Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dia dos Fiéis Defuntos  (Lida 1829 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« em: 31 de Outubro de 2006, 16:16 »

O dia dos fiéis defuntos, dia dos mortos ou dia de finados é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de Novembro, logo a seguir ao dia de Todos-os-Santos.

Desde o século I, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1o de novembro é a Festa de Todos os Santos.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #1 em: 31 de Outubro de 2006, 23:29 »

e o dia 31 de Outubro (All Hollows EVe: Véspera de todos os santos) era segundo as tradições pagãs o dia de todos os maus espíritos... As abóboras iluminadas tinham a função de eafstar os maus espíritos
Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
jocas
Major

« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2007, 18:37 »

Certo dia, Simão Pedro perguntou a Jesus: “Nós deixamos tudo e te seguimos; o que é que vamos receber?” Jesus respondeu: “Em verdade, vos digo: todo aquele que tiver deixado casa, mulher, irmãos, pais, filhos, por causa do Reino de Deus, não ficará sem receber muito mais durante esta vida e, no mundo futuro, vai receber A VIDA ETERNA” (Lc. 18, 29-30).

Ainda, o Evangelho diz: “Na casa de meu Pai, há muitas moradas.... vou preparar um lugar para vós, e, quando eu tiver ido, voltarei e vos levarei comigo” (Jo. 14,3).

Em diversas oportunidades, Jesus indica como ocupar o lugar que Ele preparou para nós. Por exemplo, a Fé: “quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá eternamente”. A Eucaristia: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém come deste pão, viverá eternamente”. A Caridade: para aqueles que dão de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, aqueles que visitam e confortam os doentes, etc. dirá: ‘Recebei como herança o Reino que meu Pai lhes preparou desde a criação do mundo’ (Mt. 25,34).

Sempre que fazemos nossa profissão de fé, rezando o “Creio em Deus Pai”, terminamos dizendo “Creio na Vida Eterna”. Essa crença na vida eterna nos faz olhar para o futuro onde Deus nos aguarda, ela ilumina nossa caminhada, explica nosso presente, com seus sonhos e trabalhos, nos dá força para enfrentarmos com serenidade os contratempos e dificuldades da vida.

Cada vez que visitamos um cemitério e rezamos pelos mortos, estamos reafirmando a nossa fé na vida eterna e ao mesmo tempo reconhecemos a nossa fragilidade, que deve nos fazer humildes e capazes de viver a fraternidade e a simplicidade.
Registado

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: