Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Por que orar?  (Lida 1211 vezes)
docenuvem
Moderador(a) Categoria

« em: 04 de Abril de 2007, 13:39 »

1 - Sendo Deus sabedor de tudo o que acontece,
soberanamente justo e bom, por que orar?
Deus realmente sabe o que cada espírito precisa no
momento em que se encontra.
Ter o hábito da prece é importante, a fim de
se autoconhecer, fazendo uma reflexão sobre o que
realmente é importante para sua evolução espiritual.
Na oração sincera estão presentes os reais interesses
e preocupações, além, dos valores mais importantes
de cada um, pois ao pedir e agradecer a Deus cai a
“máscara social” que, às vezes, engana até o
seu portador.

2 - Deus sempre ouve e atende as preces?
As preces são ouvidas por seres espirituais
mais evoluídos, os benfeitores, tornando possível
a intervenção a favor daquele que ora.
Sempre há auxílio divino, porém, cada um é atendido
na medida do seu merecimento.
Muitas vezes, porém, o pedido é algo que não
auxiliará na caminhada evolutiva ou que irá privar o espírito
de provas ou expiações importantes, que terão que ser
retomadas adiante, em momentos, talvez, mais difíceis.

3 - Muitas vezes, a resposta divina à oração não é compreendida.
Através da oração, o espírito não deixa de vivenciar
as dificuldades, mas torna-se receptivo ao auxílio do seu
espírito protetor, que proporciona coragem e amparo espiritual.
Esse auxílio pode vir em forma de um ombro amigo,
uma leitura edificante, uma conversa, uma inspiração.
O que acontece, muitas vezes, é que o indivíduo, fechado em
seu orgulho e egoísmo, não percebe a ajuda, achando
que ela não aconteceu.

4 - A prece auxilia na realização da reforma íntima.
Ao pensar sobre a própria vida, é importante não
se comparar com os outros; essencial é analisar
e compreender sua própria marcha evolutiva, visando
ao progresso em sabedoria e amor.
Quem ora deve atentar para atitudes como deixar de
lado o imediatismo e o egoísmo, analisando sobre a
conveniência do que é pedido, pois a oração
 não substitui o esforço próprio; compreender
o caráter expiatório de alguns males do corpo,
aliando a medicina terrena à prece e ao passe;
assimilar que não é possível “negociar”
favores espirituais, tentando subornar
 a espiritualidade com promessas;
e vivenciar valores éticos, com uma conduta
embasada nos ensinamentos de Jesus,
que aproxima o espírito da misericórdia divina.
Registado

"Dentro de vinte anos, você lamentará mais
as coisas que não fez, do que as coisas feitas.

Por isso, solte as amarras e abandone o
porto seguro.

Segure os ventos em suas velas.

Explore.
Sonhe.
Descubra!"

(Mark Twain)
414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #1 em: 04 de Abril de 2007, 15:50 »

Orar ao nosso Deus YHWH significa colocarmos-nos debaixo da sua protecção e reconhecê-lo como nosso Deus.
Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
Rita*
Coronel

« Responder #2 em: 06 de Abril de 2007, 04:36 »

O PÃO DA VIDA ETERNA Excalmação  ideia

Qual é o alimento que nos faz viver Interrogação

Todos corremos,

Consciente ou inconscientemente

Atrás de algo que nos serve de alimento,

Algo que nos dá alento

Para suportar o quotidiano,

E nos possa deixar viver.

Não falemos da nossa dieta,

Para as nossas exigências de saúde,

Falemos sobretudo do afecto

Que nos move interiormente,

Falemos da paixão que nos arrasta,

Falemos da fome que nos inquieta,

Falemos dum coração ávido

Em busca de correspondência.

Falemos do Pão da Vida,

Aquele que Jesus nos oferece,

O único que mata todas as fomes,

Que sacia todos os famintos,

Que renova todas as forças

Que dá uma nova vida,

Porque é Pão de Vida Eterna.

E é Pão de Vida Eterna
porque sacia em plenitude,

quem desejar salvar a sua vida ;

e quando a dádiva é total,

a salvação encontrada,

chama-se Ressurreição.

É que Jesus entregou a Sua vida,

Uma Vida na totalidade,

Para a totalidade das pessoas,

Que estiverem dispostas

A aceitar as condições

De uma adesão sem limites.

A lógica do  Evangelho,

Que é a mensagem de Jesus,

É a lógica mais profunda da vida,

Porque viver é uma contínua doação,

E o homem eterniza-se,

Na medida em que se vai doando.

E o Pão da Vida Eterna,

Que Jesus nos deixou,

É uma perfeita doação,

Que nos alimenta,

Que nos faz viver,

E nos faz eternizar.

“Eu sou o Pão Vivo
Que desceu do Céu.

Se alguém comer deste Pão,

Viverá eternamente”.

(Jo.6,51).

Registado
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #3 em: 06 de Abril de 2007, 10:18 »

Por que orar se Deus já conhece o nosso coração?

Leia o Salmo 139, 1-10
Deus nos conhece, pois fomos feitos por Ele. Posso imaginar um oleiro com sua maravilhosa criação: um belo vaso! Ele sabe todas as curvas, todas as formas, a quantidade exacta de barro que utilizou, e até a profundidade do vaso.

Ele conhece o vaso por inteiro! Assim também acontece com a relação entre o homem e Deus. Ele conhece a nossa maneira de pensar, de agir e de falar. Por isso é esperado que nós como filhos de Deus tenhamos as mesmas acções e reacções de Deus!

David neste belíssimo Salmo expressa a omnisciência de Deus. Mas muito mais que apenas um título dado pela Sociedade Bíblica, o autor expressa uma grande intimidade com Deus:

- Somos ouvidos por Deus, pois temos o carácter de Cristo
- Devemos ter intimidade na busca de Deus

Ao Imaginar David a escrever este Salmo, fico a imaginar o tamanho da intimidade que tinha com Deus. Este homem era revestido de tal nível de amizade com o Todo Poderoso que era capaz de dizer que Ele conhecia o seu coração por inteiro. Esse é o fundamento de uma boa amizade: a amostragem do interior. Com isso posso dizer que David era ousado ao mostrar-se a Deus de forma nua e clara e por isso o Senhor o conhecia. Não estou aqui tentando retirar a omnisciência de Deus, mas expressar que ele nos fez capazes de sentir, de pensar, de agir de forma que pudéssemos expressar as nossas vontades e desejos. Mas ao mesmo tempo, ao ler este salmo, fico a pensar:

- Porque Orar se Deus já conhece os meus sentimentos, desejos, vontades?

E a resposta pode ser clara: Deus quer ter diálogo connosco!

A expressão de uma amizade é muito mais do que confiança, mas envolve conversas, desacordos, ajuda... Isso é diálogo. Você já se perguntou porque, depois de comer uma deliciosa sobremesa e estar de barriga cheia, deseja comer mais? Isso acontece porque aquele é um alimento saboroso para você. Poderíamos então pensar que Deus conhece os nossos corações, mas devemos orar, pois isso é saboroso para Deus, mas com um grande diferença: Ele nunca se cansa de falar connosco. Aliás, o seu desejo é compartilhar connosco as suas ideias, vontades e planos para a sua vida.

Vejamos agora três pontos básicos do porque devemos orar, mesmo Deus conhecendo o profundo do nosso coração:

1) A Oração traz resultados

Sabemos que Deus é amor. Em toda a história da humanidade ele tem se mostrado de tal forma e mais do que isso, ele tem se mostrado fiel à sua Palavra. Sabemos que a oração é muito mais do que podemos imaginar, pois esta movimenta o espiritual de uma forma tão maravilhosa que provoca consequências no natural.

Veja o que diz Tiago 5, 16

Veja neste versículo duas particularidades:

- A oração feita pelo Justo traz resultados.

Quem são os justos senão aqueles que foram justificados pelo sangue de Jesus na cruz e para qual, segundo o apóstolo Paulo, não há mais condenação. Os justos são aqueles que vivem segundo a lei do Espírito de vida em Cristo Jesus, portanto, os justos são os que têm o carácter de Cristo formado no seu coração e mente.

- A oração feita na Palavra de Deus (de acordo com a Palavra de Deus) toca e movimenta o coração de Deus.

Veja estes dois exemplos:

Êxodo 33, 12-17 e Mateus 15, 21

Na história do Êxodo vemos que Deus manda o povo tomar a terra, mas expressa algo chocante: Ele não acompanharia o povo. Moisés vai à tenda da congregação para dialogar com Deus e pede para que Deus vá com eles. Gosto do jeito que Moisés coloca as suas palavras da forma que um diálogo entre amigos é estabelecido. Ele diz: se você não for, eu não vou!

Comece a perceber o grau de intimidade que Moisés tinha com Deus e que, por meio da graça de Cristo, podemos ter também. Podemos chegar diante dele e reclamar a sua presença, como fez Moisés, ou mesmo clamar por uma promessa feita por Deus. Isso é amizade. Você tem liberdade para fazer isso!

Com relação ao texto de Mateus, vemos que também houve um diálogo. Entendo que Jesus veio para salvar, libertar, curar, segundo a profecia de Isaías 61 e por isso Ele não poderia negar a si mesmo, mas uma condição de diálogo deveria ser estabelecida entre uma mulher e Jesus; uma intimidade deveria ser formada. Veja que ele não deixa até que a resposta seja dada. E que resposta seria essa? A resposta de um Jesus que ela ouvira falar eu curava, libertava a todos que vinham a ele. Quando Jesus disse que só poderia fazer tal milagre para os filhos da promessa, ela deve ter pensado: Mas eu pensei que fosse você o tal de quem me falaram. Mas só pode ser você... Todas as descrições batem com o seu perfil. Eu creio que é você. Vou insistir mais um pouco. Depois de dialogar por mais um pouco a fé daquela mulher fortaleceu-se e era isso que Jesus precisava naquele momento. A mulher tocou o coração de Jesus.

Três coisas que claramente tocam o coração de Deus:

• A justiça mediante a fé
  • A Intimidade como de um amigo
  • Adoração

Todas as três revelam o carácter de Cristo nas nossas vidas: Fomos justificados, podemos ter intimidade com Deus e adorá-lo no mais lindo lugar.

Toda vez que uma oração foi feita baseada na Palavra, trouxe resultados magníficos, pois a oração toca o coração de Deus.

2) Pela Oração Deus revela-nos a solução para os nossos problemas

Leia Filipenses 4, 19

Assim que lemos este verso de Filipenses devemos avaliar que Paulo era missionário e necessitava de suporte para o seu ministério e creio que pedidos muitas vezes foram feitos para que essa ajuda chegasse às suas mãos. Ele mesmo, Paulo, faz uma declaração de fé, mediante uma ajuda dada pelos irmãos filipenses num tempo de dificuldades. Mas o que eu quero enfatizar neste verso é que um pedido foi feito e uma resposta foi dada.

A oração é o meio pelo qual Deus sabe se o que há no nosso coração é importante ou não para nós! Expressamos o que sentimos, o que valorizamos através de acções, mas as mais marcantes são as nossas palavras. A oração agregada à fé demonstra o que Deus quer ouvir. Mas o que poderíamos definir como fé?

“A fé é a confissão (prática no acto de falar) da vontade declarada do Pai ao homem”.Veja que ter fé não é algo tão difícil. Deus já declarou a sua vontade e cremos que Ele é um Deus fiel e bondoso, que nunca falha com os seus compromissos, por isso cremos e esperamos. Isso é ter fé: Crer que Deus fez a promessa e que não falha ou volta atrás.

Leia Marcos 11, 20-22

Cristo não ficou espantado com o que aconteceu com a figueira, mas parece-me que Pedro ficou... É como se ele nunca tivesse experimentado o poder que a intimidade pode trazer através da oração e Jesus dá-lhe uma dica importantíssima para trazer à realidade o que pedimos nas nossas orações: Tenha Fé em Deus. Podemos também entender que os ensinos bíblicos são todos voltados para um entendimento de quem é Deus e de que, depois da ressurreição de Cristo, resgatamos a semelhança que havia desde o princípio da criação do homem. Dizemos que Jesus estava querendo dizer: “Pedro, é só você conhecer a Deus e ser igual a ele!” E onde a fé entre nessa história? O ser igual a Deus engloba, como já falamos anteriormente, no agir como Deus age, pensar como Ele pensa e falar como Ele fala, mas também vai um pouco mais, além disso; Cristo pretende dizer: “Tenham a mesma fé de Deus”.Algumas pessoas, por falta de sabedoria dizem que Deus não tem fé e que tal frase seria uma completa heresia, mas veja que Deus não nos dá nada que não venha d'Ele, ou como disse Jesus, “Não faço nada que não tenha visto o meu Pai fazer”.A Fé provém de Deus e é originada em Deus, para Deus. Portanto, Deus é um Deus de fé. Então Jesus, ao falar aquilo, explica-nos um pouco mais. Ele também diz: “Fale com a mesma fé de Deus” ou “Ore com a mesma fé de Deus”. “Por isso, vos digo: tudo quanto pedirdes na oração crede que já o recebestes e haveis de obtê-lo.” Marcos 11:24

Quando oramos com fé, o sobrenatural é movimentado e Deus tem a nossa autorização para agir na nossa vida. Vamos ver mais dois exemplos que demonstram a importância de orarmos e sabermos que ele irá providenciar a resposta:

Leia Salmo 55, 17

Leia I João 5, 14-15

3) Na oração o Senhor ensina ao teu espírito

Enquanto estivermos debaixo da orientação do Senhor, o seu Espírito estará pronto a nos ajudar em todas as coisas.

Leia Romanos 8, 26-27

Existem três palavras que me chamam a atenção no verso 26:

Auxílio – Nos ajuda, nos suporta, nos auxilia.
Fraqueza – Incapacidade para produzir resultados; falta de força.
Intercede – Ele não ora por nós, ele nos ajuda.

O Espírito Santo ajuda-nos naquilo que não conseguimos realizar na carne, mas ensina-nos a continuarmos a permanecer no Espírito e a viver da forma que Deus preparou para que vivêssemos.

Uma coisa que o Espírito nos ensina é a orarmos como devemos, ou seja, a falarmos da forma que Deus quer ouvir e isso é muito importante. Quando permanecemos no Espírito estamos em contacto directo com o Espírito Santo e assim temos a revelação da vontade de Deus. Isso é muito maravilhoso! Estar em contacto permanente com Deus através do seu Espírito treina o nosso espírito a viver da forma que Deus espera que vivamos. Veja este versículo segundo a visão que estamos tendo:

“O Espírito Santo nos ajuda, contra o que não entendemos, para através da Palavra e da oração e pelo nosso próprio espírito, possamos ter o pleno conhecimento e entendimento da vontade de Deus”.

Lembre-se que David, ao escrever o Salmo 139, queria expressar intimidade profunda com Deus. David sabia que ao se colocar diante de Deus, ele estaria conhecendo-o mais e deixando Deus o conhecer.

Viva uma vida de oração como esta: Tenha a certeza de que Deus o recompensará e que a cada dia você se parecerá mais com Ele.

Que Deus te abençoe rica e abundantemente.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Rita*
Coronel

« Responder #4 em: 06 de Abril de 2007, 14:52 »

A TENTAÇÃO DE CRISTO  Excalmação

Depois do baptismo,
Jesus foi levado ao deserto pelo Espírito Santo,
Suportou, orando, quarenta dias e quarenta noites de jejum.
O demónio, transformado em anjo esplendoroso,
tentou levar Jesus várias vezes à grandes tentações!
Jesus expulsou-lhe energicamente
e não deixou-se cair em pecado!
Pelos sofrimentos suportados, nós lhe adoramos,
Jesus Amado!
Quarenta dias e quarenta noites frente à tentação,
O outro nome acordado para a humana obsessão.
Mas JESUS foi a Luz que clareou a escuridão,
Iluminando o perturbador com a Sua Compreensão.
Amar o próximo como a ti mesmo, ó meu irmão,
É o mais seguro Remédio pra terrena solidão,
Pois é o Amor Fraterno que aquece o Coração.

Registado
414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #5 em: 07 de Maio de 2007, 18:36 »

Contra as tentações, ajudai-nos Senhor.
Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
Rita*
Coronel

« Responder #6 em: 08 de Maio de 2007, 18:27 »

ORAÇÃO DA FÉ  Excalmação

Senhor Deus, criador do céu e da terra, poderoso é o vosso nome,
grande é a vossa misericórdia.
Em nome de vosso Filho Jesus Cristo, recorro a vós neste momento
para pedir benção para minha vida.
Que vossa divina luz incida sobre mim.
Com vossas mãos retirai todo o mal, todos os problemas e todos os
perigos que estejam ao meu redor. Que as forças negativas que me
abatem e entristecem, se disfarçam no sopro da vossa benção.
O vosso poder destrua todas as barreiras que impedem o meu
progresso.
E do céu vossas virtudes penetrem no meu ser, dando-me paz, saúde e
prosperidade.
Abra Senhor, o meu caminho.
Que meus passos sejam dirigidos por vós, e que eu não tropece na
caminhada da vida.
Meu viver, meu lar e meu trabalho sejam por vós abençoados.
Entrego-me em vossas mãos poderosas na certeza de que tudo eu vou
alcançar.
Agradeço em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amén

Rosa
Registado
26-02-44
Tenente

O Senhor é meu Pastor. Nada me falta.

« Responder #7 em: 16 de Junho de 2007, 22:02 »

Jesus orava ao Pai.
Nós, ao O imitarmos sentimos a necessidade de orar ao Pai.
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: