Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Deus  (Lida 980 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« em: 30 de Maio de 2006, 09:58 »

As idéias sobre Deus precisam ser completamente reformadas.

Não se justifica que hoje, com todo o conhecimento que a humanidade possui, ainda se possa entender Deus na forma como vem sendo apresentado desde Moisés.

Quem lê o Antigo Testamento, sem preconceitos, percebe como em inúmeros momentos ele vibra com a força do açoite, da espada e da vingança, mostrando um Deus parcial, contraditório, quase sempre irado, às vezes furioso, injusto, rancoroso e cruel. Também se apresenta em diversas ocasiões à semelhança de um aprendiz de Criador, fazendo experiências, sem saber exatamente o que delas surgirá.

Logo no primeiro capítulo da Bíblia, em Gênesis, versículos três e quatro, se diz o seguinte: “Disse Deus: haja luz; e houve luz. E viu Deus que a luz era boa.”

Ora, será que Deus não sabia que a luz é algo bom? Viveria Ele nas trevas?

Da mesma forma, após cada acto da criação, conforme a Bíblia, Deus teria observado que aquela acção resultara em algo bom e ao final, depois de tudo pronto, Ele foi examinar para ver se tudo que havia criado estava perfeito.

Reflitamos por instantes sobre a grandeza do universo, a infinidade de galáxias que se perdem na imensidão cósmica; sobre a estrutura do nosso planeta, a natureza, onde todos os elementos se conjugam com perfeição absoluta, para possibilitar a vida... Se pensarmos no ser humano, na perfeição da máquina que é o seu corpo, na fabulosa estrutura do seu cérebro, no insondável de sua mente, do seu psiquismo...

Se refletirmos sobre qualquer aspecto do universo e da vida e perguntarmos a nós mesmos: quem fez tudo isto?...

É possível acreditar que o Criador de tudo, da imensidão cósmica e da vida, inteligência suprema, soberano poder, poderia estar fazendo experiências com a criação, para ver no que daria, assim como se diz na Bíblia?

E poderia Ele fazer algo imperfeito, para depois ir averiguar se houve erros na sua criação?

Será que Deus, a absoluta perfeição, poderia arrepender-se de ter feito algo, como se não soubesse bem o que fazer e acabasse errando em seus actos?

Em Gen. 6:6 e 7 se diz: “... então se arrependeu o SENHOR  de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

Disse o SENHOR: “Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito”.

Os arrependimentos de Jeová estão ao longo da história bíblica, como, por exemplo, em Ex. 32:14, por haver ameaçado o povo de Israel; em 1o Sam. 15:11 e 35, por haver feito rei a Saul; em 2o Sam., por ter dizimado 70 mil pessoas do seu povo; em Jonas 3:10, arrependeu-se do mal que prometera fazer a Nínive, etc.

Entretanto, em 1o Samuel 15:29, este diz, referindo-se a Deus: “Também a Glória de Israel não mente nem se arrepende; porquanto não é homem para que se arrependa”.

Se tais feitos e tal mentalidade, conforme o que foi mostrado até aqui, são até compreensíveis e compatíveis com uma época como aquela, em que a barbárie predominava, acredita que poderiam originar-se diretamente de Deus, inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, perfeito em todos os seus atributos?

Com relação a essa perfeição, se refletirmos, perceberemos que o Criador de tudo tem de ser absolutamente perfeito, senão, tudo seria o cáos.

Em Deut. 10:18 se diz que Deus “faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e vestes”, concluindo: “Amai pois o estrangeiro, porque fostes estrangeiro na terra do Egipto”. Entretanto, ainda em Deut. 20:16, orientando a forma como seu povo deveria invadir e exterminar seis nações para apossar-se de suas terras, Jeová manda matar tudo que tenha fôlego.

Em 1º Samuel 28:17/19, referindo-se à guerra de Israel contra Amaleque, num momento de furor Jeová mandou matar tudo que tivesse fôlego, inclusive as crianças e até mesmo os animais, e porque Saul deixara com vida alguns animais para oferecer-lhe como holocausto, castigou-o com a morte, e não só a ele, mas a toda a sua família, entregando ainda o povo de Israel nas mãos dos seus inimigos.

ALGUNS QUESTIONAMENTOS

a) Na sua concepção sobre Deus, acha que Ele poderia agir assim, de forma tão cruel, tão perversa, mandando matar tudo, até as crianças, e depois castigar com a morte Saul e toda a sua família e ainda o próprio povo de Israel pelo fato dele ter deixado vivos alguns animais?

b) Acha que Deus, a perfeita justiça e fonte do amor universal, poderia ter rompantes de ira ou furor?

d) Acredita que o Criador poderia ser tão perverso e sanguinário como é mostrado no Antigo Testamento, não só nessa, como também em centenas de outras passagens?

Pelas citações feitas até agora, que representam uma mínima parcela das incongruências e absurdos encontrados no Antigo Testamento, com relação a Deus, ou Jeová, podemos levantar algumas hipóteses:

a) Certamente Moisés, visando infundir respeito naquele povo rude e orgulhoso, atribuía à divindade todos aqueles rompantes de ira, ameaças e ordens cruéis de que o Antigo Testamento está repleto, assim como, também, de tantas outras leis e orientações, como as dos holocaustos, oferendas etc.;

b) É bem provável que os seres espirituais responsáveis pela evolução do povo israelita se fizessem representar por Jeová, que não seria Deus, mas sim, uma entidade mais ou menos identificada com a índole guerreira da raça, porque é de se supor que cada homem e cada povo tenha um Guia espiritual compatível com seu próprio grau evolutivo. Talvez fosse algum dos seus antepassados, dotado da autoridade necessária para impor-se e dominar.

É fácil concluir, então, que a imagem que as religiões fazem sobre Deus é absolutamente incompatível com a inimaginável grandeza do Soberano Senhor, Criador e mantenedor do universo, da vida e das leis que tudo regem. Se não somos sequer capazes de entender o infinito, nas dimensões do tempo e do espaço, não devemos ter a pretensão de querer definir Deus.

Podemos então entender que, para os judeus, o Antigo Testamento deve ser um livro sagrado, por conter toda a sua história e as bases de sua vida religiosa.

Mas para nós que somos de outras raças e além do mais, nesta época, guiar-se por ele, ao pé da letra, reflete estagnação evolutiva e “A Bíblia erroneamente compreendida é o pior inimigo da humanidade”.

PERGUNTA LÓGICA

Onde então está a verdade religiosa?

A verdade plena, absoluta, está com Deus. As religiões possuem parcelas ou fatias dessa verdade; por isso, elas são diferentes umas das outras. É por isso que tantas pessoas se convertem a determinada religião, mas acabam passando para outra, até encontrar aquela que se ajuste melhor à sua própria faixa evolutiva, ao seu psiquismo.

Essa é a procura da verdade. O ser humano, nesse impulso interior da evolução, procura Deus. E, de acordo com a sua estrutura psíquica, ele a encontra na religião cujas idéias se casam com a sua própria natureza, com seu grau evolutivo, com a sua maneira de ver, pensar e sentir… ou então, com a sua preguiça evolutiva, seu comodismo, ou seus interesses.
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

seraksim
Moderador(a) Categoria

Não sou o dono do mundo...mas sou filho do Dono !!

« Responder #1 em: 30 de Maio de 2006, 10:15 »

Exelente texto ....Excalmação!!   Fixe!

Pena é não termos respostas para tudo Excalmação!

Registado

No forum Sao Romao
Existe muita informação
Por isso não te esqueças
De o ter sempre no coração.
Trofa
Administrador(a)

« Responder #2 em: 30 de Maio de 2006, 10:27 »

Pois é, mas temos que ir vivendo e aprendendo. A vida é um grande professor, que nos ajuda a
amadurecer, e a encontrar novas respostas.
Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #3 em: 10 de Agosto de 2006, 15:59 »

O antigo testamento tb nos apresenta Elias

akele k foi alimentado enqto em fuga, no deserto, o Deus k providencia tb junto dos outros ( viuva de Sarepta ) o Deus k se revela na brisa suave da gruta

Mas eis o k encontrei em
"LUGAR SAGRADO", site dos Jesuítas:

Quando me coloco diante de Deus em oração, pergunto: Quem é este Deus? É o mistério que sustenta toda a existência, grandioso e maior que o universo, a fonte de todas as coisas. Ao mesmo tempo, este Ser transcendente é também o mais íntimo, ligado a cada átomo e a cada molécula, a cada partícula de energia, a cada pensamento ou desejo: tão grandioso e tão íntimo. Nenhuma imagem é adequada para representar Deus. O nome que Moisés trouxe do Monte Sinai foi EU SOU AQUELE QUE SOU. Este é o Deus que é o meu Deus pessoal, ansiando por Se revelar na minha existência. Deus está a convidar-me para eu entrar na Sua intimidade e está a fazer-se de convidado para entrar na minha.

Presença de Deus

Deus está comigo, mas mais ainda,
Deus está dentro de mim, dando-me existência.
Saboreio por um momento esta presença de Deus que dá vida
no meu corpo, no meu espírito, no meu coração
e em toda a minha vida"

Não sei se conhecem: http://www.sacredspace.ie

Registado

"O claustro de um Franciscano é o MUNDO!"
pérola
Moderador(a) Categoria

« Responder #4 em: 10 de Agosto de 2006, 18:50 »

Pois é, mas temos que ir vivendo e aprendendo. A vida é um grande professor, que nos ajuda a
amadurecer, e a encontrar novas respostas.
palmas
Registado

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos." (Charlie Chaplin)
Trofa
Administrador(a)

« Responder #5 em: 10 de Agosto de 2006, 21:45 »

Já em tempos tinha visitado o sítio Lugar Sagrado, mas por qualquer motivo perdi o link, e não me recordava ao certo do nome do sítio.

Obrigado lea onda-menor por colocares aqui o link. Obrigado
Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #6 em: 10 de Agosto de 2006, 21:50 »

Corado ainda ben k tem utilidade!
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #7 em: 18 de Agosto de 2006, 22:08 »

Você já parou para pensar sobre DeusInterrogação

Alguns falam: "Não creio em Deus porque não O vejo". Mas há muitas coisas que cremos sem vê-las como, por exemplo, a eletricidade, o vento, o amor. Outros falam: "Não creio, porque não o entendo". Um sábio incrédulo caminhava pela praia pensando como poder compreender a Deus. De repente, viu uma criança que com um caracol tirava água do mar e o esvaziava num buraquinho na areia. O que estás fazendo filhinho? - "Quero colocar toda a água do mar neste buraco", falou o menino. Ah! Exclamou o sábio... é justamente o que eu estou tentando fazer ante o oceano do infinito do conhecimento de Deus, querendo colocá-lo na minha mente finita.

Deus é infinito e está além da compreensão humana, mas é conhecido por meio de Sua Auto-revelação. Para sempre é digno de culto, adoração e serviço por parte de toda a criação.

Vamos descobrir o que a Bíblia nos revela a respeito de Deus.

O QUE A BÍBLIA REVELA SOBRE DEUS?

a) Cremos num só Deus. I Coríntios 8:6.

b) Manifestado em três pessoas. S. Mateus 28:19

c) Criador do Universo. Gênesis 1:1; Isaias 45:18; Hebreus 1:10.

d) Como é Deus?
  • Mora no Céu. I Timóteo 6:16
  • é Espírito. S. João 4:24
  • é Eterno. Isaias 57:15
  • é Imutável. Tiago 1:17
  • é Perfeito. S. Mateus 5:48
  • é Sábio. I Coríntios 1:24
  • é Santo. êxodo 15:11
  • é a Verdade. Jeremias 10:10
  • é Misericordioso. Salmo 86:15

e) Formas em que Deus se revela:
  • Pela Natureza. Salmo 19:1
  • Pela Bíblia. Apocalipse 1:1
  • Pelo Senhor Jesus. S. João 14:6

f) Deus é nosso Pai:
  • Preocupa-se com os nossos problemas. Salmo 46:1
  • Suporta-nos com misericórdia. Jeremias 31:3
  • Consola-nos na dor. II Coríntios 1:3
  • Supre o que nos falta. Filipenses 4:19
« Última modificação: 18 de Agosto de 2006, 22:11 por Trofa » Registado

lea onda-menor
Moderador(a)

Paz e Bem! =)

« Responder #8 em: 18 de Agosto de 2006, 22:18 »

Texto muito bem conseguido, especialmente em
"O QUE A BÍBLIA REVELA SOBRE DEUS?"
pela sua simplicidade e pelas  citações bíblicas!

Parabéns!
Não percebo nada dessa coisa de Karmas
 mas se pudesse dava-lhe  K+

Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #9 em: 19 de Agosto de 2006, 12:51 »

Obrigado lea onda-menor.

Para karmares alguém é só clicar em Aplaudir[k+] para dares um K+ que se encontra no lado oposto ao avatar do utilizador.

Caso queiras saber mais alguns promenores sobre a funcionalidade do karma podes ver este tópico, que já tinha elaborado à algum tempo.
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #10 em: 20 de Março de 2007, 19:20 »

Lembrem-se que no 1º Capitulo de João está escrito que a DEUS ninguém o viu.
O seu Filho Unigénito é que O deu a conhecer.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Jo+1,18João cap 1
18*A Deus jamais alguém o viu. O Filho Unigénito, que é Deus e está no seio do Pai, foi Ele quem o deu a conhecer.

Ora Jesus apresenta Deus como o AMOR. http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=1+Jo+4,8
1 Jo 4, 8   *   Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor.
1 Jo 4, 12   *   A Deus nunca ninguém o viu; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e o seu amor chegou à perfeição em nós.
Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #11 em: 05 de Maio de 2007, 12:18 »

Consulte também este tópico: «Sim DEUS existe..
Consulte também este tópico « O amor: a lei maior».
Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: