Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A fisica moderna e o Genesis biblico  (Lida 2420 vezes)
camilo2
Sargento

« em: 10 de Novembro de 2006, 16:54 »

Um aviso, esta minha mensagem é uma reflexão pessoal minha e é muito especulativa.

Quando falamos em ciencia devemos ter sempre o maximo cuidado para não extrapolarmos excessivamente as suas conclusões. A fisica até ao ínicio do seculo 20 era determinista. O determinismo da fisica tornava cada intervenção de Deus no mundo quase um novo momento criador. Existia assim uma tensão entre a ocorrencia de milagres e o descanço de Deus como criador relatado no Genesis. A fisica moderna é probabilistica e sendo assim esta tensão esvazia-se, o milagre pode continuar a ser um sinal de Deus, uma "impossibilidade" estatistico-fisica mas não exige que Deus recrie o universo em cada milagre.

A Bíblia começa assim:

1*No princípio, Deus criou os Céus e a terra.
2*A terra era informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superfície das águas.
3*Deus disse: «Faça-se a luz.» E a luz foi feita. 4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas.

Em poucas palavras há aqui 2 diferentes momentos de criação. Primeiro Deus cria os Céus e a terra. Sobre os Céus nada mais nos é dito neste capítulo do Genesis. Os Céus referidos não são o céu material que vemos mas todos os mundos espirituais, inacessiveis para nós nesta vida.
A terra foi criada informe e vazia.
Que especie de terra, de universo criado, é um universo informe e vazio? Deus cria o vazio?
As trevas cobriam o abismo e o espírito de Deus movia-se sobre a superficie das águas (desse abismo).
Um segundo momento da criação é relatado em seguida. Deus diz "Faça-se luz."
A partir daí a terra deixa de ser vazia e começa a tomar forma.

Há nestas escassas palavras uma espantosa coerencia com a fisica moderna.

2*A terra era informe e vazia
É espantoso mas nessa curtissima frase estão condensados os 2 pilares da fisica moderna.
Na teoria geral da gravitação, mais conhecida como teoria geral da relatividade, é a matéria que dá forma ao espaço.
Na teoria dos campos quantica o vazio não é o nada, pelo contrario tem uma energia enorme, talvez infinita, do vazio pode surgir por quebra de simetria toda a materia. Numa linguagem simbolica o vazio quantico lembra o abismo, um abismo do qual pode surgir toda a materia por quebra de simetria, por um "Faça-se luz".

E nas teorias fisicas a primeira materia que surge no universo é precisamente radiação, ou seja, luz (não é propriamente a luz que vemos no dia a dia mas a luz que vemos no dia a dia é uma forma de radiação).

E na teoria geral da gravitação desde o momento em que há materia, há forma.
O universo deixa de ser apenas o vazio e passa a ter forma.

Todo este relato parece uma narração poetica, com forte coerencia conceptual, do Big Bang e da fisica moderna.

O poema do Genesis prossegue metodicamente com o relato da criação do mundo. Até que Deus cria o Homem. Aí a narração biblica altera o registo:

26*Depois, Deus disse: «Façamos o ser humano à nossa imagem, à nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.» 27*Deus criou o ser humano à sua imagem, criou-o à imagem de Deus; Ele os criou homem e mulher. 28*Abençoando-os, Deus disse-lhes: «Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra.
...
31*Deus, vendo toda a sua obra, considerou-a muito boa.

Notemos antes do mais que Deus fala no plural, aqui a Bíblia deixa o primeiro indício de que Deus é Trindade Divina. É na criação do Homem que este primeiro indício surge!

A terra, o universo, é preparado antecipadamente para que nele possa surgir e desenvolver-se o Homem, feito à imagem e semelhança de Deus!

Há na fisica moderna uma perplexidade que embaraça a muitos cientistas. Muitas constantes fisicas não são obtidas com base em nenhum principio, têm de ser medidas na natureza. Nada nas teorias diz que a massa do electrão deve ser a qu é, ou que constante de gravitação deve ser aquela. E são bastantes constantes fisicas. A perplexidade surge quando reparamos que se estas constantes não fossem o que são então o Homem não poderia surgir no universo. Uma constante de gravitação ligeiramente diferente e o universo colapsaria sem dar tempo para se formarem estrelas, uma carga do electão ligeirissimamente diferente e não se poderiam formar compostos quimicos, etc.
A isto costumam chamar principio antropico (com varias versões sendo a mais dificil de contornar a do principio antropico fraco).

Há quem objecte "O universo é tão grande e a humanidade tão pequena, seria um desperdicio o universo ter sido feito apenas por causa do Homem". Parece-me que isto é não saber o que é o Amor de Deus. O Amor de Deus por nós é imenso e sabemos bem que quem ama é generoso com aqueles que ama.

O Big Bang é conhecido de todos. Até recentemente muitos fisicos esperavam que o universo vivesse ciclos sucessivos, de Big Bangs e Big Crunchs, pela eternidade dos tempos. No entanto os mais recentes resultados da medição das acelerações das galaxias distantes mostram que não existirá Big Crunchs. Este universo tenderá a arrefecer cada vez mais até que tudo o que nele existe se apagará e morrerá no frio. Esta hipotese aumenta o enigma das constantes fisicas estarem escolhidas de tal forma que o Homem possa existir neste universo.

Há no entanto teorias fisicas, muito especulativas e sem qualquer confirmação experimental, que prevêm que este universo é apenas um entre muitos, infinitos universos. Há então a hipotese de o principio antropico ser apenas a consequencia estatistica dessa possibilidade e existirem muitos universos.
Não me admiraria, bem pelo contrario. Sendo Deus infinito custa-me a compreender que a sua criação se limite a este universo. Não estão os Céus referidos no plural no relato do Genesis?

É certo que tudo isto é muito especulativo, a Bíblia não é de forma alguma um livro de ciencia mas deixa-me profundamente admirado como a linguagem poetica do relato biblico da criação é conceptualmente tão coerente com as teorias fisicas modernas.
Registado
Rita*
Coronel

« Responder #1 em: 10 de Novembro de 2006, 19:49 »

Eu posso dar 1 Aquecer Karma ao Camilo?Huh
Registado
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2006, 20:07 »

Pois eu dei: k+! Uma bela reflexão... obrigada por a partilhares connosco!

A Bílbia re-actualiza-se surpreendentemente com os tempos, é uma descoberta espantosa para quem pára e sobre ela reflecte...
Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #3 em: 10 de Novembro de 2006, 20:27 »

Eu posso dar 1 Aquecer Karma ao Camilo?Huh

Claro que sim! É só clicar em "Aplaudir[k+]", que aparece no canto superior direito.

Também já dei K+. Uma óptima reflexão. Atrevia-me a convidar o Camilo a colocar mais reflexões desta qualidade, caso tenha é claro. Smiley
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #4 em: 10 de Novembro de 2006, 20:51 »

clap boa!
Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
Rita*
Coronel

« Responder #5 em: 10 de Novembro de 2006, 21:44 »

Eu não sei quem me deu Karmas a mim:) como posso saber? n_roll_2
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 03:06 por Rita* » Registado
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #6 em: 11 de Novembro de 2006, 22:37 »

Não podes saber, para isso tinha que estar activa a opção do relatório de karmas, mas segundo a sondagem que fizemos, chegamos à conclusão que era melhor isso não existir.

Assim sendo, o melhor é que quando alguém karma outra pessoa o dizer, e mencionar a razão que o levou a karmar, quer positiva quer negativamente.

Eu sou uma das pessoas que já te deu karmas positivas. Wink
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Rita*
Coronel

« Responder #7 em: 12 de Novembro de 2006, 03:09 »

Trofa

Obrigada pela informação e pelos Karmas também Cool
Registado
isaura
Moderador(a) Categoria

Um dia de cada vez ....

« Responder #8 em: 16 de Novembro de 2006, 13:37 »

Topico excelente . Obrigado Camilo   Rosa
Registado

Você já saudou o dia de hoje?

Olhe pela janela e diga BOM DIA!para a vida.

Ela sorrirá para você.

Experimente!!!!!!
26-02-44
Tenente

O Senhor é meu Pastor. Nada me falta.

« Responder #9 em: 24 de Janeiro de 2008, 11:41 »

Eu faço uma nítida distinção entre a linguagem «Bíblica» e a linguagem que os homens chamam de «científica».

Quanto à criação, a discrição Bíblica não é só racional e coerente como também o é muito edificante, tanto no ponto de vista material como psíquico e  espiritual.

No que respeita às especulações racionais dos cientistas, devemos concluir que os textos em questão da Bíblia que foram escritos há milhares de anos, quando comparados com outros textos similares dos homens eruditos de então, se destacam positivamente, deixando-nos mesmo a dúvida, se não teriam sido escritos nos nossos dias, depois de se terem pronunciado os cientistas «modernos», nesta matéria acerca das origens do UNIVERSO.

Contudo a verdade é que os primeiros capítulos da Bíblia já têm barbas e muito longas e ultrapassam em tudo qualquer opinião desses dias do passado.

Só pensar em tudo isto é maravilhoso  e muito interessante.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2008, 11:44 por 26-02-44 » Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: