Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1] 2 3   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quem foi Santa Luzia  (Lida 5477 vezes)
docenuvem
Moderador(a) Categoria

« em: 20 de Julho de 2007, 10:30 »

Conheça uma das santas mais populares da Igreja

(festa dia 13 de dezembro)

(Protetora contra as doenças dos olhos)

Santa Luzia é muito amada, e por seu nome derivar do latim, ela é invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.

Conta-se que pertencia a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã, ao ponto de Luzia ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém pagão. Ao pedir um tempo para o discernimento foi para uma romaria ao túmulo da mártir Santa Ágeda, de onde voltou com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimento por que passaria, como Santa Ágeda.

Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Santa Luzia, não querendo oferecer sacrifício ao deuses e nem quebrar o seu santo voto, teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e até a decapitação em 303, para assim testemunhar com a vida, ou morte o que disse: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".

Santa Luzia...rogai por nós!

Orações a Santa Luzia

Oração a Santa Luzia

Santa Luzia, Virgem e Mártir, que tanto agradastes ao Senhor, preferindo sacrificar a vida a lhe ser infiel, vinde em nosso auxílio e por meio de vossa intercessão livrai-nos de toda a enfermidade dos olhos e do perigo de perdê-los. Possamos por vossa intercessão passar a vida na paz do Senhor chegando um dia a vê-lo com os olhos transfigurados na eterna pátria dos céus.

Amém!

Oração de Santa Luzia

Ó Santa Luzia, que preferistes deixar que os vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Ó Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver a beleza da criação, o brilho do sol, o colorido das flores, o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu possa conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá, onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santos. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé, amém.
Registado

"Dentro de vinte anos, você lamentará mais
as coisas que não fez, do que as coisas feitas.

Por isso, solte as amarras e abandone o
porto seguro.

Segure os ventos em suas velas.

Explore.
Sonhe.
Descubra!"

(Mark Twain)
414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #1 em: 21 de Julho de 2007, 17:43 »

Em complemento, peço que visitem este site.
Segundo este artigo o seu nome seria: "Santa Lúcia de Siracusa" (± 283 - 304), também conhecida por "Santa Lúcia". Foi uma jovem siciliana, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa.

Eu não confio na maior parte das histórias de «santos» que estão mais envolvidas em «lendas» e «mitos» do que em verdades. A suas histórias (na maior parte inventadas) servem para nos transmitirem uma mensagem.

Para demonstrar o que afirmo, lembro-me da chamada santa «Filomena» cuja imagem era venerada na igreja da freguesia onde nasci. Quando era pequenino, durante a sua celebração festiva, lembro-me da forma como o pregador contou a história da sua vida e o significado de pequenos pormenores da imagem.
Passados poucos anos vim a saber que a Santa Filomena, veio de uma tumba que foi encontrada nas catacumbas de Roma e que tinha uma inscrição pela qual posteriomente se descobriu que era a de um homem. Daí concluí que toda a sua vida foi uma simples invenção. Este exemplo serve para ter cuidado para não acreditar em tudo o que nos querem impingir como sendo na verdade uma vida de um santo, ou santa.

Queria lembrar que no tempo de Cristo todas as pessoas que não fossem israelitas eram consideradas pagãs; logo houve e há muitos cristãos de origem pagã. Uma coisa é ser-se pagão, outra é continuar com os cultos do paganismo. A maior parte (ou quase a totalidade) dos cristãos, quer verdadeiros, quer apenas de nome, são de origem pagã, apesar de Jesus ter sido enviado às ovelhas perdidas da casa de Israel. (Mateus 15,24)
« Última modificação: 21 de Julho de 2007, 17:55 por 414449 » Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #2 em: 21 de Julho de 2007, 18:08 »

Sabes,
o que me fascina nos santos não são os seus heroismos milagreiros das fantasias populares. São os testemunhos de vida de seres humanos como tu e eu: actualizações do evangelho.

São lições de vida. Quanto á devoção... veja-se o caso de Santa Maria Madalena: poco me interessa se são três mulheres ou só uma; pouco me interessa nas controvérsias mas o sim daquela mulher que descobriu alguém que a fez mudar de vida: o impacto da Boa Nova  numa mulher extraordinária!

Depois há uma coisa em que acredito: no corpo místico de Cristo existe a poderosa intercessão dos santos. Certamente que os devotos de Santa Filomena não ficaram sem o auxílio desta santa mesmo que dela tivessem uma visão pueril da realidade... O que interessa é o pulsar do coração e o olhar da fé. A razão, muitas vezes necessária para a própria fé, quando procura usurpar o lugar do coração, obscurece o olhar - atrapallha

Santa Luzia foi uma martir que vale pelo testemunho que deu na sua época e actualmente. A devoção popular atribui-lhe um lugar de destaque: protectora dos olhos - certamente não se trata de formulas mágicas, isso seria superstição - mas um olhar novo que aponta para Cristo, isso é o testemunho dos homens novos que se santificaram neste mundo e que nos mostram que sim, também é possível para nós, na nossa medida e nos nossos tempos.

Os cegos, os paralíticos, surdos e mudos do evangelho continuam hoje e a cura fisica nada serve se a ela não estiver associada a espiritual: "vai e não voltes a pecar"
« Última modificação: 21 de Julho de 2007, 18:12 por lea onda-menor » Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #3 em: 22 de Julho de 2007, 18:59 »

Muito bem.
Falaste da intercessão dos santos.
Da intercessão dos santos que ainda estão vivos pelos vivos, ou da intercessão dos santos que já faleceram pelos vivos?

Nao sabemos onde estão os que já faleceram, antes de ressuscitarem e eles NADA SABEM, enquanto estiverem mortos, o que actualmente possamos dizer deles são PURAS especulações, por mais sábios que sejamos.

Ore vê bem o que diz a bíblia:

Ecl 9, 5      Os que estão vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem nada, nem para eles há ainda retribuição, pois a sua lembrança foi esquecida.

É vcerdade os mortos não sabem NADA (por mais santos que tenham sido), antes de ressuscitarem, e nós ainda menos acerca deles, portanto a possibolidade da sua intercessão pelos vivos aqui e agora é uma autentica lotaria.

São segredos reservados ao nosso Deus.

Devemos evocar os mortos para auxiliarem os vivosInterrogação

O profta Isaías no cap. 8 verso 19 e 20 diz que não.

Ora veja:

19*Hão-de dizer-vos: «Consultai os espíritos dos mortos e os adivinhos que murmuram e predizem o futuro. Porventura não deve o povo consultar os seus deuses e consultar os mortos em benefício dos vivos?»
20Quando vos falarem assim, respondei: «Só devemos dar ouvidos às instruções do SENHOR.» Quem não actuar assim não verá a aurora. (consultem o texto grego para saberem mais claramente o sentido deste versìculo)

Mas se há tradições na história do cristianismo (que importou muitas práticas do paganismo, adaptando-as) com uma actuação diferente ao que está na bíblia, isso não implica que o tenham feito correctamente, mas sim devido à sua ignorância acerca da vontade de Deus. Até nos mais sábios há ignorância e houve muito desconhecimento das Sagradas Escrituras mesmo nas classes mais elevadas da humanidade.

Cada um que actue segundo a convicção da sua consciência (Romanos 14,22-23), tendo em conta a consciência dos outros: (1ª Cor.8.12-13 por analogia)
Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #4 em: 22 de Julho de 2007, 20:12 »

Muito bem.
Da intercessão dos santos que ainda estão vivos pelos vivos, ou da intercessão dos santos que já faleceram pelos vivos?

Nao sabemos onde estão os que já faleceram, antes de ressuscitarem e eles NADA SABEM, enquanto estiverem mortos, o que actualmente possamos dizer deles são PURAS especulações, por mais sábios que sejamos.

Ora vê bem o que diz a bíblia:

Ecl 9, 5      Os que estão vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem nada, nem para eles há ainda retribuição, pois a sua lembrança foi esquecida.

É vcerdade os mortos não sabem NADA (por mais santos que tenham sido), antes de ressuscitarem, e nós ainda menos acerca deles, portanto a possibolidade da sua intercessão pelos vivos aqui e agora é uma autentica lotaria.

São segredos reservados ao nosso Deus.

Devemos evocar os mortos para auxiliarem os vivosInterrogação

Ora bem que utilizaste o verbo evocar - parece-me que é aí que reside parte da (con)fusão, uma vez que já demonstraste ser cuidadoso na escolha dos termos em posts anteriores. Vejamos:

evocar:
chamar para que apareça; reproduzir na imaginação; invocar; esconjurar

invocar:
 pedir auxílio ou protecção de; suplicar; recorrer ao testemunho de
Dicionário da Língua Portuguesa;
 Porto editora
(6.ª edição)

Em cada post de "Coisas de Santos" eu não chamo para que apareça o Santo [não evoco] mas recorro ao seu testemunho e por vezes até lhe peço o seu auxílio [mas invoco].

Penso que a Docenuvem ou tu mesmo não pensaste evocar Santa Luzia, qual feiticeiro tribal,  ao chamares a atenção para aspectos da sua vida; no teu caso também para te demarcares e justificares a tua posição

Em complemento, peço que visitem este site.
Segundo este artigo o seu nome seria: "Santa Lúcia de Siracusa" (± 283 - 304), também conhecida por "Santa Lúcia". Foi uma jovem siciliana, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa.

Eu não confio na maior parte das histórias de «santos» que estão mais envolvidas em «lendas» e «mitos» do que em verdades. A suas histórias (na maior parte inventadas) servem para nos transmitirem uma mensagem.

Para demonstrar o que afirmo, [...]

Romanos 14

22Guarda para ti, diante de Deus, a convicção de fé que tens. Feliz de quem não se condena a si mesmo, devido às decisões que toma. 23Mas quem sente escrúpulos por aquilo que come fica culpado, por não agir de acordo com a sua convicção de fé. Tudo o que não é feito a partir da convicção de fé é pecado.
1.ª Coríntios 8

12Pecando contra os próprios irmãos e ferindo a consciência deles que é débil, é contra Cristo que pecais. 13Por isso, se um alimento for motivo de queda para o meu irmão, nunca mais voltarei a comer carne, para não causar a queda do meu irmão.

Palavras duras estas as que me diriges caríssimo 414449
na escolha das citações bíblicas do teu post:

longe de mim querer tornar-me pedra de escandalo
contudo longe de mim pecar por omissão
se penso ou procedo mal demonstra-me onde ou em quê
explica-me para que me emendar
tal como vou tentar ilustrar o meu jeito de pensar
sem querer criticar ou impor mas simplesmente dialogar e expor
e só assim, no diálogo fraterno,
se poderão abrir novos caminhos

Tiago 3 - Verdadeira sabedoria 

13*Existe alguém entre vós que seja sábio e entendido? Mostre, então, pelo seu bom procedimento, que as suas obras estão repassadas da mansidão própria da sabedoria.

14Mas, se tendes no vosso coração uma inveja amarga e um espírito dado a contendas, não vos vanglorieis nem falseeis a verdade.

15Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é a terrena, a da natureza corrompida, a diabólica.

16Pois, onde há inveja e espírito faccioso também há perturbação e todo o género de obras más.

17Mas a sabedoria que vem do alto é, em primeiro lugar, pura; depois, é pacífica, indulgente, dócil, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem hipocrisia; 18*e é com a paz que uma colheita de justiça é semeada pelos obreiros da paz
.

Aos membros do Forum ou a até a algum visitante que por aqui passe com formação mais sólida (basta inscrever-se é gratuito e sem obrigações) peço que te respondam com a profundidade que mereces

Sabes, 414449, cavalinho galopante, não sou pessoa de grande formação teológica e bíblica para responder a essas tuas questões muito pertinentes mas aqui vai uma tentativa de verbalizar aquilo que sinto
baseando-me nos santos cujas vidas e escritos foram no fundo a catequese que não tive

Daí que não faça afirmações irredutíveis mas questione e reflicta... Em caso de dúvida agarro-me à Palavra, sim, mas como estudante de Literatura bem sei que esta pode prestar-se a multiplas interpretações. Aí procuro os ensinamentos da Igreja a que assumo pertencer

A Lea de hoje diz-te o seguinte, sempre questionando/expondo e nunca impondo:

Um dos primeiros pensamentos que me cativou em pequena (treze/catorze anos) foi o desejo de Santa Teresinha que se encontrava escrito por detras da imagem da Santa na Igreja que frequentava

"Quero passar o meu Céu a fazer o bem sobre a terra"

Poderá Deus fazer brotar estes anseios nos corações
 e depois desperdiçá-los?
Não é o próprio Espírito que reza em nós
pois não sabemos o que pedir
Interrogação

Muito bem.

[...]

Cada um que actue segundo a convicção da sua consciência (Romanos 14,22-23), tendo em conta a consciência dos outros: (1ª Cor.8.12-13 por analogia)

Ora aí estão as raízes da fé
mas não estará também o perigo da autosuficiência Interrogação/
a falta de humildade Interrogação

E em que é que eu acredito? Eis o CREDO da nossa fé proclamado em cada Domingo e em cada renovação das promessas do Baptismo

Ora eu acredito na ressurreição dos mortos (credo) que após a ressurreição de Cristo se estendeu a todos aqueles que o amaram e seguiram... Essa particularidade defendida pela Igreja Católica que aceita inclusivamente a existência do Purgatório pois são poucos os que conseguem entrar logo no Céu. Agora, será que colocas a tua confiança na Igreja fundada Cristo entregue a Pedro? Onde é que colocas a tua confiança?

São Mateus 16

18*Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. 19*Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.»
João 21

«Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta os meus cordeiros.» 16Voltou a perguntar-lhe uma segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Ele respondeu: «Sim, Senhor, Tu sabes que eu sou deveras teu amigo.» Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas.» 17E perguntou-lhe, pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu és deveras meu amigo?» Pedro ficou triste por Jesus lhe ter perguntado, à terceira vez: 'Tu és deveras meu amigo?' Mas respondeu-lhe: «Senhor, Tu sabes tudo; Tu bem sabes que eu sou deveras teu amigo!» E Jesus disse-lhe: «Apascenta as minhas ovelhas

Na vida dos santos (aqueles que já morreram) e que a Igreja necessita dos tais "milagres" para comprovar a sua intercessão na glória houve momentos/ situações em que é inegável a sua ressurreição:

o primeiro milagre de santa teresinha junto de uma clarissa madeirense tratando das suas feridas; o auxilio de S. João Baptista e de Santo Agostinho que introduziram Santa Rita de Cássia no convento fechado... Claro que tudo isto são fenómenos que necessitam do fermento da fé mas a Igreja exige comprovativos científicos e demora a aceitá-los como certos assim à primeira

recordo neste momento um episódio bíblico, como o interpretas Interrogação

- 1*Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e seu irmão João, e levou-os, só a eles, a um alto monte. 2Transfigurou-se diante deles: o seu rosto resplandeceu como o Sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3Nisto, apareceram Moisés e Elias a conversar com Ele. 4Tomando a palavra, Pedro disse a Jesus: «Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.» 5Ainda ele estava a falar, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra, e uma voz dizia da nuvem: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus todo o meu agrado. Escutai-o.»
6Ao ouvirem isto, os discípulos caíram com a face por terra, muito assustados. 7Aproximando-se deles, Jesus tocou-lhes, dizendo: «Levantai-vos e não tenhais medo.» 8Erguendo os olhos, os discípulos apenas viram Jesus e mais ninguém.
9Enquanto desciam do monte, Jesus ordenou-lhes: «Não conteis a ninguém o que acabastes de ver, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.»

Outra coisa é a intercessão dos santos (fieis vivos) por outros fieis: somos um corpo, naturalmente mesmo que não nos conheçamos podemos certamente ajudar espiritualmente outros pela força da oração: quando alguém se santifica arrasta outros pelo seu exemplo, pelo seu testemunho.

Poderá alguém santificar-se sozinho Interrogação:
para amar a Deus verdadeiramente
é preciso saber aceitar e amar toda a criação
que brotou das "Suas mãos"/ do "Seu coração".

Haverá para Deus limitações de tempo:
o amor entre os vivos de Deus (passado, presente, futuro)
estarão limitados ao tempo histórico dos homens
para a partilha, para o amor Interrogação

[...] O profeta Isaías no cap. 8 verso 19 e 20 diz que não.

Ora veja:

19*Hão-de dizer-vos: «Consultai os espíritos dos mortos e os adivinhos que murmuram e predizem o futuro. Porventura não deve o povo consultar os seus deuses e consultar os mortos em benefício dos vivos?»

20Quando vos falarem assim, respondei: «Só devemos dar ouvidos às instruções do SENHOR.» Quem não actuar assim não verá a aurora.

(consultem o texto grego para saberem mais claramente o sentido deste versìculo)

Mas se há tradições na história do cristianismo (que importou muitas práticas do paganismo, adaptando-as) com uma actuação diferente ao que está na bíblia, isso não implica que o tenham feito correctamente, mas sim devido à sua ignorância acerca da vontade de Deus. Até nos mais sábios há ignorância e houve muito desconhecimento das Sagradas Escrituras mesmo nas classes mais elevadas da humanidade. [...]

Primeiro Isaías 8

20Quando vos falarem assim, respondei: «Só devemos dar ouvidos às instruções do SENHOR.» Quem não actuar assim não verá a aurora.
Claro que não defendo sessões de espiritismo, oscultação de oráculos e de horóscopos e de mediunidades que se observavam juntos dos povos em que o Povo de Deus viveu e que sobreviveram até aos nossos dias.Muito menos futurologias: ansia de dominar o futuro/incerto e tornar-se igual a Deus!

Estou a falar dos tesouros encerrados na própria vida/história da Igreja, as verdades da fé numa Igreja feita por homens pecadores sim, mas conduzida pelo Santo Espírito de Deus para quem acredita na Providência Divina e no Amor Incondicional deste Pai Misericordioso

São situações/ contextos/ vivências e maturidades bem diferentes.

De outro modo eu mesma recorreria ao apelo de Elias que ardia de zelo pelo Senhor: "Até quando coxeareis dos dois pés?"
mas atenção de todas as viuvas que havia em Israel no tempo de seca, Elias foi enviado a uma viuva de Sarepta.... Depois da força no Monte Carmelo, veio o medo e a fuga até ao Horeb... Quando ele se julgava único, Deus revelou-lhe que preservara outros na fidelidade ao deus de Israel... Os caminhos do Senhor são insondáveis, não queiramos reduzi- l'O à nossa condição

Não se trata de adorações a Santos ou a Nossa Senhora: nenhum deles substitui Deus Unico e Trindade. Não se trata de idolatria ou de ritos mágicos/supersticiosos.

São caminhos para o Pai, pessoas que já trilharam e que pelo testemunho podem ajudar outros. São exemplos bem diferentes que ilustram que
"na casa de Meu Pai há muitas moradas"

Acusar a Igreja Católica de idolatria é uma forma muito simplista de encarar a realidade particularmente por quem, resolve quebrar os laços com ela. Muito mais cuidado há a ter com as heresias e as seitas mas eu acredito mais em Cristo que certamente não desperdicerá um coração recto que se lhe entrega e procura viver a sua fé no seu dia-adia, independentemente do rito que observa

Sempre houve coisas na Igreja que não estiveram bem: recordo as relações nem sempre muito pacíficas entre os apóstolos Paulo e Pedro na defesa dos seus pontos de vista mas nunca houve um corte de relações ou houve?

Esta Igreja, seguidora de Cristo tendo líder o sucessor de Pedro, é constituída por homens a caminho da perfeição e não por anjos. Compreendo um Martinho Lutero mas deixou-se manipular pelos interesses da nobreza alemãe admiro muito mais a reforma de costumes proposta pelo testemunho de vida do poverello de Assis: um jovem rico e mimado que tudo largou para viver o Evangelho na santa pobreza, no abandono a este Deus.

Na praça de Assis, perante o Bispo e trazido à justiça por seu pai despiu-se das roupas de nobre que trazia pode exclamar: Agora posso verdadeiramente dizer "Pai Nossso" porque se sentiu finalmente livre.

E este homem bem conhecida sacerdotes com uma má conduta de vida mas era precisamente a esses que se ia confessar, não só ele mas todos aqueles que o seguiam.

Será que estou a conseguir fazer-me entenderInterrogação

Um Deus que por amor
procura e serve a criação e a tenta educar...
não foi Jesus, Verbo Divino,
 esse rosto humano humilde de obediência ao Amor do Pai?

O que são os Santos senão rostos humanos
que procuraram actualizar o Evangelho à sua realidade;
seres humanos que
 aceitaram e entregaram as suas fragilidades e limitações
confiando na Misericódia e Bondade do Pai?

Pela desobediência entrou o pecado no mundo
A obediência torna-se assim caminho de salvação

A própria Igreja é cuidadosa no que se refere às revelações privadas/ particulares que em nada pode substituir as verdades da fé, apenas podem complementar. O próprio papa Bento XVI fora muito explícito em relação a isso aquando da revelação do terceiro mistério de Fátima

Continuo com o testemunho de uma Santa em particular
Santa Faustina pois parece-me ser a mais indicada para responder ao teu post em diversos aspectos:

«As dificuldades da Irmã Faustina estavam principalmente relacionadas com a questão das superioras e os confessores nem sempre aceitarem as ordens de Cristo. [...] O Senhor Jesus, nas visões interiores, ordenava-lhe que fosse totalmente obediente à superiora do convento e ao confessor, recordando-lhe, simultaneamnete, que qualquer acção exigia uma aprovação da Igreja[...]

Os problemas maiores estavam relacionados com a fundação da nova congregação. Na voz interior, Jesus exigia: "Desejo tal Congregação" (D 437) e o confessor,  teimosamente, dizia não haver necessidade para tal, ordenando que permanecesse no convento (cf D 473, 479, 506, 585, 693). No seu Diário a Irmã Faustina várias vezes descreveu a tensão interior que nas cia no seu coração. [...] Não sabia para onde ir, qual caminho escolher, e a tensão aumentava [...]. No entanto Jesus, na sua voz interior, ordenava-lhe que escutasse o sacerdote mesmo se este lhe disesse algo de diferente do que Ele próprio dizia. O Mestre Divino lembrava-lhe da necessidade da obediência ao sacerdote:

"Então ouvi estas palavras: O sacerdote quando me substitui, não é ele quem age, mas Eu através dele, e os seus desejos são os Meus desejos" (D 331)

Fonte: Retiro com Santa Faustina , padre João Machniak
edições MIC [Marianos da Imaculada Conceção]
(2005); ( páginas 53, 54)

Desconcertante? Então para quê falar?
Para quê a direcção espiritual se o próprio Jesus a dirigia interiormente?

"Satã lhe diz: «Olha, ninguém te compreenderá, para quê falar de tudo isso?»(D 97)

(2005); ( página 50)

O Senhor Jesus vinha à Irmã Faustina, que passava pela aridez nas orações, indicando-lhe pontos de meditação e encorajando-a na perseverança e no cumprimento da Vontade de Deus (D 149)

Mostrava-lhe como, sendo obediente a Deus e às superioras, podeia oferecer a sua vida em holocausto. Ele próprio a introduziu no mistério do Cenáculo, desvendando-lhe a verdade sobre o santíssimo Sacrifício que se realiza através da aceitação do cálice da obediência à Vontade de Deus (D 615).

(2005); ( página 52)

Quanto à comunhão dos "santos" vivos, que eu prefiro chamar caminhar conjuntamente, o Diário da Irmã Faustina também ilustra:

"Todavia é sem limites a bondade de Jesus e, como Ele me tinha prometido ajuda visível na Terra, de facto recebi-a pouco tempo depois, em Vilno. Reconheci no Padre Sopocko esse auxílio divino. Porém, mesmo antes de chegar a Vilno, já o conhecera por uma visão interior. Um dia, tinha tido a visão dele na nossa capela, entre o altar e o confessionário. e ouvi então, inesperadamente uma voz dentro de mim: Eis o auxílio visível para ti no mundo. Ele ajudar-te-à a cumprir a Minha Vontade na terra" (D 53)

(2005); ( página 56)

"Este sacerdote, era por certo guiado pelo Espírito de Deus, penetrou no mais íntimo da alma e nos segredos mais ocultos que gavia entre mim e Deus, sobre os quais nunca havia falado. Enão o fizera porque eu mesma não os tinha compreendido bem e o Senhor não me havia ordenado claramente que falasse deles" (D 436)[...]

"Oh que grande graça é ter um director espiritual! Progride-se mais depressa na virtude, conhece-se mais claramente a vontade de Deus, cumprimi-la com maior fidelidade e avança-se por caminho mais seguro e isento de perigos. O director sabe como contornar os escolhos contra os quais nos poderíamos esmagar" (D 331)

(2005); ( página 57)

Quanto à comunhão dos santos já mortos também há referências em Santa Faustina embora se trate de um sonho:

150
+ Quero tomar nota de um sonho que tive a respeito de Santa Teresa do Menino Jesus. Eu era ainda noviça e passava por certas dificuldades, [que] não conseguia ultrapassar. Tratava-se de obstáculos interiores, mas que se relacionavam com obstáculos exteriores.

Fiz novenas a vários santos mas a situação tornava-se cada vez mais custosa. Os meus sofrimentos por esse motivo eram tão grandes, que já não sabia como continuar a viver.

De repente, veio-me á ideia rezar a Santa Teresinha do M[enino] Jesus. Comecei-lhe uma novena, pois já antes do meu ingresso < no Convento> tinha grande devoção a esta Santa. Depois havia-a descurado um pouco, porém, <é certo> agora encontrando-me em necessidade, comecei-lhe a rezar de novo com todo o fervor.

No quinto dia da novena sonhei com Santa teresinha, mas como se ela ainda estivesse <viva> na terra. Ocultando-me ser uma Santa, começou a confortar-me, dizendo-me que não ficasse triste por causa desse meu problema, mas que confiasse mais em Deus.

Afirmava-me: «Também eu sofri muito.» O que eu não era capaz de acreditar, dizndo-lhe então: «A mim parece nada haverers padecido»

Mas Santa Teresa garantiu-mo, convencendo-me de que de facto tinha sofrido. E acrescentou: « Dentro de três dias, a Irmã verá que essa dificuldade se terá resolvido da melhor maneira.»

Como eu não queria acreditar muito na promessa, então ela deus-se a conhecer, revelando-me que era uma Santa.  [...]

Tratou-se de um sonho, e, como dia o adágio: "O sonho é ilusão e só Deus salvação". No entanto, no terceiro dia, resolveu-se esse difícil problema com muita felicidade. Conforme <Santa Teresinha> me havia dito, assim se cumpriu à letra tudo o que se relacionava com essa questão. Foi um sonho, todavia lá teve o seu significado

Diário - A Misericórdia de Deus na minha alma
Irmã M. Faustina Kowalska
Edição dos Marianos da Imaculada Conceição
Fatima, 1995 (páginas 72 - 73)

claro que, caríssimo 414449, tudo isto carece de fé, um caminhar de olhos fechados à semelhança de Abraão onde o mundo das certezas e das seguranças fica para trás e se abre caminho no desconhecido...

Não passam de testemunhos de vida - interpretações pessoais de vidas singulares que abriram caminhos de santidade que não são os nossos pois cada ser é único e irrepetível mas podem incentivar que é possível consegui-lo pois outros o fizeram.

Resta-me a confiança que apesar das aparências, da aparente solidão, um cristão nunca caminha só...

Paz e Bem irmão  414449 Excalmação

Que Santa Luzia, nem a nossa querida Docenuvem, fiquem aborrecidas por esta nossa conversinha aqui mas que se alegrem por ser motivo de partiha de ideias nas verdades da fé, isto se conseguirem ler este longuíssimo post até ao fim  Corado
« Última modificação: 23 de Julho de 2007, 11:38 por lea onda-menor » Registado

docenuvem
Moderador(a) Categoria

« Responder #5 em: 23 de Julho de 2007, 09:41 »

Amiga Lea, apenas demonstro o que sinto com o k+, dos mais merecidos desde que dou "karmas".
Registado

"Dentro de vinte anos, você lamentará mais
as coisas que não fez, do que as coisas feitas.

Por isso, solte as amarras e abandone o
porto seguro.

Segure os ventos em suas velas.

Explore.
Sonhe.
Descubra!"

(Mark Twain)
isaura
Moderador(a) Categoria

Um dia de cada vez ....

« Responder #6 em: 23 de Julho de 2007, 11:57 »

Concordo com a nossa Nuvemzinha  Desabrochar
Registado

Você já saudou o dia de hoje?

Olhe pela janela e diga BOM DIA!para a vida.

Ela sorrirá para você.

Experimente!!!!!!
414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #7 em: 27 de Julho de 2007, 22:00 »

Eu não conheço, as outras pessoas que aqui põem os seus pensamentos, e por isso não estou, nem penso condenar ninguém. Mesmo que conhecesses alguém, não tenho a presunção de a condenar pelos actos que observariam os meus sentidos, porque só Deus é que conhece os corações.
As frases bíblicas que citei, marcam o meu proceder acerca destas coisas, que é bem diferente ao proceder de muitos outros sem os condenar por procederem de modo diferente. Se assim não procedesse, estaria a condenar-me a mim mesmo.
Não me dirijo a santos mortos, porque não sei onde estão.
A única pessoa que segundo sei que já ressuscitou foi Jesus.
Nós ressuscitaremos quando chegar o nosso tempo, ou caso ainda estejamos vivos, seremos transformados.

Citação Biblica:
1 Cor 15, 51   
*   Vou revelar-vos um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados;

Eu dou uma hierarquia aos conselhos e testemunhos das pessoas, segundo o crédito que me merecem.

Em primeiro lugar dou primazia aos conselhos de Jesus, depois aos testemunhos Bíblicos das outras pessoas: as pessoas que estavam mais ligadas a Jesus merecem uma credibilidade maior nos seus testemunhos que os que só ouviram falar d'Ele (seja qual for o seu suposto grau de santidade).

Continuo depois: ...
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 21:29 por 414449 » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #8 em: 27 de Julho de 2007, 22:38 »

Sê coerente contigo mesmo e fiel ao que acreditas...

Apenas me propus ao diálogo e à chamada de atenção de que poderias ser mal interpretado... mas parece-me que sim, fui mal interpretada

A única pessoa que segundo sei que já ressuscitou foi Jesus.

Acredito que parte das mesmas testemunhas da Ressurreição e Ascenção de Jesus ao Céu assistiram à morte e Assunção de Maria (Não Ascenção mas Assunção) que a tradição da Igreja defende apesar de não constar no Novo Testamento. Porquê? Porque o anuncio da Boa-Nova e o pulsar dos prieiros cristãos é o que interessa ao lado de Jesus

Creio é fé.

Em primeiro lugar dou primasia aos conselhos de Jesus, depois aos testemunhos Bíblicos das outras pessoas: as pessoas que estavam mais ligadas a Jesus merecem uma credibilidade maior nos seus testemunhso que os que só ouviram falar d'Ele

Também eu mas se vais por um caminho de suspeição mesmo os escritos que nos chegaram até hoje desses testemunhos vivos do Evangelhos podem ter sido adulterado por inumeras circunstâncias históricas e interesses

Confio em Deus e no Santo Espírito que conduz a Igreja

Não me dirijo a santos motos, porque não sei one estão

Nem eu sei mas creio que o meu Deus é um Deus de vivos e não de mortos e confio naqueles que revelaram um experiência de vida espiritual intensa em suas vidas (relatadas por testemunhas contemporâneas; estudadas e questionadas por especialistas de diversas àreas do saber dos nossos dias)

E uma dessas pessoas, Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face exclamou: "Não morro, entro na vida" (uma afirmação de quem sabia o que estava a dizer?

Talvez, mas as graças que pela sua intercessão ocorrem em todo o mundo são inegáveis e tornaram aquela carmelita, jovem enclausurada num mosteiro no Norte de França, e que as irmãs suas contemporaneas questionavam ainda em sua vida que não tinham o que escrever sobre ela quando morresse... Quantos ilustres de épocas da histórias são esquecidos em décadas seguintes? Esta miuda apagada tornou-se Doutora da Igreja por artifícios humanos?

Será o homem mais esperto que Deus? Gostará Deus ver os homens iludidos e permite uma farsa que dura séculos de história?

Desculpa mas nisso eu não consigo acreditar...
Mas o que me interessa verdadeiramente é reconhecer a Sua ontade sobre mim e corresponder tal como Jesus veio ensinar e aí eu encontro Maria e José e os apóstolos como testemunhos de fé primordiais. Reconheço naqueles que se propuseram lançar no mesmo caminho também algum crédito: são actualizações humanas do evangelho com as suas fragilidades e pecados mas também com a sua humildade e santificação

Se houver possibilidade de diálogo, excelente!
Em Jesus, caminharemos juntos, mesmo com as nossas especificidades
Mas também eu procurarei ser coerente e fiel ao que acredito...

Paz e Bem!
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 23:27 por lea onda-menor » Registado

blaster
Coronel

« Responder #9 em: 27 de Julho de 2007, 22:43 »

Acho muito bem que se discuta sobre este tema. Mas lembro ao amigo 414449, que a Sagrada Escritura, tem resposta para tudo, contudo as questões que se colocam tem que ser bem formuladas, porque caso contrário corresse sério risco de deturpar o sentido do que lá está escrito. Esse é o grande mal dos nossos dias, porque vivemos num mundo sensacionalista, que fala muito no fim dos tempos, que estes são os últimos anos... etc... e tal, e esquecesse do essencial que é a , essa é que deve ser a nossa bússola!

Para terminar este meu pequeno comentário só queria citar o nosso fiel Mestre: «felizes os que acreditam sem terem visto... e não sejas incrédulo, mas crente»
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #10 em: 27 de Julho de 2007, 23:31 »

Tens razão Blaster, nunca tinha pensado verdadeiramente neste assunto e discernir o que me leva a pensar deste modo e não de outro... Certo que não ando ao sabor do vento mas questiono o meu jeito de ser e pensar e o cavalinho galopante, o caríssimo 414449 (espero que não me leve a mal por tratá-lo por cavalinho galopante pois tenho muita dificuldade em fixar números) pos-me a pensar.

Ora bem, depois acontece disto: fui jantar e lembrei-me desta passagem bíblica. Assim que terminei fui ler... Acho que tem a ver com este tema

Parábola do rico e de Lázaro Lc 16, 19 - 25

19*«Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho fino e fazia todos os dias esplêndidos banquetes. 20*Um pobre, chamado Lázaro, jazia ao seu portão, coberto de chagas.

21Bem desejava ele saciar-se com o que caía da mesa do rico; mas eram os cães que vinham lamber-lhe as chagas.

22*Ora, o pobre morreu e foi levado pelos anjos ao seio de Abraão.
Morreu também o rico e foi sepultado. 23*Na morada dos mortos, achando-se em tormentos, ergueu os olhos e viu, de longe, Abraão e também Lázaro no seu seio.

24Então, ergueu a voz e disse: 'Pai Abraão, tem misericórdia de mim e envia Lázaro para molhar em água a ponta de um dedo e refrescar-me a língua, porque estou atormentado nestas chamas.'

25Abraão respondeu-lhe: 'Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em vida, enquanto Lázaro recebeu somente males. Agora, ele é consolado, enquanto tu és atormentado. 26Além disso, entre nós e vós há um grande abismo, de modo que, se alguém pretendesse passar daqui para junto de vós, não poderia fazê-lo, nem tão-pouco vir daí para junto de nós.'

27O rico insistiu: 'Peço-te, pai Abraão, que envies Lázaro à casa do meu pai, pois tenho cinco irmãos; 28que os previna, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.'

29Disse-lhe Abraão: 'Têm Moisés e os Profetas; que os oiçam!'

30Replicou-lhe ele: 'Não, pai Abraão; se algum dos mortos for ter com eles, hão-de arrepender-se.'

31*Abraão respondeu-lhe: 'Se não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas, tão-pouco se deixarão convencer, se alguém ressuscitar dentre os mortos.
« Última modificação: 27 de Julho de 2007, 23:36 por lea onda-menor » Registado

414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #11 em: 28 de Julho de 2007, 12:53 »

A Assunção de «Maria» é uma crença mitológica e não evangélica.
Faz parte dos «mitos» (ou melhor, "cultos")  chamados MARIÂNICOS.
Essa crença não me merece credibilidade. Quem acredita nisso é com ele.
Eu, quando criança, acreditava em tudo o que minha mãe me impingia, (inocentemente diga-se de passagem, ela só tinha a 2ª classe incompleta, mas já pertencia ao grupo das mulheres que sabiam ler e escrever, pois as da idade dela eram quase todas analfabetas).

Quanto à passagem de Jesus do pobre Lázaro e do Rico, devo destacar que é apenas uma «parábola» que destaca a recompensa no futuro das acções dum e do outro segundo as suas obras. Jesus não estava a contar uma história verídica, mas a fazer uma ilustração, que se situa numa época intemporal.
Como é que poderemos deduzir que esse rico (que nunca existiu) tinha ido para o inferno (Jesus disse HADES, que difere do inferno das "nossas" crenças).
Poderia dizer "Geena", pois o HADES (morada dos mortos) não está associado ao fogo, mas o castigo da "Geena" (onde ardia o lixo de Jeruaalem) estava, mas essa palavra mais forte que as traduções mais antigas também traduziam por "inferno" tal qual a palavra grega "HADES" (morada dos mortos). Mas Jesus advertiu os DOUTORES da lei como sendo merecedores de tal castigo analógico:
Mt 23, 33   *   Serpentes! Raça de víboras! Como podereis fugir à condenação da Geena?

Os mortos da parábola do Rico e do Lázaro tinham «sede», «língua» etc. vê-se vem que é apenas uma ilustração moral e que Jesus não estava a ensinar como era o mundo além túmulo. Contudo, os ensinamentos bíblicos dizem que os mortos NADA sabem. O judeus sabiam isso e Jesus também, que estava a falar para quem tinha a obrigação de O entender, e numa linguagem que lhes era familiar, pois eles conheciam as Sagradas Escrituras. A parábola do rico e do pobre Lázaro vem em Lucas numa sequência de muitas outras parábolas e deve ser entendida no seu contexto, no mesmo contexto do que Jesus estava a ensinar, não apenas com uma ilustração isolada, mas com uma sequência de ensinamentos analogicamente ilustrados.

Mesmo assim, essa parábola, assim como muitos outros ensinamentos de Jesus não nos podem servir de pretexto para fazermos nem «evocações» e muito menos «invocações» de mortos (ou de santos mortos) que não sabem NADA (Eclesiastes 9,5)

Os santos mortos (tal como os que mortos comuns) não sabem NADA. Por isso acho eu que fico ridículo perante YHWH (DEUS), estar a pedir a sua intercessão, em vez de me dirigir directamente a DEUS, como ensinou Jesus na ORAÇÂO que chamamos de PAI-NOSSO (ou como antigamente se dizia «PADRE-NOSSO»).

Mas um é como cada qual, come do que mais gosta.

Quanto à fé?
Devemos ter fé evangélica num conjunto de menus que os especialistas nos preoparam, o a fé na BOA NOVA da Salvação?
Jesus é CRISTO, isto é o MESSIAS da ESPERANÇA judaica.
Um «Messias» era um ungido para um cargo real, tal como Saul, David, Salomão ...
Interessante que Israel UNIDO só teve estes 3 reis e cada um governou aproximadamente 40 anos cada.
Saul o primeiro foi rejeitado por DEUS.
David (apesar dos seus pecados, nos quais se inclui o adultério) foi o rei AMADO por Deus.
Salomão (apesar de ser filho da mulher com quem David adulterou, e de acabou por se voltar para os «idolos» para os quais foi arrastado por algumas das suas 700 mulheres e das usas 300 concubinas) foi o rei AGRACIADO por DEUS.

Eu não tenho nada contra isto, apenas estou a chmar a atenção para o facto de DEUS julgar de uma forma diferente à humana.

Ora a esperança da libertação do cativeiro dos Judeus que começou no tempo de Nabucudonosor e durou até aos meus dias de 1948 (tinha eu 4 anos) alicerçava-ve no seu futuro Messias, que seria seu rei.

Para mim Jesus é esse rei de Israel, embora ainda não tivesse tomado posse.

Mas a Boa NOVA de Jesus não era só para os Judeus, mas para todo o POBRE género humano que desde Adão estava condenado à morte eterna. Jesus trouxe a Ressurreição, tanto para judeus como para gregos (símbolo de todos os pagãos: os não judeus). Esta é a Boa Nova que não se deve perder no meio de muitas outras crenças que parecem querer ofuscar. É esta a minha fé na qual reside a minha esperança. Á esperança é SUPERIOR á fé e nela se alicerça. A esperança de que Jesus VEM era o fundamento da FÉ CRISTÃ do primeiro século.

Eu não quero que a minha esperança mergulhe em fábulas que viram em crenças de histórias infantis (semelhantes às do pai natal) que se comem como se fossem verdadeiras. Muitas até têm um bom fundamento moral, mas é um risco deixarmos o importante para mergulharmos no secundário. É um risco ficarmos com as aparências, em vez de nos concentrarmos no verdadeiro. É um risco acreditarmos na fábula em vez de aprendermos o ensinamento dessa mesma fábula. Estou aqui a utilizar a palavra fábula em vez de analogia ou parábola, quando penso na história do «rico e do Pobre» que por acaso Jesus lhe chamou de Lázaro, que significa «DEUS AJUDOU».

Quanto ao cavalinho galopante, foi escolhido por mim quando esta a pensar no primeiro cavaleiro de Apocalipse que saiu VITORIOSO, (Apocalipse 6) que APARECEU à voz do chamamento VEM. Esse cavaleiro VITORIOSO também aparece em Apocalipse 19 (Ap.19,11-21)

Mas seguiram-se mais outros cavaleiros, que SAÍRAM ao chamamento da palavra VEM!

Os cavaleiros que cavalgam os cavalos que se seguram ao primeiro eram os cavaleiros do castigo, da miséria, da desgraça. São os cavalos da vingança. (Apoc. 6,3-17)

Ora, eu não estou aqui com o espírito de me VINGAR de ninguém, nem de atormentar ninguém, nem de dominar ninguém, nem de fazer GUERRA a ninguém como o cavaleiro do 2º cavalo galopante  (Apoc, 6,3-4), nem de procalmar um reino de fome e miséria do 3º cavaleiro galopante (Apoc. 6,5-6), nem a espalhar a peste, a MORTE e o ABISMO como o 4º cavaleiro galopante (Apoc 6).

Mas as vitórias do meu cavaleiro galopante, o primeiro de todos e que saiu vitorioso gosto de associar às almas dos que tinham sido mortos por causa da Palavra de Deus. (Apoc.6, 9-11)
Essas almas desses santos mortos clamam a Deus tal como o sangue de Abel clama:
Gn 4, 10   *   O SENHOR replicou: «Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama da terra até mim.

Deus é um Deus de VIVOS, porque para ELE estamos todos vivos (mesmo os que estão mortos fisicamente). Ele tem o poder de nos ressuscitar e tem esse propósito.
Isto não implica que façamos súplicas aos mortos que dormem no sono da morte.

Quanto à igreja (ou igrejas) que formam aqui na terra como que o reino de DEUS, devo chamar a atenção para a sua percaridade, ilustrada pelas palavras de Jesus:

Mt 13, 41      
o Filho do Homem enviará os seus anjos, que hão-de tirar do seu Reino todos os escandalosos e todos quantos praticam a iniquidade,

A Igreja de Cristo na terra ainda não é INFALÍVEL, como alguns querem defender.
Coinside com o mundo, o terreno onde foi semeada a boa semente e o joio.(Mateus 13,24-56).
Quando boa semente da parábola de Jesus estava a despontar e os seus homens DORMIAM o inimigo semeou o joio no meio do trigo e se afastou.
Sim, o sono invadiu o campo e o joio tem crescido e abafado a boa semente da palavra de Jesus. Ela continua na Igreja a imperar, a dominar, até ao fim, mas não vencerá na altura da colheita, porque a sua acção é limitada pela força do Espírito de Deus.
Isto é uma boa nova, e um aviso para não nos deixarmos dormir, mas para estarmos TODOS e cada um de NÓS vigilantes, sem confiarmos demasiadamente na vigilância do PORTEIRO simbólico da parábola de Jesus descrita no cap. 13 de Marcos:

Vigilância (Mt 24,36-44; 25,1-13; Lc 12,35-40; 21,34-36)
- 33«Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. 34É como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos seus servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse.
35*Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar o galo, se de manhãzinha; 36não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. 37O que vos digo a vós, digo a todos: vigiai!»

(Jo 10)
(Mateus 24,45-51)
(Lc.41-48)

Quanto às palavras de Jesus a Pedro em Mateus cap 16 e João último cap.: focadas em Tu amas-me mais que estes.
Tenho a focar que devemos focar que as chaves dadas a Pedro estão seguidas pela ameaça de «Ritira-te de mim Satã» e o Apascentar as ovelhas e o amas-me fazem lembrar as 3 vezes que Pedro /(sim Pedro e não os seus antecessores nem sucessores, se quisermos falar deles) negou Jesus.
Jesus dirigiu-se a Pedro e só a ele.
Tiremos lições para nós das admoestações de Jesus, em vez de procurarmos promoções.
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 15:16 por 414449 » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #12 em: 28 de Julho de 2007, 13:56 »

o mesmo diamante brilha de jeito diferente consoante a incidência dos raios sobre si; do mesmo mesmo produzem-se cores diferentes num Arco íris consoante a incidência da luz sobre gotículas de água

Julgo que na vivência da fé, a razão e a inteligência são importantes tal como o conhecimno cognitivo mas não creio que sejam o mais importante... Claro que gosto de me questionar, de aprender de abrir horizontes mas estes serão sempre limitados porque limitado é o ser humano, estão sempre sujeitos a interpretações consoante os tempos porque efémero e inconstante é o conhecimento humano das realidades que o envolve

São fábulas as vidas dos santos?
São fábulas tudo o que se associa à Virgem Maria?
Pessoalmente não o creio, desculpa mas não consigo acreditar porque na minha vida interior eu fui iniciada na leitura e contemplação do Evangelho e das suas vidas e todos eles me apontam Jesus como caminho verdade e vida e ainda hoje eles são os meus companheiros de jornada.

Não se trata de comer do que mais gosta... Não, acho que não. Acho que é alimentar-se do que se dispõe e sentir que esse alimento não fere os intestestinos e parece sustentar a vida

Estás muito agarrado ao Antigo Testamento e ao Apocalipse, pelo que me deu a observar nas variadíssimas intervenções que tens feito... Aceito todos esses livros mas centralizo-me no Evangelho e procuro nele a base para a minha vida...

Sabes, os judeus esperam ainda a chegada do Messias pois não reconheceram Jesus... o Apocalipse é a linguagem de um apóstolo que procura animar os cristãos da sua época, apontando para uma realidade, sim, mas cheia de simbologias que ainda hoje pode suscitar muitas interpretações. É a) b) ou c)Interrogação Muito francamente posso até ter curiosidade mas não me interessa; o que me interessa é aprender a pronunciar o meu «FIAT» e na derradeira hora descansar que tudo está consumado e que cumpri a vontade do Pai.

Ao colocar Pedro e esta parábola, curioso achei que irias pega-las por aí e não me enganei... Contudo o episódio da transfiguração parece ter sido negligenciado

Pedro
estava ainda agarrado a uma visão mundana de Cristo apesar dos lapsos interiores que brotavam espontaneamente e esse agarrar-se à lógica do mundo adversa à de Deus é associada a satanás, às trevas...

Curioso que Cristo soube que Pedro iria traí-lo mas não o rejeitou apenas o advertiu: "O espírito quer mas a carne é fraca"...

Curioso que Cristo ressuscitado poderia ter entregue o comando da igreja a João, apóstolo fiel e presente ao longo da Paixão e morte e perspeicaz no reconhecimento da Ressurreição mas não: confirmou Pedro.

Claro que a Igreja não é infalível, tal como Pedro não o foi e foi censurado por jesus em vários momentos tal como cada um de nós erra mas aceita aprender com os erros. Mas essa Igreja, tal como Pedro, sempre pode contar com Jesus e se não o largou após a negação mas o confirmou "apascenta as minhas ovelhas" certamente o mesmo acontecerá com os seus sucessores...

Trigo e joio haverá sempre, não só na Igreja (fora de nós) mas também dentro de nós e é na humildade de quem se re-conhece a si (aprendizado/descoberta que se vai fazendo ao longo da vida) e mesmo assim se sabe amado por Deus que cada semente de trigo lançada à terra morre para dar fruto mas é preciso vigiar continuamente

Voltando á parabola,
certo que se trata de uma história que Jesus procura utilizar não para ilustrar a vida após a morte mas modos de viver que agradam/desagradam a Deus...

Mas acho que Jesus também poderia recorrer a outra imagem/linguagem figurativa uma vez que a existência ou não da ressurreição gerararia polémica entre saduceus e fariseus e isso desviaria a atenção do fundamental a não ser que quisesse transmitir algo mais.

Sabes cavalinho galopante,
pareceu-me não te desagradar que te tratasse desse modo, sinto em ti uma busca e uma centralidade nos ensinamentos de Jesus e nisso parece estarmos no mesmo mar embora nem sempre nas mesmas direcções.

Que a benção de Deus desça sobre todos nós e que mereçamos estar junto de Abraão após a nossa morte (utilizo aqui a linguagem figurada da parábola) pois esse mar saiu das mãos do mesmo Criador e como Pedro, queremos tantas vezes andar sobre ele como Jesus mas afundamo-nos se ele não nos lançar a mão

O espírito quer, mas a carne é fraca

Em cada santo eu reconheço isso:
uma carne fraca que quer seguir esse Jesus e nessa abertura humilde e sincera de encontro consigo mesmo e com Cristo vence-se qual grupo de apóstolos medrosos que se lançaram na evangelização enfrentando o martírio (quer na vivência do quotidiano na sociedade em que se (des)integravam, quer a morte). E onde se dá esse encontro? Não oração! Não adormeçamos então como aconteceu ao grupo de apóstolo na Agonia de Jesus e esse apelo lanço-o a mim mesma

E é pelo testemunho dos apóstolos e dos seus santos ao longo dos séculos (membros de um mesmo corpo connosco em Cristo pois certamente nada se perderá) que hoje ainda reconhecemos que Jesus Cristo é o Senhor.

Não O substituem mas encaminham-nos para Ele. Certo que há confusões, distorções em certas cabeças que entram numa Igreja que se dirigem ao santo em vez de ter em primeiro lugar Deus... Certo que há atitudes que muito se parecem com um negógio supersticioso para a obtenção de coisas humanas (também o houve no judaismo: expulsão dos vendilhoes do templo); mas, nós seres humanos, precisamos de exemplos vivos de como se faz (essa parece ser a didactica de Deus que nos envioiu o Seu Filho enquanto homem e não se limitou a aparições).

Hoje tão distantes no tempo, num contexto histórico tão diferente, exemplos de irmãos na fé alimentam caminhadas mas não substituem Cristo

Hoje, Maria, Mãe de Jesus, vive certamente ao lado de seu Filho... Nisso eu creio mesmo sem provas (pois faz parte da minha caminhada interior que ultrapassa a razão/factos) pois encontro nela uma Mãe que cuida dos filhos de Deus como cuidou de Cristo e como acmpanhou o início das primeiras comunidades cristãs; senão não necessitava ter acompanhado Cristo na Sua Vida Pública, na Sua Paixão e Morte, senão de que valeria ter sobrevivido? Teria sido como José: não tenhamos ilusões, tudo tem uma razão de ser, mesmo em nossas vidas por muito que não entendamos os momentos que vivemos nelas

Parece que nisso de Maria, dos santos e liderança da Igreja de Pedro e (eu diria até numa certa imagem de Deus) não estamos sintonizados: respeitamo-nos então não será Cristo quem lidera as barcas das nossas vidas? Sejamos sinceros no nosso dia-a-dia para com Ele e Ele certamente tratará do resto
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 14:13 por lea onda-menor » Registado

414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #13 em: 28 de Julho de 2007, 16:00 »

Tanto a vida da mãe de Jesus como as vidas dos santos e dos pecadores não são fábulas, mas as pessoas (muitas vezes sob a aparência de piedade) constroem histórias  acerca das vidas dessas pessoas que têm algumas coisas verdadeiras (nalguns casos) misturadas com  com histórias fictícias (inventadas pelas pessoas).

O que se narra na Bíblia acerca de Jesus e da nossa querida irmã Maria (mãe de Jesus) assim como dos nossos queridos irmãos, contemporâneos de Jesus, como dos seus contemporâneos e continuadores, eu não considero fábulas nem histórias inventadas, mas merecem-me toda a credibilidade, apesar de haver algumas discrepâncias de precisão histórica (como nas várias descrições da luz que cegou Paulo quando ia a caminho de  Damasco
(Actos 22), que não escondo, pois a Palavra de Deus narra aqui fielmente o testemunho das pessoas, que nem é sempre fiel e cai muitas vezes em contradição.

As minhas intervenções bíblicas, não se baseiam apenas no A.T. nem apenas no Apocalipse, mas em toda a Bíblia. A tua impressão ( e a de outros ) só poderá ser (penso eu) que é por vós terdes negligenciado o conhecimentos desses livros da Bíblia, e por isso causam maior impressão. As novidades causam maior impressão que as coisas habituais.

Os judeus esperam ainda a vinda do seu Messias e ainda bem.
Eles são as Testemunhas de YHWH, apesar da suas infidelidades a DEUS. (MINHAS TESTEMUNHAS, escolhidas propositadamente por DEUS: YHWH, mesmo que eles não o queiram ser. Ainda não reconheceram YeHSHUA (Jesus) como o seu Cristo (Messiah), mas não os condeno em NADA, pois NÓS, os cristãos pregamos um Jesus que não se enquadra na Lei de Deis dada a Moisés, que Yeshua (Iesu) cumpriu (Mt. 5, 17) sem nunca ter a pretensão de a destruir. Mas Deus que escreve direito, mesmo por linhas tortas, a seu tempo os fará mudar de parecer e tenho a certeza que O vão aceitar (Romanos 11.

Quanto à transfiguração de Jesus no monte a Pedro Tiago e João isso só pode ser interpretado como uma visão intemporal. O Miosés e Elias não vieram falar com Jesus, mas os 3 Apóstolos tiveram essa visão, para terem uma ideia IDEIA (apesar de muito pálida) de como poderia ser o reino triunfante de Deus, na igreja de Cristo.

Quanto à entrega do comando da Igreja a este ou aquele isso são meras especulações humanas (isso na verdade não aconteceu). Jesus deu a todos os Apóstolos (sem excepção) um missão árdua de testemunho para o seu tempo, com o lema «se quiseres ser o primeiro faze-te o último de todos. (Marcos 9,33-37)

Quanto aos santos e Maria viverem (com conhecimento) já agora ao lado de Jesus, isso é uma coisa que se ainda não aconteceu irá acontecer um dia, e muito próximo (julgo eu).
A verdade é que nada, mesmo NADA, sabemos acerca da vida do além, apenas teremos por agora de nos contentar com as nossas especulações, que podem ser mal aproveitadas pelos sedentos de dinheiro. Por isso eu tenho muito cuidado com isso, já que sou um pouquinho mais maduro que durante o tempo em que era criancinha.

Poderemos ter todos a mesma ESPERANÇA alicerçada na mesma FÉ, mas quando temos diferentes pontos nas nossas especulações, muitas vezes legitimas, deveremos respeitar-nos mutuamente (coisa que na negra história deste mundo nem sempre aconteceu, mesmo pela parte dos que estão no topo do testemunho e da liderança).

Citação de: lea onda-menor
Não, não há o perigo da auto-suficiência nem da falta de HUMILDADE, quando nos entregamos nas mãos redentoras de DEUS em YeHSHUA MessiaH (Jesus Cristo), como disse o profeta Miqueias:
Mq 7, 7   *   Eu, porém, tenho confiança no SENHOR, ponho a minha esperança no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.

E como disse o nosso querido irmão Paulo:
(Filipenses 1,18-20). 18Mas que importa? Desde que, de qualquer modo, com segundas intenções ou com verdade, Cristo seja anunciado. É com isso que me alegro.
Mais ainda: continuarei a alegrar-me; 19pois sei que isto irá resultar para mim em salvação, graças às vossas orações e ao apoio do Espírito de Jesus Cristo, 20de acordo com a ansiedade e a esperança que tenho de que em nada serei envergonhado. Pelo contrário: com todo o desassombro, agora como sempre, Cristo será engrandecido no meu corpo, quer pela vida quer pela morte.
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 16:34 por 414449 » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #14 em: 28 de Julho de 2007, 16:11 »

Poderemos ter todos a mesma ESPERANÇA alicerçada na mesma , mas quando temos diferentes pontos nas nossas especulações, muitas vezes legitimas, deveremos respeitar-nos mutuamente (coisa que na negra história deste mundo nem sempre aconteceu, mesmo pela parte dos que estão no topo do testemunho e da liderança).

Que o AMOR/CARIDADE nos abrase então e possam outros dizer "vede como se amam" e que a VERDADE triunfe:

Jesus diante de Pilatos (Jo 18, 33-38)

33*Pilatos entrou de novo no edifício da sede, chamou Jesus e perguntou-lhe: «Tu és rei dos judeus?»

34Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?»

35Pilatos replicou: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?»

36Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.»

37Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!»

Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»

38Pilatos replicou-lhe: «Que é a verdade?»

« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 16:15 por lea onda-menor » Registado

Páginas: [1] 2 3   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: