disco externo tinha instalado outra versão do UBUNTU.
O disco externo arrancava pelo UBUNTU, ao passo que o interno arrancava e ainda arranca pelo Windows.
Quando instalamos o Windows num disco onde esteja instalado o Linux (UBUNTU) o Windows quebra o nosso contacto com o Linux e não nos põe à disposição uma alternativa para entrarmos nele. Por isso eu copiei para um ficheiro os primeiros 512 bytes do disco (quando ainda arrancava pelo linux) e pus-lhe o nome de  «boot.lnx» e copiei-o para a raiz do Windows XP que já tinha no disco interno.
Editei o «boot.ini» que é um ficheiro escondido do sistema depois de o tornar visível para lhe colocar a opção de arrancar o Linux.
Ficou assim:
[boot loader]
timeout=30
default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect
c:\boot.lnx = "Linux "
A linha que lhe acrescentei foi a última para ir ler o ficheiro «boot.lnx»que eu criei e copiei para a raiz do disco C: onde estava instalado o Windows XP.

Assim, retomei o meu contacto com o UBUNTU que tinha perdido, que é o que acontece sempre que se instala o Windows.

Uma coisa muito curiosa é que esse ficheiro funciona em qualquer computador, seja lá qual for a partição onde esteja o UBUNTU e seja qual for a partição em que instalemos o Windows.
Como esse ficheiro não é software registado, é legal poder cedê-lo a quem o precisar. Basta descarregar este anexo zipado e fazer as respectivas alterações ao boot.ini do seu Windows para ter um duplo boot no seu computador:  um para o Windows e outro para o UBUNTU com o qual perdeu o contacto.

Neste momento recebi uma mensagem do amigo Blaster a informar do seu link a respeito do Firefox Portátil, que é muitissimo útil. Vou gravar para continuar o meu relato num outro post.
Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
abilio
Moderador(a)

« Responder #19 em: 29 de Novembro de 2007, 10:36 »

acho uma boa ideia instalar esses sistemas num disco externo
mas não sao bastantes lentos?Interrogação
para quem quiser recuperar o windows ou outro sistema pode criar um cd com o pe builder este podes adicionar varios componentes e fãs iniciação em cd
Registado
abilio
Moderador(a)

« Responder #20 em: 29 de Novembro de 2007, 10:39 »

mais uma excelente dica pois tantos sistemas operativos num computador nunca tinha experimentado ehh
Registado
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #21 em: 29 de Novembro de 2007, 11:30 »

Continuando:

Sendo assim, fiz o seguinte para instalar novamente com sucesso o windows XP num 2º disco externo sem ter que retirar o interno (pois ainda faltam 6 meses para terminar a garantia).

1º Entrei no Windows XP do disco interno, liguei o disco externo ao USB e com o Windows do disco interno  formatei normalmente em NTFS apenas a 1ª partição do disco externo onde queria fazer a instalação do Windows XP. Para melhor identificação devemos dar-lhe um nome (Label) diferente dos outros nomes das outras partições, por exemplo TESTE, para não nos enganarmos quando formos instalar lá o Windows.

2º Saí do Windows depois de terminar a formatação e fui ao SetUp do computador para que ele arrancasse pelo disco externo onde tinha instalado o UBUNTU.

3º Quando cheguei ao menu do «GRUB» dei instruções para que escondesse, uma a uma, todas as partições do disco interno. No UBUNTO, tanto pode fazer isso editando o menu do «grub» com o «gedit» entrando em ambiente LINUX como editar provisóriamente esse menu sem ter que entrar em ambiente LINUX.
As intruções são:
hide (hd1,0)
hide (hd1,1)
hide (hd1,2)
hide (hd1,4)
hide (hd1,5)
etc...
(Não utilizei « hide (hd1,3)» porque essa era a partição estendida onde se encontravam as partições (hd1,4), (hd1,4) etc...)

4º Depois de ter escondido as partições do disco interno que agora era o 2º. no "SetUp" do computador, porque pûs o externo como de arranque, fiz CTRL + ALT + DEL, para arrancar pelo CD onde tinha a versão alterada do Windows XP para instalar para externo.
No meu computador fiz F12, para escolher a opção arranque CD, mas quanto aos discos o externo continuava em primeiro lugar, antes do interno que continuava em segundo lugar, mesmo que nesta opção não fosse visível. No SetUp dos novos computadores já aparece visível, porque as duas opções estão independentes, ao passo que no meu estão solidárias.

Comecei então a instalação do Windows XP no externo. É uma instalação normal como a que acontecesse nos internos com apenas as seguintes diferenças e cuidados.
a) O instalador no seu devido tempo apresenta-nos todas as partições tanto do disco interno (mesmo as escondidas), como do disco externo. Devemos ter o cuidado de escolher a partição do disco externo onde queremos instalar o Windows. Guie-se pelo tamanho da partição e pelo «label» que atribuiu ao formatar, no ponto 1.
A mim, aparece-me também a letra C: (mas pode aparecer outra letra, se a partição não for a 1ª). O tamanho e o Label é mais identificativo que a respectiva letra.
Eu utilizei o label provisório TESTE, para não me enganar. Este cuidado é muito importante, para não instalar o Windows numa partição em que não queria.
b) A certa altura, antes de lhe pedir o «Serial» dá 11 erros a perguntar-lhe se quer continuar ou se quer desistir da instalação. Esses erros são devidos ao facto de o disco de instalação ter sido alterado. O Instalador faz um Check SUM aos ficheiros de instalação. Ora como foram alterados, não pode dar o mesmo valor. Por isso apesar do alerta deve dizer-lhe para continuar.
4º Quando a instalação chegar ao fim, e arrancar para lhe pedir coisas como o nome do 1º utilizador deve interromper quando estiver a reiniciar e desliga-lhe o cabo do USB, para que arranque pelo disco interno.
Como no meu caso tinha o menu do Windows, apesar de escondida a partição, deixou-me ir ao menu do Grub, onde pude tornar visíveis as partições dos disco interno que tinha escondido. Posso ver os menus, mas não tenho a possibilidade de entrar em qualquer sistema operativo, enquanto não tornar visíveis as partições que escondi.
Eis as instruções que digito provisóriamente no menu do GRUB do linux, que tive acesso.

unhide (hd0,0)
unhide (hd0,1)
unhide (hd0,2)
unhide (hd0,4)
unhide (hd0,5)

Verifique que são semelhantes às que utilizei quando as escondi. No entanto, quando as escondi o disco externo era o nº 0 (o primeiro) e o interno o nº 1 (o segundo).
Agora devo usar (hd0,0) ... etc... em vez de  (hd1,0), porque o disco interno é o 1º e o externo passará a ser o segundo quando ligar a ficha USB.

5º Depois de tornar visíveis as partições do disco interno (A mais importante é a 1ª, onde está o Windows interno, as outras pode torná-las visíveis posteriormente), arranque pelo windows do disco interno.
Depois o primeira coisa que lhe é pedida é o nome do primeiro utlizador, e mais uma pequenas configurações do habitual.
Quando entrar no windows como utilizador, a primeira coisa que deve fazer é corrigir algum ficheiro que esteja errado seguindo as instruções deste site em inglês (clique aqui). Eu já mencionei isto num poste anterior (clique aqui para ver).
Também deve verificar e corrigir para 0 as respectivas entradas no registry, mencionadas no mesmo post se forem diferentes de 0 (zero).
Também deve por a zero o pagefile.sys:

Como desligar o Pagefile:
Iniciar # -> O meu computador * ->  Propriedades # -> Avançadas # -> Definições # -> Avançadas # -> Alterar # (memória virtual) ->   Sem ficheiro de Paginação # -> Definir # ->  OK #

Obs. Coloquei um # quando devem "clicar" no botão esquerdo do rato e um * para "clicarem" no botão direito do rato.

6º Depois de ter feito isto tudo eu reiniciei o computador.
Infelizmente não conseguia entrar no windows.
Contudo não desisti, e depois de várias tentativas, consegui entrar definitivamente.
Instalei ainda ontem os diversos «drivers» do meu computador que antecipadamente gravei num CD.

Iniciar # -> O meu computador * ->  Propriedades # -> Hardware # -> Gestor de dispositivos #

Se isso for necessário, aparece-lhe um ponto de interrogação nos «drivers» que necessitam de instalação. Se os possuir, clique em cada um dos pontos de interrogação e siga as devidas instruções para cada «driver». Instale um de cada vez.

7º Depois de ter instalado todos os drivers reiniciei novamente o computador e a partir desta altura nunca mais me deu erro ao iniciar. Depois disso, já instalei vários programas, uns ontem e outros hoje e já reiniciei o computador pelo disco externo várias vezes e sem erro.

8º O windows, como já era previsto, ao instalar-se no disco externo não me deixou caminho para entrar no meu UBUNTU que tinha no disco externo.
Por isso editei o boot.ini que está escondido na raiz e copiei para a mesma raiz o mesmo ficheiro que já tinha na raiz do windows do disco interno e que você pode baixar daqui.
O «boot.ini» ficou assim:

[boot loader]
timeout=30
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional" /noexecute=optin /fastdetect

Só juntei a última linha e depois gravei.
Depois de iniciar novamente o Windows externo, fiquei com acesso tanto ao Windows externo como ao linux externo.
Se alterar mais linhas como por exemplo:
[boot loader]
timeout=30
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP Professional externo" /noexecute=optin /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="Microsoft Windows XP HOME interno " /noexecute=optin /fastdetect

Fico com um «boot» com tripla opção:
1ª opção dá-me acesso ao windows externo.
2ª opção dá-me acesso ao windows interno
3ª opção dá-me acesso ao LINUX UBUNTU do disco externo.

Observação:
O número que colocamos entre parentesis depois de rdisk representa a ordem que o disco tem no setUp do computador a começar por 0 (zero)

O número que colocarmos depois de partition represta a partição de cada disco, como é visualizada pelo Windows, que pode ser diferente do Linux.
Pode ver isso em Iniciar -> painel de controlo -> (mudar para visão classica) -> Ferramentas administrativas -> Gestão de computadores -> Gestão de discos.

Aparece-lhe um quadro com os discos instalados e as respectivas partições.
O Windows não reserva um número (como o Linux) para a partição estendida, mas segue a contagem nas sub-partições que estão dentro da partição estendida, na mesma sequência.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 12:24 por MPP » Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #22 em: 29 de Novembro de 2007, 12:21 »

Respondendo à pergunta que me foi feita, se os sistemas operativos instalados nos discos externos são bastante lentos, a minha resposta é que não, nem quanto ao Windows XP, nem quanto ao UBUNTU.
Já não posso dizer o mesmo quanto ao Windows 98, porque, ao fazer a experiência, nem andava nem desandava. Por isso, fiquei apenas com a parte do "DOS" que me é muito útil, que também pode ser instalado, tanto em discos externos com em internos, em partições primárias.
Contudo o DOS do Windows 98 não pode ser instalado em NTFS, mas apenas em FAT32.
Pode ter o Windows XP e o DOS do Windows 98 na mesma partição do disco interno, se estiver formatada em FAT32. No disco externo não fiz a experiência, porque a formatei em NTFS, que é incompatível com o DOS (mesmo que seja o DOS do Windows 98).
Registado

abilio
Moderador(a)

« Responder #23 em: 29 de Novembro de 2007, 12:43 »

pelos tuas dicas estou a ver que ou és técnico de hardware ou estas a comecar a ser um.
tems por acaso posto dicas mesmo bem explicadas e corretas.
quanto ao que mencionaste em cima normal devem ser mais lentas devido que a ligacao usb nunca consegue fazer ou transmitir tao rapido como serial ATA ou ide basta ligar mais aparelhos usb fas um pouco interferencia.

quanto ao windows 98 no disco formatado ntfs sim este nao da dado que windows 98 nao sabe que este formato existe.
se formatasses em fat32 sim nesse modelo dava para por varios sistemas
abraço e obrigado pelas tuas boas dicas ate agora 
Registado
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #24 em: 29 de Novembro de 2007, 14:20 »

Este quadro está a ficar mais rico com a vossa contribuição. Não parem. Continuem. Estão no bom caminho!  Amigos nos copos

Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #25 em: 29 de Novembro de 2007, 15:15 »

Olá Abílio.
Logicamente, tens razão quanto ao ser mais lento no disco externo devido entre outras coisas à limitação dos USB no que diz respeito a velocidade.
Contudo nos programas em que eu trabalho, isso não é notório. É possível que em jogos e outros programas de grafismo seja evidente. Contudo, no que me diz respeito, posso afirmar, com experiência própria que o Windows XP que instalei nos discos externos ainda é mais rápido do que o que está instalado no disco interno. Também posso dizer que o que instalei no disco externo de 500 Gigas é muito mais rápido que o que agora instalei no disco externo de 250 Gigas. Portanto, além das limitações do USB há outros factores, não menos importantes, tudo de acordo com a exigência dos programas com que trabalhamos.
Portanto, no ponto de vista prático (que é a linguagem que utilizo), ambos temos razão, de acordo com as exigências de cada um.
Registado

abilio
Moderador(a)

« Responder #26 em: 29 de Novembro de 2007, 16:40 »

Ola amigo MBP estou de acordo
nem pensar em jogos claro.
não pensava que era assim rápido como dizes.
esta mesmo um excelente tópico para quem gosta de testar sistemas e nao só.
Assim á a possibilidade de ter o sistema externo e podes transporta lo.
Eu tenho um disco externo da treckstor que posso usar em usb e Nas
sao discos otimos dado que se quiser usar como NAS (ligação lan rede) tenho acesso na rede toda ao disco exem. para dados ou fotos,videos...

Estes discos podem também com uma software ser utilizada em sistema raid  que ira alterar a segurança e velocidade do sistema mas fica para outro tópico.
abraço

Registado
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #27 em: 29 de Novembro de 2007, 16:51 »

Eu também fiquei muito admirado com a rapidez com que «BOMBA». É mesmo uma «BOMBA», no bom e melhor sentido do termo.
Contudo o Windows que foi instalado no disco externo (o mesmo acontece com o LINUX), só pode rodar quando for ligado ao computador em que foi instalado a outro igual a esse.
Há os problemas de hardware, em especial os da placa gráfica.
Quanto ao DOS e Windows XP tenho os dois instalados na mesma partição, mas no disco interno.

No menu do Windoes XP posso escolher ou um ou o outro, ou o Linux UBUNTU, assim como outra instalação de Windows que tenho noutra partição quer do disco interno quer do externo.

O próprio Windows XP me presenteou com o ficheiro:

bootsect.dos

que serve para arrancar a partir do DOS do Windows 98.

Desta forma o Boot.ini ficou assim:
[boot loader]
timeout=3
[operating systems]
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS="1 - Microsoft Windows XP Professional      " /noexecute=optin /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(3)\WINDOWS="3 - Microsoft Windows XP Home Edition      " /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(4)\WINDOWS="4 - Microsoft Windows                      " /fastdetect
multi(0)disk(0)rdisk(1)partition(1)\WINDOWS="5 - Microsoft Windows Externo              " /fastdetect
C:\SavePart\boots\boot.lnx=                 "UBUBTU (BOOT/GRUB)                         "
C:\=                                        "DOS - Win 98                               "

O último item serve para ir para o DOS servindo-se  do ficheiro «bootsect.dos» que o próprio Windows XP colocou na raiz, depois de ter sido instalado depois do DOS do Windows 98.

Se quisermos fazer o mesmo num computador onde já esteja instalado o Windows XP basta copiar para lá o ficheiro «bootsect.dos» dum computador que já o possua e também os ficheiros de arranque do DOS :
Io.SYS
MSDOS.SYS
Commad.COM
Config.sys
Autoexec.bat

e os ficheiros de DOS com que queremos trabalhar em DOS.

Não nos esqueçamos de modificar também o «boot.ini», como eu fiz acima na última linha.
Se colocarmos o ficheiro « bootsect.dos » noutro lugar diferente da raiz, por exemplo no directório de raiz «C:\DOS\», a última linha deve ficar assim:
C:\DOS\bootsect.dos =                                        "DOS - Win 98                               "
Eu uso muito o «Ghost» para fazer Imagens de partições de discos.
Uma imagem de 8 GIGAS ocupados demora cerca de 8 a 10 minutos a fazer para um  directório (pasta) de outra partição e ocupa apenas cerca de 3 GIGAS, com a respectiva compressão máxima. Podemos depois guardar essa imagem de partição do disco num DVD, se for muito importante para nós. Para repôr o conteúdo da mesma demora cerca de 15 minutos, às vezes menos. Eu fiz essa experiência, várias vezes e sempre com sucesso,  com um disco onde além do Windows já tinha vários programas instalados e devidamente configurados.
É muito melhor que estar a fazer uma nova instalação do Windows XP nessa partição ( e de voltar a instalar os respectivos programas). Além disto tudo até permite a clonagem das mesmas instalações noutra partição do mesmo disco interno ou de qualquer outro disco interno, com os respectivos cuidados.
O Utilitário SAVEPARTE, que é gratuito, pode corrigir alguns erros do registry quando isso acontecer.
« Última modificação: 29 de Novembro de 2007, 17:53 por MPP » Registado

Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #28 em: 29 de Novembro de 2007, 17:11 »

A grande limitação desse tipo de instalação é essa mesmo. Ao instalares o Windows ele instala os componentes para aquele Harware. Se tentares ligar noutra máquina poderás ficar a ver navios. Pois pode não avançar. Mas o saber não ocupa lugar, por isso "bomba" sempre com tópicos dessa qualidade! Fixe!
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #29 em: 30 de Novembro de 2007, 11:09 »

Começo por vos informar acerca de uma MENTIRA grave mas involuntária acerca deste segundo êxito. Eu, verdadeiramente, pensava que tinha utilizado um disco de 250 Gigas, mas foi num disco de 320 Gigas que tive o 2º êxito de instalação do Windows XP.
Peço imensa desculpa pelo ERRO cometido e pela MENTIRA relatada.
Isso foi devido a também possuir um disco externo de 250 Gigas e estava convencido erradamente que o estava a utilizar, quando, na verdade estava a utilizar o de 320 Gigas.
Esperando a vossa compreensão e a vossa benevolência gostava também de chamar a atenção para assuntos que se podem relacionar com o domínio espiritual.
Os dois êxitos foram possíveis devido a muita fé e à persistência baseada numa esperança firme.
Jesus disse:
Citação de: Mateus 17,20

Ora isto é tanto verdade no domínio MATERIAL, como no domínio ESPIRITUAL.

Devemos acreditar nas promessas de YHWH-DEUS transmitidas por seu Filho Jesus Cristo.

Não deitemos fora o DOM da FÉ que Deus nos dá, nas cultivemos essa FÉ.
Não desesperemos, mas confiemos na ESPERANÇA que ainda nos resta, e também é um bem-aventurado DOM de DEUS. Lembremos-nos que a ESPERANÇA é a última a morrer, portanto quem já não tem ESPERANÇA, já não tem NADA, está MORTO.
Registado

Páginas: 1 [2] 3   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: