Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Feliz Páscoa de Ressurreição!  (Lida 1208 vezes)
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« em: 10 de Abril de 2006, 11:53 »

A cada ano, sentimo-nos envolvidos por uma atmosfera especial. E não pode ser de outro modo, porque neste dias recordamos e revivemos - condensados - muitos mistérios da nossa fé. De fato, estes são os dias do amor, porque é amor tudo o que se recorda neles.

Quinta-feira Santa
Amor o sacerdócio que possui um caráter ministerial, isto é, de serviço, portanto, de amor concreto.
Amor a Eucaristia, na qual Jesus nos dá tudo de si mesmo.
Amor a unidade, efeito do amor, que Jesus invocou ao Pai: "Que todos sejam um como eu e tu".

Amor é o mandamento novo que Jesus conservou no coração a vida inteira, para revelá-lo neste dia, antes de morrer: "Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros". Não podemos passar este dia sem um momento de recolhimento, no qual dizer a Jesus toda a adesão da nossa alma àquele mandamento que chamou "seu" e "novo". Um mandamento que Ele não deixou sem explicação, quando acrescentou: "Ninguém tem um amor maior do que este: dar a vida pelos próprios amigos".

Sexta-feira Santa

É justamente com a morte na cruz, na Sexta-feira Santa, que Jesus nos dá a altíssima, heróica lição sobre o que seja o amor.

Ele tinha doado tudo: viveu ao lado de Maria suportando dificuldades e sendo obediente. Três anos de pregação revelando a Verdade, testemunhando o Pai, prometendo o Espírito Santo, e fazendo toda espécie de milagres de amor. Três horas na cruz, de onde perdoa os seus algozes, abre o Paraíso ao Bom Ladrão, doa sua Mãe a nós, e finalmente, o seu Corpo e o seu Sangue.

Restava-lhe a divindade. A sua união com o Pai, que o tinha tornado tão potente aqui na terra, como filho de Deus, e tão majestoso na cruz, a presença sensível de Deus devia retrair-se no fundo de sua alma e tornar-se imperceptível, de alguma forma devia separá-lo daquele com quem ele disse ser uma coisa só: "Eu e o Pai somos um" (Jo, 10,30).

Nele, o amor era reduzido à nada, a luz apagada, a sabedoria calava.

Nós estávamos separados do Pai. Era necessário que o Filho, no qual todos nós nos reencontrávamos, sentisse a separação do Pai. Ele devia experimentar o abandono de Deus para que nós não fossemos nunca mais abandonados.

Jesus soube superar tal imane provação, voltando a se abandonar ao Pai - "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23,46) - e assim restabeleceu a unidade rompida dos homens com Deus e entre eles. Agora, Ele se manifesta a nós como remédio para toda desunidade, como chave da unidade.

Cabe a nós, agora, corresponder a esta graça e fazer a nossa parte.
Jesus assumiu todas as nossas dores, assim podemos descobrir atrás de cada dor, de cada nossa separação, Ele mesmo, um semblante seu. Podemos abraçá-lo nos sofrimentos, naquelas divisões, e dizer a Ele o nosso sim como Ele fez, recolocando-nos na vontade do Pai. E Ele viverá em nós - talvez ainda sofredores - como Ressuscitado; o demonstrará a paz que retornará em nós.

Páscoa de Ressurreição

Jesus é fiel a sua promessa: "onde dois ou mais estão reunidos no meu nome, isto é, no meu amor, Eu estou no meio deles". Sim, onde dois ou mais estão reunidos no seu nome, o Ressuscitado se torna presente, e traz consigo os dons do Espírito: luz, alegria, paz, amor. É a experiência feita com maravilha desde o início do Movimento, em Trento, durante a Segunda Guerra Mundial, com as minha primeiras companheiras, por termos feito nosso aquele mandamento: amai-vos como Eu vos amei; e tínhamos feito um pacto: "eu estou pronta a morrer por você; eu por você...".

E é justamente o Ressuscitado que o mundo espera hoje!
Espera testemunhas que possam dizer a todos, de verdade: o vimos com os sentidos da alma; o descobrimos na luz com a qual nos iluminou; o tocamos na paz que nos infundiu; percebemos a sua voz no fundo do coração; provamos a sua alegria inconfundível.

Poderemos assim assegurar a todos que Ele é a felicidade mais plena e reacender no mundo a esperança.
« Última modificação: 10 de Abril de 2006, 11:58 por Trofa » Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

REIFERSAN
Sargento

« Responder #1 em: 19 de Março de 2008, 20:53 »

SANTA E FELIZ PASCOA para todos Excalmação

Saibamos morrer para o pecado e nascer para a Vida Nova Excalmação

http://br.youtube.com/watch?v=Yv4zFeEObM8
« Última modificação: 27 de Março de 2008, 19:06 por REIFERSAN » Registado

"Através de uma oração muito simples, podemos pressentir que nunca estamos sós"  (Ir. Roger)
Xuxu
Administrador(a)

O trabalho é árduo!

« Responder #2 em: 19 de Março de 2008, 21:59 »

Pácoa tempo de reflexão. Tempo de renovação. Tempo de tristeza e alegria.

Saibamos viver a Páscoa com a alegria de renascer e em convívio com os que nos são mais queridos.

Uma Santa e Feliz Páscoa para todos vós.

E...

Cuidado Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny Bugs Bunny

Há muitos coelhinhos por aí a largar ovos e amendoas e depois é que são elas.  Pancada

Há que não esquecer que a Páscoa é de Cristo e não só de coelhos, ovos e amendoas se bem que cada um terá o seu significado!

No próximo Domingo: Cristo ressuscitará, Aleluia, Aleluia.

Flor dançante

Registado

Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #3 em: 21 de Março de 2008, 11:07 »

Caríssimos,

"A cruz de nosso Senhor Jesus Cristo
deve ser a nossa glória: nele está
nossa vida e ressurreição;
foi ele que nos salvou e libertou."
(Gl 6,14)

Carinhosamente, Trofa
Registado

REIFERSAN
Sargento

« Responder #4 em: 24 de Março de 2008, 22:12 »

CONTINUEMOS A VIVER COM MUITA ESPERANÇA O TEMPO PASCAL Excalmação

http://freineylor.net/index.html
« Última modificação: 24 de Março de 2008, 22:36 por REIFERSAN » Registado

"Através de uma oração muito simples, podemos pressentir que nunca estamos sós"  (Ir. Roger)
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: