Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quem são os missionários, hoje?  (Lida 2799 vezes)
Rita*
Coronel

« Responder #15 em: 20 de Dezembro de 2006, 12:06 »

Natal: a salvação vem de uma gravidez "não planeada" 

"Maria, porém, disse ao Anjo: ‘Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?’" (Lc 1,34)

Deus nos escolheu antes da criação do mundo (cf. Ef 1,4). Portanto, para ele, não há vida humana que não esteja no seu plano. Também a vinda de seu Filho ao mundo estava obviamente no seu plano.

E Maria, como todos os israelitas, ansiava pela vinda do Messias. Mas não estava absolutamente no plano da Virgem de Nazaré que fosse ela a mãe do Messias. Sua gravidez, planeada por Deus desde toda a eternidade, não havia sido "planeada" por ela. Surpreendida pelo anúncio do anjo, ela pergunta: "Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?" (Lc 1,34). Aliviada com a resposta do anjo de que ela conceberia por obra do Espírito Santo, sem perder a virgindade, responde: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" (Lc 1,38).

Assim, graças a uma gravidez "não planejada", mas aceita com amor, é que a salvação chegou ao mundo.

A expressão "planeamento familiar" — que a Igreja sempre tem evitado usar — dá a entender que o casal tem autonomia absoluta para escolher o número de seus filhos e o espaço entre eles. Essa idéia é falsa.

Na verdade, quem escolhe é Deus. Só ele é o Senhor da Vida. O que o casal pode e deve fazer é ficar atento aos sinais de Deus para descobrir qual é sua vontade, e pô-la em prática.

Dentro do matrimónio, a regra é gerar filhos. Não gerá-los é a excepção. É o que se conclui da seguinte passagem da histórica encíclica Humanae Vitae (1968), do Papa Paulo VI, falando sobre a paternidade responsável:

Em relação às condições físicas, económicas, psicológicas e sociais, a paternidade responsável exerce-se tanto com a deliberação ponderada e generosa de fazer crescer uma família numerosa, como com a decisão, tomada por motivos graves e com respeito pela lei moral, de evitar temporariamente, ou mesmo por tempo indeterminado, um novo nascimento. (Humanae Vitae, n. 10)

Note-se como a Igreja elogia a família numerosa e como, ao mesmo tempo, só admite evitar um novo nascimento "por motivos graves" e com respeito pela lei moral. Jorge Scala, em seu livro "IPPF: a multinacional da morte", adverte para a mudança de mentalidade que veio com a pílula anticoncepcional:

http://www.catolicanet.com/?system=news&action=read&id=43892&eid=307
Registado
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #16 em: 20 de Dezembro de 2006, 20:52 »

realço aqui a coragem desta jovem rapariga que corria o risco de ser apedrejada até à morte caso aparecesse assim grávida

o drama de José, e a fé deste homem, é muito séria. Tanto amava Maria que resolveu não entregá-la à Lei mas abandoná-la. Assim seria visto como um canalha pelas estruturas familiares da época e rejeitado entre os seus mas poupava Maria

este casal é um testemunho de vida: que fariamos nós na pele de Maria? E na de José? No entanto aquela criança indefesa tal como qualquer bébé que depende inteiramente dos seus pais foi simplesmente o Messias

Quem será a criança que se encontra no ventre de uma mãe? Nunca se sabe pois insondáveis são os planos de Deus: quem diria que o Messias viria pobre e na familia de um carpinteiro?

Quantas mulheres e /ou casais desejam ter filhos e não conseguem!

O dom da vida não é nosso por isso não nos cabe dar cabo dele
Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #17 em: 20 de Dezembro de 2006, 21:10 »

mas já pensaste que esse dar / karmar pode não ser por interesse mas simplesmente porque sim? Por tu seres o que és/ demonstras ser o que leva as pessoas a serem gentis para contigo?

Não te prendas a isso! Sê tu própria!
Registado

arvore
Coronel

« Responder #18 em: 20 de Dezembro de 2006, 22:11 »

palmas palmas palmas
Rita
Como eu te compreendo. Já tens tantos karmas que é difícil saberes quem e porquê te deram essa distinção. Mas acho lógico que se goste de saber, já que há karmas...

Já escrevi que acho que deveria haver generais, capitães, soldados mas Karmas não.

Além disso o k-  é denegrir. Qd vejo isso penso : quem pode denegrirInterrogação

Parece-me que é assim uma coisa de amiguinhos ou pode passar a ser. E começam as comparações...que são sempre odiosas Desculpa Desculpa Desculpa Desculpa Desculpa  mas esta é a minha opinião. Não é nenhum dogma.
Penso que, estou a inventar, talvez alguém não se tenha sentido bem ao ver que apresenta textos bons e não lhe dão karmas.
E, pelo que li,até já houve uns quantos karmas negativos.
Registado

Boas Férias.
Descansar é muito bom. Sem descanso o branco parece cinzento.
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #19 em: 20 de Dezembro de 2006, 22:22 »

Pois eu também gostaria de saber quem me karmou e inicialmente dizia-o sempre mas depois também comecei a ver os karmas como prisão: ficar refém da opinião dos outros e se tenho karmas gostam de mim, se não tenho será que não...Interrogação

O que interessa verdadeiramente é sermos nós próprios. Com tanta conversa sobre karmas vi k, surpreendemente, estou com 115 (ex-número de emergência!) e confesso que me sabe bem e agradeço por quem me deu esta alegria hoje

Mas não nos prendamos a estas coisas... o que interessa é participar/ interagir e fomentar o bom ambiente

Todos mereciam um karma simplesmente porque se dispôem em vir até cá, até os visitantes - simplesmente por existirem!
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2006, 22:24 por lea onda-menor » Registado

Rita*
Coronel

« Responder #20 em: 21 de Dezembro de 2006, 15:55 »

Maria visita Isabel  Excalmação

Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia do poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:
- Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?Excalmação Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse. (Lc 1, 39-45)

Anjinho
Registado
Maria João
Tenente

« Responder #21 em: 09 de Janeiro de 2007, 08:32 »

Fala-se muito de missionários. Mas, acho que esquecemos que todos devemos ser missionários. Afinal qual é o principal mandamento? Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.

Ser missionário é cumprir este mandamento. Seja lá onde for. NO trabalho, na escola, na família, neste fórum... Enfim, sejamos missionários. Afinal, seremos julgados pelo amor que tivémos, não é verdade?

beijos em Cristo

http://deusemtudoesempre.blogspot.com
Registado
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #22 em: 09 de Janeiro de 2007, 09:45 »

Sábias palavras amiga Maria João!  Flores

K+  palmas
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: