Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bodas de Ouro  (Lida 15909 vezes)
licas1
Cabo
**

« em: 14 de Novembro de 2007, 08:48 »

Olá a todos!!!
Gostaria que se fosse possivel que me arranjassem ideias para um ofertório solene  para uma bodas de ouro.
Obrigada a todos! Fixe!
Registado
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #1 em: 14 de Novembro de 2007, 10:50 »

Para te poder ajudar precisava saber que tipo de bodas de ouro se trata. Se de casamento, de catequista, sacerdotais, etc...Excalmação

Logo que saiba o tipo das bodas tentarei ajudar-te.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

licas1
Cabo
**

« Responder #2 em: 15 de Novembro de 2007, 11:30 »

Olá
Peço desculpa pelo meu lapso pois nao mencionei que eram bodas matrimoniais.

Obrigada.
Registado
Trofa
Administrador(a)

« Responder #3 em: 15 de Novembro de 2007, 14:21 »

Aniversário do Matrimónio

A oportunidade desta proposta de celebração vem da crise actual que a Igreja e até a própria sociedade estão a assistir em relação à vocação ao Matrimónio.
Perguntamos: deixou de ser considerado este caminho como vocacional, sendo só um acontecimento a marcar uma etapa do desenrolar natural da vida humana? Deixaram os esposos de viver e conceber este estado de vida como um estado de felicidade, para o qual necessitam da bênção de Deus e o contínuo amadurecimento deste estado?

Esta reflexão não pretende orientar os esposos e pais cristãos somente para uma celebração litúrgica do aniversário do seu matrimónio, mas também para uma vivência mais profunda partilhada desse acontecimento, de forma a ser, para a própria família e para a comunidade, sobretudo para os jovens que se preparam para este sacramento, um testemunho de uma beleza deste dom sacramental a crescer.
Algumas vezes a ocasião da celebração de umas bodas matrimoniais foi, para os que as celebram e para os que convivem com eles, a de um reforçar de laços, no regresso ao momento primordial da sua vocação. Aqueles que, neste estado de vida, assumem as suas crise como oportunidade de crescimento, celebrando as suas vitórias através da afirmação da fé neste sacramento e o partilham com os demais, dão um testemunho imprescindível à sociedade nos dias de hoje.

Esta proposta é ousada, porque, para além dos 25 e dos 50 anos, datas apontadas como difíceis de atingir nos dias de hoje através do caminho matrimonial, também se quer propor que os esposos dêem importância à comemoração anual do seu matrimónio, mesmo que dentro do círculo mais íntimo da família.
Assim, desenvolvemos algumas sugestões:

1. Está quase a chegar o dia em que nos casámos!

Esta é uma afirmação que sai do íntimo do cônjuge mas atento ao calendário das datas mais importantes, ou até da atenção dos filhos ou dos amigos mais próximos.
O que fazer? Deixar passar a data de forma despercebida? Provocar nos próprios esposos/pais/amigos a celebração ainda que “caseira” do acontecimento?
A verdade é que, como em tudo no matrimónio, deve a celebração da efeméride ser fruto do diálogo dos próprios aniversariantes.
No entanto, também é válido que os filhos, ajudados pelos amigos, façam uma surpresa, ainda que simples, para que os pais, porventura mais distraídos ou a não dar tanta relevância à data importante, possam fazer memória do sacramento de amor que os uniu.

2. Provocar a festa!

As sugestões que se seguem têm como destinatários os cônjuges que celebram o aniversário anual do seu Matrimónio, bem como a família mais íntima, embora se possam envolver todos os familiares mais próximos.

Sugestão 1 – A auto-provocação. É o desafio conjugal recíproco de celebrar o aniversário anual do matrimónio.
Nem sempre os filhos (quando não existem ou estão longe) ou os familiares e amigos estão atentos às datas mais importantes para além dos aniversários natalícios!
Assim, a provocação poderá partir de um dos cônjuges ou dos dois em simultâneo (também existem as “almas gémeas”!).
A diferença deste dia de aniversário poderá começar por ser a de um presentear recíproco dos que são “uma só carne”. A par das manifestações de amor íntimas, próprias da conjugalidade matrimonial, poderão extravasar a alegria deste aniversário para fora: quer os filhos, perto ou à distância, quer os familiares mais próximos e mesmo os amigos, gostarão pelo menos de saber, quanto mais de festejar, o amor crescente e a alegria de quem celebra mais um ano de vida matrimonial.

Sugestão 2 – Quando, por causa do desgaste causado pelo trabalho e canseiras do ser pai e mãe, muitas vezes não se dão conta que precisam de parar para celebrar (e isto já lhes poderá dar algum descanso!), talvez comecem por ser os filhos e os amigos quem pode melhor provocar a alegria dos aniversariantes neste estado de vida. Os causadores da surpresa decidirão o momento ideal para “provocar a festa”.

Sugestão 3 – Porque não ornamentar a casa, sobretudo os espaços mais frequentados pelos pais, com novas e lindas flores. Poderão pôr nelas um cartão endereçado aos dois.

Sugestão 4 – No enquadramento da vida da fé, será interessante (e viável conforme o nível de participação comunitária), a marcação de uma intenção de acção de graças pelo matrimónio de N. e N. na igreja mais próxima, onde o pároco for celebrar a Eucaristia nesse dia. Conseguir a coincidência da hora com as vontades dos aniversariantes pode marcar esta data e a família com uma bênção especial.

Sugestão 5 – Libertar o pai e sobretudo a mãe da preparação do almoço ou do jantar, se for um dia de trabalho, é uma outra sugestão, que depende mais da condição económica familiar. Também a refeição, mesmo que confeccionada de forma simples, em que estejam todos à mesa os filhos e os familiares e/ou amigos mais próximos, poderá cumular o dia com a alegria das Bodas de Caná.

Sugestão 6 – Enfim, ficam algumas orações, que os cônjuges podem rezar um pelo outro, e outras orações pela família que vive na perspectiva da fé e do amor matrimonial:

Oração pelo marido [e pela esposa]

Deus, Pai de misericórdia,
que, criando o ser humano,
o criaste homem e mulher
e ordenastes que ambos
se considerassem parte um do outro,
socorrendo-se nas necessidades
e completando-se nos seus limites,
fazei que o meu marido
seja sempre fiel aos seus deveres.
Que ele seja sempre,
com vossa graça, correcto nos juízos,
sóbrio nos conselhos,
prudente nas deliberações,
feliz nos empreendimentos,
humilde na prosperidade,
cumpridor dos seus deveres,
generoso em socorrer os outros.
Afastai dele tudo
o que possa demovê-lo
do caminho da justiça
e concedei-lhe
os auxílios necessários
para que ele não somente
alcance a perfeição do seu estado,
mas seja também para mim
uma força e um estímulo
para a minha santificação.
E assim, juntos,
alcancemos a felicidade do céu.
Ámen.

Oração para os maridos e esposas

Senhor, inspira esses homens e mulheres
que levam os títulos de "Maridos" e "Esposas".
Auxilia-os a contemplar-Te neles mesmos,
um no outro, para redescobrir a plenitude
e o mistério que eles uma vez sentiram em suas uniões.
Permite-lhes serem suficientemente verdadeiros
diante da pergunta:
"Onde estivemos juntos e para onde estamos a ir?”
Permite-lhes serem suficientemente corajosos
diante da questão:
"Como temos falhado?"
Permite que cada um seja suficientemente corajoso ao dizer:
"Para mim, nós estamos em primeiro lugar".
Auxilia-os, para que juntos reexaminem os seus compromissos
sob a luz do Teu amor, de boa vontade,
abertamente, compassivamente.
Ó Virgem de Guadalupe,
colocamos sob Teu poderoso patronado
a pureza e integridade da Santa Fé no México,
e em todo Continente Americano,
pois estamos seguros de que,
enquanto Te reconhecemos como Rainha e Mãe,
a América, o México e o nosso Matrimónio estarão salvos...
Ámen.

Oração da família

Senhor, nosso Pai,
Tu quiseste que o Teu Filho
nascesse e crescesse
no seio de uma família como as outras.
Assim, ao longo de uma vida simples,
Ele aprendeu, pouco a pouco
de José e de Maria
a tornar Se adulto
e a descobrir a sua missão.

Por isso, Senhor, nosso Pai,
nós Te pedimos que as famílias de hoje
sejam fortes, estáveis e vivam em harmonia.
Que cada um atinja o pleno desenvolvimento
na alegria de estar juntos, até ao perdão.
Que elas escutem todos os apelos
vindos de fora.

Pai, tu que és todo Ternura,
concede às famílias feridas pela doença,
o luto, a divisão ou a ruptura,
a coragem de continuarem a crescer
e a esperar em Ti,
sem nunca perderem a confiança um no outro.

Que cada família acolha o Teu Espírito
e, dia após dia, d’Ele receba a inspiração.
Isto é vital para a Igreja.
Isto é vital para o mundo.

(Cardeal G. Dannels, Bélgica)

Oração para pedir a paz na família

Meu Jesus, os profetas Vos anunciaram
como o Príncipe da Paz.

Os anjos anunciaram paz aos homens,
por ocasião do vosso nascimento.
Morrestes na cruz para consolidar a paz
entre Deus e os homens.
"A paz esteja convosco!",
dissestes aos Apóstolos, no dia da ressurreição.
Aos mesmos Apóstolos ordenastes:
"Quando entrardes em alguma casa,
dizei: a paz esteja nesta casa".

Senhor, fazei entrar a paz em nossa família.
Que haja união, compreensão e amor.

Dai-me, especialmente a mim,
o espírito de humildade e paciência
para com a minha esposa (ou esposo),
amor e carinho para com meus pais e sogros,
dedicação aos meus filhos e bondade
para com todos em casa.
Fazei que os irmãos se tratem como verdadeiros irmãos.

Ajudai-nos a conservar a paz na família
para merecermos a paz definitiva no céu.
Ámen.

Faça o download da versão em Word
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #4 em: 15 de Novembro de 2007, 15:44 »

OFERTÓRIO SOLENE

Normalmente o ofertório inclui como base e pela ordem:

- Flores
- Água
- Cálice
- Pão e Vinho

"Outros" relacionados com o tema, para o casamento pode ser a pomba, ou a bíblia, por exemplo.

Flores - Aceita Senhor as flores simbolo de tudo o que há de belo no mundo e da Natureza que criastes para nós.

Água - Com esta Água Senhor, nos lavamos dos nossos pecados e purificamos a nossa alma, para podermos amar-Te cada vez mais.

Cálice - Te apresentamos Senhor este cálice símbolo da tua Ressurreição e pelo sangue que derramaste por nós na cruz.

Pão e Vinho (uvas) - O pão e o vinho são alimento para o nosso corpo. Como memorial da Vossa Paixão hão-de transformar-se no corpo e no sangue de Jesus. Dá-nos sempre, Senhor, do Vosso alimento para que nunca nos faltem as forças para enfrentar os desafios da vida.

Pomba - Senhor, esta pomba, que trazemos hoje junto de ti,é para nós significado de um compromisso maior - as bodas de casamento de ... e .... Abençoa-os Senhor para sempre no Teu amor.

Bíblia - Queremos ofertar-te, Senhor, esta Bíblia. Com ela e à Luz de tudo o que, através dela, nos ensinas, queremos continuar a caminhar e a seguir os Teus passos, a colocar os nossos pés, onde colocaste os Teus.

Espero ter ajudado!  Rosa
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 15:48 por Trofa » Registado

licas1
Cabo
**

« Responder #5 em: 15 de Novembro de 2007, 17:00 »

Aqui fica o meu muito obrigado de coração!
 Rosa
Registado
Trofa
Administrador(a)

« Responder #6 em: 15 de Novembro de 2007, 17:06 »

De nada! Estou aqui para ajudar no que puder! Fixe!
« Última modificação: 15 de Novembro de 2007, 17:09 por Trofa » Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: