Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 12   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Oração da Manhã  (Lida 38930 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #60 em: 12 de Abril de 2007, 09:32 »

Oração da Manhã
4ª-feira

Nestes dias - ainda de Páscoa! - sabe bem acordar com a Oração da Manhã

Oração da Manhã-11 de Abril

Devagarinho,
No meu jeito fraco e débil,
Saiba eu dizer a Tua ressurreição.

Diga este dia,
A secreta vitória da vida.

Que ele seja o anúncio do Teu reino
No bairro,
No trabalho retomado
E nas tarefas repetidas
Que, de súbito,
Ganham a dimensão do cântico de Aleluia.

Que o meu dia,
Ainda que velado por dúvidas e medos,
Possa abandonar-se, confiante
E ser o rosto do Teu amor partilhado.

E que em cada hora eu proclame que, ressurgido,
Tu connosco caminhas lado a lado.
E que sempre nos guardas.
E sempre nos envias.

Louvor a Ti, que no mistério do túmulo vazio,
Nos transformas em Tuas testemunhas...

MARIA TERESA FRAZÃO
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Trofa
Administrador(a)

« Responder #61 em: 12 de Abril de 2007, 09:58 »

Oração da Manhã

5ª-feira
12 de Abril

Prostrada por terra, a minha alma rejubila perante a grandeza do Cristo ressuscitado. O amor eterno do Pai exprime-se no Filho e com Ele é um só, e a sua alegria consiste em gerar e criar, em cada instante do seu ser. Seu Filho não podia ficar nos grilhões da morte; se cria do nada todas as coisas, também dá vida nova a quem regressa ao nada, depois de revelar o Seu nome e de o testemunhar diante dos homens. O amor eterno não ama durante algum tempo, cem anos que viva alguém no presente. Ama-o eternamente; quando a morte o surpreende, Deus o cria novamente, agora transfigurado, à imagem de seu Filho ressuscitado.

PE. LUÍS ROCHA E MELO
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #62 em: 13 de Abril de 2007, 14:48 »

Oração da Manhã

6ª-feira
13 de Abril

Jesus, depois de teres conhecido a obscuridade do túmulo, és agora a nossa Luz.
Tu iluminas a experiência que fazemos das noites mais duras, na esperança de uma claridade sem fim.

Cristo, vencedor de todas as trevas, dá-nos a fé que pode leva-nos a viver como ressuscitados.
É na tua Luz que nós vemos a Luz.

MARIA VICTOR
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #63 em: 19 de Abril de 2007, 11:49 »

Oração da Manhã

2ª-feira

16 de Abril

Os dias tornam-se claros, Senhor.
À medida que as horas de luz aumentam, parece que cresce também a extensão interior do tempo.
Gosto do pleno azul dos céus, pois ele nos restitui o sabor indiviso da Tua plenitude.
Gosto da nitidez que a matéria ganha, porque sei que nela se manifesta a evidência do Espírito.
Gosto de pensar que hoje subirei pelas ruas iluminadas de sol, pois isso espelha a Tua promessa de que venceremos a vida penumbrosa e sombria.

JOSÉ DE MENDONÇA
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #64 em: 19 de Abril de 2007, 11:51 »

Oração da Manhã

3ª-feira

17 de Abril

Senhor, quando ouvimos as narrações sobre as primeiras comunidades cristãs, ficamos algo perplexos:
“tinham um só coração e uma só alma - dizem-nos os Actos dos Apóstolos - e ninguém chamava seu ao que lhe pertencia, mas entre eles tudo era comum”.
Vemos aí os reflexos duma “Boa Nova” que transforma vidas em profundidade.
É certo que talvez sejam descrições algo idealizadas;
as circunstâncias da vida em sociedade também mudaram muito;
e, de qualquer modo, sentimo-nos pouco capazes
de seguir esse ideal até ao fim.
Mas, Senhor, não é inútil ouvir proclamar estes textos:
ressalta aqui sempre uma novidade de vida que nos surpreende e interpela.
Sentimos que ser cristão vai muito para além
do que conseguimos viver no nosso quotidiano modesto e frágil.
E entendemos que importa, sobretudo,
pôr-se a caminho, na escuta do Espírito de liberdade e de santidade.

JOSÉ EDUARDO BORGES DE PINHO
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #65 em: 19 de Abril de 2007, 11:52 »

Oração da Manhã

4ª-feira

18 de Abril

Não permitas, Senhor, que me deixe aprisionar por esta pena de mim, esta lamúria com que respondo «que vou andando» ou «que a vida é assim».

Digo estas palavras sem pensar, mas sei que não anunciam o Teu reino.
Desculpo-me com o pretexto de que passaram as festas e regressei aos trabalhos cansativos, rotineiros.

Por Tua graça, deixa que o sol invada o dia
E ensina-me esse jeito que deixaste aos Teus Apóstolos de Te dizerem ressurgido para que confiante e liberta de mim, eu dê a cada encontro uma palavra de vida, uma que seja,
e o testemunho de um sinal que o Teu Espírito inesperadamente sopra.

MARIA TERESA FRAZÃO
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #66 em: 19 de Abril de 2007, 11:54 »

Oração da Manhã

5ª-feira

19 de Abril

O abandono apoderou-se da minha alma, Senhor, incapaz de tocar a fímbria do teu manto e refrigerar-se no sabor delicioso da tua presença. Sei que os meus gostos não são os teus gostos e que a tua mão direita não se afastou de mim. Sei que o desejo é uma fonte, mas não importa beber no que é meu. Nasce uma prece que me transcende e cujo sentido não se pode definir: quero o que Tu queres, Senhor, e não o que eu desejo. Quero seguir o caminho que apontas, e não a veleidade de um desejo que não passa de miragem à superfície. Paradoxo inacreditável: afinal o meu desejo, lá no fundo, é querer o que Tu queres, agora e sempre, Ámen.

PADRE LUÍS ROCHA E MELO
« Última modificação: 20 de Abril de 2007, 10:24 por Trofa » Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #67 em: 20 de Abril de 2007, 10:27 »

Oração da Manhã

6ª-feira

20 de Abril

O abandono apoderou-se da minha alma, Senhor, incapaz de tocar a fímbria do teu manto e refrigerar-se no sabor delicioso da tua presença. Sei que os meus gostos não são os teus gostos e que a tua mão direita não se afastou de mim. Sei que o desejo é uma fonte, mas não importa beber no que é meu. Nasce uma prece que me transcende e cujo sentido não se pode definir: quero o que Tu queres, Senhor, e não o que eu desejo. Quero seguir o caminho que apontas, e não a veleidade de um desejo que não passa de miragem à superfície. Paradoxo inacreditável: afinal o meu desejo, lá no fundo, é querer o que Tu queres, agora e sempre, Ámen.

PADRE LUÍS ROCHA E MELO
Registado

Rita*
Coronel

« Responder #68 em: 24 de Abril de 2007, 17:09 »

Oração da Manhã  Excalmação Interrogação Excalmação

Bendito sejais, meu Deus, porque ainda me conservais a vida, Fazei, Senhor, que seja para vos servir.

Glória vos seja dada, ó Trindade Santíssima, por mim e por todas as criaturas, agora e por todos os séculos. Amém. Não permitais, Senhor, que eu tenha menos cuidado da minha alma, que do meu corpo; nem que ela seja despojada da preciosa vestidura da graça divina.

Adoro-Vos, ó meu Deus, e vos agradeço os muitos benefícios que me tendes feito na alma e no corpo, especialmente o de me terdes guardado esta noite e conservando a vida até este dia. Quero, senhor, emendar-me dos defeitos em que costumo cair muitas vezes e fugir de todas as ocasiões de pecar. Ó meu Deus, concedei-me a graça de cumprir este propósito e de viver até a morte na vossa graça e no vosso santo amor.

Bendito, louvado e adorado seja o Santíssimo Sacramento do altar, e bendita seja a puríssima Conceição da Bemaventurada Virgem Maria, concebida em graça e sem mácula do pecado original desde o primeiro instante do seu ser. Amém.

Oferecimento do dia  Excalmação Interrogação Excalmação

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Santíssimo Coração de Jesus, e pelo Coração Imaculado de Maria, as orações, obras e sofrimentos deste dia, em reparação de nossas ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo divino coração está de contínuo a interceder e sacrificar-se em nossos altares. Eu vo-los ofereço de modo particular pelas intenções recomendadas aos associados do Apostolado da oração neste mês.

Actos de Fé, Esperança e Caridade  Excalmação Interrogação Excalmação

Meu Deus, creio em Vós e em tudo o que revelastes, porque sois a suma verdade. Espero em Vós, porque sois infinitamente misericordioso. Amo-vos, porque sois infinitamente bom e amável. E por amor de Vós, amo o meu próximo como a mim mesmo.

Consagração a Nossa Senhora  Excalmação Interrogação Excalmação

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós e, em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e todo o meu ser; e porque assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.

V. Lembrai-vos que vos pertenço, terna Mãe, Senhora nossa.
       R. Guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa.

Ao Anjo da Guarda
       Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador. Se a ti meu confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina. Amém.

Angelus  Excalmação Interrogação Excalmação

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
       R. E Ela concebeu do Espírito Santo.
       Ave Maria...

V. Eis aqui a escrava do Senhor.
       R. Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.
       Ave Maria...

V. E o Verbo de Deus se fez carne.
       R. E habitou entre nós.
       Ave Maria...

V. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
       R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos
       Infundi, Senhor, em nossos corações a Vossa graça, nós vos suplicamos; a fim de que conhecendo pela embaixada do Anjo a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pelos méritos de Sua Paixão e Morte cheguemos à glória da ressurreição pelo mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor. Amén.

Registado
Rita*
Coronel

« Responder #69 em: 24 de Abril de 2007, 17:54 »

A Oração do casal  Excalmação Interrogação Excalmação

Homem e mulher que deixam pai e mãe partem rumo ao belíssimo desafio da vivência da unidade, contam com a graça de estado do matrimônio. “Aquilo que Deus uniu, não o separe o homem” (Mc 10,9).

Só Deus é uno, só a Ele pertence o caráter de ser único, portanto somente Deus pode transmitir a unidade aos que O buscam e n’Ele crêem... “Que todos sejam um; como tu ó Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles estejam em nós” (Jo 17,22).

O matrimônio é um sacramento celebrado pelos cônjuges e abençoado pela Igreja, na pessoa do sacerdote. Porém, é essencial que ambas as partes, homem e mulher, tomem consciência de que, desde a bênção nupcial, a unidade entre eles se faz perfeita.

Percebe-se então, com clareza, que esse sacramento não é uma sociedade humana. Tampouco o é um reconhecimento, por parte da Igreja, de um casal que já vivia junto e passa a viver sob a bênção de Deus.

Desde o princípio, o homem e a mulher foram criados para serem unidos e viverem o mistério da unidade em Deus. Unidade semelhante àquela vivenciada pela Santíssima Trindade. É a experiência mística de aprender a amar ao seu “próximo mais próximo”, como a si mesmo.

Nesse relacionamento, onde Deus gera a unidade, existe continuamente uma batalha espiritual a dois. Um cônjuge está sempre erguendo o outro no momento de uma possível queda, pois Deus nunca permite que ambos caiam ao mesmo tempo.

Os cônjuges vêem a imagem de Jesus Cristo nas suas faces e assim aprendem a amar-se. No entanto, se existe uma batalha espiritual no relacionamento matrimonial, se o inimigo de Deus tenta de todas as maneiras destruir os casamentos, faz-se necessário que os esposos estejam sempre muito bem armados para se defenderem.

No mundo hodierno, dificilmente os cônjuges têm a consciência do que é o matrimônio. Normalmente, quando surge uma situação mais difícil ou mesmo uma pequena discordância de idéias, ambos reagem humanamente, tantas vezes assumindo posturas precipitadas, ignorando as armas que Deus põe em suas mãos, por ocasião do casamento.

Os casais têm a missão de fazer seu matrimônio cada vez mais santo. Para que esse objetivo seja atingido, faz-se necessário uma labuta incansável, uma lapidação da pedra bruta, do diamante, para que ele, transformando-se em brilhante, reflita Jesus Cristo para todos os que o cercam e d’Ele têm sede.

A vida espiritual é dinâmica. O Espírito Santo é a Espada Santa de todo casal. Quantas palavras incompreendidas e duras podem ser trocadas entre os esposos que ainda não sabem que sua união é sinal vivo e eficaz de Jesus!

Portanto, um casal precisa orar junto, tendo em vista o carisma de sua unidade. Homem e mulher, tornados um pelo sacramento do matrimônio, necessitam rezar. Essa oração não pode ser apenas pessoal, ela precisa acontecer no casal. A perfeita unidade da alma e do corpo cultiva-se pela oração.

Quantas vezes os casais propagam sua unidade intelectual e de corpos, mas não experimentam ainda a união de suas almas! Uma harmonia perfeita no casamento deve ser fundada, alicerçada em Jesus.

O casal que, reconhecendo sua pequenez enquanto pecadores, mas sua grandeza por sua filiação divina, coloca-se totalmente carente e despojado diante da única e verdadeira fonte de amor e sabedoria e lá derrama suas almas, viverá plenamente as graças de sua unidade. “Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estou no meio deles” (Mt 18,20).

A oração do casal leva-o a perceber que seu matrimônio não se situa mais no plano humano. Esse modo de orar aprofunda pois a unidade do casal no mistério da unidade divina.

Se a oração do casal é algo tão maravilhoso, frutuoso e que tanto agrada ao coração de Deus, por que não acontece sempre? Muitas vezes, sob a desculpa de sono ou cansaço, os cônjuges são confundidos pelo inimigo de Deus e as justificativas, parecendo legítimas, adiam ou impedem que a graça se derrame mais e mais sobre os esposos.

Um casal unido em Jesus terá uma família fundada na Rocha. Satanás tenta impedir essa harmonia. Ao casal cabe enfrentar essa batalha, com a Espada Santa do Espírito e prostrar-se diariamente aos pés da cruz do seu Redentor, para clamar por sabedoria e unidade, gemer pela graça de poder perdoar-se mutuamente e acima de tudo de se amar de modo verdadeiro.

Os esposos que oram juntos, que recebem a Eucaristia em conjunto, fazem frutificar seus talentos e nutrem-se espiritualmente. Não mais caminharão tendo o mundo e seus valores como modelo, mas Cristo e, com destemor, enfrentarão todas as batalhas e desafios advindos do fato de viverem no mundo, sem a ele pertencerem.  Arco íris

Registado
Trofa
Administrador(a)

« Responder #70 em: 10 de Julho de 2007, 11:19 »

Uma Oração para iluminar o coração dos pais:

Quero apresentar-te, Senhor, nesta manhã
todos os pais e mães, a quem confias a tarefa de ajudar os filhos a crescer,
a serem homens e mulheres de bem,
capazes de enfrentar o seu futuro com coragem e dignidade.

Peço para eles aquela palavra de sabedoria
que ilumine e convença nas situações difíceis.

Dá-lhes capacidade de acolhimento para saberem escutar e perceber
os pequenos ou grandes dramas dos seus filhos.

Dá-lhes força para nunca desanimarem,
mesmo quando grande parte dos seus esforços parece ter sido em vão.

Senhor, fortalece e ilumina o coração de cada pai e de cada mãe,
para que sejam sempre fiéis à sua missão.
Registado

26-02-44
Tenente

O Senhor é meu Pastor. Nada me falta.

« Responder #71 em: 15 de Julho de 2007, 16:53 »

Obrigado por tudo, YHWH, meu Deus.
Continua a proteger-me, Te peço em nome de Teu amado Filho.
Amen.

Não te esqueças de todos os que de alguma forma contactam comigo (quer amigos, quer inimigos), e protege-os também a todos, como se me estivesses a proteger a mim.

Bem haja por tudo e obrigado, meu Deus.
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #72 em: 16 de Agosto de 2007, 13:41 »

Que formosos são sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que apregoa a boa-nova e proclama a salvação! A sua formosura não vem dele, mesmo que percorra montes e vales do mundo inteiro. Vem da Palavra que colocaste na sua boca, Senhor, e no seu coração. A tua Palavra está nele e ele está na tua Palavra: anuncia-a em teu nome, como porta-voz dos teus desígnios de amor e salvação. Não fala de si; não usa palavras da sabedoria humana nem forja argumentos rebuscados para impressionar os incautos; a sua palavra, por ser a Tua, apregoa a Boa-Nova e faz-se energia do Espírito Santo que renova a face da terra.

PE. LUÍS ROCHA E MELO
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #73 em: 17 de Agosto de 2007, 12:44 »

Nestes dias de verão, em que tantas vezes nos é possível conviver com crianças, havíamos de aprender a olhar longamente para elas, a escutar o que de mais fundo têm para nos dizer – ouvir o seu riso, observar o modo como brincam, como aprendem a jogar, como choram ou como nos dão sinais da ajuda que carecem.

Jesus, que também foste menino, permite que sejamos para as crianças a referência que esperam, a cumplicidade para a transgressão inofensiva, a companhia para os seus medos, o ‘não’ no momento exacto. Mas, sobretudo, permite Senhor, que encontrem em nós os braços abertos, a ternura e a alegria que as envolvam em todas as horas.

MARIA VICTOR
Registado

jocas
Major

« Responder #74 em: 05 de Setembro de 2007, 10:11 »

Peço-Te licença, Senhor, para iniciar esta oração elogiando a sogra de Simão Pedro.

Prostrada na cama por uma febre intensa, mal entraste, pediram-Te auxílio.
Resposta pronta a Tua, Jesus, que à cabeceira da enferma a libertaste deste mal.

Mas ela logo se ergueu para servir os convivas, para Te servir a Ti.
A melhor forma de dizer a sua gratidão foi pôr-se ao serviço de todos e assim ao Teu serviço.

Imploro-Te, Senhor, que sem esquecer esse sinal do Teu poder nem a Tua solicitude pelos que sofrem, se entranhe em nós a força iluminada desta mulher que, sem discursos, dá testemunho vivo do que afirmaste «o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir».
Registado

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 12   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: