Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Windows XP mais Vista com SP3…  (Lida 2115 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« em: 19 de Outubro de 2007, 11:17 »

É voz corrente nos meandros da Internet que a nova actualização do Windows XP trará a este sistema operativos funções e recursos usados no Windows Vista.

Segundo o site NeoSmart Technologies, o Windows XP SP3 build 3205, disponibilizado na semana passada aos beta-testers da Microsoft, inclui quatro novos recursos entre os mais de 1000 “remendos” feitos desde a saída do SP2.

O recursos que equipam o Vista e que estarão disponíveis para o XP SP3 são:

* Novo modelo de activação do Windows, deixa de ser necessária a introdução da chave de activação na instalação do pack.
    * Novos módulos de politicas e protecção de acesso à rede testados com sucesso no Windows Vista. Saiba mais aqui.
    * Novo módulo de criptografia do Microsoft Kernel, agora o Kernel do Windows XP SP3 tem todo o módulo cifrado, facilitando o acesso aos vários algoritmos de criptografia disponíveis para ser usado pelos drivers e serviços do Kernel.
    * Novo método de detecção de “Black Hole Router”, o Windows XP SP3 consegue agora detectar e proteger-se de serviços de roteamento que pretendem recolher dados de acesso, eliminando e ultrapassando várias etapas de penetração.

Windows XP SP3 contém agora 1,073 correcções/alterações, não incluindo as que foram incluídas no pack anterior. Das 1,073 actualizações incluídas, 114 são de segurança, resolvendo alguns problemas identificados até à data. As restantes reparações dividem-se entre melhorias da performance, correcções de erros, melhoramentos de imagem, implementações no Kernel, implementações nos drivers do kernel e uma mão cheia de correcções que provocavam o famoso BSOD.

Esperemos uma melhoria significativa neste novo SP3, artilhando o Windows XP para as novas dificuldades e para os novos desafios que se avizinham.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

docenuvem
Moderador(a) Categoria

« Responder #1 em: 19 de Outubro de 2007, 15:42 »

Embaraçado eu sou mais de ter o pc mesmo.....e ecrã grande de preferencia  Embaraçado
Registado

"Dentro de vinte anos, você lamentará mais
as coisas que não fez, do que as coisas feitas.

Por isso, solte as amarras e abandone o
porto seguro.

Segure os ventos em suas velas.

Explore.
Sonhe.
Descubra!"

(Mark Twain)
Trofa
Administrador(a)

« Responder #2 em: 19 de Outubro de 2007, 16:37 »

Uiii... já estás assim pitosga? Assobio
Registado

docenuvem
Moderador(a) Categoria

« Responder #3 em: 19 de Outubro de 2007, 16:38 »

Furioso nada disso....vista cansada  Assobio
Registado

porto seguro.

Explore.
Sonhe.
Descubra!"

(Mark Twain)
Trofa
Administrador(a)

« Responder #4 em: 19 de Outubro de 2007, 16:45 »

pois... pois...  HeHeHe!
Registado

jocas
Major

« Responder #5 em: 19 de Outubro de 2007, 16:56 »

Eu também gosto de monitores grandinhos! São melhores para trabalhar (e para divertir também)Excalmação
Registado

docenuvem
Moderador(a) Categoria

« Responder #6 em: 19 de Outubro de 2007, 17:07 »

Nhé nhé a Joca é que me entende...  Embaraçado
Registado

porto seguro.

Explore.
Sonhe.
Descubra!"

(Mark Twain)
jocas
Major

« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2007, 18:41 »

ehh
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #8 em: 27 de Dezembro de 2007, 12:01 »

Como este tema é sobre o "Windows «XP»" e o "Windows «Vista»" vou relatar algo que ontem fiz e que pode ser muito útil e que é feito ao contrário da corrente (isto é, do que é aconselhado), para poder conseguir os objectivos.

Para quem quer ter ambas as versões (Vista e XP) no mesmo computador é aconselhável instalar 1º o «XP», que é mais antigo, e só depois o «Vista», assim, este cria um duplo «boot» para si e para o «XP».

Mas no meu caso isto seria impossível. Tinha um computador (que um amigo comprou por zero euros) que já trazia o «Vista» instalado, e, para já, ele não queria trabalhar com o «Vista» mas com o seu «familiar» «XP», isto é,  com o qual já estava muito familiarizado.
Então o que é que eu fiz para não «matar» o «Vista»?     Excalmação Excalmação Excalmação Excalmação Excalmação Excalmação Excalmação    Pauladas no PC

Era um «Acer», possivelmente o que está na imagem acima e que felizmente tinha na internet «drivers» tanto para o «Vista» como para o «XP».
Enquanto o «amigo» estava a descarregar os drivers da «internet» com a ajuda de outro computador eu fiz o seguinte:

Café
Como o computador tinha a 1ª partição escondida (hd0,0) de cerca de 10 Gigas, onde trazia um restauro para o VISTA e o Vista estava instalado na 2ª partição (hd0,1) de cerca de 32 Gigas e uma 3ª partição vazia, de cerca de 32 Gigas, para «Dados» (hd0,2);

1º Dividi a partição vazia de DADOS de 32 gigas nas seguintes partições.
    a) Cerca de 10 Gigas para uma partição primária onde instalei o XP: (hd0,2)
    b) Uma partição estendida  (hd0,3) dividida em 3 subpartições:
palmas

• - cerca de 15 Gigas para «DADOS»(hd0,4).
  • - cerca de 7 Gigas para instalar o «UBUNTU 7.10», na perfeição: (hd0,5)
  • - o restante (menos de 1 Giga) para o «swap» do LINUX (UBUNTU). (hd0,6)

2º  O primeiro sistema a instalar foi o UBUNTU (também ao contrário do que é aconselhável) para atingir os fins desejados.

Para não perder o «MBR» tive o cuidado de fazer uma cópia do «MBR» com o utilitário «SAVEPART», antes de cada operação. 
  • - 1ª cópia antes de instalar o  UBUNTU: fiquei com o «MBR» do «Vista».
  • - 2ª cópia do «MBR» depois de de instalar o UBUNTU: Fiquei com uma cópia do MBR do UBUNTU.
  • - 3ª copia do «MBR» de «XP» que instalei depois de ter instalado o «UBUNTU»: Fiquei com uma cópia do «MBR» do «XP».

3º O último sistema operativo a instalar foi o «XP», depois do UBUNTU.

(Numa situação «normal» é instalado em primeiro lugar o «XP», em 2º lugar o «VISTA» e em 3º lugar o «UBUNTU», porque o XP desconhece os outros dois; o Vista conhece o «XP» e desconhece o «UBUNTU» e o «UBUNTU» é amigável no seu reconhecimento para com os outros dois, preparando-lhes mesmo um lugar no menu de arranque.)

Mas eu não podia seguir este esquema, porque o Vista já estava instalado e não o queria perder. Contudo se instalasse o cego «XP» que não não reconhece o Vista, perderia o contacto com o Vista. O amigável «UBUNTU» foi o salvador da «pátria»  (ou «mátria» se preferirem antes este nome). O Utilitário gratuito «SAVEPART» foi o salvador do «UBUNTU», ao salvar o «MBR» do «UBUNTU» que mais tarde reconstituiu, depois de o «XP» o ter destruido cegamente e sem piedade, isolando a possibilidade do arranque do «UBUNTU».

4º Depois de instalar o «XP» reconstitui, então, o «MBR» com a ajuda do «SAVEPART» cujo ficheiro o tinha salvado antecipadamente, logo depois de ter instalado o  «UBUNTU», e antes de ter começado com a instalação do «XP».
Estes dois passos, no seu devido tempo, feitos com o utilitário gratuito «SAVEPART» são muito importantes para alcançar a vitória final e a coexistência pacifica dos 3 sistemas operativos, sem se molestarem mutuamente.

5º Depois de ter reconstituido o «MBR» do «UBUNTU» voltei a ter acesso ao «UBUNTU». Este que é amigo dos outros, teve o cuidado de criar automaticamente no seu menu de arranque o arranque do «VISTA».

title Windows Vista/Longhorn     
unhide (hd0,1)
root (hd0,1)
savedefault
makeactive
chainloader +1
À tua Dança dos Pinguins 
Contudo o «UBUNTU» não sabia (não adivinhava) que eu queria instalar o XP depois dele. Mas como tinha o «VISTA», na 2ª partição e pus o XP na 3ª partição, foi-me muito fácil editar o menu de arranque e acrescentar mais uma opção de arranque para o «XP»,  que é semelhante ao que foi criada por ele para o «VISTA» com uma pequeníssima correcção, que consiste em mudar o valor de 2ª partição para 3ª partição, que no menu do «UBUNTU» tem a seguinte codificação.

VISTA: (2ª Partição)   
XP: (3ª Partição) 
root (hd0,1)
root (hd0,2)
À tua Cerveja À tua   
Obs. a instrução «root (hd0,1)» pede o arranque (boot) do disco «0» (zero), 2ª partição (a 1ª partição tem o nº «0» zero, no  menu do «boot» do «grub» do UBUNTU; a 2ª partição tem o nº 1; etc ......).
Da mesma forma a instrução «root (hd0,2)» pede o arranque (boot) do disco «0» (zero, qu é o primeiro na BIOS), na 3ª partição, que começam com a sequência de números inteiros a partir de zero «0»; .........  isto é:       0,  1,  2,  3,  etc .....

E no «title» mudei «Vista» por «XP»

Por isso ajuntei, no meu caso, as seguintes linhas copiadas:

title Windows XP
unhide (hd0,2)
root (hd0,2)
savedefault
makeactive
chainloader +1
À tua Dança dos Pinguins    hd - significa Hard Disk (disco duro).
(hd0 , Interrogação)  significa (o hard disk ou disco duro)
(hd0,0) significa (a partição do disco duro)
(hd0,1) significa (a partição do disco duro)
(hd0,2) significa (a partição do disco duro)
(hd1, Interrogação ) significa (o disco duro)
(hd1,0) significa (a partição do disco duro)
(hd1,1) significa (a partição do disco duro)
(hd1,2) significa (a partição do disco duro)

Mas para ter todo este sucesso tive de ultrapassar antes de tudo uma pequeníssima dificuldade: Quando comecei a instalar o «XP», o instalador não me reconhecia o disco interno. Para isso, tive de ir à «BIOS» e mudar uma pequena configuração que se relacionava com discos «SATA».
Mais um conselho: Para que o «XP» assumisse o "label" (letra) C: tive que esconder o «VISTA» com a ajuda do UBUNTU,  e depois de fazer o contrário depois de estar instalado o «XP».

A instrução para esconder a partição onde estava e está instalado o «VISTA» e que era a 2ª foi:

hide (hd0,1)

A instrução para a voltar a mostrar o «VISTA» é:

unhide (hd0,1)

Estas instruções podem ser escritas no «menu.lst» do «grub» do UBUNTU e serem executadas a seu devido tempo; depois podem e devem ser apagadas pois já não voltam a ser necessárias.

(continua ... ... ...)

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2007, 15:52 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #9 em: 27 de Dezembro de 2007, 15:24 »

.... .... .... continuação.

Desta forma:

• quando arranco com o «Vista» a partição do «Vista» assume a letra C: e a do «XP» uma outra letra à minha escolha,  que posso mudar quando quiser;
  • quando arranco com o «XP» a partição do «XP» assume a letra C: e a do «Vista» uma outra letra à minha escolha,  que posso mudar quando quiser.
Bebida Bebida Bebida

Dança dos Pinguins
O "Ubuntu" é um sistema Operativo tal como o "XP" e o «Vista», mas muito amigável, tanto para quem goste dele como para com os seus opositores.
É praticamente imune a vírus e, por isso, muito útil quando está ligado à «internet».
É totalmente gratuito e muito fácil de utilizar e até de instalar.
Interesse-se por este sistema operativo no qual também rodam muitos programas gratuitos e bons, nomeadamente o «FireFox» e o «Open Office» entre tantos outros!

No fim de tudo, depois de ter instalado no «XP» os programas que o meu amigo tinha para instalar, nomeadamente o "Office", a parte de gravação do «Nero», o antivirus «AVG», o anti-spyware «SpywareTerminator», fiz uma imagem do XP que ocupou comprimido pouco mais de um "giga" na partição de «DADOS», com o «Ghost». Tive o cuidado de lhe eliminar antes aqueles dois ficheiros do sistema que ocupam mais de um giga cada  (hiberfil.sys e pagefile.sys) e que o "windows" cria automaticamente, quando nota a sua falta ao arrancar e que se encontram escondidos na raiz.
Brevemente penso gravar essa imagem num DVD para poder recuperar essa instalação caso venha a acontecer alguma imprevidência em especial com «virus» inoportunos. A imagem demorou apenas uns 4 minutos a formar e demorará tempo idêntico a ocupar o lugar do sistema operativo donde saiu para o reconstituir; Assim não será necessário voltar a instalar o Windows.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 18:53 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
Trofa
Administrador(a)

« Responder #10 em: 28 de Dezembro de 2007, 18:59 »

K+ caríssimo MPP. Adorei quer a apresentação quer o conteúdo das suas mensagens.

Obrigado
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #11 em: 28 de Dezembro de 2007, 21:30 »

Desejo a TODOS uma continuação de Boas Festas Natalícias e um Feliz e Próspero Ano Novo. (Manuel Portugal Pires)

Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: