Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Biblia  (Lida 1066 vezes)
Rita*
Coronel

« em: 29 de Setembro de 2006, 14:48 »

A Bíblia, meu livro mais precioso - 29/09/2006 - 09:19 

Frei Patrício Sciadini, ocd ideia

Quem lê a Bíblia encontra-se numa encruzilhada muito importante: ou deixar de ler a Bíblia ou mudar de vida.

Todos os anos quando chega o mês de Setembro, que para nós, no Brasil, é o “mês da Bíblia”, sinto-me imensamente feliz. Na Bíblia contemplo o rosto de Deus escondido que se faz manifesto nos profetas especialmente na pessoa de Jesus. Ele foi enviado pelo Pai para que fôssemos tirados da ignorância e pudéssemos contemplar claramente as maravilhas de Deus.

Nem sempre fui um apaixonado da Bíblia. Aliás, ela entrou muito tarde na minha vida. Não devemos esquecer que eu pertenço ao século passado e sou de antes do Concílio Vaticano II, quando ainda a Bíblia era um livro raro nas mãos dos cristãos e...um tanto perigoso...

Recordo ainda que, aos 18 anos, quando entrei para o Carmelo, não tinha uma Bíblia toda para mim. E nem a tinha lido. Um dia, me deu uma vontade imensa de ler esse livro sagrado e fui pedi-lo ao meu mestre, que me disse:
- “Por que você quer ler a Bíblia?”
A minha resposta foi uma só:
- “Queria saber o que há escrito nela”.
O mestre, um santo frade carmelitas, me respondeu com toda simplicidade, pegando em uma estante uma Bíblia em latim:
- “Cuidado! Leia com atenção, mas nem todos os livros!”.

Um conselho que me despertou mais curiosidade. E me aconselhou a não ler nem o Cântico dos Cânticos nem o livro do Levítico. Despertou a minha curiosidade, pois eu nem sabia que existiam esses livros. Foram os primeiros que, depois de muito trabalho e com a ajuda de outros, consegui encontrar. Não gostei do Levítico, mas amei e amo cada vez mais o Cântico dos Cânticos, onde há uma dança de amor linda entre Deus e nós, na procura de uma comunhão sempre mais profunda.

Hoje, a Bíblia é o meu livro preferido. Nele encontro as respostas a todas as minhas angústias e desejos, ânimo nas dificuldades, coragem, entusiasmo, fundamento para poder anunciar a mensagem mais bela de todas: Jesus Cristo, Salvador, Filho de Deus e nosso irmão, que veio para fixar sua morada entre nós. Na Bíblia encontramos o nível de relacionamento que devemos ter entre nós; através do amor e do perdão podemos viver em paz com todos.

A Bíblia deveria ser o livro de cabeceira não somente dos católicos, mas de toda pessoa de “boa vontade”, de todos os políticos e líderes, de toda pessoa que procura ser ela mesma. Quem lê a Bíblia encontra-se numa encruzilhada muito importante: ou deixar dse ler a Bíblia ou mudar de vida. Não se pode continuar a ler a Bíblia e não tomar decisões em favor de Deus e dos irmãos.

O “mês da Bíblia” é o mês em que nos deparamos diante do livro de Deus e queremos nele buscar a nossa maneira de agir e de ser. O que importa não é ter em casa uma dúzia de bíblias na estante, mas sim, ler, meditar a Palavra de Deus, que é lâmpada para os nossos pés, luz para o coração, orientação segura no nosso dia-a-dia. Hoje em dia, todos nós temos a possibilidade de ter a “nossa Bíblia”. É a casa de Deus e nossa casa. ideia

Depois de ler a Bíblia, eu gosto muito de beija-la porque, como dizem os Padres da Igreja, quando se beija a Bíblia, beija-se o rosto de Deus invisível presente na Bíblia Sagrada.

Não devemos ter medo de estudar a Bíblia: ela nos ajuda a compreender como Deus de verdade toma pela mão o ser humano, sua criatura preferida, e o conduz ao encontro mais íntimo com ele na “tenda interior”, onde se revela a nós, pobres criaturas.

Leia, medite a Bíblia e sua vida será diferente. Viver uma só palavra da Bíblia é viver toda a Bíblia. ideia

Registado
Maria João
Tenente

« Responder #1 em: 22 de Novembro de 2006, 09:54 »

clap

Há um padre na minha paróquia, aqui em Portugal, que costuma pedir-nos para aplaudirmos a Palavra do Senhor. Depois da homilia, levanta a Bíblia e batemos palmas.

É muito bonito!

http://deusemtudoesempre.blogspot.com
Registado
Rita*
Coronel

« Responder #2 em: 23 de Novembro de 2006, 20:18 »

Lindoooooooooooooooo...  palmas para  ele Excalmação
Registado
Rita*
Coronel

« Responder #3 em: 23 de Novembro de 2006, 20:19 »

Maria João

Gosto da tua língua HeHeHe!
Registado
Maria João
Tenente

« Responder #4 em: 27 de Novembro de 2006, 11:08 »

Obrigado, Rita!

E um dia cheio  Rosa e com um grande  Fixe para ti e para todo o pessoal do São Romão.

beijos em Cristo  Beijos

Registado
Maria João
Tenente

« Responder #5 em: 25 de Janeiro de 2007, 14:22 »

Estava a pensar... Quantas vezes lemos a Bíblia?

Afinal é a Palavra de Deus...

Registado
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #6 em: 25 de Janeiro de 2007, 16:07 »

Como seguidores de Cristo, o mínimo que de nos é exigido é que conheçamos os ensinamentos do mestre, os quais estão inseridos na sua palavra. Dizer que é cristão, e que tem preguiça para ler é uma desculpa esfarrapada, pois lemos diversas revistas, lemos jornais, panfletos de supermercado, até bula de remédio, só não lemos a Bíblia, ou pelo menos não a lemos com o afinco que se poderia esperar de cada um de nós.

Ler, e não somente ler, examinar, reflectir, analisar e por fim interiorizar a mensagem que por vezes está tão patente aos olhos mas que nos escapa como água que jorra da fonte, por conta de indisposição de meditar na santa palavra do Senhor.

Mediante a situação caótica que o mundo está vivendo, não nos podemos dar ao luxo de sermos meros religiosos que vivem sempre no vermelho, aquém das expectativas, no que concerne ao conhecimento da Bíblia, antes devemos ser poderosos nas palavras, sempre guiados pelo Espírito Santo, baseados na Bíblia.

Algumas vezes Colocamos muitas barreiras para impedir a nós mesmos de lermos a Bíblia tais como: Não compreendo muitas coisas que leio, não tenho material de consulta para tirar as minhas dúvidas, a bíblia é um livro muito grande, o que acaba me desanimando, eu tenho a minha caixinha de promessas, todo dia eu tiro em versículo, eu preciso de um professor para me ajudar, etc. Todos estes subterfúgios muitas vezes pairam nas nossas mentes, mas acima de tudo é preciso ler a Bíblia.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #7 em: 04 de Abril de 2007, 17:10 »

Geralmente as pessoas lêem a Bíblia quando começaram a fazê-lo desde pequeninos.

No meu caso, quando ainda andava na escola primária, um dia das férias grandes, encontrei uma bíblia e vi que estava lá a história do José do Egipto que já me tinha contado minha mãe. Passei o resto das férias a devorar a Bíblia. Foi amor à primeira vista.
 Bendito seja YHWH
Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: