Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Algumas questões sobre a Bíblia  (Lida 3470 vezes)
blaster
Coronel

« em: 27 de Dezembro de 2006, 18:34 »

Pensei em criar este tópico para irmos colocando algumas questões e tentarmos encontrar as respectivas respostas. Penso que é um desafio interessante, contudo não sei se vocês vão gostar, mas mesmo assim vou começar.

Visto que absolutamente nenhuma profecia bíblica falhou (e há centenas), como alguém pode, realisticamente, permanecer incerto de que a Bíblia é de origem divina?

• Como exemplo temos o retrato gráfico de David acerca da morte de Jesus por crucificação (Salmo 22), mil anos antes de a crucificação ser estabelecida como uma forma de punição capital.
  • Como poderia um simples humano mirar com precisão a cidade natal do Messias sete longos séculos antes disso acontecer, como fez o profeta Miquéias?

Podemos começar com esta pequena reflexão.  Embaraçado
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #1 em: 27 de Dezembro de 2006, 18:41 »

começo por felicitar-te (K+) pela iniciativa Excalmação

Naquilo que puder participar, conta comigo... se bem que não estou hoje com a cabeça para isso  Desculpa

Mas aqui vai o retrato de Cristo na Cruz - quando um dia, abri a Biblia ao acaso e descobri este salmo fiquei estarrecida: parecia-me ler a descrição de cRisto na Cruz até porque Ele próprio gritou "Meu Deus, Meu Deus, porque me abandonastes?"

22 (21) A PAIXÃO DO JUSTO (Is 53)

Salmo individual de súplica. Exprime de tal forma a experiência do sofrimento, que se tornou modelo de densidade religiosa. Segundo Mt 27,46 e Mc 15,34, Jesus terá utilizado as primeiras palavras deste salmo como oração suplicante quando se encontrava na cruz. Vários outros versículos são aproveitados na narração da Paixão de Jesus (Mt 27,35.43.46). Por isso, este salmo ficou profundamente ligado à Cristologia. Na tradição cristã foi ganhando um timbre quase messiânico. Mas a sua possível ressonância messiânica está ligada à leitura especificamente cristã que dele se fez, pois depende da mais profunda valorização teológica do sofrimento pessoal; ora este era um aspecto menos notório no messianismo real.

1*Ao Director do coro. Pela melodia "A corça da aurora".
Salmo de David.

2*Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste,
rejeitando o meu lamento, o meu grito de socorro?
3Meu Deus, clamo por ti durante o dia e não me respondes;
durante a noite, e não tenho sossego.
4*Tu, porém, és o Santo
e habitas na glória de Israel.
5Em ti confiaram os nossos pais;
confiaram e Tu os libertaste.
6A ti clamaram e foram salvos;
confiaram em ti e não foram confundidos.

7*Eu, porém, sou um verme e não um homem,
o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe.
8*Todos os que me vêem escarnecem de mim;
estendem os lábios e abanam a cabeça.
9"Confiou no SENHOR, Ele que o livre;
Ele que o salve, já que é seu amigo."

10*Na verdade, Tu me tiraste do seio materno;
puseste-me em segurança ao peito de minha mãe.
11Pertenço-te desde o ventre materno;
desde o seio de minha mãe, Tu és o meu Deus.
12Não te afastes de mim, porque estou atribulado
e não há quem me ajude.

13*Rodeiam-me touros em manada;
cercam-me touros ferozes de Basan.
14Abrem contra mim as suas fauces,
como leão que despedaça e ruge.

15*Fui derramado como água;
e todos os meus ossos se desconjuntaram;
o meu coração tornou-se como cera
e derreteu-se dentro do meu peito.
16A minha garganta secou-se como barro cozido
e a minha língua pegou-se-me ao céu da boca;
reduziste-me ao pó da sepultura.

17Estou rodeado por matilhas de cães,
envolvido por um bando de malfeitores;
trespassaram as minhas mãos e os meus pés:
18posso contar todos os meus ossos.
Eles olham para mim cheios de espanto!
19*Repartem entre si as minhas vestes
e sorteiam a minha túnica.

20Mas Tu, SENHOR, não te afastes de mim!
És o meu auxílio: vem socorrer-me depressa!

21Livra a minha alma da espada,
e, das garras dos cães, a minha vida.
22Salva-me da boca dos leões;
livra-me dos chifres dos búfalos.

23Então anunciarei o teu nome aos meus irmãos
e te louvarei no meio da assembleia.
24Vós, que temeis o SENHOR, louvai-o!
Glorificai-o, descendentes de Jacob!
Reverenciai-o, descendentes de Israel!
25Pois Ele não desprezou nem desdenhou a aflição do pobre,
nem desviou dele a sua face;
mas ouviu-o, quando lhe pediu socorro.

26De ti vem o meu louvor na grande assembleia;
cumprirei os meus votos na presença dos teus fiéis.
27*Os pobres comerão e serão saciados;
louvarão o SENHOR, os que o procuram.
"Vivam para sempre os vossos corações."

28Hão-de lembrar-se do SENHOR e voltar-se para Ele
todos os confins da terra;
hão-de prostrar-se diante dele
todos os povos e nações,

29porque ao SENHOR pertence a realeza.
Ele domina sobre todas as nações.
30Diante dele hão-de prostrar-se todos os grandes da terra;
diante dele hão-de inclinar-se todos os que descem ao pó
e assim deixam de viver.

31*Uma nova geração o servirá
e narrará aos vindouros as maravilhas do Senhor;
32ao povo que vai nascer dará a conhecer a sua justiça,
contará o que Ele fez.
Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #2 em: 27 de Dezembro de 2006, 21:11 »

Ora aqui está um excelente tópico no qual terei todo o prazer de ir participando mediante as minhas modestas possibilidades.

Existem muitos livros religiosos no mundo que dizem muitas coisas boas.

Mas, somente a Bíblia está repleta de profecias - tanto já realizadas, como ainda por realizar. A Bíblia nunca errou no passado, e não errará no futuro. Isto sustenta a sua inspiração por Deus (2 Tm 3:16). Desde que Deus é o criador de todas as coisas (Is 44:24), então ele é também o criador do tempo. Tudo está debaixo do Seu controle. Somente Deus, então, sabe ao certo o que acontecerá no futuro, o nosso futuro.

Profecias cumpridas são uma forte evidência de que Deus é o autor da Bíblia porque, quando você calcula a probabilidade matemática de uma profecia ser totalmente cumprida, você rapidamente vê um projecto, um propósito e uma mão guiando os factos por de trás da Bíblia.

Se somente uma profecia houvesse falhado, então nós saberíamos que Deus não é verdadeiramente Deus, porque o criador de todas as coisas, inclusive do tempo, não poderia errar em predizer o futuro. Dt 18:22 diz, "quando o profeta falar em nome do SENHOR e essas palavras não se realizarem, então essa palavra não veio do SENHOR, o SENHOR não a disse. É insolência da palavra deste profeta. Não tenhais medo dele". Isaías 46:9-10 diz, "Recordai os tempos passados que Eu predisse. Eu sou Deus e não há outro. Não há nenhum deus semelhante a mim. Eu anuncio o futuro de antemão. Muito antes que suceda, já o prevejo. Digo: «O meu plano realizar-se-á; executarei a minha vontade.»

Eis alguns exemplos:

Nasceria da Semente de Mulher

Gn 3:15, Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta esmagar-te-á a cabeça e tu tentarás mordê-la no calcanhar.» Mt 1:20, Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo.

Nasceria de uma Virgem

Is 7:14, Por isso, o Senhor, por sua conta e risco, vos dará um sinal. Olhai: a jovem está grávida e vai dar à luz um filho, e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel.
Mt 1:18, 25, Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe... pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo, ... sem que antes a tivesse conhecido, ela deu à luz um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus.

Muitos mais exemplos existem, assim que tiver mais algum tempo tentarei colocar mais algumas. Espero ter contribuído para o enriquecimento deste tópico.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #3 em: 22 de Março de 2007, 18:03 »

O salmo 22 transcrito acima pode ser pesquisado na Nova Bíblia dos Capuchinhos assim

http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Sl+22

(clicam no link acima e comparem o texto: muito fácil, não é verdade?Excalmação)
Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #4 em: 23 de Março de 2007, 13:28 »

Sabiam Excalmação

Que Jesus tinha o mesmo nome que Josué?

Jesus chamava-se (em hebraico, como era costume) de Yehshua (de Yahshua/Yehoshua)
Josué chamava-se (em hebraico ..............................) de YohSHua (de Yahshua/Yehoshua)

Ambos os nome têm o mesmo significado : salvação de YaH (YaHWeH).

Contudo o nome inicial de Josué era de algo como Oseias.
Trad. Capuchinhos

;
Trad. Avé Maria

Foi Moisés que lhe mudou o nome de Oseias para Josué (Yohshua)
Jesus teve o nome de Yehshua, logo a partir do seu nascimento.

ideia Rosa
Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
Trofa
Administrador(a)

« Responder #5 em: 23 de Março de 2007, 16:43 »

Olá MPP! Por acaso não sabia essa informação que acabas de referir.  Corado

Por acaso não sabes onde consigo arranjar o livro "Midrash" (penso que é assim que se chama), para puder compreender melhor algumas passagens da bíblia?
Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #6 em: 24 de Março de 2007, 14:04 »

"Midrash" (em hebraico: מדרש ) ...

Midrash Halakhah Interrogação  - Midrash Aggadah Interrogação  

ora aí está algo de novo para mim...
Já conheciam isto? 
Obrigado pela oportunidade de encontrar estes espaços na Net

Inglês

um ponto de partida iteressante para começar: http://en.wikipedia.org/wiki/Midrash

a cultura judaica: http://www.myjewishlearning.com/texts/Midrash.htm

alguns textos/extractos de textos sagrados judaicos: http://www.sacred-texts.com/jud/index.htm#midrash

contos e máximas retiradas do Midrash (TALES AND MAXIMS FROM THE MIDRASH): http://www.sacred-texts.com/jud/tmm/index.htm

Uma biblioteca virtual judaica: http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/index.html

da qual retirei este extracto:

«Midrash: (pl. midrashim). From darash, "to inquire," whence it comes to mean “exposition” (of scripture). Refers to the “commentary” literature developed in classical Judaism that attempts to interpret Jewish scriptures in a thorough manner.

Literary Midrash may focus either on halaka, directing the Jew to specific patterns of religious practice, or on (h)aggada, dealing with theological ideas, ethical teachings, popular philosophy, imaginative exposition, legend, allegory, animal fables—that is, whatever is not halaka.

Midrash Ha-Gadol: A 13th-century anonymous Midrash on the Torah; Yemen

Midrash Lekah Tov: An 11th-century Midrash on the Torah and on the Five Megillot (Ruth, Song of Songs, Ecclesiastes, Lamentations, and Esther) by Tobias ben Eliezer; Balkans

Midrash Psalms: A collection of midrashim on the Psalms, containing material spanning many centuries

Midrash Rabbah: A 10-part set of 5th and 6th-century collections of homiletical and narrative material, covering the Torah and the Five Megillot (Ruth, Song of Songs, Ecclesiastes, Lamentations, and Esther)

Midrash Tadsheh: Midrashic collection, composed perhaps in the 10th-century

Midrash T'murah: A 12th-century midrashic collection»

e um link para um artigo: http://www.jewishvirtuallibrary.org/jsource/Judaism/Halakha_&_aggadata_&_midrash.html

lamento não ter tempo para traduzir mas quem sabe se não pode ser util para alguém que domina o inglês agora e que não tem tempo para pesquisar? Por isso arrisquei e coloquei o post. Infelizmente em Português não encontrei grande coisa:

«The Hebrew word “Midrash” occurs only two times in the Hebrew Bible. First in 2 Chronicles 13:22, regarding the prophet Iddo, second in  2 Chronicles 24:27. The RSV translates the first as story and the second as commentary.

Now concerning his sons, and the many oracles about him, and the repairing of the house of God, indeed they are written in the annals (Midrash) of the book of the kings. Then Amaziah his son reigned in his place.  2 Chronicles 24:27

Rabbinic Midrash is material, which sought to explain and shed light on material found in the Bible.

The earliest type of explanation of biblical literature can be traced back to Ezra, who “had set his heart to study and to teach his statutes and ordinances in Israel” (Ezra 7:10). 

When the Jews returned from Babylon, the Torah was the sole authority, but the people needed to understand and apply the meanings to the new situations following the fall of Babylon. The Midrash and Targums helped them to apply the Torah to their lives.  The Pharisees used (Midrash) to explain the Oral Law, which the Sadducees denied.

There are two types of Midrashim (plural for Midrash) , Halakhic (Law) and Haggidic (Commentary). 

Halakhic Midrash explains the Law making application to the principles of biblical law. 

The second, Haggidic, sought to interpret the Bible in terms of ethics and devotion. 

Midrashim were transmitted orally for generations before being written down. The earliest collection of Halakhic Midrash written down was in the 2nd century, and the earliest of Haggidic was written down in the 3rd century

The most important Halakhic Midrashim are Mechilata (Aram. “Treatise”) to Exodus, the Sifra (book) to Leviticus, and the Sifra to Numbers and Deuteronomy. 

The most important Haggidic Midrashim are Midrash Rabboth to the whole Pentateuch and the five scrolls (S. of Sol, Ruth, Lamentations, Eccl, Esth), Tanhuma (homilies to the whole Pentateuch) and the Pesikta de-Rav Kanana (homilies concerning the holy days and other special occasions).

These writings became a source of preaching for the rabbis, rivaling the Mishnah. »
[The Mishna  (“Repeated Study”): http://www.truthnet.org/TheMessiah/3_Books_of_Judaism/ ]

em Português do Brasil:

O que é o Midrash: http://www.tryte.com.br/judaismo/colecao/br/livro3/livro3cap7.php
O que é o Talmude e o Mishna: http://www.geocities.com/Athens/Forum/4720/livro9.htm

aspectos da religião judaica: http://www.netjudaica.com.br/novaNetJudaica/default.asp?subMenu=Religiao

RABINO ON-LINE:  envie uma dúvida ao Rabino on-line que será respondida por rabinos e estudiosos do judaísmo de diversas linhas ideológicas, do ortodoxo ao reformista:http://www.pletz.com/

em espanhol:

Universidade virtual do judaismo: http://www.universidadvirtualdejudaismo.com/

Um universo fascinante que me encanta... especialmente porque me levaria a conhecer melhor o contexto histórico, religioso, social e cultural a partir do qual se iniciou a Aliança de Amor de Deus para com um povo no que gerou Jesus (e com a própria humanidade através da Igreja até ao final dos tempos)

« Última modificação: 24 de Março de 2007, 15:03 por lea onda-menor » Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #7 em: 24 de Março de 2007, 16:57 »

Estamos-nos a aproximar da época da Páscoa.

Sabia que a Páscoa está muito ligada, desde o princípio à Bíblia?Excalmação
A primeira Páscoa constituiu na morte de um cordeiro por cada família, na noite anterior ao Êxodo do povo de Israel (também conhecidos por Hebreus) libertando-se dos Faraós do Egipto.
O sangue do cordeiro era deitado nos postes laterais das portas. Era um sinal para que o anjo EXTERMINADOR que ia matar TODOS os filhos primogénitos que havia no Egipto poupasse os primogénitos de Israel que então estava escravo no Egipto.
Logo que morreu o primogénito do Faraó, este abrandou a sua oposição à saída e o povo de Israel aproveitou esse momento em que o Faraó estava a chorar a morte do seu filho primogénito. (confira aqui, e nos capítulos adjacentes)

Mas quando era celebrada a Páscoa?
Era no dia 14 do Mês de Abib (também chamado, mais tarde; de NISAN).
O Mês de «Abib» era o 1º mês do calendário sagrado judaico. Começava por alturas da 1ª lunação da primavera, portanto nos mêses de Março/Abril, do nosso calendário.
O Calendário civil começava 6 meses mais tarde; no mês de «Tisri» (Setembro/Outubro): na 7ª lunação do ano sagrado.
Cada Mês era uma lunação que começava quando se tornava visível a lua logo depois de ter desaparecido por completo (conjunção) devido a face voltada para a terra não receber luz do sol. Cada mês tinha 29 ou 30 dias, nem mais nem menos. Para acertar o ano com o sol, de vez em quando intercalavam o 13º mês antes de Abib (o 1º mês sagrado). Na Índia ainda existe hoje um calendário lunar semelhante e o 13º mês é intercalado por alturas de Setembro/Outubro. Os Índios das Américas, antes de chegarem os Europeus, também usavam um calendário semelhante.
O 14º dia dia  mês de Abib era o dia de Páscoa (confira aqui)
Nesse dia (que começava ao pôr do sol do dia anterior) era removido da cada casa todo o fermento. Foi nessa altura que Jesus celebrou com os Apóstolos (vários milhares de anos após a 1ª Páscoa) a sua última ceia, onde pronunciou as seguintes palavras:
(confira aqui)
Citação de: Lucas 22,19-20
19*Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribuiu-o por eles, dizendo: «Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória.»
20*Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós.»
Depois da ceia foi para o jardim das Oliveiras onde orava ao Pai, quando os discípulos dormiam. Judas foi aí que o entregou com um beijo, foi preso e levado para a casa do «Sumo Sacerdote».
Jesus foi julgado pelos Sinédrio (a maioria sacerdotes), na madrugada, e levado, logo ao nascer do sol a Pilatos para que fosse condenado à morte.
Podem ler este relato em: Mat. cap 26; Lucas.cap 23; Marcos cap 15 e João cap.18 e 19.
Quando Jesus deu o último suspiro, os judeus estavam a matar o seu cordeiro pascal para comerem em casa (à noite) para celebrar a sua libertação.
Assim começavam, com o dia 15 de «Abib» os 7 dias de pães não fermentados (pães ásimos).
No dia 16 de Abib era apresentada a YHWH-Deus o 1º molho de cereal.
Começava nesse dia a festa das (sete) semanas. Confira aqui.
Logo após as 7 semanas (7 vezes sete = 49)  vinha o 50º dia chamado de Pentecostes. Penta em grego significa 5º logo o termo de Pentecostes.

Eis «um resumo do inicio das comemorações» que se aproximam e a sua relação com Cristo e o Cristianismo.
Obs. O Antigo Testamento é a vida de Jesus que já se cumpriu e que ainda se há-de cumprir no futuro, escrita em código vivo. Essse código é o Povo de Israel.
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #8 em: 06 de Abril de 2007, 11:33 »

AmigoS talvez a explicação de Bento XVI do sentido da Última Ceia, nos ajude a compreender algumas melhor algumas aspectos deste acontecimento histórico.
Registado

414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #9 em: 06 de Maio de 2007, 16:01 »

Sabia que o Pentecostes (πεντηκοστης) é uma festa judaica muito antiga (desde o tempo de Moisés)Excalmação
Logo a seguir ao dia de Páscoa (14 de Abib), desde 15 a 21 de Abib celebra-se a festa dos pães asimos (esta festa está incluida nas festas pascais). Levitico 23
No dia 16 de Abib começa a festa das semanas (7 semanas) isto é 49 dias.
O dia 16 de Abib é o dia a seguir ao sábado (não confundir com o 7º dia da semana).
Veja aqui: (Lev.23,15)
A festa do Pentecostes (50º dia) é logo a seguir ao 49º dia da festa das semanas.
Levitico 23,15-22

Depois de Jesus ter sido morto e ressuscitado, o Espírito Santo revelou-se aos discípulos de Jesus, neste 50º dia (Pentecostes) de festividades judaicas.
Reveja este acontecimento em Actos cap 2.
O judeus continuam a celebrar o dia de Pentecostes no dia 6 de Sivan.
Os Cristãos celebram a festa do Espírito Santo que por ter acontecido no dia de Pentecostes judaico, no Domingo imediato ao Pentecostes judaico, por pensarem que essa festa no ano em que Jesus foi morto tivesse ocorrido num domingo. (Eu estou convencido, com bases bastante bem sólidas que não foi num Domingo, mas talvez num sábado.)
Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: