Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: A Sagrada Comunhão  (Lida 5401 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« em: 10 de Outubro de 2006, 16:40 »

A Sagrada Comunhão

O sacramento da Sagrada Eucaristia foi instituído como alimento espiritual. Por isso, os sinais externos desse sacramento são as aparências do pão e do vinho, sinais de alimento, como o sinal externo do Baptismo, a água, é sinal de limpeza. A ação pela qual nós, como indivíduos, recebemos a Sagrada Eucaristia é uma acção de comer: ingerimos as aparências do pão e do vinho sob as quais Jesus está realmente presente. Esta acção chama-se Comunhão. Se a Eucaristia é um alimento espiritual, é de supor-se que produza na alma efeitos semelhantes aos que o alimento material produz no corpo. E assim é.

Receber a Eucaristia na comunhão traz consigo, como fruto principal, a união íntima com Cristo. De facto, o Senhor diz: Quem come a minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em Mim e Eu nele (Jo 6, 56). A vida em Cristo encontra o seu fundamento no banquete eucarístico: Assim como o Pai, que vive, Me enviou, e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim (Jo 6, 57).

O próprio sinal desse sacramento simboliza a nossa absoluta unidade com Cristo. Muitos grãos de trigo se juntaram no pão que se converterá no Corpo de Cristo. Muitos grãos de uva foram espremidos juntos para encher o cálice que conterá o Sangue de Cristo. Somos muitos num. E esse Um é Cristo. E o pão que partimos, não é a participação do Corpo de Cristo? Visto que há um só pão, nós, embora muitos formamos um só corpo, nós todos que participamos de um mesmo pão (1 Cor 10, 16-17).

Tal como o alimento corporal serve para restaurar as forças perdidas, assim também a Eucaristia fortifica a caridade que, na vida quotidiana, tende a enfraquecer; e esta caridade vivificada apaga os pecados veniais. Dando-se a nós, Cristo reaviva o nosso amor e torna-nos capaz de quebrar as ligações desordenadas às criaturas e radicar-nos n'Ele.

Pela mesma caridade que acende em nós, A Eucaristia preserva-nos dos pecados mortais futuros. Quanto mais participarmos na vida de Cristo e progredirmos na sua amizade, mais difícil nos será romper com Ele pelo pecado mortal. A Eucaristia não está ordenada para o perdão dos pecados mortais; isso é próprio do sacramento da Reconciliação. O que é próprio da Eucaristia é ser o sacramento daqueles que estão em plena comunhão da Igreja.

Quem pode comungar?

Todo o católico que tenha alcançado o uso da razão e possua o necessário conhecimento pode e deve receber o sacramento da Sagrada Eucaristia.

A profundidade de conhecimento requerida para receber a Sagrada Comunhão dependerá da capacidade mental de cada indivíduo. Evidentemente, uma criança de sete anos não captará a natureza da Sagrada Eucaristia tão plenamente como um adulto, e um analfabeto pode não compreender as verdades da fé tão claramente como um universitário. Como mínimo, quem vai comungar deve saber (e crer) as verdades divinas que são imprescindíveis para a salvação: o conhecimento de Deus Uno e Deus Trino, que premia a virtude e castiga o pecado; e de Jesus Cristo, Deus e homem, nosso Redentor.

Que outros requisitos são necessários para comungar dignamente?

O primeiro é não estar em pecado mortal. A Sagrada Eucaristia é o sacramento do crescimento espiritual, não o sacramento do nascimento espiritual ou da medicina espiritual. Isto pressupõe que quem o recebe possua já a vida da graça. Receber a comunhão sabendo que se está em pecado mortal é, em si, um novo pecado mortal: é um grave pecado de sacrilégio, porque é um abuso do mais precioso dom de Deus aos homens, o dom de Si mesmo.

É evidente que alguns podem querer comungar por motivos indignos. Receber a Sagrada Comunhão simples e exclusivamente porque toda a gente o faz (como na Páscoa ou numa missa comunitária, por exemplo) e por ser o que toda a gente espera que façamos, quer dizer, comungar sem o desejo sincero de receber a graça, sem ter consciência do que fazemos, não é uma intenção recta. Receber a Sagrada Comunhão resistindo interiormente, recebê-la só porque alguém nos repreenderia se não comungássemos, não é uma intenção recta. Receber a Sagrada Comunhão para causar boa impressão em alguém (nos pais, mestres ou até na noiva ou no chefe) e por nenhum outro motivo, é uma intenção claramente errada. Receber a Sagrada Comunhão para exibir uma piedade externa é um pecado de hipocrisia.

Se comungamos movidos por uma intenção recta, de um tipo ou de outro, e com a alma livre de pecado mortal, recebemos infalivelmente a graça do sacramento.

O JEJUM EUCARÍSTICO

A lei básica actual é esta: quando vamos comungar (seja numa missa matutina, vespertina ou à noite), devemos abster-nos de qualquer alimento e bebida uma hora antes de recebermos a Sagrada Comunhão.

CONSELHOS PRÁTICOS PARA COMUNGAR

Os requisitos para recebermos dignamente a Sagrada Eucaristia já nos são conhecidos: não estar em pecado mortal, ter uma intenção recta e guardar o jejum eucarístico. Se cumprirmos estas condições, de cada vez que comungarmos receberemos infalivelmente um aumento de graça santificante, juntamente com muitas graças actuais.

Não é preciso dizer que o nosso aspecto externo deve estar de acordo com as adequadas disposições interiores. A mais elementar cortesia exige que, quando nos aproximamos da Comunhão, estejamos limpos de corpo e de roupa.

A modéstia no vestir. Os que querem visitar a rainha da Inglaterra devem submeter-se a um protocolo rígido; e ninguém sonharia, nem sequer no país mais democrático do mundo, em entrevistar-se com o presidente da República vestido de calças curtas e camisa desportiva. O Rei dos reis incomparavelmente mais direito às manifestações externas de reverência e respeito. Portanto, não se deve ir com roupas desportivas e com vestidos decotados para nos aproximarmos da Comunhão.

Antes de receber a Sagrada Comunhão, deve-se fazer uma genuflexão ou reverência.

A Sagrada Comunhão deve ser recebida diretamente na boca (abrir a boca e por a língua por cima dos bordos dos lábios inferiores), ou na mão esquerda (palma da mão bem aberta e a mão direita por baixo).

Após a Comunhão, devemos ficar alguns minutos meditando e agradecendo as graças recebidas.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

seraksim
Moderador(a) Categoria

Não sou o dono do mundo...mas sou filho do Dono !!

« Responder #1 em: 10 de Outubro de 2006, 16:54 »

Exelente explicação .... agora so falta explicar o PECADO MORTAL Excalmação!

Obrigado
Registado

No forum Sao Romao
Existe muita informação
Por isso não te esqueças
De o ter sempre no coração.
414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #2 em: 31 de Março de 2007, 22:43 »

O que mais me impressiona é o Jejum Eucarístico e o seu possível significado.

Há umas dezenas de anos, o jejum contava-se a partir da meia-noite.
Mas agora que já há missas vespertinas, parece que passou para apenas uma hora.
Ora Jesus disse acerca do jejum o seguinte:

Assim, sou levado a concluir que Jesus, há umas dezenas de anos estava muito ausente da «noiva» e dos «amigos do noivo»: os convidados para as Núpcias do Cordeiro, porque faziam um jejum pesado.

Agora como o jejum é mais leve, sou levado a concluir que isso é um sinal de que o noivo está miuto mais perto, muito perto está a sua vinda.
23*Com efeito, eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus na noite em que era entregue, tomou pão 24e, tendo dado graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, que é para vós; fazei isto em memória de mim». 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova Aliança no meu sangue; fazei isto sempre que o beberdes, em memória de mim.» 26*Porque, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.
Sim Jesus, o Senhor da casa, vem VEM Excalmação
Heb 3, 6      Cristo, porém, o foi como Filho sobre a sua casa, que somos nós, se conservarmos a confiança e a esperança de que nos gloriamos.

1 Pe 4, 17   *   
É tempo de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa por nós, qual será a sorte dos que não crêem no Evangelho de Deus?
Portanto aproxima-se um dia em que já não é necessáro jejuar e também não é preciso comemorar a partida do Senhor (a sua última Ceia, conhecida agora por EUCARISTIA), porque Jesus vai estar presente em pessoa e não apenas em mistério.
« Última modificação: 31 de Março de 2007, 22:47 por 414449 » Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #3 em: 01 de Abril de 2007, 16:05 »

Segundo este «site», este ano o dia 14 de Nisã, isto é o dia da Páscoa dos Judeus cai no dia 2 de Abril.
Outra opinião: aqui; ou aqui.
Leia também: aqui.
E aqui.
E aqui.
E aqui.

Mais informação interessante
A data da páscoa judaica num dos anos anteriores. Não consegui descobrir qual o ano.
O dia de Páscoa judaica no ano de 2004.
aqui.
e aqui.
Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
lea onda-menor
Moderador(a) Categoria

Paz e Bem! =)

« Responder #4 em: 01 de Abril de 2007, 17:39 »

Será que isto te pode ajudar (2002 a 2008):
http://www.chevrakadisha.com.br/festividades.htm Interrogação

Também um conversor de datas (calendário Judaico e gregoriano):
http://www.chevrakadisha.com.br/conversao.htm
« Última modificação: 01 de Abril de 2007, 17:45 por lea onda-menor » Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #5 em: 02 de Abril de 2007, 11:26 »

Boa pesquisa.
Eu fartei-me de pesquisar e não consegui encontrar na net informação tão util.
Festividades judaicas.

Conversor entre calendário judaico e gregoriano, com os respectivos dias da semana.

Muito Obrigado, onda-menor

Esse conversor pode ser muito útil.

É de notar que nos tempos de Cristo, a determinação do primeiro dia do mês não era tão científica como agora, mas baseava-se apenas na observação da lua nova. Os meses só pediam ter 29 ou 30 dias. Se houvesse dúvidas, como por exemplo nuvens que não deixavam ver a primeira visualização do pequenino crescente da lua nova logo após a «conjunção» o mês que estava a terminar teria 30 dias e no mês seguinte fazia-se a correcção. (Ver nota fundo de página)
Ora, embora seja só uma hipótese muito pessoal, eu tenho a sensação de que  Jesus foi morto no ano «34», e que era uma 4ª. feira. Ora, analisando este calendário, o 14 de nisã começaria numa 2ª. feira, segundo os cálculos modernos. Se fosse este o calendário e se fosse verdade que Jesus teria sido morto nesse ano, a morte de Jesus teria ocorrido numa 3ª feira. Mas isto não implica que esteja posta de lado a minha hipótese. Pelo contrário, ora veja que o mês anterior só teve 29 dias. Se o sumo sacerdote tivesse atribuído 30 dias em vez de 29 ao mês de Adar do ano que terminou, aconteceria que o dia 14 de Nisan desse ano (34) começaria numa 3ª feira (ao pôr do sol) e a morte do Senhor dar-se-ia numa 4ª feira como eu presumo ter acontecido. Portanto, a hipótese de que eu estou convicto é muito viável.

Assim Jesus teria ceado depois do pôr do sol de 3ª feira. Já era 4ª feira no calendário judaico, mas ainda era 3ª feira segundo o calendário gregoriano.
Já era  dia 14 de Nisan. Jesus foi morto então na 4ª feira, também 14 de Nisan, e acabou de ser sepultado ao pôr do sol, altura em que começava o «sábado» que era 5ª feira. É que essa 5ª feira era o dia 15 de Nisan que é sempre um sábado judaico: um sábado muito especial como diz S João em
Citação de: João 19, 31   *   
Como era o dia da Preparação da Páscoa, para evitar que no sábado ficassem os corpos na cruz, porque aquele sábado era um dia muito solene, os judeus pediram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.
João chama-lhe o dia da Preparação da Páscoa, por causa do seguinte.
Dia preparação significa dia anterior ao Sábado; a véspera do Sábado (pode não ser 6ª feira).
Citação de: Mc 15, 42      
Ao cair da tarde, visto ser a Preparação, isto é, véspera do sábado,
Era o dia da preparação da Páscoa, porque era no dia 14 de Abib em que os judeus matavam a Páscoa (isto é o Cordeiro). A Páscoa (o cordeiro) já era comida depois do pôr do sol, quando já tinha começado o dia 15 de Nisan (o 1º dia dos ásimos, dia sabático). As festas Pascais (também chamadas dos ásimos) duravam até ao dia 21 de Nisan.

Obs. Depois de ter verificado mais o link de conversão de datas aqui, comparando os dados com outros sites mais pormenorizados acerca do momento em que começa o dia judaico, verifiquei que as datas que lá constam correspondem não ao do dia gregoriano em que começa esse dia judaico, mas ao dia gregoriano que começa depois do dia judaico já ter começado. Desta forma as minhas conclusões, quanto ao ano 34 poder ser o da morte de Jesus, precisam de matéria mais precisa para poderem ser sustentadas.
« Última modificação: 04 de Abril de 2007, 11:00 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
lea onda-menor
Moderador(a) Categoria

Paz e Bem! =)

« Responder #6 em: 02 de Abril de 2007, 11:48 »

gostava de conseguir fazer isso... de camuflar os endereços dos links

confesso que já andeia a fazer tentativas mas ainda não descobro a polvora  Corado benvindo ao portal!
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #7 em: 02 de Abril de 2007, 15:49 »

Tenho todo o gosto em revelar o método que eu uso para esconder os links como fiz acima.
Por exemplo:

esconder o link:
http://www.chevrakadisha.com.br/festividades.htm
e mostrar em vez do link : Festividades judaicas.
Para isso escrevo: Festividades Judaicas
Selecciono essas palavras e clico no icon «Inserir Hiperligação»
Isso coloca-me as letras url antes e depois das palavras que seleccionei entre parentesis rectos.O url depois dessas palavras é precedido por uma barra inclinada /
Depois do primeiro URL coloco o sinal = (igual) e depois o tal link  http://www.chevrakadisha.com.br/festividades.htm
Portanto: no editor visualiso este
Código:
[url=http://www.chevrakadisha.com.br/festividades.htm] Festividades judaicas.[/url]
e fica assim depois de enviado:
Festividades judaicas.

Registado

26-02-44
Tenente

O Senhor é meu Pastor. Nada me falta.

« Responder #8 em: 02 de Abril de 2007, 15:56 »

Vamos lá ver se dá resultado: se eu consigo:
Conversor dos Calendários judeu-gregoriano
.
Ao Pre-Visualizar parece que deu resultado.
Muito obrigado Excalmação
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #9 em: 02 de Abril de 2007, 15:59 »

Mereces um prémio de consolo, porque:
 «são os bons alunos que fazem os bons mestres»
MPP.
Registado

lea onda-menor
Moderador(a) Categoria

Paz e Bem! =)

« Responder #10 em: 02 de Abril de 2007, 16:12 »

Vamos lá ver se consigo ...

Padres do deserto

e... Consegui! YYYYYYYYYYYYYYYYEEEEEEEEEEEESSSSSSSSS!!!! K+  Rosa

Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado  Obrigado
« Última modificação: 02 de Abril de 2007, 16:15 por lea onda-menor » Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #11 em: 02 de Abril de 2007, 16:17 »

Portanto tive que aplaudir com um K+
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #12 em: 02 de Abril de 2007, 16:42 »

Um aplauso para o MPP por ter ajudado a onda-menor e outro para para o 26-02-44 pelo seu registo. E já agora outro para a Lea onda-menor por ter aprendido a lição.

palmas
Registado

lea onda-menor
Moderador(a) Categoria

Paz e Bem! =)

« Responder #13 em: 02 de Abril de 2007, 17:13 »

Neve  acertei em cheio:
um K+ pró Chefinho
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #14 em: 02 de Abril de 2007, 17:19 »

Obrigado
Registado

Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: