Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 12   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Oração da Manhã  (Lida 37426 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #15 em: 05 de Maio de 2005, 10:02 »

Hoje releio o relato das Bem-Aventuranças... O que Te peço Senhor é que seguindo essa extraordinária Mensagem possamos realmente descobrir que felizes são aquelas e aqueles que não se deixam cegar pela auto-satisfação ou pelo desânimo; felizes são os que não desistem de moldar, nas suas mãos frágeis, o sonho que os alenta; felizes são os que, engolindo o próprio medo, ousam as escolhas da misericórdia, da beleza, da Justiça; felizes são os inconformados, os sedentos, os mansos, os suplicantes; quantos aceitam, com humildade, transportar pela vida fora uma Alegria que é infinitamente maior que eles próprios, mas que fornece sentido a cada passo e à viagem.

JOSÉ DE MENDONÇA
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Trofa
Administrador(a)

« Responder #16 em: 06 de Maio de 2005, 10:40 »

Celebramos, hoje, a festa dos apóstolos Filipe e Tiago.
Filipe foi aquele que, entusiasmado com o que já tinha ouvido do Mestre acerca do Pai, um dia, arranjou coragem para lhe pedir: "Mostra-nos o Pai e isso nos basta".
Não obteve, porém, a resposta que, em sua miopia, esperava.
Em vez dela, Jesus lançou-lhe um novo desafio apontando-lhe o caminho exigente da fé: "Quem me vê, vê o Pai".  E, mais à frente, deixa-lhe a pergunta: "Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim?
Senhor, hoje, quero aprender com Filipe a manter sempre bem vivo o desejo de conhecer, cada vez mais profundamente, o Pai e a ter a coragem de Te saber pedir esse conhecimento, íntimo, seguro e nucleador do meu sentido de vida.
Nesta oração matinal, deixo ressoar em mim a resposta dada pelo Mestre a este discípulo buscador de Absoluto e de Essência: "Quem me vê, vê o Pai. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida" .

MANUELA SILVA
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #17 em: 09 de Maio de 2005, 15:29 »

Deus de Jesus Ressuscitado,
que inspiras os anunciadores do teu amor
em discursos como o de São Paulo em atenas,
oferecido na liturgia de hoje,
concede-nos apreço por cada experiência cultural, estima pelos diferentes acessos ao teu mistério,
escuta interior dos poetas,
olhar acolhedor das expressões artísticas,
compreensão pelas procuras desviadas do sentido profundo da vida.
Fortalece-nos o ânimo
para prosseguirmos firmes no anúncio do caminho cristão,
confiantes na força da Ressureição,
apesar de alguns troçarem
ou, gentilmente, adiarem a vontade de nos ouvir.
Neste dia, permite-nos a graça de um discursos sobre a fé simples e cativante,
entregando-te sempre, contudo, a escolha do momento e o processo oportuno para abrir os corações ao teu projecto de vida abundante.

CARLOS AZEVEDO
Bispo Auxiliar de Lisboa.
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #18 em: 10 de Maio de 2005, 09:21 »

Peço-te, Senhor, a alegria.
No mar das lágrimas,
Encapelado de inquietação,
Quando não há terra à vista
E o céu sem brechas se afoga nas vagas,
Nos dias do sorriso fechado,
Quando os meus olhos mergulham nos passeios
E não se erguem até ao rosto dos que comigo se cruzam,
Nas manhãs embebidas de ontem,
Que não decifram presente nem futuro,
E Tu dizes-me:
«Se guardares os meus mandamentos,
Permanecerás no meu amor».
E então, ao raiar do dia novo, hei-de escutar:
«Digo-te isto para que a Minha alegria esteja em ti
E a tua alegria seja completa».

MARIA TERESA FRAZÃO
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #19 em: 11 de Maio de 2005, 09:10 »

Acordei hoje com  uma espécie de neblina interior. Perdi quase cinco minutos a despir a resignação  e a murmurar "lá tem que ser"…
Por isso, Senhor,  peço-Te  hoje um  olhar de ressuscitado sobre os acontecimentos deste dia.
Não quero  espalhar o desencanto, mas a esperança.
Não quero falar de muros, mas de horizontes.
Não quero poisar noutros olhos um olhar tíbio, mas afirmativo.
Não quero defender-me, mas entregar-me.
Creio, meu Senhor, que esperas de cada um dos teus discípulos a capacidade de viver da alegria que lhes ofereces. Não uma alegria qualquer, mas a alegria completa, que é fruto do Espírito Santo e nos torna pacientes, mesmo na tribulação.
Com o mesmo tom de voz da samaritana, a pedir da água que mata definitivamente a sede, eu peço-Te esta manhã: dá-me, Senhor, dessa alegria.

JOÃO AGUIAR
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #20 em: 13 de Maio de 2005, 10:49 »

Eu, o Senhor teu Deus, amo-te como és e não me canso de ter amar e de te formar para que sejas imagem de meu Filho, Jesus Cristo. Não me digas «não é possível», porque Eu amo a tua própria fraqueza. Nunca ouviste S. Paulo dizer-te que é na fraqueza que a minha força se revela totalmente? Porque a receias como se fosse impedimento para te deixares amar por mim? Como o oleiro com a sua roda, sei fazer peças de arte com o barro informe. Só preciso que esse barro se deixe moldar, e não ponha resistências com o desejo, santo na aparência, de controlar a minha obra. Toma consciência das aparências de bem e deixa-as cair. Anda na minha presença como és, fraco ou miserável, sem medo nenhum. Dá-me apenas o teu coração, sem resistências.

P. LUÍS ROCHA E MELO
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #21 em: 14 de Maio de 2005, 08:09 »

Ó Pai da glória,
Ó Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo,
Concede-nos a luz da sabedoria para te conhecermos em plenitude,
E dissiparmos todas as nuvens que te escondem a nossos olhos…
Ilumina a fragilidade dos nossos gestos e a vida toda
Para nos desatarmos dos comodismos que apenas nos fazem olhar para o céu
Sem aterrar a vida no coração do amor…
Obriga a rendermo-nos à esperança a que somos chamados
Contra a realidade dos pessimismos e desencantos…
Enriquece-nos com o tesouro e a herança do teu poder
E coloca-nos a caminho de todas as nações
Enxertando todos em Ti, no Teu Jesus e no Espírito Santo!

JOÃO RIBEIRO
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #22 em: 15 de Maio de 2005, 10:58 »

Por vezes, na nossa cabeça, Senhor, a alegria equivale, mais ou menos, a um estado de isenção: é um dia de sol sem sombra alguma, um assobio límpido sem nenhuma quebra... É curioso que, a Maria, o Teu Enviado não avança garantias desse tipo. O que lhe diz é que o Senhor está com ela em todos os momentos e essa presença enche a vida de graça. Na verdade, também Maria será chamada a viver a Alegria num caminho cheio de ambiguidades, temores, incertezas, apenas conduzida pela confiança. Ensina-nos, Senhor, a reconhecer em qualquer situação a Tua presença que nos conforta, estimula e alenta.
JOSÉ DE MENDONÇA
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #23 em: 16 de Maio de 2005, 09:53 »

Senhor, nestes dias, que nos separam da celebração da grande festa do Pentecostes, quero louvar-Te pelo dom excelente que é o Espírito Santo, presente em toda a Criação e, de modo singular, no coração da mulher e do homem que, incessantemente, e através de todos os tempos, chamas à vida, à beleza e ao amor.

Espírito de Deus, faz-nos descobrir, contemplar e agradecer, com alegria imensa, este mistério da Tua Criação; dissipa as trevas dos nossos corações ainda tão empedernidos por apegos e ilusões e reconduz-nos à claridade prometida da vida na tua presença; encoraja-nos no caminho de uma existência justa e partilhada; anima-nos na busca incansável da unidade da Família Humana, para que todas as tuas filhas e filhos, na perfeita liberdade gozo, se sentem, um dia, na grande mesa festiva que para nós preparaste desde toda a eternidade.

MANUELA SILVA
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #24 em: 18 de Maio de 2005, 10:52 »

Estou a recordar-me Senhor duma resposta que certo escritor deu quando lhe perguntaram que coisa ele salvaria se, de repente, um incêndio grassasse em sua casa. Ele respondeu: "salvaria o fogo". No rastro da grande festa do Pentecostes, é isso que peço: dá-nos Senhor a sabedoria de salvar o Fogo. Não nos deixes trancados dentro de uma vida repetida e sem altura. Não nos deixes a viver de frases-feitas, gestos previsíveis, saberes completamente programados de antemão. Põe-nos a escutar o novo, o inédito, o surpreendente, onde o Teu Espírito Santo Se revela.

JOSÉ DE MENDONÇA
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #25 em: 20 de Maio de 2005, 10:33 »

"Confia em Deus e Ele te salvará, endireita os teus caminhos e espera n’Ele."

Diante das vicissitudes e dificuldades das nossas vidas, quantas vezes recordamos este conselho do sábio Ben Sira. Nem sempre, porém, ousamos apreendê-lo na sua totalidade.

Na nossa debilidade e impotência, queremos poder confiar em Deus e que Deus nos livre dos males que nos afligem, mas ignoramos o preceito que nos recorda que confiar em Deus de verdade implica endireitar os nossos caminhos tortuosos.
Senhor, nesta manhã, invoco o teu Espírito Santo: que a sua claridade ilumine as estradas das nossas vidas; que a sua força libertadora quebre as amarras que nos prendem a seguranças que o não podem ser, que o fogo do amor com que nos visitas acalente e fortifique o nosso coração na busca da beleza, da verdade e do sentido da nossa existência.

Senhor, nesta manhã, peço-te o dom de uma confiança sem entraves nem limites e a fidelidade a uma preferência, sempre renovada, pelos caminhos direitos.

MANUELA SILVA
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #26 em: 24 de Maio de 2005, 10:16 »

"Meu Deus, meu Deus a que me abandonaste?" Tomo estas palavras de Jesus na Cruz. Palavras que dizem a verdade daquela hora: a experiência de vazio e abandono, experiência de dádiva total até se ficar com nada ou com ninguém. Momento de desprendimento total. " Meu Deus, meu Deus a que me abandonaste?" E, contudo, esse é também o lugar para escrever o mistério da confiança.  Na Cruz  joga-se este paradoxo. Por um lado Jesus experimenta o que pode ser o abandono de um homem, o que pode ser  a terrível solidão de uma vida. Experimenta isso no máximo. E ao mesmo tempo testemunha o que pode ser a confiança total: ter a vida colocada completamente nas mãos do Pai. Ajuda-me Jesus a aceitar que essas duas coisas são possíveis, que este paradoxo é conciliável.

JOSÉ DE MENDONÇA
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #27 em: 27 de Maio de 2005, 09:48 »

"Quem se une ao Senhor, diz São Paulo, é um só Espírito com Ele".

Eu Te louvo, meu Deus, porque me chamaste a fazer a experiência da novidade da vida unificada, deixando acontecer em mim o mistério do Teu amor, que transfigura toda a realidade humana, mesmo nos seus aspectos mais comuns e gestos dos nossos quotidianos.

Hoje, contemplo essa presença transfigurante do Espírito, que vai rasgando os véus das minhas opacidades e, serenamente,  me vai apontando caminhos novos de mais luz e mais verdade.

A nossa vida de discípulos e discípulas de Jesus é a do caminho estreito e, por vezes, solitário, onde não faltam perigos e ciladas. Quantas vezes já o teremos experimentado. Tu o sabes, Senhor, porque seguias ao nosso lado e nos tomavas pela mão, na hora do desânimo ou da dúvida e, até, quando, em nossas errâncias, parecia que de Ti nos afastávamos.
Senhor, hoje, Te peço que o teu Espírito nos ensine a reconhecer, em cada dia, a Tua presença em nós, pois só ela transfigura e dá colorido à nossa existência; só ela nos conduz ao lugar certo do amor, da verdade e da justiça.

MANUELA SILVA
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #28 em: 30 de Maio de 2005, 10:08 »

Agradeço-Te, Senhor Jesus,
As estradas da informação,
Essa rede global onde ontem li,
Ao abrir o computador,
Que «o Corpo de Deus é a rua».
Que navegação foi a tua,
Meu irmão da net,
Para assim tocares as margens do mistério?
Hoje, Senhor Jesus,
Ao fazermos festa
Da Tua vida entregue,
Do Teu corpo repartido,
Do Teu sangue derramado,
É nas ruas e nas praças que Te encontramos.
Graças te dou,
Graças te damos
Por estilhaçares todas as paredes,
Romperes os muros,
E assim seres,
Hoje e sempre,
O Senhor fora.
Já não és Tu que estás em nós,
Somos nós que estamos em Ti,
Gentes de aldeias, vilas e cidades.
E é assim que rezo
A frase do meu irmão anónimo:
«O Corpo de Deus é a rua».

MARIA TERESA FRAZÃO
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #29 em: 01 de Junho de 2005, 09:12 »

«Celebremos os louvores dos homens ilustres, dos nossos antepassados através das gerações» --exorta-nos o Livro de Ben-Sirá…
Por isso, recordo e agradeço esta manhã, Senhor, os bons exemplos que influenciaram positivamente a minha vida: a entrega desinteressada do velho pároco da aldeia; a oração familiar, no final de um dia de trabalho, na lareira da cozinha de telha vã; a  sabedoria acolhedora dos professores nos bancos duros da escola; a escuta dos amigos a quem pedi conselhos…
Quantas e quantas ajudas respeitosamente discretas e pacientemente repetidas, sempre que não queria ouvir e me julgava a inaugurar a história, sem gratidão nem prudência!…

Alguns dos que agradecidamente recordo talvez oiçam, hoje, esta oração da manhã e, na sua humildade, porventura nem pensam que é deles que falo. Mas Tu que os conheces, Senhor, cobre-os com a doçura do Teu afecto e a certeza de que «as suas obras não foram esquecidas».

JOÃO AGUIAR
Registado

Páginas: 1 [2] 3 4 ... 12   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: