Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1] 2 3 ... 7   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Reflexão do dia  (Lida 10833 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« em: 30 de Maio de 2006, 18:11 »

Eu já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, enquanto Eu vou para Ti.

Ao despedir-Se para a glória, Jesus não esquece os que ficam ainda neste mundo hostil e pede para eles a mesma vida eterna (Evangelho). A mesma solicitude sente Paulo, ao acercar-se a hora da sua partida para o Pai, procurando deixar os seus cristãos bem entregues (1ª leitura).

A nossa missão não termina na terra, mas continua doutra forma junto de Deus, atraindo sobre os outros as suas bênçãos (Salmo).

Fonte: AO
« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 08:32 por Trofa » Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Trofa
Administrador(a)

« Responder #1 em: 01 de Junho de 2006, 23:12 »

Donde a mim que venha a minha casa a Mãe do meu Senhor?

Mal soube que sua prima ia ser mãe, Maria, sem que lho pedisse, deixou tudo, foi felicitá-la e oferecer-lhe os seus serviços até ao nascimento do filho (Evangelho). É esta caridade sem fingimento, dedicada e humilde, que S. Paulo recomenda aos seus cristãos (1ª leitura).

Se a caridade exige sacrifícios, não deixa também de gerar grandes alegrias e fazer maravilhas de «louvar o Senhor» (Salmo).

« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 08:32 por Trofa » Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #2 em: 05 de Julho de 2006, 08:41 »

Que tens que ver connosco, Filho de Deus?

À prosperidade e agrado dos donos duma numerosa vara de porcos, Jesus preferiu a libertação daqueles dois desgraçados do espírito do mal, que os atormentava a eles e a toda a povoação (Evangelho). Aos holocaustos, foguetes e ofertas materiais do seu povo, o Senhor sempre preferiu o restabelecimento da justiça (1ª leitura).

Ainda agora há quem prefira prosperar nos seus negócios sujos e corrupção, do que a libertação de tantos desgraçados. Mas é «aos que seguem o caminho recto que o Senhor abençoa» (Salmo).

« Última modificação: 12 de Julho de 2006, 08:33 por Trofa » Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #3 em: 06 de Julho de 2006, 08:37 »

Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: Filho, tem confiança!

Em atenção à fé e caridade daqueles companheiros, o Senhor não só curou o paralítico que lhe apresentaram, mas libertou-o dos seus pecados (Evangelho). Porque não quiseram dar ouvidos ao profeta que os queria ajudar, aquele sacerdote e seu rei não puderam obter salvação para as suas famílias e seu povo (1ª leitura).

O Senhor gosta de nos fazer bem pela mediação de outros. Não tenhamos receio de ajudar os outros a abrir-se a Deus e de falar-lhes em nome do Senhor, porque «os seus juízos são rectos» (Salmo).

Trofa
Administrador(a)

« Responder #4 em: 07 de Julho de 2006, 08:26 »

Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.

Apesar de tão atolado em negócios sujos, bastou a Mateus uma só palavra do Senhor para deixar tudo, despedir-se do seu meio corrupto e começar vida nova (Evangelho). Aos que não davam ouvidos à palavra de Deus em meio de negócios tão sujos, profetiza Amós que dias virão em que hão-de desejar uma palavra de orientação e ninguém lha dirá (1ª leitura).

A palavra de Deus, quando ressoa no íntimo da consciência, tem eficácia não só para mudar vidas, mas para inquietar e fazer-se desejar a quem não quer mudar. «Nem só de pão vive o homem» (Salmo).

Trofa
Administrador(a)

« Responder #5 em: 11 de Julho de 2006, 09:12 »

Receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna.

Jesus promete a quem tudo deixa para O seguir, não só uma participação especial no seu poder e glória, mas até o cêntuplo de tudo o que deixa (Evangelho). E o livro dos Provérbios mostra como o justo, já nesta vida, participa do poder de julgar, com a sabedoria que Deus lhe comunica (1ª leitura).

Em S. Bento verificam-se estas promessas do Senhor, pois não só teve grande influência na história, mas nunca faltou abundância nos seus mosteiros. «Como o Senhor é bom!» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #6 em: 12 de Julho de 2006, 08:34 »

Chamou a si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder...

Do próprio povo a quem desejava atrair ao seu Reino, escolheu Jesus colaboradores para essa missão, partilhando com eles os seus mesmos poderes (Evangelho). Ao próprio povo de Israel que tão ingratamente desertava do seu Reino, o Senhor nunca deixou de lhe oferecer colaboração de regresso (1ª leitura).

O Senhor não quer salvar-nos sem nós. Não só deseja a nossa colaboração para salvar os outros, mas oferece colaboração para não nos perdermos nós mesmos. «Procuremos sempre a face do Senhor» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #7 em: 13 de Julho de 2006, 09:41 »

Recebestes de graça; dai de graça.

Ao partilhar com os apóstolos a sua missão, Jesus manda-os fazer de graça todas as obras de misericórdia que Ele também fazia, pois nada lhes faltaria, mesmo nos insucessos (Evangelho). Já ao povo de Israel o Senhor Se multiplicava em dar-lhe de graça todas as provas de amor, sem olhar à sua ingratidão (1ª leitura).

O voluntariado, as obras de misericórdia, a dedicação gratuita, penetram mais nos corações que todas as técnicas pastorais. «Mostrai-nos, Senhor, este vosso rosto e seremos salvos» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #8 em: 14 de Julho de 2006, 08:41 »

Sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.

Ao enviar os apóstolos para o meio de lobos, que até nas famílias encontrariam, Jesus só lhes recomenda mansidão e prudência, certos de que não lhes faltará com o seu apoio (Evangelho). Contra os lobos da Assíria e dos falsos deuses, o Senhor só pede a Israel regresso à sua fidelidade, certo de que não lhe faltará com a prosperidade (1ª leitura).

Não é pela violência que se vencem os mais poderosos e se conquista a paz e prosperidade, mas fazendo-se amar e respeitar pela rectidão. Só assim se consegue «a alegria da salvação» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #9 em: 18 de Julho de 2006, 08:21 »

No dia do Juízo haverá mais tolerância para a terra de Sodoma do que para ti.

Às comunidades que não acolheram as suas graças, o Senhor promete tratá-las com mais rigor que a outras que não tiveram tantas como elas (Evangelho). Já outrora, em tempo de guerra, o Senhor tratou com mais rigor as tribos de Israel, que se tinham aliado aos pagãos desperdiçando as suas graças, do que a tribo de Judá que, sem aliados, lhe era fiel (1ª leitura).

As comunidades que sabem aproveitar as graças do Senhor, podem contar com Ele nos momentos de provação. «Ele guarda para sempre a sua morada» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #10 em: 19 de Julho de 2006, 13:22 »

Escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos.

Diz Jesus que é aos pequeninos que o Pai, o Filho e o Espírito Santo mais gostam de dar sucesso e de se abrir com toda a intimidade (Evangelho). Por isso, à Assíria, tão soberba, o Senhor não só retirou a confiança, mas também a providência com que até ali lhe dera tantos sucessos (1ª leitura).

Os soberbos só se isolam cada vez mais. Não só dos outros, mas também de Deus. Se somos humildes, «o Senhor não nos abandona» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #11 em: 20 de Julho de 2006, 09:35 »

Aprendei de Mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso.

Afirma o Senhor que o seu jugo, tomado com mansidão e humildade, se torna leve, e chega até a ser descanso para a alma (Evangelho). Já o profeta dizia que a rectidão aplana o caminho do justo e quem dela se afasta só torna a vida mais dura (1ª leitura).

A cruz de cada dia torna-se tanto mais leve quanto mais aceite com mansidão e recta humildade. Porque «do alto do céu o Senhor ajuda» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #12 em: 21 de Julho de 2006, 09:14 »

Eu quero misericórdia e não sacrifícios.

A quem, em dia santo, era tão sensível ao culto no templo, mas insensível à vida e necessidade dos outros, Jesus responde que prefere a misericórdia a sacrifícios (Evangelho). Deus foi tão sensível à necessidade de mais vida daquele rei de Judá que, à sua súplica, fez voltar simbolicamente o tempo atrás, para lhe levantar a confiança (1ª leitura).

Se o Senhor muitas vezes nos livra da morte, é para nos dar oportunidade de melhor vida. Não para ficar na mesma. Então podemos dizer que «livrou da morte a minha vida» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #13 em: 24 de Julho de 2006, 10:13 »

Nenhum sinal lhes será dado senão o sinal do profeta Jonas.

Àqueles perseguidores que, de má fé, lhe pediam sinais, responde Jesus que não lhes dará outro sinal senão o de virar em triunfo a morte que lhe querem dar (Evangelho). Também a Israel prevaricador, mostra o profeta que pode virar o castigo em perdão, reagindo com justiça e misericórdia ao mal que tem feito (1ª leitura).

A melhor maneira de vencer o mal é responder-lhe com o bem. «A quem segue o caminho recto, o Senhor restitui a salvação» (Salmo).

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #14 em: 25 de Julho de 2006, 08:59 »

Como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida.

A quem desejava chegar aos primeiros lugares no reino de Deus, responde Jesus que o caminho é tornar-se servo de todos, até ao extremo de dar a própria vida por eles (Evangelho). Assim procedeu S. Paulo que, apesar de se sentir frágil como o barro, de mil maneiras deixava que a morte actuasse nele para que nos outros actuasse a vida (1ª leitura).

É dando que se recebe. S. Tiago aprendeu a lição, pois foi o primeiro apóstolo a dar a vida por Cristo e pela Igreja. «Os que semeiam em lágrimas, recolhem com alegria» (Salmo).

Registado

Páginas: [1] 2 3 ... 7   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: