Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Consegui instalar o windows XP num disco USB (externo) de 500 GigaBytes  (Lida 16636 vezes)
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« em: 23 de Novembro de 2007, 21:39 »

Segui mais ou menos as instruções deste sítio.

O meu computador é portátil da marca Acer com o Windows XP HOME.
Num disco USB de 500 "Gigas" da marca Iomega fiz várias partições.
Em 3 delas instalei 2 versões diferentes do UBUNTU e uma do XUBUNTU.
1ª - UBUNTU   7.04 por instalação directa de um disco CD.
2ª.- XUBUNTU 7.10 por instalação directa de um disco CD (tiver de corrigir a definição do spalsh)
3º - UBUNTU   6.10 por cópia de uma imagem que instalei no disco interno.

Finalmente, hoje, depois de muitas tentativas infrutíferas e seguindo, entre outras instruções, as mencionadas no sítio acima mencionado, consegui instalar o windows XP Prof. nesse disco externo de 500 «Gigas», na primeira partição de 20 Gigas.

Agora só me falta meditar em tudo o que fiz, em especial os erros em que caí,  para poder ajudar os que também estejam interessados.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2007, 17:27 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
blaster
Coronel

« Responder #1 em: 23 de Novembro de 2007, 23:34 »

Eu estava interessado, só que o meu inglês é muito mau!  Corado
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #2 em: 24 de Novembro de 2007, 21:12 »

Infelizmente, hoje não tive a feliz sorte de ontem.
Tentei instalar o "windows" XP (depois de convenientemente modificado) por duas vezes na primeira partição de dois discos externos (também Iomega) de 320 Gigas e não tive sucesso final. Algumas vezes o "windows" conseguia arrancar, outras vezes não.
Fiquei sem saber qual a razão de se portar assim.
Mas se dermos tempo ao tempo, talvez consiga chegar a alguma conclusão, já quando menos se espera.
Mas nem tudo são desilusões. O "windows" XP que ontem consegui instalar no disco externo acima referido ainda funciona e tem arrancado sempre bem.
===
Ora para resumir o tutorial temos o seguinte. (veja aqui uma tradução do inglês)
1º fazemos um ISO do CD do Windows de instalação.
2º tiramos de lá com um programa que nos permite modificar os ISOs 5 fichiros, a saber:
    * TXTSETUP.SIF
    * DOSNET.INF
    * USB.IN_
    * USBPORT.IN_
    * USBSTOR.IN_
3º Os 3 últimos ficheiros estão compactados e temps de utilizar o comando do windows extract ou outro como o "IZip" ou CAB SDK
temos assim mais 3 ficheiros que são. 
    * usb.inf
    * usbport.inf
    * usbstor.inf
4º Modifique os 5 ficheiros como indicado nos pontos 6- A) a  6- E) do link em inglês : ou 4-A) a 4- E) da tradução portuguesa.
5º crie um 6º ficheiro com o conteúdo de 6 - F) do link inglês; ou 4-F) da tradução portuguesa
6º apague os ficheiros comprimidos.
    * USB.IN_
    * USBPORT.IN_
    * USBSTOR.IN_
7º Use no prompt  o comando para os criar novamente a partir dos ficheiros que modificou.
cabarc n USB.IN_ usb.inf
cabarc n USBPORT.IN_ usbport.inf
cabarc n USBSTOR.IN_ usbstor.inf
( o comando cabarc faz parte de CAB SDK.
 8º elimine os 5 ficheiro que ainda estão dentro do ISO que extraiu.
# DOSNET.INF
# TXTSETUP.SIF
# USB.IN_
# USBPORT.IN_
# USBSTOR.IN_
9º Copie para lá os seus 6 ficheiros que modificou , criou, e comprimiu.

* USBBOOT.INF
    * DOSNET.INF
    * TXTSETUP.SIF
    * USB.IN_
    * USBPORT.IN_
    * USBSTOR.IN_

Com o Nero (por exemplo, ou ptro programa qie grave ISOs) crie um novo CD de instalação do Windows.
10º Vá à BIOS e ponha o seu disco externo a arrancar em 1º lugar.
11º Instale o windows na 1ª partição do disco externo que previamente particionou, com o particionador do windows XP, ou do UBUNTU ou qualquer outro bom particionador. Faça isso em NTFS.
O instalador do Windows vai dar-lhe 11 erros de aviso, porque os ficheiros qie modificou não estão como os originais. diga sempre para continuar.
12º depois de instalado o windows é que podem surgir as dificuldades, pois pode dar-lhe um erro ao arrancar.
O problema está nos USBs, porque o windows desliga-os ao arrancar.
as modificações que foram feitas no disco de instalação foi para tentar ultrapassar esse problema, mas nem sempre é conseguido.
desejo-lhe muita sorte.
==========================
Obs. antes de fazer tudo isto, guarde numa «pen drive» uma cópia do «MBR» do disco interno do seu computador, e também do externo caso tenha já lá intalado o UBUNTU.
O windows escreve no MBR e se tiver uma cópia dele pode voltar a repor o conteúdo original do «MBR». Eu utilizei para isso o utilitário "SAVEPART" que também serve para fazer imagens de partições de uma forma semelhante ao GHOST.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 17:47 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
26-02-44
Tenente

O Senhor é meu Pastor. Nada me falta.

« Responder #3 em: 26 de Novembro de 2007, 18:36 »

Veja aqui a tradução do site inglês.
Registado

Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #4 em: 26 de Novembro de 2007, 21:40 »

Bom artigo amigo! Obrigado
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #5 em: 27 de Novembro de 2007, 18:02 »

O Windows que instalei com sucesso no disco externo de 500 Gigas ainda funciona muito bem.
O problema que dá nos discos onde não arranca bem é devido a uma característica  própria do Windows: Ao arrancar desliga as portas USBs. Se estiver num disco externo, desliga-se a si próprio. As alterações mencionadas acima no disco de instalação servem para não desligar as portas USB.
Ora o que acontece?Excalmação
Quando um computador tem a opção de arranque pelo USB, significa que esse computador tem na BIOS as rotinas necessárias para as portas USB funcionarem sem qualquer outro software. Contudo esse software é fraco e quer o Windows quer o Linux (UBUNTU, por exemplo) tem um software, muito mais potente.
Portanto, há um momento em que as rotinas que estão na BIOS passam essa tarefa para as rotinas que estão no Sistema Operativo.
Talvez, seja esse o momento em que pode haver conflito, mesmo que o Windows seja bem instalado (depois de modificar convenientemente o disco de instalação). Eu penso isto porque o disco em que tive sucesso me parece ser muito rápido, em comparação com os outros onde tive insucesso.
A rapidez não depende somente do nº de rotações por minuto, mas também da fidelidade que tem o disco ao ler esse disco, que é diferente de disco para disco, mesmo da mesma marca. Um disco de menos rotações pode ser mais rápido que outro com maior rotatividade, porque que interessa ter maior rotatividade se para ler correctamente necessita de várias tentativas ao passo que o que tem menos rotatividade lê logo bem à primeira!

Devo informar que o MagicISO é muito bom para modificar imagens ISO, mas não é gratuito e a versão teste só dá para uma capacidade muito limitada de CD, quando a for gravar.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2007, 18:21 por MPP » Registado

blaster
Coronel

« Responder #6 em: 27 de Novembro de 2007, 18:23 »

Ena que excelente matéria MPP. K+ amigo! Continue, que estou gostando de ler (já tinha saudades de ver seus artigos).  Amigos nos copos
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #7 em: 28 de Novembro de 2007, 11:57 »

Obrigado, por terem gostado das minhas dicas.
Não sei se repararam aqui, no ponto nº 7, que é recomendado retirar, mesmo do "notebook" (computador portátil), o disco interno. Eu não fiz isso, porque ainda faltam cerca de 6 meses para terminar a garantia do meu computador portátil. Mesmo assim consegui êxito uma vez, no tal disco de 500 gigas que mencionei acima e que ainda se mantém estável. Talvez, depois de terminar a garantia, obtenha igual êxito nos discos externos em que agora sinto dificuldades. Só me resta esperar até lá.
Obs.O erro que me dá ao arrancar é o mesmo que está mencionado a azul neste site que podem consultar se clicarem aqui.

Faltou-me ainda dizer que o Windows instalado com êxito no disco externo de 500 gigas tinha um problema com o «pagefile.sys» que corresponde ao «swap» do «linux».

Ele colocava o «pagefile» na primeira partição não escondida do 1º disco interno.
Eu fiz as devidas experiências para poder chegar a essa conclusão.
Contudo nós, depois de o Windows funcionar no externo, podemos desligar o «pagefile.sys» reduzindo-o a zero. Se não usarmos muitos programas em simultâneo, o Windows não precisa do «Pagefile.sys». Foi o que eu fiz com o tal Windows externo que ainda está a «bombar» e muito bem. Assim, mesmo que ocultemos todos os discos internos, ou os retiremos, o Windows externo fica totalmente independente e a funcionar.  Eu fiz as devidas experiências para chegar a esta conclusão: « O "Windows" externo funciona bem e independente de qualquer partição do disco interno», depois de lhe desligar a opção do «pagefile».
Como desligar o Pagefile:
Iniciar # -> O meu computador * ->  Propriedades # -> Avançadas # -> Definições # -> Avançadas # -> Alterar # (memória virtual) ->   Sem ficheiro de Paginação # -> Definir # ->  OK #

Obs. Coloquei um # quando devem "clicar" no botão esquerdo do rato e um * para "clicarem" no botão direito do rato.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 15:57 por MPP » Registado

jocas
Major

« Responder #8 em: 28 de Novembro de 2007, 14:09 »

Não fazia a mímina ideia que dava para fazer isso!  Embaraçado
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #9 em: 28 de Novembro de 2007, 17:03 »

Muito bem.
Sabiam que também é possível «clonar» uma instalação de windows XP para outra partição (com algumas cautelas e correspondentes limitações), inclusive para rodar num disco externo?Excalmação
Ora leiam o conteúdo do seguinte «site» em inglês: (Clique aqui).
Ora eu servi-me também deste site para corrigir um erro que fiz ao formar um dos ficheiros que corrigi para poder instalar o Windows XP no meu disco externo de 500 Gigas com êxito.
O ficheiro que tive de corrigir foi o «usbport.inf».
Por lapso esqueci-me de corrigir o que aqui está em negrito vermelho:

(veja no ponto 6-D) usbport.inf )
[UHCI.AddService]
DisplayName = %UHCIMP.SvcDesc%
ServiceType = 1 ; SERVICE_KERNEL_DRIVER
StartType = 0 ; SERVICE_DEMAND_START
ErrorControl = 1 ; SERVICE_ERROR_NORMAL
ServiceBinary = %12%\usbuhci.sys
LoadOrderGroup = Boot Bus Extender

Este ficheiro («usbport.inf») fica na pasta chamada «inf» que fica dentro do directório «Windows», depois de instalado, mas que está escondida como do sistema. Para ser visível temos que a tornar visível:
fazendo:

Iniciar # -> Meu computador # -> Ferramentas # -> Opções de pastas # -> Ver
(# significa clicar no botão esquerdo do rato)

Depois seleccionamos «Mostrar ficheiros e pastas ocultas»
e tiramos a selecção muito mais abaixo em : «Ocultar ficheiros protegidos pelo sistema operativo (recomendado)»
Se quisermos ver as extensões também tiramos a selecção em «Ocultar extensões para tipo de ficheiros conhecidos» que fica no item anterior.

Depois a partir de outra instalação do Windows (ou do linux) noutra partição corrigi o ficheiro que não tinha modificado convenientemente.

Quando consegui arrancar pelo Windows instalado no disco externo também corrigi no "registry"  a chave

"Start" que tem que ter o valor de "0" (zero) nas instalações USB do Windows.

de:

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbehci

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbhub

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbuhci

HKLM,"SYSTEM\CurrentControlSet\Services\usbohci

que ficam na secção  "HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services"

Deixei aqui esta dica para ajudar os que como eu não corrigiram completamente bem os ficheiros de instalação do ISO do Windows XP, mas que mesmo assim ainda conseguiram ter uma porta aberta (embora instável) como eu tive.

Também é possível "zipar" com o 7ZIP uma partição inteira do Windows.
O interessante é que se formatarmos uma outra partição interna, e depois colocarmos em primeiro lugar o ficheiro «ntldr» que se encontra escondido na raíz do Windows, e só depois extrairmos todos os ficheiros anteriormente zipados, excepto o «ntldr» o sistema operativo do Windows fica a funcionar como se tivesse sido lá instalado.
Esta operação é semelhante à clonagem de uma partição do sistema operativo do Windows XP feita com o Ghost, embora mais demorada.
Contudo o Ghost - para quem o não possui - tem de o pagar; ao passo que o 7Zip é gratuito para todos.

Todas estas operações de clonagem e instalação do Windows XP só fincionam (quando funcionam) no computador onde foi instalado o Windows (ou igual). Não dá para pegar no disco externo e pô-lo a correr noutro computador diferente.
Mas se tiver diversos computadores precisamente iguais funciona, em principio, em todos.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 18:29 por MPP » Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #10 em: 28 de Novembro de 2007, 17:54 »

K+ amigo. Prazer em ter-te de volta aqui entre nós. Eu também gostaria de saber se é possivel clocar um programa que está instalado no windows.

Um abraço, e continua a colocar tópicos de igual qualidade ou melhores.

Muitos parabéns. Fixe!
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #11 em: 28 de Novembro de 2007, 18:09 »

Em princípio, «não».
Os programas que estão instalados no Windows ficam clonados solidariamente com a clonagem do Windows onde estão instalados.
Contudo há programas que não necessitam de instalação. São chamados os «PORTÁTEIS» (não confundir com computadores portáteis), ou portables (em inglês).
Há alguns que são completamente portáteis, como os que se encontram neste endereço (clique aqui), outros parcialmente (porque ainda escrevem configurações provisórias na pasta do utilizador) que fica em :
Documentos and Setings -> MPP (no meu caso, é o meu directório de utilizador) ->  Dados da Aplicação (que está escondido) -> (Directório de configuração do programa).
Para os clonar para outro computador, basta copiar a pasta onde eles estão, para qualquer parte de outro computador e executar o ficheiro principal.

Isto ( a simples cópia) funciona bem tanto para os verdadeiros programas portáteis com para os falsos (ou incompletos) programas portáteis.
Suponho que o «eMule» é um dos que pertencem ao grupo dos «falsos portáteis».
Eu não posso dizer muito mais sobre ele porque nunca o utilizei pessoalmente.

« Última modificação: 28 de Novembro de 2007, 18:26 por MPP » Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #12 em: 28 de Novembro de 2007, 18:14 »

Valeu pela dica amigo. Um abração!  Aperto de mão
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #13 em: 28 de Novembro de 2007, 18:16 »

Obrigado e igualmente.
Registado

blaster
Coronel

« Responder #14 em: 29 de Novembro de 2007, 09:41 »

Cada vez mais completo este tópico. K+ amigo MPP.
Registado

Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: