Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Partilhe connosco... o livro de Tobite, passo a passo  (Lida 2116 vezes)
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« em: 17 de Agosto de 2006, 20:33 »

Um livro esquecido mas enternecedor sobre a PROVIDÊNCIA DIVINA
Que tal meditá-lo aos poucos? Partilhe connosco as ideias e sentimentos

Que tal descobri-lo e partilhá-lho no que tem de belo, surpreendente e actualizá-lo para o nosso dia-a-dia?

É um desafio! Alguém disposto aceitá-lo?

Através dele conheceremos não só Tobite e Ana, mas Tobias e Sara e... um personagem interessante, tantas vezes esquecido pela tradição, que surge e que a eles se associa... Alguma ideia de quem será?

Quem sabe se através da descoberta da PALAVRA, ele também caminhe connosco?/
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:39 por lea onda-menor » Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #1 em: 17 de Agosto de 2006, 20:49 »

--------------------------------------------------------------------------------
I. História de Tobite (1,1 - 3,6)
1 Prólogo

"1*Livro da história de Tobite, filho de Tobiel, filho de Ananiel, filho de Aduel, filho de Gabael, filho de Rafael, filho de Raguel da descendência de Assiel, da tribo de Neftali, 2*o qual, no tempo de Salmanasar, rei da Assíria, foi levado cativo de Tisbé, que fica à direita de Cadés de Neftali, na Galileia Setentrional, acima de Haçor, do outro lado do caminho do Poente, à esquerda de Fogor.

Piedade de Tobite

3*Eu, Tobite, andei sempre pelos caminhos da verdade e da justiça, durante todos os dias da minha vida, dando muitas esmolas aos meus irmãos, os da minha nação que comigo tinham sido levados cativos para a terra dos assírios, em Nínive.

4Quando ainda vivia na minha pátria, na terra de Israel, no tempo da minha juventude, toda a tribo de Neftali se afastou da casa de David, meu pai, e de Jerusalém, a única cidade escolhida entre todas as tribos de Israel para se oferecer sacrifícios por todas elas. Nela foi edificado o templo, onde Deus habita, o qual foi consagrado para todas as gerações futuras. 5*Todos os meus irmãos, assim como a casa de Neftali, meu pai, ofereciam sacrifícios sobre todas as montanhas da Galileia, ao bezerro, que Jeroboão, rei de Israel, mandara fazer em Dan.

6*[Eu, porém, era o único que ia muitas vezes a Jerusalém, durante as festas, conforme está ordenado a Israel por preceito eterno. Eu ia a Jerusalém levando as primícias, os dízimos das colheitas e as primeiras lãs das ovelhas 7e entregava tudo aos sacerdotes, filhos de Aarão, diante do altar. Eu entregava o dízimo do trigo, do vinho, do azeite, das romãs, dos figos e dos demais frutos, aos filhos de Levi em função em Jerusalém. Durante seis anos, eu converti o segundo dízimo em dinheiro, e ia gastá-lo cada ano em Jerusalém. 8*O terceiro dízimo, eu destinava-o aos órfãos, às viúvas e aos prosélitos que se haviam juntado aos filhos de Israel. Dava-o de três em três anos, e consumíamo-lo conforme o preceito da lei de Moisés e as recomendações de Débora, mãe de Ananiel nosso pai, pois que meu pai, morrendo, me havia deixado órfão.

9*Já homem, tomei por esposa Ana, da tribo de meu pai e dela tive um filho, a quem dei o nome de Tobias. 10*[Quando fomos levados cativos para Nínive,   todos os meus irmãos e os da minha linhagem comiam dos alimentos dos gentios. 11*Eu, porém, abstinha-me de os comer, 12porque, com toda a minha alma, me lembrava de Deus.

13*Por isso, o Altíssimo concedeu-me favor e graça perante Salmanasar, que me fez seu provedor. 14Viajando pela Média, onde fazia compras para o rei, até à sua morte, depositei junto de Gabael, irmão de Gabri, em Ragués da Média, dez talentos de prata, guardados em saquinhos.

15*Por morte de Salmanasar, sucedeu-lhe seu filho, Senaquerib. Os caminhos para a Média tornaram-se pouco seguros, de modo que não pude lá voltar.

16Durante o reinado de Salmanasar, eu dava muitas esmolas aos meus irmãos, 17*fornecendo pão aos esfomeados e vestindo os nus, e se encontrava morto alguém da minha linhagem, atirado para junto dos muros de Nínive, dava-lhe sepultura. 18*Enterrei também aqueles que Senaquerib mandara matar, quando regressou, fugindo da Judeia, durante o tempo do castigo que o rei do céu mandou sobre os que blasfemavam. De facto, na sua ira, o rei mandou matar a muitos. Eu, então, roubava os corpos para os sepultar. Depois, quando o rei procurava os corpos, não os conseguia encontrar.

19Um habitante de Nínive foi informar o rei de que era eu quem enterrava os mortos secretamente e, então, tive de me ocultar. Sabendo que ele estava informado e me procurava, para me matar, fugi com medo. 20Assim, fui despojado de tudo o que possuía. Tudo passou para o tesouro do rei e só fiquei com Ana, minha mulher, e com Tobias, meu filho.

21*Ainda não tinham passado quarenta dias quando os seus dois filhos o mataram e fugiram para os montes de Ararat. Sucedeu-lhe seu filho, Saquerdão, o qual colocou Aicar, filho de meu irmão Anael, à frente de toda a contabilidade administrativa do reino e este ficou com o poder sobre toda a sua casa.

22Nessa altura, Aicar intercedeu por mim e eu pude voltar para Nínive. No tempo de Senaquerib, rei da Assíria, Aicar era copeiro-mor, ministro da justiça, administrador e superintendente, e Saquerdão reconduziu-o em todos os seus cargos. Ele era meu sobrinho, um membro da minha família."

Próximo Capítulo...  Cegueira e resignação de Tobite
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:04 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #2 em: 17 de Agosto de 2006, 22:47 »

1. APRESENTAÇÃO DO CONTEXTO SÓCIO-FAMILIAR DE TOBITE:

- apresentação da geneologia, procurando dar credibilidade a Tobite numa cultura em que a linhagem / a proveniência familiar é muito importante para a cultura judaica

-situação do povo de Deus vivendo em exílio

- infilidelidade do povo de Deus contrastando a fidelidade de Tobite "conforme está ordenado a Israem por preceito eterno

- fora orfão, está casado e tem um filho

- ...

2. DESCRIÇÃO DO CARÁCTER / DA PERSONALIDADE DE TOBITE:

-
homem fiel cumpridor dos preceitos da Lei mas com coração, não só por temor de Deus mas pela relação de amizade que estabelecera com Deus:
 "*Eu, porém, abstinha-me de os comer, porque, com toda a minha alma, me lembrava de Deus."

- homem firme, cioso dos seus deveres mas também generoso para com os mais desfavorecidos que o rodeiam (vivos e mortos)

- trabalhador

- ousado  pois arrisca a fazer o bem mesmo quando o perigo espreita versus o medo que o leva a fugir para salvar a vida (um ser humano prudente)

- sofredor: exilado e, posteriormente, despojado de tudo anda fugido

- ...

3. E NÓS, QUEM SOMOS?

- Qual é a minha história familiar? O contexto social em que estou inserido?

- Quem sou eu? O que me define: que posso dizer de mim, enquanto pessoa?

- Que relação estabeleço eu com Deus?

Aqui está um ponto de partida...
pequena e simples,
sem conhecimentos de teologia
Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #3 em: 18 de Agosto de 2006, 20:17 »

Tobite 2
--------------------------------------------------------------------------------
CEGUEIRA E RESIGNAÇÃO DE TOBITE

1*Sob o reinado do rei Saquerdão, voltei para a minha casa e foi-me restituída a companhia da minha mulher Ana e do meu filho Tobias.

Pela festa do Pentecostes, que é a nossa festa das Semanas, mandei preparar um bom almoço e reclinei-me para comer. 2Mas, ao ver a mesa coberta com tantas comidas finas, disse a Tobias:

«Filho, vai procurar, entre os nossos irmãos cativos em Nínive, um pobre que seja de coração fiel, e trá-lo para que participe da nossa refeição. Eu espero por ti, meu filho.»

3Tobias saiu à procura de um pobre entre os nossos irmãos. Ao regressar disse: «Pai.» Eu respondi: «Eis-me aqui, meu filho.» Tobias continuou: «Pai, alguém da nossa linhagem está morto na praça pública, onde o estrangularam.»

4Levantei-me, então, sem nada ter comido e levei o cadáver da praça para um casebre, esperando o pôr-do-sol para o poder sepultar.

5A seguir, voltei, lavei-me e almocei com tristeza, 6*recordando-me das palavras do profeta Amós, ditas sobre Betel: «As vossas festas converter-se-ão em luto e os vossos cantos, em lamentações.» E eu chorei. 7Quando mais tarde o sol se pôs, saí, cavei uma cova e sepultei-o.

8Os meus vizinhos, porém, zombavam de mim, dizendo: «Ainda agora não tem medo. Já o procuraram para o matar por causa disso e teve de fugir; contudo, ei-lo de novo a sepultar os mortos.»

9 Naquela mesma noite, depois de ter enterrado o cadáver, lavei-me, entrei no pátio da casa e deitei-me junto do muro, deixando a face descoberta por causa do calor. 10 Não  sabia que havia pássaros no muro por cima de mim e, tendo os olhos abertos, os pássaros deixaram cair nos meus olhos excremento quente, dando origem a umas manchas brancas. Procurei os médicos para me tratarem. Contudo, quanto mais me aplicavam medicamentos, mais se me cegavam os olhos por causa das escamas, até que perdi totalmente a vista.

Fiquei cego quatro anos. Todos os meus irmãos se afligiam por minha causa e Aicar sustentou-me por dois anos, antes de partir para Elimaida.

11 Nessa época, Ana, minha mulher, trabalhava em labores femininos, tecendo a lã 12   que depois mandava aos patrões recebendo em seguida o pagamento.

Ora, no sétimo dia do mês de Distro, cortou o tecido que confeccionara e mandou-o aos que o tinham encomendado; estes pagaram-lhe o preço devido e ainda lhe ofereceram um cabrito pelo tecido.

13*Quando o cabrito chegou a casa, começou a balir. Chamei, então, Ana e disse-lhe: «De onde veio este cabrito? Não terá sido furtado? Devolve-o aos seus donos, porque não nos é lícito comer coisa alguma furtada.»

14*Disse-me ela: «Foi-me dado de presente, além do meu salário.» Contudo, não acreditando nela, mandei que o devolvesse aos donos, envergonhando-me do seu procedimento.

Porém, ela respondeu: «Onde estão as tuas esmolas? Onde estão as tuas boas obras? Aí tens, agora, o resultado.»

Tobite 3

ORAÇÃO DE TOBITE

1Entristeci-me, chorei, e com aflição orei, dizendo:

2*«Tu és justo, Senhor! Todas as tuas obras são justas e todos os teus caminhos são misericórdia e verdade; Tu és o juiz do mundo.

3Agora, Senhor, recorda-te de mim, olha para mim.

Não me castigues, por causa dos meus pecados e dos meus erros, nem pelos pecados que os meus pais cometeram contra ti.

4Violando os teus mandamentos, nós pecámos diante de ti. Por isso, Tu permitiste que nos roubassem os nossos bens e abandonaste-nos ao cativeiro e à morte. Fizeste de nós objecto de escárnio e injúria de todos os gentios, entre os quais nos dispersaste.

5Agora, trata-me segundo as minhas culpas e as culpas dos meus pais, porque todos os teus juízos são verdadeiros e porque nós não observámos os teus mandamentos, e não caminhámos diante de ti na verdade.

6Assim, faz comigo o que quiseres.

Dá ordem para que a minha vida me seja tirada, de forma que eu desapareça da face da terra e me converta em pó; porque para mim é melhor morrer do que viver, pois tive de ouvir ultrajes e mentiras, e uma grande tristeza me acabrunha.

Senhor, permite que eu seja libertado desta angústia,

faz-me chegar à morada eterna e não afastes de mim, Senhor, a tua face,

pois para mim é melhor morrer do que ter sempre diante de mim esta angústia e ter de ouvir os insultos!»

Próximo quadro: a situação de Sara
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:18 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #4 em: 18 de Agosto de 2006, 20:28 »

Hoje temos Tobite no presente:

- junto da mulher e do filho

- generoso para com os desfavorecidos e enterrando os mortos (perseverança naquilo que acredita apesar de perseguições anteriores

- incompreensão por parte dos que o cercam: vizinhos e esposa

- a cegueira durante 4 anos após ter exercido uma obra de misericórdia... k o torna dependende dos outros para seu sustento (Aicar e a esposa)

- falta de confiança na esposa que gera algum desconforto / atrito no casal

Como estamos hoje?
                              Alguma situação nos entristece / oprime que aperte o coração?
                              Como encaro o meu dia-a-dia?
                              Como reajo nos momentos de desânimo / desencanto?

Como é este meu diálogo com Deus? A minha oração?

Louvo-o?

Reconheço a minha condição de pecador?

falo-lhe do coração com confiança?

Respeito a SUA VONTADE sem me revoltar ou desobedecer?

Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #5 em: 19 de Agosto de 2006, 10:34 »

Tobite 3  (cont. )

II. HISTÓRIA DE SARA

7Naquele mesmo dia, aconteceu que Sara, filha de Raguel, estando em Ecbátana, na Média, teve de ouvir também ela, injúrias de uma das escravas de seu pai.

8 Ela fora dada como esposa a sete maridos. Mas Asmodeu, um demónio maligno, matara-os, antes que se pudessem aproximar dela como esposa.

Disse-lhe, pois, a serva: «És tu que matas os teus maridos! Já foste dada a sete homens e com nenhum até agora ficaste casada. 9 Porque nos espancas por terem morrido os teus maridos? Vai-te embora com eles, e não vejamos de ti nem filho nem filha, por toda a eternidade!»

10*Naquele dia, a alma de Sara encheu-se de tristeza e ela pôs-se a chorar.

Subiu, então, ao quarto de seu pai, com intenção de se enforcar.

Todavia, reflectiu de novo e disse para consigo:

«Não posso fazer tal coisa. Poderiam escarnecer de meu pai e dizer-lhe: 'Tiveste uma filha única, muito querida, e ela enforcou-se, por causa das suas desgraças'. Assim, levaria eu para a região dos mortos a velhice de meu pai, consumida pelo luto. É melhor, então, que não me enforque, mas peça ao Senhor a morte, para que nunca mais ouça insultos em toda a minha vida.»

ORAÇÃO DE SARA

11*Naquele instante, Sara estendeu os braços para a janela e orou nestes termos:

«Bendito és Tu, Deus misericordioso! E bendito é o teu nome por todos os séculos! Louvem-te todas as tuas obras, pela eternidade!

12 Eis que agora ergo para ti a minha face e os meus olhos.

13 Manda que eu seja retirada da terra, para que jamais ouça tais opróbrios.

14 Tu sabes, Senhor, que estou pura de toda a mácula contraída com algum homem, 15 *e que nunca manchei o meu nome nem o de meu pai nesta terra do meu cativeiro.

Sou filha única de meu pai. Ele não tem outro descendente que possa constituir herdeiro, nem tem parente próximo ou companheiro da mesma tribo, para o qual eu me deva guardar como esposa.

Morreram-me já sete maridos; para quê, pois, me serve a vida?

Se, porém, não ma quiseres tirar, Senhor, escuta-me, na minha angústia

DEUS OUVE AS ORAÇÕES DE TOBITE E DE SARA

16 Na mesma hora, foi ouvida a oração de ambos na presença da glória de Deus.

17 Por isso, foi enviado Rafael para os curar:

tirar as escamas brancas dos olhos de Tobite, a fim de que com os seus próprios olhos pudesse ver a luz de Deus;

e dar Sara, filha de Raguel, como esposa a Tobias, filho de Tobite, expulsando dela Asmodeu, o demónio maligno, pois a Tobias, de preferência aos demais pretendentes, competia tomá-la para si.

No mesmo instante, Tobite voltou para sua casa e Sara, filha de Raguel, desceu do quarto.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:06 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #6 em: 19 de Agosto de 2006, 11:17 »

ESTÁ APRESENTADA A HISTÓRIA DESTE LIVRO:

Deus ouve as orações / preces destas duas almas angustiadas e envia Rafael com uma missão específica dar resposta a estas situações...

QUEM É RAFAEL? COMO VAI ELE AJUDAR TOBITE E SARA?

Esse é o desenvolvimento que se segue... até ao capítulo 14, versículo 15, que pode ser acompanhada / rezada como PALAVRA VIVA de DEUS que transforma as nossas vidas interiores e nos fortaleça na esperança / confiança  fé, no amor do nosso Deus, que cuidade de nós mesmo em combates que nos ultrapassam (Asmodeu) e tudo através da humilde confiança, no abandono nas Suas mãos através da oração

QUANTO A RAFAEL...

o menos conhecido dos três arcanjos de Deus, referenciados na Bíblia,  recordado liturgicamente no dia 29 de Setembro:
S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael

S. Miguel (nome significa: "quem como Deus?"), principe das milícias celestes e fiel  defensor da glória de Deus protector nos combates entre Deus (o BEM) e o Demónio (O MAL) e defensor da Igreja de Deus, também conhecido como nosso guia na hora da morte

Apocalipse 12, 7-8

S. Gabriel (nome significa: "Deus é a minha força) é o anjo da Encarnação, o mensageiro de Deus, enviado a Zacarias (anúncio da encarnação do Percursor do Messias) e à Virgem Maria (encarnação do VERBO DIVINO) mas já presente no Antigo Testamento junto de Daniel:

Lucas 1, 26-28; Dan 9, 20-27

S. Rafael ( nome significa: "Deus cura" ) acompanha Tobias na sua viagem, auxiliando-o na sua jornada e na sua missão: encontrar e ajudar Sara que se torna sua esposa, curar se pai Tobite da cegueira:

Tobíte 12, 15

« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:41 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #7 em: 20 de Agosto de 2006, 11:07 »

Tobite 4

4. CONSELHOS DE TOBITE A SEU FILHO

1*Naquele dia, Tobite recordou-se do dinheiro que depositara junto de Gabael, em Ragués na Média, 2 e disse para consigo: «Eu pedi para mim a morte. Assim, porque não hei-de chamar meu filho Tobias, a fim de o informar a respeito desse dinheiro, antes de morrer?»

3*Chamou, então, Tobias e disse-lhe:

«Se eu morrer, meu filho, sepultar-me-ás e não desprezarás a tua mãe; honra-a sempre, todos os dias da tua vida, age de acordo com a sua vontade e não a entristeças. 4 Lembra-te, filho, dos muitos trabalhos e perigos que ela passou por ti, quando te trazia no seio. Quando morrer, sepulta-a ao meu lado, no mesmo túmulo.»

EXORTAÇÃO À SOLIDARIEDADE

5 «Lembra-te sempre, filho, do Senhor, nosso Deus, em todos os teus dias, evita o pecado e observa os seus mandamentos.

Pratica a justiça em todos os dias da tua vida, e não andes pelos caminhos da injustiça. 6 Para os que praticam a verdade, todas as suas obras serão bem sucedidas, como as de todos aqueles que praticam a justiça.

7 *Dá esmolas, conforme as tuas posses. Nunca afastes de algum pobre o teu olhar, e nunca se afastará de ti o olhar de Deus.8 Filho, procede conforme as tuas posses: se possuíres muita riqueza, dá esmola em proporção da mesma; se, porém, dispuseres de pouco, dá em proporção desse pouco. Nunca tenhas receio de dar esmola. 9 Assim, acumularás em teu favor, um bom depósito para o dia da necessidade.

10 De facto, a esmola liberta da morte e não permite que a alma desça para as trevas. 11 A esmola é, aos olhos do Altíssimo, uma dádiva sagrada de grande valor, que aproveita a todos os que a oferecem.»

ENDOGAMIA E AMOR FRATERNO

12 *«Guarda-te, filho, de toda a impureza e, antes de mais nada, escolhe mulher da linhagem de teus pais.

Não escolhas mulher estrangeira, que não seja da estirpe de teu pai, pois somos filhos de profetas. Recorda-te de Noé, de Abraão, de Isaac e de Jacob, nossos antepassados de tempos antigos. Todos eles escolheram como mulher, alguém da sua linhagem e foram abençoados nos seus filhos e a sua descendência terá a herança na terra.

13 Por isso, meu filho, ama os teus irmãos. No teu coração, não haja desprezo pelos teus irmãos, filhos e filhas do teu povo. Entre eles escolhe a tua mulher.

Com efeito, na soberba está contida muita corrupção e discórdia, e na maldade está encerrada grande penúria e indigência, pois a maldade é a mãe da fome.»

A VERDADEIRA EDUCAÇÃO

14 *«Não fiques, nem por uma só noite, com o salário de um operário que trabalhe para ti; entrega-lho imediatamente. Se servires a Deus, Ele te recompensará.

Presta atenção, filho, a todas as tuas obras e mostra-te prudente e bem educado em todas as tuas acções. 15 Aquilo que não queres para ti, não o faças aos outros.

Não bebas vinho até à embriaguez, e que esta nunca te acompanhe no teu caminho.

16 *Reparte o teu pão com os famintos e as tuas vestes com os nus. Tudo quanto te sobejar, dá-o de esmola, e não fiques com os olhos postos no que tiveres dado.

17* Põe o teu pão e o teu vinho sobre a sepultura do justo e não comas nem bebas com os pecadores.

18 *Segue o conselho de todo o homem sensato e não desprezes nenhuma recomendação útil.

19 Bendiz o Senhor Deus, em todo o tempo, e pede-lhe para que os teus caminhos sejam rectos, e para que todos os teus projectos e conselhos sejam bem encaminhados; porque o conselho não pertence ao homem. Só o Senhor é que dá todos os bens e humilha a quem quer, conforme a sua vontade. Lembra-te, pois, meu filho, destes preceitos, que eles não se apaguem do teu coração.»

A HERANÇA DE TOBIAS

20 «Agora, meu filho, comunico-te que depositei dez talentos de prata em poder de Gabael, filho de Gabri, em Ragués, na Média. 21

Não temas, filho, pelo facto de termos empobrecido. Possuirás, na verdade, muitas riquezas, se temeres a Deus, se evitares o pecado e se praticares o bem na presença do Senhor, teu Deus.»

PRÓXIMO CAPÍTULO:III. Preparação da viagem

IMAGINEMOS QUE NÓS SOMOS TOBIAS E QUE É PARA NÓS QUE TOBITE FALA...

- O que me chamou mais a atenção Interrogação Porque será?

- Que conselhos tomaremos para as nossas vidas?

- Que herança nos é dada para a buscarmos neste momento das nossas vidas?

- Que jornada iremos nós iniciar agora com Tobias?

« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:12 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #8 em: 21 de Agosto de 2006, 10:18 »

Tobite 5

III. PREPARAÇÃO DA VIAGEM (5,1-23)

5  1Tobias respondeu a seu pai, Tobite, dizendo-lhe: «Tudo o que me mandaste, pai, eu o farei.

2 Mas, como poderei cobrar o dinheiro de Gabael, se não o conheço? Que sinal lhe hei-de dar para que me reconheça, creia em mim e me entregue o dinheiro? Também não conheço os caminhos para a Média, para lá chegar.»

3*Tobite replicou a seu filho Tobias:

«Ele entregou-me um documento assinado por ele, e eu entreguei-lhe outro assinado por mim. Dividi-o em dois pedaços, dos quais cada qual tomou um, e meti o meu junto do dinheiro. Faz agora vinte anos que deixei essa quantia em depósito.

Portanto, filho, procura um homem de confiança, que possa viajar contigo, e dar-lhe-emos uma remuneração, pelo tempo da viagem. Vai lá cobrar esse dinheiro, enquanto eu estou vivo.»

SEGUNDA CENA

4*Tobias saiu à procura de um homem que viajasse com ele para a Média e conhecesse o caminho.

Tendo saído, deparou-se-lhe o anjo Rafael, sem que ele soubesse que era um anjo de Deus.

5 Perguntou-lhe, então, Tobias: «Quem és tu, jovem?»

Ele respondeu: «Sou dos filhos de Israel, teus irmãos. Vim aqui procurar trabalho.»

Interrogou-o de novo Tobias, dizendo-lhe: «Conheces o caminho para a Média?» 6

O anjo respondeu: «Sem dúvida, já muitas vezes estive lá, e conheço todos os caminhos. Viajei muitas vezes para a Média e pernoitei em casa de Gabael, nosso irmão, que mora em Ragués, na Média. Esta cidade fica exactamente a dois dias de viagem de Ecbátana. Pois Ragués está situada nas montanhas.»

7 Disse-lhe então Tobias: «Espera-me um pouco; vou dizê-lo ao meu pai, pois preciso de ti como companheiro; pagar-te-ei o teu salário.» 8

Ao que o anjo respondeu: «Esperarei, mas não te demores muito.»

TERCEIRA CENA

9 Tobias, entrando, disse ao pai: «Encontrei um dos nossos irmãos, um dos filhos de Israel.»

Tobite respondeu-lhe: «Chama-o, porque quero saber a que tribo pertence e se é pessoa de confiança para te acompanhar.»

10 Saiu, então, Tobias e chamou o anjo, dizendo: «Jovem, o meu pai chama-te.»

Quando Rafael entrou, Tobite saudou-o em primeiro lugar.

O anjo respondeu-lhe: «A alegria esteja sempre contigo!»

Replicou Tobite: «Que alegria poderá ainda haver para mim? Sou um homem que não pode fazer uso dos olhos, não vejo a luz do céu. Pelo contrário, moro nas trevas como os mortos, que não distinguem a luz. Em plena vida, encontro-me entre os mortos; ouço a voz dos homens, mas não os vejo.»

Disse-lhe o anjo: «Coragem! Deus não tardará em te curar; tem coragem!»

Disse então Tobite: «Meu filho Tobias quer viajar para a Média; poderás partir com ele e guiá-lo? Pagar-te-ei o teu salário, irmão.»

Respondeu o anjo: «Eu posso acompanhá-lo. Conheço todos os caminhos; já fui muitas vezes à Média e percorri todas as suas planícies e montanhas; conheço bem todos os seus caminhos.»

11 Tobite interrogou-o: «Irmão, de que família e de que tribo és?»

12 Rafael replicou: «Que necessidade tens de saber a minha família e tribo? Não procuras um mercenário?»

Continuou Tobite: «Quero saber tudo conforme a verdade; qual a tua família e qual o teu nome, irmão?»

13*Respondeu o anjo: «Sou Azarias, filho de Ananias, o grande, um dos teus irmãos.»

14 Ao ouvir isto, Tobite exclamou: «Sê bem-vindo, irmão, salvé! Não leves a mal, irmão, que eu tenha desejado conhecer a verdade, a respeito da tua verdadeira família. És realmente um dos meus irmãos descendentes de família honesta e distinta. Conheci Ananias e Natan, filhos de Chimeias, o grande, quando íamos a Jerusalém para adorar; e eles não se desencaminharam. Os teus irmãos são gente de bem. És de boa raiz, irmão. Sejas bem-vindo!»

QUARTA E QUINTA CENAS DESTE CAPÍTULO PARA A PRÓXIMA VEZ

REFLEXÃO PARA A CAMINHADA (PROPOSTA):

- Apesar das dificuldades em executar a vontade do PAI, termos a coragem deste FIAT? «Tudo o que me mandaste, pai, eu o farei. »

- E de prontamente seguir as orientações dadas? «Portanto, filho, procura um homem de confiança, que possa viajar contigo»

- e de começar a busca? «Tobias saiu à procura de um homem que viajasse com ele para a Média e conhecesse o caminho»

POIS QUEM BUSCA ENCONTRA....

«Tendo saído, deparou-se-lhe o anjo Rafael, sem que ele soubesse que era um anjo de Deus.»

um anjo disfarçado num Filho de Israel, num irmão... Um irmão que dá ânimo: exorta à alegria, à fé, à esperança/ confiança nesse Deus comum, um irmão que se presta a acompanhar/ auxiliar quem dele precisa e também alguém que tem pressa em cumprir a sua missão:

«A alegria esteja sempre contigo!»

«Coragem! Deus não tardará em te curar; tem coragem!»

«Eu posso acompanhá-lo. Conheço todos os caminhos»

«Esperarei, mas não te demores muito.»

Porque não se revela enquanto Anjo que éInterrogação

- Talvez para ser aceite e/ou tratado como igual :
- Talvez para que Tobite e Tobias fizessem a sua parte em vez de esperarem que tudo se resolvesse por magia

«Que necessidade tens de saber a minha família e tribo? Não procuras um mercenário?» «Sou ... um dos teus irmãos.»

TOBIAS:
             - colocaremos TUDO à aprovação do PAI ou somos autosuficientes?

«Espera-me um pouco; vou dizê-lo ao meu pai», «Encontrei um dos nossos irmãos, um dos filhos de Israel.», « Saiu, então, Tobias e chamou o anjo, dizendo: «Jovem, o meu pai chama-te.»

TOBITE:

- encontra-nos Deus assim desanimados / sem fé e esperança n'Aquele que tudo pode e que ouve as nossas preces?

«Que alegria poderá ainda haver para mim? (...) Em plena vida, encontro-me entre os mortos»

- teremos nós que saber exactamente tudo? Será que, por vezes, a "verdade" não nos terá de ser ocultada para que a vontade de Deus se concretize?

"O CAMINHO É O ABANDONO DA CRIANÇA QUE ADORMECE, SEM MEDO NOS BRAÇOS DE SEU PAI...", SANTA TERESINHA - como isto nos é difícil!!!
«Chama-o, porque quero saber a que tribo pertence e se é pessoa de confiança para te acompanhar.»

«Quero saber tudo conforme a verdade»

- Quantas vezes não colocamos nós os entraves para que "Rafael" nos possa acompanhar: Não buscamos prontamente realizar a tarefa proposta que se nos depara (vontade do PAI) e acomodamo-nos...

- Temos de saber tudo : "QUERO", quantas vezes esta atitude infantil da nossa fé nos atrapalha em vez de confiarmos n'Aquele que bem sabe, melhor que nós, como resolver as coisas:

afinal não colocámos tudo nas Suas mãos em oração?  - recordemos a oração de Tobite (Capítulo 3, 2 -6):

«Tu és justo, Senhor! Todas as tuas obras são justas e todos os teus caminhos são misericórdia e verdade; (...)  Assim, faz comigo o que quiseres. Dá ordem para que a minha vida me seja tirada»

ahhhh! também há um querer aqui: a morte... mas Deus bem sabe melhor o que é melhor para nós: a cura (conversão) - se calhar apesar de fiel e dedicado, Tobite também precisa de crescer na sua relação de amizade com Deus e confiar cegamente...

E NÓS? CONFIAMOS CEGAMENTE EM DEUS?

Temos de nos preparar para esta viagem: vejemos bem o que levamos connosco

QUE O ARCANJO RAFAEL
ARRANJE UM JEITO DE NOS ACOMPANHAR E DE NOS AJUDAR
A FIM DE CUMPRIRMOS A VONTADE DO PAI

E não nos esqueçamos que são nas situações do nosso dia-a-dia, não em situações extraordinárias e nos irmãos que Deus opera as suas maravilhas (não foi tudo criado e permitido por ELE para nosso bem? Confiemos que ELE bem sabe, melhor que nós, o que anada a fazer!)
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:39 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #9 em: 22 de Agosto de 2006, 08:03 »

Tobite 5

III. PREPARAÇÃO DA VIAGEM (continuação)

QUARTA CENA
15 *E continuou: «Pagar-te-ei uma dracma por dia, e o sustento para ti e igualmente para o meu filho. 16 Quando regressares com o meu filho, então, dar-te-ei mais alguma coisa.»

17 *O anjo disse: «Eu vou com ele. Não tenhas medo! Partiremos e regressaremos com saúde, pois o caminho é seguro.»

Tobite disse-lhe: «Bendito sejas, irmão!»

E chamou o filho e disse: «Prepara-te para a partida e parte com este teu irmão. Deus, que reside nos céus, vos conceda uma viagem feliz e vos traga de volta com saúde e que o seu anjo vos acompanhe sãos e salvos.»

Puseram-se, pois, a caminho, depois de ter dado um beijo ao pai e à mãe. Tobite disse-lhe: «Vai com saúde!»

QUINTA CENA

18 Ao presenciar isto, Ana, sua mãe, pôs-se a chorar, dizendo a Tobite:

«Porque foi que mandaste o meu filho? Ele era o arrimo da nossa velhice; era ele que ia e vinha por nós. 19 Oxalá nunca tivesse existido esse dinheiro, por causa do qual ficamos sem o nosso filho. 20 O Senhor deu-nos o preciso para vivermos até ao presente, e sempre vivemos contentes.»

21 Respondeu-lhe Tobite: «Não te preocupes. Ele voltará são e hás-de vê-lo com os teus olhos, no dia em que voltar, incólume, para ti. 22 Não te preocupes; não tenhas receio por ele, irmã! Um anjo bom acompanhá-lo-é; a sua viagem será feliz e regressará são e salvo.»

23 Ela, então, deixou de chorar.

PROXIMO CAPÍTULO: IV. Viagem à Média (6,1-19) - várias etapas
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:15 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #10 em: 22 de Agosto de 2006, 10:34 »

.................................................................................................................

PARAR PARA REFLECTIR...

«PREPARA-TE PARA A PARTDIDA»
É Tobite, o pai quem no-lo diz! Estaremos preparados?

O QUE TEMOS PARA LEVAR CONNOSCO?

1.º A DISPONIBILIDADE E A  PRONTIDÃO DE TOBIAS?

- «Tudo o que me mandaste, pai, eu o farei.»

- «Mas, como poderei cobrar o dinheiro de Gabael, se não o conheço? »

- «Também não conheço os caminhos para a Média, para lá chegar.»

Tobias não conhecia os caminhos, nem as pessoas: apenas sabia que tinha de fazer algo que o pai lhe mandara: «Vai lá cobrar esse dinheiro, enquanto eu estou vivo», «Tobias saiu à procura de um homem que viajasse com ele para a Média e conhecesse o caminho» Tobias segue prontamente as orientações do pai «Portanto, filho, procura um homem de confiança, que possa viajar contigo»e apresenta-lhe quem encontrou: ««Encontrei um dos nossos irmãos, um dos filhos de Israel»- Teremos nós esta docilidade e esta relação assim próxima para com este PAI na oração? Facilitar-nos-ia para cumprir a missão que Ele nos incumbiu, não?

2.º CONSELHOS DE TOBITE:
Tobite aconselha o seu filho antes de lhe confiar a sua missão. Que conselhos lhe dá para que ele leve traga sempre consigo enquanto viver? (Capítulo 4)

- em relação a Deus

- em relação aos pais

- em relação aos irmãos, filhos de Israel

- atitude a ter na vida

«Lembra-te, pois, meu filho, destes preceitos,
que eles não se apaguem do teu coração.»

e justifica-os:

«Bendiz o Senhor Deus, em todo o tempo, e pede-lhe para que os teus caminhos sejam rectos, e para que todos os teus projectos e conselhos sejam bem encaminhados

porque o conselho não pertence ao homem. Só o Senhor é que dá todos os bens e humilha a quem quer, conforme a sua vontade»

«Não temas, filho, pelo facto de termos empobrecido. Possuirás, na verdade, muitas riquezas, se temeres a Deus, se evitares o pecado e se praticares o bem na presença do Senhor, teu Deus.»

HÁ UM TESOURO BEM MAIS PRECIOSO QUE OS BENS DESTE MUNDO...

3.º A BENÇÃO DIVINA E O ANJO DO SENHOR:
« Na mesma hora, foi ouvida a oração de ambos na presença da glória de Deus. Por isso, foi enviado Rafael para os curar»
«Deus, que reside nos céus, vos conceda uma viagem feliz e vos traga de volta com saúde e que o seu anjo vos acompanhe sãos e salvos.»

«Não te preocupes; não tenhas receio por ele, irmã! Um anjo bom acompanhá-lo-á; a sua viagem será feliz e regressará são e salvo.»

4.º A CERTEZA DO FINAL FELIZ MAS REPLETO DE MUDANÇAS:
- «tirar as escamas brancas dos olhos de Tobite, a fim de que com os seus próprios olhos pudesse ver a luz de Deus;» , algo que Tobite não pediu, pois nem acreditava que tal pudesse acontecer: apenas peda a morte

- «e dar Sara, filha de Raguel, como esposa a Tobias, filho de Tobite, expulsando dela Asmodeu (...) pois a Tobias, de preferência aos demais pretendente», algo que Tobias nem imaginava na sua vida e, de certa forma, nem Sara, que igualmente pedia a morte ou uma solução para o seu problema:« Se, porém, não ma quiseres tirar, Senhor, escuta-me, na minha angústia.»

5.º AS PALAVRAS ENCORAJADORAS DE RAFAEL
«Esperarei, mas não te demores muito»; «Eu posso acompanhá-lo. Conheço todos os caminhos»;  «A alegria esteja sempre contigo!» : vem da parte de Deus, deseja o nosso bem, pode e tem pressa em ajudar-nos e encoraja-nos: «Coragem! Deus não tardará em te curar; tem coragem!»

------------------------------------------------------

O RESTO ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS, a vida é nossa e o caminho não é para paralíticos

Estás numa das rotundas da vida e não sabes que direcção tomar? Eu também!

Olha para as placas enquanto a contornas:

- estou aqui por curiosidade, saída para http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Tb+1 : saberás logo toda a história

- estou aqui mas não me tenho medo, não creio lá muito que isto leve a algum lado, é melhor voltares pela estradita de onde viestes e, sempre que te apetecer regressa à rotunda pois és livre e sem uma «mui determinada determinacion» (Santa Teresa d'Ávila) nada sucede  e esta só nasce de uma fé forte: não é esta tantas vezes que Jesus operava milagres

- estou aqui para «Tudo o que me mandaste, pai, eu o farei», é o salto no desconhecido, à semelhança da história de Abraão, só que à nossa medida

- estou aqui mas não estou interessado, eu é saberei resolver: é melhor afastar-se desta rotunda o quanto antes, pois ando perdido por aqui, o meu lugar é noutro sítio qualquer ( não sou Tobias, nem me interessam os conselhos de Tobite - são tudo fábulas)

ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS: ACEITAR OU NEGAR, CAMINHAR OU CONTINUAR PARADO

Quanto a mim, procuro ser Tobias na medida que, sem conhecer o caminho, as pessoas e o que me espera me vou atrever e tentar descobrir ainda afinal o que tenho que fazer pois a minha relação com o PAI, ainda não me permitiu sequer vislumbrar isso...

assim, já me denuncio que não sou teóloga, nem biblista; não sou experiente nestes caminhos apenas posso reflectir teclando o que me prende o olhar neste encontro com A PALAVRA

é provável que, a partir daqui, quem enveredar por esta saída, na rotunda, terá um percurso próprio à medida das suas necessidades, da sua realidade e da sua fé...

Que benção de TOBITE recaia também sobre nós: «Prepara-te para a partida e parte com este teu irmão. Deus, que reside nos céus, vos conceda uma viagem feliz e vos traga de volta com saúde e que o seu anjo vos acompanhe sãos e salvos.», «Vai com saúde!»

E que a aventura comece, certos de que não iremos sós: «Puseram-se, pois, a caminho»

Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #11 em: 23 de Agosto de 2006, 08:38 »

Tobite 6

IV. Viagem à Média (6,1-19)

PRIMEIRA ETAPA

1*O jovem partiu juntamente com o anjo, e também o cão os seguiu. Caminharam juntos até que veio a primeira noite.

Então, pararam para passar a noite junto do rio Tigre. 2 O jovem desceu até ao rio, a fim de lavar os pés, e eis que um grande peixe emergiu da água, tentando devorar-lhe o pé. Tobias deu um grande grito.

3 Disse-lhe então o anjo: «Agarra o peixe e domina-o!»

O jovem apoderou-se do peixe e levou-o para terra.

4 *Continuou o anjo: «Abre-o, tira-lhe o fel, o coração e o fígado e guarda-os contigo. As vísceras, porém, deita-as fora. O fel, o coração e o fígado desse peixe são um óptimo remédio.»

5 O jovem abriu o peixe, tirou-lhe o fel, o coração e o fígado. Assou uma parte do peixe e comeu-a. O resto, guardou-o depois de o ter salgado.

6 Em seguida, continuaram juntos a viagem até às proximidades da Média.

7 Então, Tobias perguntou ao anjo: «Irmão Azarias, que poder medicinal há no coração, no fígado e no fel do peixe?»

8 Ele respondeu:

«O coração e o fígado queimados sobre as brasas afugentarão com o seu fumo toda a espécie de maus espíritos ou demónios, de um homem ou mulher. Desaparecerão definitivamente, sem deixar nenhum rasto. 9 Quanto ao fel, serve para ungir quem sofra de cataratas, pois com ele ficará curado.»

Aquecer    Lua    Aquecer    Lua     Aquecer     Lua    Aquecer

ALGUMAS IDEIAS SOLTAS

A CAMINHADA NÃO É PARA SE FAZER SÓZINHA
(idéia reforçada / repetida; não o sabiamos já de capítulos anteriores?)

«O jovem partiu juntamente com o anjo, e também o cão os seguiu. Caminharam juntos »

«Em seguida, continuaram juntos a viagem »

QUE ATITUDE TOMAR?

(a de reacção, luta - o anjo apenas orienta, não age pois é Tobias que tem de o fazer)

«e eis que um grande peixe emergiu da água, tentando devorar-lhe o pé. Tobias deu um grande grito.

Disse-lhe então o anjo: «Agarra o peixe e domina-o!»

A CONTRARIEDADE TORNA-SE BENÇÃO QUANDO FAZEMOS A NOSSA PARTE
(este peixe que assusta e ameaça Tobias torna-se essencial
para ele cumprir a sua missão junto de Sara e de seu pai - só que ele ainda não o sabe
mas obedeceu prontamente às orientações do anjo, sem questionar)

«Abre-o, tira-lhe o fel, o coração e o fígado e guarda-os contigo.

As vísceras, porém, deita-as fora.

O fel, o coração e o fígado desse peixe são um óptimo remédio.»

O jovem abriu o peixe, tirou-lhe o fel, o coração e o fígado.
»

TOBIAS SÓ CONHECE O PODER MEDICINAL DO FEL, DO CORAÇÃO E DO FÍGADO SE PERGUNTAR
(novamente a busca que tem de partir do individuo: e quem busca, encontra)

«Irmão Azarias, que poder medicinal há no coração, no fígado e no fel do peixe?» Ele respondeu»

Aquecer    Lua    Aquecer    Lua     Aquecer     Lua    Aquecer

Aquecer Lua COMO POSSO APLICAR ESTA PASSAGEM À MINHA VIDA?  Lua Aquecer

O peixe de hoje, que me assusta, poderá ser remédio de amanhã...
Saiba eu escutar e por em prática as orientações que me são dadas...
saiba eu reagir em vez de passivamente ficar tolhido na minha aflição...

CONTINUEMOS A CAMINHADA!
VAMOS?  JÁ É NOVAMENTE DIA!
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:42 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #12 em: 23 de Agosto de 2006, 22:37 »

Tobite 6  - IV. Viagem à Média

SEGUNDA ETAPA

10 Ora, tendo eles chegado à Média, quando se aproximavam de Ecbátana, 11

Rafael disse ao jovem: «Tobias, irmão!»

Este respondeu: «Eis-me aqui.»

Ele, então, disse-lhe: «Esta noite devemos ficar em casa de Raguel. Este homem é teu parente e tem uma filha chamada Sara. 12 Além de Sara, não tem filho nem filha.

Tu és, entre todos os homens, o parente mais próximo da jovem, de modo que a deves tomar em casamento e tudo o que pertence a seu pai te caberá a ti como herança.

A donzela é prudente, de ânimo forte e muito bela;

e o seu pai é um homem bom.» 13

* E acrescentou: «É, portanto, direito teu tomá-la por esposa.

Ouve, então, o que vou fazer, irmão. Eu falarei com o seu pai, esta noite, a respeito da donzela, para que te seja dada como esposa. Depois, quando deixarmos Ragués, celebraremos as núpcias.

Sei que Raguel não ta pode recusar nem prometê-la a outro, porque ele sabe que seria réu de morte, se procurasse casá-la com outro homem, conforme a sentença do livro de Moisés; e também sabe que é a ti, mais do que a qualquer outro, que cabe receber a sua filha como herança.

Por conseguinte, ouve-me ainda, irmão: Esta noite falaremos a respeito da jovem e concluiremos o seu noivado contigo.

Depois, quando voltarmos de Ragués, tomá-la-emos e levá-la-emos para tua casa.»

14 Tobias, então, respondeu a Rafael: «Irmão Azarias, ouvi dizer que essa donzela já foi dada a sete maridos, que morreram todos no aposento nupcial na mesma noite em que se aproximaram dela. Também ouvi dizer a alguns que um demónio os matou. 15 Por isso, tenho medo. O demónio tem ciúmes dela. A ela não lhe faz mal, mas quando alguém se aproxima dela, ele mata-o. Eu sou filho único de meu pai e receio morrer.

Com a minha morte, levaria meu pai e minha mãe ao sepulcro, por causa do desgosto pela minha perda e eles não têm outro filho para os sepultar.»

16 Respondeu-lhe o anjo: «Não te recordas das palavras de teu pai, quando te aconselhou a escolher uma mulher da tua própria família? Escuta-me, irmão, não te preocupes com o demónio, e casa com ela. Tenho a certeza que esta mesma noite ela te será dada como esposa.

17 Mas tu, quando entrares no aposento nupcial, pega no queimador de incenso e põe sobre as brasas bocados do coração e do fígado do peixe. Quando o demónio sentir o cheiro, fugirá e nunca mais aparecerá junto dela. 18 Depois, quando quiseres aproximar-te dela, primeiramente levantai-vos ambos, orai e invocai o Senhor do céu, para que sobre vós desçam a sua misericórdia e a sua salvação.

Não temas, pois ela foi-te destinada desde a eternidade e tu a salvarás.

Irá contigo e estou certo que dela terás filhos, os quais deverão ser como teus irmãos. Portanto, não estejas em cuidados!»

19 Tobias, ao ouvir Rafael dizer que Sara era sua irmã, da linhagem do seu pai, concebeu grande amor pela jovem, e o seu coração afeiçoou-se-lhe.

PRÓXIMO CAPÍTULO: V. Casamento de Tobias e Sara

Rosa        Rosa        Rosa

REFLEXÃO PESSOAL:

- ALTURA DE ESCUTAR RAFAEL...

consoante a situação exposta por cada um nesta caminhada, é a altura da escuta / estar atento e agir segundo "as orientações dadas" / segundo o pulsar interior de cada um e a vida em que estamos inseridos...

- SUGESTÂO DE EXPRESSÔES PARA A CAMINHADA:

a prontidão semelhante à do chamamento dos profetas:

"Rafael disse ao jovem: «Tobias, irmão!» Este respondeu: «Eis-me aqui.»"

os conselhos de Tobite/ Pai que guardamos
"«Não te recordas das palavras de teu pai, quando te aconselhou ..."

a certeza de um designio divino
"Não temas, pois ela foi-te destinada desde a eternidade e tu a salvarás"

exortação à confiança
" ...Portanto, não estejas em cuidados!»"

Rosa Rosa Rosa  "FAÇA-SE!"  Rosa Rosa Rosa "FAÇA-SE!"  Rosa Rosa Rosa "FAÇA-SE!"  Rosa Rosa Rosa

CERTAMENTE A ABERTURA À VONTADE DE DEUS-PAI NO DIÁLOGO DA ORAÇÃO
TORNARÁ POSSÍVEL O ENCONTRO ENTRE A VONTADE DE DO CRIADOR E DA CRIATURA,
PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO;
E COM O AUXÚLIO DO ARCANJO S. RAFAEL
ASSIM COMO O DE TODOS OS SANTOS DA NOSSA DEVOÇÃO
PELA COMUNHÃO DOS SANTOS
CERTAMENTE NA FÉ, NA CONFIANÇA E NO ABANDONO NAS MÃOS DE DEUS
COMO TOBIAS NAS MÃOS DE RAFAEL

Rosa Rosa Rosa  "FAÇA-SE!"  Rosa Rosa Rosa "FAÇA-SE!"  Rosa Rosa Rosa "FAÇA-SE!"  Rosa Rosa Rosa

« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:59 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #13 em: 25 de Agosto de 2006, 08:21 »

Tobite 7

V. CASAMENTO DE TOBITE E SARA (7,1 - 14,15)

7 TERCEIRA ETAPA

1 Quando chegaram a Ecbátana, Tobias disse ao anjo: «Irmão Azarias, leva-me já a Raguel, nosso irmão.»

O anjo conduziu-o à casa de Raguel. Encontraram-no sentado à porta do pátio e cumprimentaram-no. Raguel respondeu-lhes: «Eu vos saúdo, irmãos! De todo o coração, sede bem-vindos com saúde.» E introduziu-os em casa.

2 Disse então a Edna, sua mulher: «Como este jovem se parece com o meu irmão Tobite!»

3 Ela perguntou-lhes: «De onde sois, irmãos?»

Responderam-lhe: «Somos da tribo de Neftali, deportados cativos para Nínive.»

4 Continuou Raguel: «Conheceis Tobite, nosso irmão?»

Responderam: «Sim, nós o conhecemos.»

5 Perguntou ainda: «Como está?» Disseram-lhe: «Vive e está bem.» E Tobias acrescentou: «Ele é meu pai.»

6 Então, Raguel, levantando-se de um salto, beijou-o e pôs-se a chorar; depois falou e disse-lhe: «Bendito sejas tu, ó filho de tão digno e bom pai! Oh lamentável sorte, ter ficado ele cego, homem justo, que fazia tanto bem!» Agarrou-se ao pescoço de seu irmão Tobias e continuou a chorar.

7 Também Edna, sua esposa, chorava a sorte de Tobite; e da mesma forma Sara, sua filha. 8 A seguir mataram um carneiro do rebanho e ofereceram-lhes cordial hospedagem.

PRÓXIMO MOMENTO: Contrato matrimonial (7, 9 -17)

ALGUNS DESTAQUES POSSÌVEIS...

-   Aquecer A PRESSA DO ENCONTRO COM RAGUEL (E SARA): "FAÇA-SE" LOGO Aquecer

"Tobias disse ao anjo: «Irmão Azarias, leva-me já a Raguel, nosso irmão»"

as palavras que o companheiro de viagem (Azarias / Rafael) tiveram acolhimento dentro de si  (" Tobias, ao ouvir Rafael dizer que Sara era sua irmã, da linhagem do seu pai, concebeu grande amor pela jovem, e o seu coração afeiçoou-se-lhe")
e tornaram-se já uma vontade, pois é ele que se lembra e pede ao anjo para lá ir

Aquecer   O ENCONTRO ENTRE TOBIAS E A FAMÍLIA DE SARA: UM ENCONTRO DE IRMÃOS: Aquecer

"«Eu vos saúdo, irmãos! De todo o coração, sede bem-vindos com saúde.» E introduziu-os em casa."

"«Ele é meu pai.» Então, Raguel, levantando-se de um salto, beijou-o e pôs-se a chorar"

"Também Edna, sua esposa, chorava a sorte de Tobite; e da mesma forma Sara, sua filha"

"A seguir mataram um carneiro do rebanho e ofereceram-lhes cordial hospedagem"

« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:30 por lea onda-menor » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #14 em: 25 de Agosto de 2006, 18:29 »

Tobite 7  - V. Casamento de Tobias e Sara (cont)

CONTRATO MATRIMONIAL

9 Ora, tendo-se eles lavado e sentado para comer, Tobias disse a Rafael: «Irmão Azarias, pede a Raguel que me dê por esposa, Sara, minha irmã.»

10 Raguel ouviu estas palavras, e respondeu a Tobias: «Come e bebe e passa a noite tranquilo, pois não há ninguém a quem toque tomar por esposa minha filha Sara, a não ser tu, irmão, pois nem mesmo eu tenho o direito de a entregar a outro homem senão a ti, porque és o meu parente mais próximo. Devo contudo, dizer-te a verdade, filho:
11 Já a dei a sete maridos, escolhidos entre os nossos irmãos, e todos morreram na mesma noite em que dela se aproximaram. Contudo, meu filho, come e bebe agora, o Senhor providenciará em vosso favor.»

12* Tobias, porém, replicou: «Não comerei nem beberei antes que resolvas a minha situação.»

Respondeu Raguel: «Assim o farei. Ela te é dada segundo a lei de Moisés, e já que o Céu assim o determinou, então, que ela te seja dada. Toma-a desde este momento, segundo a Lei. Doravante serás seu irmão e ela tua irmã; é-te dada a partir de hoje, por toda a eternidade. E o Senhor do céu vos faça felizes, esta noite, meu filho, e derrame sobre vós misericórdia e paz!»

13* A seguir, Raguel chamou Sara, sua filha.

Quando ela se aproximou, tomou-lhe a mão e entregou-a a Tobias, dizendo:

«Leva-a conforme a Lei de Moisés, a qual manda que te seja dada por esposa.Toma-a, pois, e leva-a alegremente, para a casa de teu pai. Que o Deus do céu vos guie em paz!»

14*Chamou depois a mãe, mandou trazer uma tabuinha e escreveu o contrato matrimonial, declarando que dava Sara por esposa a Tobias, conforme a sentença da Lei de Moisés, e selou-o.

Foi então que começaram a comer e a beber.

15  Mais tarde, Raguel chamou Edna, sua esposa, e disse-lhe: «Irmã, prepara outro quarto, e leva para lá Sara.»

16 Edna entrou no outro aposento e preparou-o, como o marido lhe dissera, e levou sua filha para o aposento nupcial e chorava por ela. Mas, enxugando as lágrimas, dizia-lhe:

17«Coragem, filha! O Senhor do céu te dê alegria em lugar da tua tristeza! Coragem, filha!»

E saiu
« Última modificação: 01 de Setembro de 2006, 22:29 por lea onda-menor » Registado

Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: