Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: 1 [2]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Partilhe connosco... o livro de Tobite, passo a passo  (Lida 2116 vezes)
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #15 em: 27 de Agosto de 2006, 15:46 »

Tobite 8

--------------------------------------------------------------------------------

8 A NOITE DO MATRIMÓNIO

1Tendo acabado de comer e de beber, decidiram ir dormir. Acompanharam, então, o jovem ao aposento nupcial.

2 Lembrando-se das palavras de Rafael, Tobias tirou do seu saco o fígado e o coração do peixe e colocou-os sobre as brasas do incenso. 3*O cheiro do peixe afastou o demónio que fugiu para o Alto Egipto. Rafael seguiu-o e prendeu-o.

4 Entretanto, os pais de Sara tinham saído e fechado a porta do quarto.

Tobias, então, ergueu-se do leito e disse à esposa: «Irmã, levanta-te; vamos orar para que o Senhor nos conceda a sua misericórdia e salvação.» 5 Levantaram-se ambos e puseram-se a orar e a implorar que lhes fosse enviada a salvação, dizendo:

«Bendito sejas, Deus dos nossos pais, e bendito seja o teu nome, por todas as gerações;
 louvem-te os céus e todas as tuas criaturas, por todos os séculos.
 6*Tu criaste Adão e deste-lhe Eva, sua esposa, como amparo valioso, e de ambos procedeu a linhagem dos homens.
Com efeito, disseste: Não é bom que o homem esteja só;
façamos-lhe uma auxiliar semelhante a ele.
 7 Agora, Senhor, Tu bem sabes que não é com paixão depravada
que agora tomo por esposa a minha irmã, mas é com intenção pura.
Permite, pois, que eu e ela encontremos misericórdia, e cheguemos juntos à velhice.»

8 E ambos responderam ao mesmo tempo: «Ámen, Ámen!» 9 Depois, deitaram-se para passar a noite.

A ALEGRIA DE RAGUEL

10 Raguel levantou-se, chamou os seus servos, e, tendo saído juntos, abriram uma sepultura, porque dizia:

«Não aconteça que ele venha a morrer e nos tornemos objecto de escárnio e opróbrio!»

11 Quando acabaram de abrir a sepultura, Raguel entrou em casa, chamou a esposa 12 e disse-lhe:

«Manda uma das nossas servas ver se está vivo; se não, enterrá-lo-ei e ninguém o saberá.»

13 Mandaram a serva diante deles, acenderam a lâmpada e abriram a porta. Ela entrou e viu que ambos dormiam juntos um sono profundo.

14 A serva voltou e anunciou-lhes que Tobias vivia e nada de doloroso acontecera. 15 Louvaram então o Deus do céu, dizendo:

«Bendito sejas, ó Deus, por toda a bênção pura;
que te bendigam para sempre!
16 Louvado sejas, pois deste-me alegria, não permitindo que acontecesse o que eu esperava,
mas trataste-nos conforme a tua grande misericórdia.
17 Louvado sejas, Senhor, porque te compadeceste de dois filhos únicos.
Derrama sobre eles, Senhor, misericórdia e salvação, fazendo com que cheguem ao fim da sua vida em alegria e graça.»

18 A seguir, mandou que os servos fechassem a sepultura antes do raiar do dia.

19 *Raguel disse à esposa que preparasse pão em abundância e ele foi ao curral, trouxe dois bois e quatro carneiros, e assim começaram a preparar o banquete.

20 Depois, chamou Tobias, e disse-lhe:

«Durante catorze dias não sairás daqui, mas comerás e beberás na minha casa, alegrando, assim, a alma da minha filha abatida pela dor.

21 Do que possuo, toma metade e volta incólume com ela para a casa do teu pai. A outra metade será vossa, quando morrermos, eu e minha esposa.

Coragem, filho! Sou teu pai e Edna é tua mãe; pertencemos-te a ti e a esta tua irmã, desde agora e para sempre. Coragem, filho!»

PRÓXIMO CAPÍTULO: Rafael vai procurar Gabael

« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:28 por lea onda-menor » Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #16 em: 28 de Agosto de 2006, 14:23 »

Tobite 9

--------------------------------------------------------------------------------

9  RAFAEL VAI PROCURAR GABAEL

1*Tobias chamou Rafael e disse-lhe:

2«Irmão Azarias, toma contigo quatro servos e dois camelos e vai a Ragués, na Média, a casa de Gabael; entrega-lhe o talão, cobra o dinheiro e convida-o para a minha boda, 3 pois Raguel pediu-me insistentemente para não partir. 4 E tu sabes que meu pai conta os dias, e acabará por morrer de pena, se demoro mais um dia. E tu viste o juramento que me fez Raguel e que não posso deixar de o cumprir.»

5 Partiu, pois, Rafael com os quatro servos e os dois camelos, para Ragués, na Média, e hospedaram-se em casa de Gabael.

O anjo entregou-lhe o recibo e anunciou-lhe, a respeito de Tobias, filho de Tobite, que se tinha casado e o convidara para a boda.

Ao ouvir isto, Gabael levantou-se, pôs diante dele os sacos selados com os talentos, e ambos os carregaram sobre os camelos.

6 Na madrugada seguinte, iniciaram juntos a viagem, e ainda chegaram a casa de Raguel para a boda.

Gabael encontrou Tobias sentado à mesa; este, levantou-se e saudou-o. Gabael, porém, pôs-se a chorar e, abençoando-o, disse-lhe:

«Bendito seja o Senhor, que te salvou, a ti, bom e digno!
És filho de um homem de bem, justo, piedoso e esmoler.
O Senhor te abençoe do céu a ti e à tua mulher,
assim como ao pai e à mãe da tua esposa.
Louvado seja Deus, pois acabo de ver o meu primo Tobite, com quem muito te pareces!»

PRÓXIMO CAPÍTULO: o Regresso de Tobias
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:27 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #17 em: 30 de Agosto de 2006, 17:11 »

Tobite 10 : O REGRESSO DE TOBIAS

1 Entretanto, todos os dias, Tobite, contava os dias necessários para a ida e para o regresso. Quando estes passaram sem que o filho aparecesse, 2 começou a dizer: «Talvez tenham ficado retidos por lá ou, quem sabe, talvez Gabael tenha morrido e ninguém lhes entregue o dinheiro.» 3 E começou a entristecer-se.

4 Ana, sua esposa, dizia-lhe: «Não há dúvida que o meu filho morreu; já não é dos vivos.» E começou também a chorar e a lamentar-se por causa do filho, dizendo: 5 «Infeliz de mim, filho, que te deixei partir, tu, que eras a luz dos meus olhos!»

6 Tobite, contudo replicava-lhe: «Cala-te, não te preocupes, minha irmã; ele está bem. Decerto muitos afazeres os solicitaram por lá. Todavia, o homem que o acompanha é de confiança, um dos nossos irmãos. Não te entristeças, pois, por causa dele, minha irmã! Em breve estará aqui.»

7 Ela, porém, respondia: «Deixa-me em paz e não me queiras enganar: o meu filho morreu.» E todos os dias ia ao caminho por onde ele partira, passava o dia sem comer e chorava a noite inteira, por Tobias, seu filho, sem poder dormir.

8 *Ao completarem-se os catorze dias das núpcias que Raguel havia estabelecido com juramento, em favor da própria filha, Tobias foi ter com Raguel, e disse-lhe:

«Deixa-me partir, pois sei que meu pai e minha mãe já perderam a esperança de me ver de novo. Rogo-te, pois, ó pai, que me deixes ir, a fim de voltar à casa de meu pai; já te contei em que condições o deixei.»

9 Raguel respondeu a Tobias: «Fica aqui, comigo, filho; mandarei emissários a Tobite, teu pai, que lhe darão notícias tuas.»

Replicou Tobias: «Não, de modo nenhum! Peço-te que me deixes voltar para casa do meu pai.»

10 *Levantou-se, então, Raguel e entregou a Tobias a sua esposa Sara e metade de tudo o que possuía: servos e servas, bois e ovelhas, asnos e camelos, roupas, pratas e utensílios.

11 *A seguir, despediu-os em paz. Saudou Tobias, dizendo-lhe:

«Sê feliz, filho: que o Deus do céu vos dê feliz viagem e vos guie, a ti e a Sara, tua esposa, e que eu veja os vossos filhos, antes de morrer!»

12 E abraçando Sara, sua filha, disse-lhe:

«Filha, vai para o teu sogro e a tua sogra, pois doravante, serão os teus pais, como aqueles que te deram a vida. Vai em paz, filha. Possa eu, enquanto viver, ouvir falar sempre bem de ti.»

E, abraçando-os a ambos, deixou-os partir.

13 Por sua vez, Edna disse a Tobias:

«Filho, irmão querido, o Senhor te conduza de volta a casa! Possa eu ver os teus filhos e de Sara, minha filha, antes de morrer, para que eu me alegre na presença do Senhor. Entrego a minha filha à tua guarda; nunca
a entristeças, durante os dias da tua existência. Vai, pois, em paz, filho. Daqui em diante, serei tua mãe e Sara será tua irmã. O Senhor vos guie, a fim de que juntos vivais em paz e prosperidade, todos os dias da vossa vida.» Beijou-os a ambos e deixou-os partir sãos e salvos.

14*Tobias, de ânimo bom e alegre, deixou Raguel, bendizendo o Senhor do céu e da terra, Rei de todas as coisas, por lhe ter dirigido os passos de maneira tão feliz, e bendisse Raguel e Edna, nestes termos:

«Dê-me o Senhor a graça de vos honrar todos os dias da minha vida.»

PRÓXIMO CAPÍTULO:  Cura do pai de Tobias

« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:26 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #18 em: 30 de Agosto de 2006, 22:02 »

Tobite 11

CURA DO PAI DE TOBIAS

1 *Ao aproximarem-se de Caserim, que fica defronte de Nínive, Rafael disse:

2 «Bem sabes em que estado deixaste o teu pai. 3 *Passemos à frente da tua esposa e preparemos a casa antes da sua chegada.»

4 *Puseram-se, portanto, a caminhar juntos, na frente. Rafael, então, disse de novo: «Leva contigo o fel do peixe.» Atrás do anjo e de Tobias, seguia o cão.

5 Entretanto, Ana estava sentada e olhava para o caminho, procurando descobrir o filho. 6 Quando o viu, ao longe, disse ao marido: «Repara, aí vem o nosso filho, e com ele o seu companheiro.»

7 Antes, porém, que Tobias chegasse junto do pai, disse-lhe Rafael:

«Sei, com certeza, que os seus olhos se abrirão de novo. 8 Unge-lhos com o fel do peixe: ao sentir ardor, esfregá-los-é, as cataratas desprender-se-ão e ele verá.»

9 *Ana deitou a correr e lançou-se ao pescoço do filho, dizendo: «Volto a ver-te, meu filho. Agora, já posso morrer!» E pôs-se a chorar.

10 Tobite, tropeçando, encaminhou-se para a porta do pátio.

11 Então o filho correu ao seu encontro, agarrou-o e derramou-lhe o fel nos seus olhos, dizendo: «Coragem, pai Excalmação»

12 Enquanto lhe ardiam os olhos, esfregou-os, e as escamas desprenderam-se. 13 *Ao ver o filho, Tobite lançou-se-lhe ao pescoço e, chorando, disse: «Vejo-te, filho, tu que és a luz dos meus olhos!» 14 E continuou: 

«Bendito seja Deus e bendito o seu grande nome!
Benditos os seus santos anjos!
Que seu nome esteja sobre nós
e benditos sejam todos os seus anjos,
pelos séculos sem fim!
Ele puniu-me,
mas eis que volto a ver Tobias o meu filho.»

15 Tobias entrou, cheio de alegria, e glorificou a Deus. Contou ao pai todas as maravilhas que tinham acontecido na sua viagem; disse-lhe que trazia o dinheiro e que tomara Sara, filha de Raguel, por esposa:

«Ela já aí vem, está muito perto das portas de Nínive.»

TOBITE ACOLHE SARA

16 Ao ouvir isto, Tobite, cheio de alegria e louvando a Deus, foi às portas de Nínive, ao encontro da nora.

Vendo-o andar assim, com toda a segurança e sem ninguém o guiar pela mão, os habitantes de Nínive admiraram-se. Tobite, então, anunciava-lhes em alta voz que Deus fora misericordioso para com ele e lhe abrira os olhos.

17 Assim que Tobite se encontrou com Sara, esposa do seu filho Tobias, abençoou-a e disse-lhe:

«Sê bem-vinda, minha filha!
Bendito seja Deus, que te trouxe para junto de nós e bendito seja o teu pai!
 Bendito seja Tobias, meu filho, e bendita sejas tu, filha!
Entra e sê bem-vinda à tua casa; entra em bênção e alegria, filha!»

18 *Foi um dia de júbilo para todos os judeus que habitavam em Nínive.

19 Aicar e Nadab, seus sobrinhos, foram também ter com Tobite cheios de alegria e, durante sete dias, celebraram-se, com regozijo, as bodas de Tobias.

PRÓXIMO CAPÍTULO: Revelação do Anjo
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:25 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #19 em: 30 de Agosto de 2006, 22:29 »

PEQUENOS TESOUROS DO MUNDO AO ALCANCE DE UM CLICK...

CENAS DO LIVRO DE TOBITE EM... TAPEÇARIA Excalmação Excalmação Excalmação

Directamente de Viena do Kunsthistorisches Museum Vienna podemos apreciar agora de outro modo a exposição de tapeçaria intitulada "Cenas do Livro de Tobite"

Infelizmente só duas versões estão disponíveis: Inglês e Alemão...

http://www.khm.at/tobias/en/02/exhibition.html       clicke em "Tapestry"

Se souber inglês e estiver interessado nos detalhes, clike em "show details" e sobre os número apresentados no quadrados brancos

Se apenas estiver interessado em ver as peças vá clickando em next.

Para kem não domina o inglês aqui vai a sequência dos quadros em tapeçaria apresentados:

Presente O velho Tobite enterra o Israelita e fica cego

Presente Tobias apresenta o companheiro de viagem ao Pai

Presente Tobias pede a Raguel a mão de Sara em casamento

Presente Gabael assiste ao casamento de Tobias e Sara

Presente O velho Tobite recupera a visão

Presente O anjo recusa as ofertas e revela-se

CLARO K, KEM PREFERIR A VERSÃO ALEMÃ...       http://www.khm.at/tobias/02/ausstellung.html

Espero que gostem deste aperitivo... Fiquem bem!  Beijos

« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:22 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #20 em: 31 de Agosto de 2006, 15:29 »

Tobite 12 - A REVELAÇÂO DO ANJO

1 No fim das núpcias, Tobite chamou Tobias, seu filho, e disse-lhe:

«Meu filho, prepara o salário que deves dar ao homem que foi contigo e vê o que será preciso juntar-lhe, como gratificação.»

2 Tobias respondeu-lhe:

«Pai, quanto lhe hei-de dar como paga? Não sofrerei dano algum, se lhe der metade dos bens que ele trouxe comigo. 3 Ele reconduziu-me são e salvo; curou a minha esposa; trouxe o dinheiro comigo e também te deu a vista. Quanto pois, lhe hei-de pagar?»

4 Disse-lhe Tobite: «É justo, filho, que receba metade de todos os bens que trazias, ao voltar.»

5 Então, Tobias chamou o anjo e disse-lhe:

«Toma metade de tudo o que trouxemos como salário para ti e vai em paz.» 6

Então, Rafael chamou os dois à parte, e disse-lhes:

«Louvai a Deus e agradecei-lhe;
exaltai-o e apregoai a todos os viventes o que fez por vós,
pois é bom louvar a Deus, exaltar o seu nome e apregoar as suas obras.
Não vos canseis de o confessar.

7 Se é bom guardar o segredo do rei,
 é coisa louvável apregoar as obras de Deus.
Fazei o bem e nada de mau vos acontecerá.

8 É boa a oração feita com verdade e a esmola, acompanhada pela justiça.
Melhor é pouco com justiça, do que muito com iniquidade.
Melhor é dar esmolas do que acumular tesouros,
9 pois a esmola livra da morte e limpa de todo o pecado.
Os que praticam a misericórdia e a justiça serão cumulados de vida.

10 Aqueles que cometem o pecado e a injustiça são inimigos da sua própria vida.

11 Quero dizer-vos toda a verdade sem vos ocultar coisa alguma.

Já vos disse que é bom guardar os segredos do rei, mas é glorioso proclamar as obras de Deus.
 12 Por isso, sabei que enquanto oravas, tu e a tua nora Sara,
eu apresentava as vossas orações diante da glória do Senhor.
Da mesma forma, enquanto enterravas os mortos, eu também estava contigo.
13 Assim, quando, a toda a pressa, te levantaste e deixaste de comer,
 a fim de sepultar aquele cadáver,
eu fui enviado para pôr a tua fé à prova,
14 mas, ao mesmo tempo, Deus enviou-me para te curar, a ti e a Sara, tua nora.

15 *Eu sou Rafael, um dos sete anjos que apresentam as orações dos justos e têm lugar diante da majestade do Senhor.»

16*Ao ouvirem isto, ficaram os dois confusos e prostraram-se com o rosto por terra, cheios de temor.

sup]17[/sup] Disse-lhes então Rafael:

«Não temais; a paz esteja convosco! Louvai a Deus por toda a eternidade.
 18 Quando eu estava convosco, não era por minha própria iniciativa,
mas pela vontade de Deus, e por isso deveis louvá-lo sempre.

19 Todos os dias na vossa presença,
eu nada comia nem bebia na realidade, apenas vos parecia que o fazia.

20 Agora, bendizei o Senhor, aqui na terra, e louvai a Deus,
porque eu volto para aquele que me enviou.
Escrevei tudo o que sucedeu convosco.»

Dito isto, elevou-se. 21 Então Tobite e o seu filho levantaram-se, mas não o tornaram a ver.

22 Louvaram e glorificaram a Deus, dando-lhe graças pelas suas grandes obras, já que um anjo de Deus lhes tinha aparecido.

PRÓXIMO CAPÍTULO: Cântico de Tobite
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:21 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #21 em: 31 de Agosto de 2006, 19:53 »

Rosa Tobite 13: CÂNTICO DE TOBITE

1*Então, Tobite, com grande exaltação e alegria, disse:

2 «Bendito seja Deus, que vive eternamenteExcalmação
Bendito seja o seu reinoExcalmação

Porque Ele castiga, mas usa de misericórdia,
conduz aos abismos, nas profundezas da terra,
e faz sair da grande perdição;
nada existe que escape à sua mão.

3Louvai-o, filhos de Israel, diante dos povos;
porque Ele dispersou-vos no meio deles
4para vos mostrar ali a sua grandeza.

Exaltai-o diante de todos os viventes,
porque Ele é o nosso Senhor e o nosso Deus,
é o nosso Pai e é Deus por todos os séculos dos séculos
.

5*Castiga-vos por causa das vossas iniquidades,
mas, a seguir, compadece-se de vós
congregando-vos do meio de todos os povos,
entre os quais estais agora dispersos.

6Quando vos converterdes a Ele,
com todo o vosso coração
e com toda a vossa alma,
para praticar a verdade na sua presença,
Ele voltar-se-á para vós
e não vos ocultará a sua face
.

7Contemplai, agora, o que fez por vós,
rendei-lhe graças com a vossa voz,
bendizei o Senhor da justiça
e exaltai o Rei dos séculos.

8*Por mim, glorificá-lo-ei na terra do meu cativeiro
e anunciarei a um povo pecador
o seu poder e a sua grandeza.

Convertei-vos, pecadores,
e praticai a justiça diante dele;
talvez tenha misericórdia de todos vós.

9Com toda a minha alma louvarei o meu Deus, Rei do céu.
Sim, a minha alma rejubilará da sua grandeza.

10Que todos o proclamem e louvem em Jerusalém.
Jerusalém, cidade santa,
Ele castiga-te pelas obras dos teus filhos,
mas de novo terá misericórdia dos filhos dos justos.

11Bendiz o Senhor, como convém,
e louva o Rei dos séculos.
Pois o seu tabernáculo será reconstruído com júbilo.

12Que Ele te dê alegria e, em ti, a todos os cativos,
e mostre o seu amor para com todos os aflitos,
por todas as gerações, sem fim!

13Qual luz brilhante, hás-de refulgir
até às extremidades da terra.
Numerosos povos virão de longe,
e os habitantes dos confins da terra
adorarão o nome do teu santo Deus,
trazendo nas mãos oferendas para o Rei do céu
.

As gerações das gerações exultarão em ti,
o nome da escolhida permanecerá para sempre.

14Malditos sejam todos os que dizem mal de ti;
malditos, os que te derrubam os muros,
abatem as torres e incendeiam as casas.

Benditos sejam eternamente todos os que te respeitam.

15Alegra-te, porque os filhos dos justos serão congregados
e louvarão o Senhor dos séculos.
Ditosos aqueles que te amam,
e ditosos os que se alegram pela tua prosperidade.

16Ditosos os que se entristecem a teu respeito,
por causa dos teus castigos,
pois alegrar-se-ão em ti;
contemplarão a tua glória
e regozijar-se-ão para sempre.

A minha alma bendiz o Senhor, o grande Rei!
17*Pois Jerusalém será reconstruída
e na cidade, a sua casa permanecerá para sempre.
Feliz serei, se os descendentes da minha gente
virem a tua glória
e louvarem o rei do céu
.

As portas de Jerusalém serão reedificadas
com safira e com esmeralda,
e os seus muros com pedras preciosas.
Com ouro serão construídas as suas torres,
com ouro puro, as suas ameias.

18As portas de Jerusalém cantarão de alegria
e todas as casas dirão: 'Aleluia!
Bendito o Senhor, Deus de Israel!'
E os abençoados bendirão o nome santo, para sempre.»

Rosa Tobite 14: CONCLUSÂO DA HISTÓRIA DE TOBITE

1Aqui terminam as palavras do canto de louvor de Tobite.

2Tobite morreu em paz com cento e doze anos de idade e foi sepultado com todas as honras em Nínive.

Tinha sessenta e dois anos quanto ficou cego.

Depois da sua cura, viveu feliz, distribuiu muitas esmolas e continuou a louvar a Deus e a cantar a sua grandeza.

3*Quando estava para morrer, Tobite chamou o seu filho Tobias e disse-lhe:

«Meu filho, toma os teus filhos 4*e refugia-te na Média,
porque estou persuadido de que tudo o que disse o profeta Naum sobre Nínive vai cumprir-se.
Tudo se cumprirá e deverá acontecer sobre a Assíria e sobre Nínive,
tal como disseram os profetas de Israel, enviados por Deus.
 Nenhuma das suas palavras se perderá.
Tudo há-de acontecer no seu devido tempo.

Vai! Na Média, estarás mais seguro do que na Assíria ou na Babilónia.
 Eu sei e acredito que tudo aquilo que Deus disse se cumprirá e não cairá uma só palavra das suas profecias.

Os nossos irmãos que moram na terra de Israel serão dispersos e deportados para longe do seu belo país
 e toda a terra de Israel será reduzida a um deserto.
Mesmo a Samaria e Jerusalém ficarão desoladas
e a casa de Deus será queimada e ficará em desolação, por certo tempo.

5*Mas de novo, Deus compadecer-se-á deles e os reinstalará na terra de Israel.
Eles reedificarão o templo, embora diferente do primeiro, até que sejam cumpridos e completados os tempos.

Depois disto, voltarão do cativeiro e edificarão Jerusalém com magnificência,
 e nela a casa de Deus, tão gloriosa como os profetas anunciaram.
 6E todas as nações que se encontram em toda a terra se converterão e temerão Deus na verdade.

Todos abandonarão os seus ídolos, que os fizeram andar errantes na mentira, e louvarão o Deus dos séculos na justiça.

7Todos os habitantes de Israel que escaparem, naqueles dias, e que se recordarem de Deus com sinceridade,
reunir-se-ão e verão Jerusalém e para sempre habitarão tranquilos na terra de Abraão,
 que lhes será dada como herança.

Aqueles que amam a Deus na verdade, alegrar-se-ão;
mas aqueles que cometem o pecado e a injustiça desaparecerão de toda a terra.

8Agora, meus filhos, ordeno-vos:

servi a Deus na verdade e fazei o que lhe agrada.
Ensinai também aos vossos filhos a obrigação de fazer justiça e de dar esmola
 e de se lembrarem de Deus, de bendizer o seu nome para sempre,
na verdade e com todas as forças.

9Por isso, tu, meu filho, parte de Nínive, não fiques aqui mais tempo.
Depois de teres dado sepultura a tua mãe junto de mim, nesse mesmo dia abandona as fronteiras de Nínive.

De facto, vejo triunfar nela muita injustiça e uma grande perfídia, e nem sequer se envergonham.

10Vê, meu filho, quanto Nadab fez a seu pai adoptivo, Aicar.
Acaso não foi obrigado a descer vivo à terra?
Contudo, Deus revelou a infâmia diante da face do culpado.
Aicar regressou à luz do dia, enquanto que Nadab entrou nas trevas eternas, por ter tentado matar Aicar.

Por ter dado esmolas, Aicar escapou ao laço da morte que Nadab lhe tinha preparado;
Nadab, contudo, caiu nesse mesmo laço que o fez perecer.

11Vede, filhos, onde conduz a esmola e onde conduz a iniquidade:
 esta conduz à morte.
Agora, eis que me falta o alento!»

Eles, colocaram-no sobre o leito, onde morreu e deram-lhe sepultura honrosa.

12Quando a mãe morreu, Tobias sepultou-a junto do seu pai, Tobite, e partiu com a sua mulher e com todos os seus filhos para a Média, morando em Ecbátana, em casa de Raguel, seu sogro.

13Cuidou dos seus sogros com todas as atenções na sua velhice e depois sepultou-os em Ecbátana da Média. T

obias herdou o património de Raguel tal como herdara o de seu pai.

14Tobias morreu, gozando da consideração de todos, com cento e dezassete anos de idade.

15Antes de morrer, soube da ruína de Nínive, e viu os seus habitantes serem levados cativos para a Média, às mãos de Aicar, rei da Média. Louvou então a Deus por tudo quanto tinha feito pelos habitantes de Nínive e da Assíria.

Antes de morrer, pôde assim alegrar-se com a sorte de Nínive e louvou o Senhor Deus pelos séculos dos séculos.

Rosa    Rosa    Rosa     Rosa     Rosa
Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #22 em: 01 de Setembro de 2006, 22:57 »

O LIVRO DE TOBITE ( ou Livro de Tobias, consoante as edições) chegou ao fim...

Espero que esta jornada/caminhada com Tobite / Sara e Tobias / Rafael
 vos tenha sido proveitosa interiormente...

Em termos de enquandramento teológico deixo isso para os entendidos...

LIVRO DE TOBITE - INTRODUÇÂO

Escrito sob a forma de um romance de cariz sapiencial, este livro narra-nos a história de Tobite, de Sara, mulher de seu filho Tobias, e das respectivas famílias.

Apresentados como israelitas piedosos, que sempre permaneceram fiéis ao Senhor seu Deus, mesmo no meio das piores tribulações, constituem, por isso mesmo, um paradigma de comportamento nas circunstâncias normais da vida.

Dentro desta perspectiva, toda a trama se desenrola em torno de questões práticas que vão sendo resolvidas sempre com uma fé inabalável em Deus e dentro da fidelidade absoluta à sua vontade.

Atribuindo-lhe uma linguagem dos nossos dias, poderíamos dizer que se trata de um tema de amor. Amor de dois jovens esposos; amor das diversas personagens dentro do quadro das respectivas famílias; amor dos fiéis pelo seu Deus que, através dos séculos e do suceder-se aparentemente inocente dos acontecimentos, guia o seu povo em direcção ao cumprimento do seu destino de realização plena.

O TEXTO

A história da sua transmissão é algo atribulada e só com alguma dificuldade entrou no conjunto dos livros canónicos.

Com efeito, é considerado apócrifo pelas Igrejas Evangélicas, não faz parte do cânone hebraico e só o Concílio de Hipona, em 393, o admitiu como inspirado.

O livro foi redigido em aramaico, língua esta que, sendo próxima do hebraico, rapidamente se tornou também veículo de comunicação em toda a zona do Crescente Fértil e das suas zonas circundantes.

Não chegou até nós nenhuma versão do texto nesta língua. Assim, o conhecimento que temos desta obra, é através das suas traduções em grego e latim.

AMBIENTE E CRONOLOGIA

Não há unanimidade acerca da data de composição do livro. Para uns, teria sido escrito provavelmente entre os anos 200 e 180 a.C. e para outros numa data muito posterior.

Como quer que seja, todo o texto deixa perceber um ambiente ligado à diáspora, em torno à época do exílio persa.

Contudo, e independentemente das considerações cronológicas, é um texto com uma intencionalidade didáctica e edificante evidente, visível não só a partir da sua forma narrativa, em jeito de saga, mas também a partir da constatação do pouco cuidado que o autor colocou nas referências cronológicas, históricas e geográficas, que resultam, na sua maioria, incoerentes.

CONTEÚDO

O esquema geral da obra é a sequência da sua história:

Rosa Origens de Tobite e a sua piedade (cap. 1).

Rosa Tobite no cativeiro (2,1-9).

Rosa A sua resignação nas provas (2,10-3,6).

Rosa Sara, no meio da sua aflição, ora ao Senhor (3,7-17).

Rosa Discurso de Tobite a seu filho (cap. 4).

Rosa O filho de Tobite empreende a viagem, acompanhado por um anjo (5,1-6,9).

Rosa Bodas do filho de Tobite com Sara (6,10-8,9).

Rosa Gabael assiste às bodas (cap. 9).

Rosa Regresso de Tobias para junto de seus pais (10-11).

Rosa Revelação do anjo (cap. 12).

Rosa  Cântico de Tobite (cap. 13).

Rosa Mortes de Tobite e de Tobias (cap. 14).

DIVISÃO E CONTEÚDO

O livro pode dividir-se nas seguintes secções:

Presente I. História de Tobite: 1,1-3,6;

Presente II. História de Sara: 3,7-4,21;

Presente III. Preparação da viagem: 5,1-23;

Presente IV. Viagem à Média: 6,1-19;

Presente V. Casamento de Tobias e Sara: 7,1-14,15.

MENSAGEM TEOLÓGICA

Depois do Exílio, enquanto uma parte do povo judeu se reuniu à volta de Jerusalém, um grande número permaneceu na Babilónia e nos outros territórios em redor de Israel: no Egipto, na Assíria e nos territórios que actualmente constituem a zona norte do Irão.

Muito provavelmente, o livro de TOBITE nasce dentro deste ambiente linguístico e geográfico.

Ao ser um texto narrativo de carácter "romanceado", a atenção do leitor é levada a centrar-se nas personagens, nas suas genealogias escrupulosamente israelitas e na forma fiel e piedosa segundo a qual orientam as suas vidas.

Estas características, típicas dos intervenientes, são ainda postas em relevo graças ao recurso sistemático a comparações, quer com os outros membros do povo de Israel, quer com as personagens reais com as quais cada um deles se vai relacionando.

Assim, o texto avança claramente em dois níveis paralelos e concêntricos de desenvolvimento: por um lado, o nível da fidelidade e piedade de Tobite e dos seus familiares directos; por outro, a infidelidade do povo e a impiedade dos governantes.

Todo o enredo, na sua forma simplista, está impregnado de um inconfundível sabor sapiencial e de referências indisfarçáveis, por exemplo, à História de José e à personagem de Job.

Nesta simplicidade linear, o texto não é capaz de criar qualquer tensão dramática. Desde o início, o leitor tem a sensação de já saber o que vem a seguir. Seguindo as regras típicas deste género, o texto avança num crescendo de complicação com sucessivos momentos de resolução, atingindo o climax ou ponto de viragem quando ficam resolvidas as duas dificuldades principais ligadas à questão da herança: o aspecto financeiro e a descendência, que se supõe venha a seguir-se à conclusão feliz do casamento de Sara e Tobias.

Apesar disto, e na sua ingenuidade, o livro de TOBITE respira um ambiente de fé incondicional em Deus. Para além das tribulações e dificuldades sofridas, as personagens centrais vivem com a certeza inabalável da presença de Deus, como condutor da História, e da recompensa que hão-de ter pela sua fidelidade.

O próprio nome de Tobite (abreviatura hebraica de "Tôbiyyâh", que quer dizer "Deus é bom", ou "o meu bem está em Deus") confirma a acção da divina Providência, que vela por aqueles cuja fé é inabalável e os ajuda a vencer as provações, acabando por lhes dar uma recompensa muito acima de toda a expectativa, como no caso do próprio Tobite.

introdução retirada da Bíblia Sagrada,
edição online da Difusõra Bíblica
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 23:26 por lea onda-menor » Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #23 em: 27 de Março de 2007, 10:53 »

Pode consultar e comparar o texto na tradução dos Capuchinhos:

Introdução
:

Cap. 1 a 14 ; :
Cap. 2 a 14 ; :
Cap. 3 a 14 ; :
Cap. 4 a 14 ; :
Cap. 5 a 14 ; :
Cap. 6 a 14 ; :
Cap. 7 a 14 ; :
Cap. 8 a 14 ; :
Cap. 9 a 14 ; :
Cap. 10 a 14 ; :
Cap. 11 a 14 ; :
Cap. 12 a 14 ; :
Cap. 13 a 14 ; :
Cap. 14 a 14 ;
Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #24 em: 21 de Julho de 2007, 17:00 »

Desabrochar Cap. 1;
Desabrochar Cap. 2; Desabrochar Cap. 3; Desabrochar Cap. 4; Desabrochar Cap. 5; Desabrochar Cap. 6; Desabrochar Cap. 7 ;

Desabrochar Cap. 8; Desabrochar Cap. 9; Desabrochar Cap. 10; Desabrochar Cap. 11; Desabrochar Cap. 12; Desabrochar Cap. 13; Desabrochar        Cap. 14.

Oração ao Arcanjo S. Rafael

Glorioso Arcanjo São Rafael,
que vos dignastes tomar a aparência
 de um simples viajante,
para vos fazer o protetor do jovem Tobias;
ensinai-nos a viver sobrenaturalmente,
 elevando sem cessar nossas almas,
acima das coisas terrestres.

Vinde em nosso socorro
no momento das tentações
e ajudai-nos a afastar de nossas almas
e de nossos trabalhos
 todas as influências do inferno.

Ensinai-nos a viver neste espírito de fé,
que sabe reconhecer a misericórdia Divina
 em todas as provações,
e as utilizar para a salvação de nossas almas.

Obtende-nos a graça que vos peço
(...),
de inteira conformidade à vontade Divina,
seja que ela nos conceda
a cura dos nossos males,
ou que recuse o que lhe pedimos.

São Rafael,
guia protetor e companheiro de Tobias,
dirigi-nos no caminho da salvação,
preservai-nos de todo perigo
e conduzi-nos ao Céu. Assim seja.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria  1 Glória)

« Última modificação: 21 de Julho de 2007, 17:18 por lea onda-menor » Registado

414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #25 em: 28 de Julho de 2007, 22:49 »

Os anjos e arcanjos estão realmente com Cristo no céu, até que a Nova Jeruasalém seja implantada na NOVA TERRA (Ap. 21,1-7).
Mas há em toda a Bíblia algum vestígio válido de que seja proveitoso em dirigirmos as nossas orações a essas tão poderosas personagens em vez de as confiarmos nas mãos de Deus?
(Apoc. 22,8 por analogia)
(Apocalipse 19,10, também por analogia)

Não tenhamos medo de confiar a YHWH os nossos cuidados:

Salmos 55
23*"Confia ao SENHOR os teus cuidados
e Ele será o teu sustentáculo;
não permitirá que o justo sucumba para sempre."
( aqui SENHOR substitui o que está no original YHWH)

1ª de Pedro 5,7
7*Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós.
8*Sede sóbrios e vigiai, pois o vosso adversário, o diabo, como um leão a rugir, anda a rondar-vos, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que a vossa comunidade de irmãos, espalhada pelo mundo, suporta os mesmos padecimentos.
10*Depois de terdes padecido por um pouco de tempo, o Deus que é todo graça e vos chamou em Jesus Cristo à sua eterna glória, há-de restabelecer-vos e consolidar-vos, tornar-vos firmes e fortes. 11*Para Ele o poder pelos séculos dos séculos. Ámen
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 22:55 por 414449 » Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #26 em: 29 de Julho de 2007, 19:29 »

Sara e Tobite dirigiram as orações a Deus e foi Ele que os atendeu... Aliás é sempre Deus que atende as nossas preces. Ocorrência histórica ou apenas uma história, Deus enviou um dos seus anjos e deu-lhe um nome, conviveu com Tobias e auxiliou-o nas tarefas que tinha pela frente

Se podemos pedir a proteccção deste anjo, porque não o fazer? - não me parece haver mal nenhum nisso - Claro que a decisão final é a Deus que cabe e nunca colocar esse arcanjo no lugar de Deus...

este anjo sugeriu e Tobias executou: a humildade e prontidão de Tobias, sem questionar, em relação a seu pai e em relação ao companheiro de viagem foi o caminho percorrido...

Gosto muito mas mesmo muito desta história bíblica narrada com a simplicidade de uma novela: acho-a riquíssima a  muitos níveis e em variadíssimos momentos. Tenho pena de ela ser muitas vezes esquecida em meditações
« Última modificação: 29 de Julho de 2007, 19:56 por lea onda-menor » Registado

414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #27 em: 30 de Julho de 2007, 16:01 »

Deus é que escolhe os seus anjos e eles obedecem-lhe.

Podemos, é claro, pedir a um anjo a sua protecção, mas devemos ter em conta que há duas espécies de anjos:
1) os que esperam e só fazem o que YHWH lhes ordena. Estes não esperam glória dos homens como o que falou ao nosso amado irmão João e que  lhe mostrando as Revelações do Apocalipse (Apocalipse, em grego «αποκαλυψις», significa Revelação) como pode ver em Ap.22, 8,10: rejeitam a ser adorados «προσκυνησον» palavra grega que também significa homenagear.
2) os que se querem fazer passar pelos que são do nosso apreço e se puderem agem sem o expresso consentimento de YHWH, com o fundamento de serem venerados «προσκυνησον» e se possível, ultrapassar o nosso apreço por eles em nossas mentes a ponto de se colocarem num lugar superior ao próprio YHWH. São os fazem parte do terço das «estrelas» que têm estado a ser expulsas do céu (Ap.12).

Portanto, se dirigirmos as nossas preces aos anjos, arriscamos-nos a ter que suportar uma força espiritual que não queremos e que se faz passar por aquela que invocamos, enganando-nos; ao mesmo tempo estamos a mostrar que depositamos mais confiança no anjo que foi criado por Deus que no Criador.

Não tenhamos medo de nos aproximar de Deus. Os anjos são os seus mensageiros e nossos companheiros Ap.22.
Anjo quer dizer mensageiro.

A palavra anjo deriva do latim, angelu, e do grego, ángelos (ἄγγελος), com o significado de mensageiro.

1.ª Pedro 5
6*Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que Ele vos exalte no devido tempo. 7*Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós.

Ao lermos o cap. 10 do livro de Daniel, nos últimos versículos, podemos verificar que aqueles príncipes (que são anjos que dirigem as nações) lutam no céu uns contra os outros. Isso prova que nem todos estão a trabalhar em nosso benefício. Os anjos nefastos também chamados demónios (δαιμονες palavra que no grego significa deuses) não estão nos infernos como dizem as crendices populares, mas a Bíblia coloca-os nos céus (Job.1 e 2) e que vão sendo expulsos para a terra (Ap.12).
Estes serão lançados no simbólico lago de fogo, na vinda gloriosa do Verbo de Deus, montado num simbólico cavalo branco, (Ap.19) Esse lago  é o «fogo eterno» (Mat.25)destinado ao diabo e seus anjos.
« Última modificação: 30 de Julho de 2007, 17:00 por 414449 » Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
Páginas: 1 [2]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: