Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O exemplo do Lava-pés: ''Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos''  (Lida 1412 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« em: 06 de Abril de 2007, 12:00 »

O exemplo do Lava-pés: ''Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos''

O Poder de Jesus

O espanto foi geral. Ao pegar a bacia e toalha, Jesus agia como um escravo. Pior: exercia uma actividade que um judeu, mesmo na condição de servo, não aceitava fazer.

Pedro reagiu a seu modo: ah, meus pés o Senhor não vai lavar, “nem que a vaca tussa”. Só aceitou a contra gosto, quando viu que não ia convencer Jesus do contrário.

Depois Jesus afirmou: “vocês me chamam de mestre e Senhor; e dizeis bem, pois eu o sou…” E aí veio a “bomba”: quem quer me seguir faça à mesma coisa. Cristo, no seu momento derradeiro, queria deixar claro que tipo de relação Ele queria entre seus seguidores. E foi “exagerado” para não deixar dúvidas: nada de copiar as estruturas de poder conhecidas. Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos…

Será que Jesus teve uma revelação das tentações futuras que seus discípulos enfrentariam? Ou seu alto conhecimento sobre o ser humano já dava pistas de que esta era uma questão traumática? De qualquer forma Ele “acertou na mosca”. Quantos cristãos não vivem exercendo formas de poder baseadas na força e na arrogância? Quantos, com um “cargozinho” ou missão, não se comportam como se tivessem “um rei na barriga”? Menosprezam, querem honras e reconhecimento. E o mundo perde a oportunidade de reconhecer, nestes cristãos, o Jesus extraordinário, revolucionário, libertador do evangelho. Porque enfraquecemos Suas palavras, Seus gestos, com nosso contra-testemunho. Uma pena!
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: