Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: 1 [2] 3   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: UBUNTU  (Lida 3503 vezes)
MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #15 em: 19 de Abril de 2007, 11:00 »

Ubuntu 7.04 para download aqui.
ou aqui.

A versão desktop do Ubuntu 7.04 (Feisty Fawn) é esta que também está aqui desde o dia 15
Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
Trofa
Administrador(a)

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.

« Responder #16 em: 19 de Abril de 2007, 11:58 »

Amigo MPP, a versão do Ubuntu pode ser instalada num dico secundário, uma vez que no disco primário está o Windows XP, e ao iniciar o boot escolher o SO pretendido?
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #17 em: 19 de Abril de 2007, 12:17 »

É verdade, o UBUNTU tanto pode ser instalado em:

1) no disco primário numa outra partição diferente à do Windows, quer seja partição primária quer estendida. (podemos ter num disco 4 partições primárias, ou 3 primárias e uma estendida. A estendida pode ser dividida em várias sub-partições). Com o GParted, podemos criar novas partições (diminuindo o tamanho da existente) sem termos que eliminar a existente, mas isso é um pouco arriscado, 50º de possibilidades de êxito, dependendo muito do tamanho utilizado e da fragmentação da existente.

2) Pode ser instalado num segundo disco interno. Pode arrancar por esse 2º disco interno e escolher qual o sistema pretendido (Windows ou UBUNTU) no menu do boot/grub que é criado automáticamente ao ser instalado. Para isso, o MBR de arranque deve ser o do 2º disco interno.
Neste caso se arrancarmos com o disco principal só temos acesso ao Windows, pois não temos acesso ao menu do grub do linux, mas esse disco principal fica independente, isto é, não necessita do menu do UBUNTU para o arranque. 
Mas também ao instalá-lo podemos escolher que o MBR seja a do disco principal, e no boot podemos escolher o S.O. que queremos, mas se retirarmos o 2º disco deixamos de ter acesso também ao windows. (Mas isso pode ser corrigido, mais tarde, com comandos do windows, através de um arranque por disquete, PEN ou CD do windows)

3) Também o podemos instalar num disco externo desde que tanto o computador como o disco externo estejam ambos preparados de fábrica para fazer o boot. Sabemos isso se virmos esse disco externo no setup do computador. Neste 3º caso, é necessário ter o cuidado para que a instalação não se ligue ao MBR do disco externo, porque se isso acontecer só temos acesso a qualquer disco se tivermos  disco externo ligado. Devemos, portanto forçar que a instalação externa ligue o boot/grub ao MBR do disco externo. Neste caso, e fazendo o boot pelo disco externo, temos acesso aos dois (ou mais) sistemas operativos que tivermos no computador no momento da instalação do UBUNTU, mas o menu, no caso de instalarmos num disco externo deve ser devidamente corrigido.
« Última modificação: 19 de Abril de 2007, 12:26 por MPP » Registado

Quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se nega a crer no Filho não verá a vida, mas sobre ele pesa a ira de Deus.Jo 3, 36   
blaster
Coronel

« Responder #18 em: 20 de Abril de 2007, 18:29 »

É oficial, já podem fazer o download do Ubuntu Feisty Fawn. Têm vários mirrors à escolha, entre eles um http e um ftp nacionais, cortesia do DEI-FCTUC (Universidade de Coimbra). Comecem já a fazer o download!
Registado

"Muitos homens querem ser doutores,
alguns doutores querem ser DEUS,
mas só DEUS quis ser HOMEM"
414449
Sargento

Jesus é meu amigo.

« Responder #19 em: 05 de Maio de 2007, 12:32 »

Eu já instalei e testei. Parece-me melhor que as versões anteriores.
Registado

Vinde a mim  ... e EU vos aliviarei: disse Jesus.
Mat. 11,28. Aperto de mão Participe neste assunto: Estudar a Bíblia.
26-02-44
Tenente

O Senhor é meu Pastor. Nada me falta.

« Responder #20 em: 08 de Maio de 2007, 10:37 »

Este link dá acesso a um forum inteiramente dedicado ao UBUNTU em português.
Clique aqui.
Café
« Última modificação: 08 de Maio de 2007, 10:55 por 26-02-44 » Registado

jocas
Major

« Responder #21 em: 23 de Maio de 2007, 10:23 »

Continua-se sem saber em que modelos a Dell vai ter o Ubuntu 7.04 instalado; a empresa não quer entrar em detalhes sobre este assunto. Mas, no blog direct2dell.com, John Hull (o responsável pela divisão de GNU/Linux na Dell) deixou antever o que os clientes podem esperar dos computadores Dell com o Ubuntu.John Hull diz que os modelos Dell com o Ubuntu vão ter o mesmo software que uma instalação normal desta distribuição. No que toca aos drivers, a empresa vai tentar, sempre que possível, incluir drivers open-source para o hardware. Hull diz ainda que a empresa está a trabalhar com os vários fabricantes de hardware não incluído nos modelos com o Ubuntu, afim de desenvolverem drivers estáveis.

Quanto a codecs proprietários, a empresa não vai incluir nenhuns além daqueles que vêm no Ubuntu, embora essa possibilidade esteja a ser equacionada. O wine também não vai ser incluído na instalação padrão, embora possa ser instalado a partir dos repositórios.

A Dell vai, assim que começar a comercializar as máquinas com o Ubuntu, uma wiki com os detalhes técnicos desses modelos, dicas e outras informações de interesse para os seus clientes.

Apesar de não se saber quais os modelos que vão ter o Ubuntu, o site DesktopLinux acredita que vão ser sub-modelos dos Dimension E520 desktop, Inspirion1505 laptop e XPS 410 desktop, já no dia 24 deste mês.
Registado

blaster
Coronel

« Responder #22 em: 17 de Setembro de 2007, 17:51 »

Depois de terem sido relatados alguns problemas com os Dell Inspiron 1420 e Inspiron 530 - os modelos com o Ubuntu pré-instalado -, a empresa decidiu disponibilizar uma versão especial do Ubuntu com correcções para os problemas detectados.

O donwload desta versão especial do Ubuntu, criada para os modelos Inspiron 1505, 1420 e 530, está disponível no formato ISO, para CD ou DVD. Infelizmente, a empresa não oferece apoio oficial para esta versão.

Esta versão especial do Ubuntu é um sinal de que o GNU/Linux ainda tem que crescer, para que os fabricantes comecem a disponibilizar e/ou a abrir drivers, mas que está no bom caminho.
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #23 em: 19 de Outubro de 2007, 14:42 »

Já está! Chegou finalmente o momento pelo qual todos nós esperamos durante seis longos meses: a versão 7.10 do Ubuntu, também conhecida como Gutsy Gibbon.

A mais usada das distribuições Linux consegue uma vez mais superar-se a si própria, trazendo até nós um produto ainda mais estável que o anterior, foram adicionadas novas funcionalidades, maior facilidade de utilização e um repositório recheado com as últimas versões do que de melhor se faz no mundo do software livre.

O que há de novo nesta versão:

* GNOME 2.20
    * Compiz-Fusion activo por defeito
    * Indexação e pesquisa de ficheiros
    * Troca de utilizador mais fácil
    * Ferramenta para instalação de plugins no Firefox
    * Configurador gráfico para o X
    * Instalação automática de impressoras (plug-and-play)
    * Melhoramentos no gestor de drivers restritos
    * Capacidade de ler e escrever em drives NTFS
    * Melhor gestão de energia em portáteis

Licença: GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu 7.10 Final [696MB]
Download: Kubuntu 7.10 Final [697MB]
Download: Xubuntu 7.10 Final [566MB]
Download: Edubuntu 7.10 Final [695MB]
Homepage: Ubuntu

Download em tráfego nacional:
Download (mirror 1): Ubuntu 7.10 Final [696MB]
Download (mirror 2): Ubuntu 7.10 Final [696MB]
Download (mirror 3): Ubuntu 7.10 Final [696MB]
Download (mirror 1): Kubuntu 7.10 Final [697MB]
Download (mirror 1): Edubuntu 7.10 Final [695MB]
« Última modificação: 19 de Outubro de 2007, 14:45 por Trofa » Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #24 em: 30 de Novembro de 2007, 18:11 »

Resolver problema de «Splash no UBUNTU 7.10»

Depois de instalar o UBUNTU 7.10 tive que o reiniciar como é normal.
Contudo ficava com o ecran todo negro, sem qualquer imagem, até ter arrancado definitivamente.
Depois de procurar na «internet» fiquei a saber que era devido ao facto de o «splash» de arranque ter uma definição gráfica maior à que a minha placa gráfica suporta.

Tem lá: 1280x1024.
Mas deve ter 1024x768 ou 800x600.

Para resolver o problema vá à consola e carregue o ficheiro de configuração «usplash.conf» com o editor «gedit» assim:

$Sudo gedit /etc/usplash.conf

Mude as seguintes configurações para valores aqui indicados a seguir:

xres=1024
yres=768
                 Ou em alternativa:   xres=800
yres=600
Grave e saia do editor gEdit

Depois escreva no prompt:
$sudo update-initramfs -u -k `uname -r`

(Escreva só o que está a vermelho)

Já agora e falando de «splash» pode pôr o menu de entrada do UbuntU mais bonito com um "splash".

Consulte este site e siga os passos aí mencionados.

Ou este site em lingua portuguesa.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2007, 21:08 por MPP » Registado

26-02-44
Tenente

O Senhor é meu Pastor. Nada me falta.

« Responder #25 em: 30 de Novembro de 2007, 21:35 »

Eu desta vez instalei o XUBUNTU 7.10 no meu computador.
Tive o mesmo problema e resolvi da forma acima indicada.
A apresentação é um pouco diferente e é mais parecida com o Windows.
Achei a versão do Xubuntu 7.10 muito interessante.
Registado

Trofa
Administrador(a)

« Responder #26 em: 30 de Novembro de 2007, 23:46 »

Eu cada dia que passa gosto mais de usar o Ubuntu. Versátil e muito estável. Um autentico relógio suiço. Sim!
Registado

MPP
Tenente

Vem ! YeHshua Messia !

« Responder #27 em: 04 de Dezembro de 2007, 17:25 »

Instalei o Ubuntu 7.10 no computador portátil HP DV9000 (numa partição de 21 Gigas dum disco externo "lacie" de 500Gigas) de um amigo e correu tudo muito bem. Até nem foi preciso corrigir as definições do Splash, pois a placa gráfica é melhor que a dos computadores onde eu já tinha instalado antes esta versão magnífica do UBUNTU 7.10.

(Como também estou a fazer experiências com a instalação do Windows XP em discos externos, devo informar que correu também às mil maravilhas. Só falta instalar lá, para ver como fica no final, os «drivers» desse computador que já descarreguei da "internet")
Registado

blaster
Coronel

« Responder #28 em: 04 de Dezembro de 2007, 17:45 »

Estou admirado contigo amigo MPP. Tens algum curso de técnico de computadores?
Registado

blaster
Coronel

« Responder #29 em: 05 de Dezembro de 2007, 17:06 »

Ubuntu 8.04 LTS Alpha 1

Está inaugurado o novo ciclo para o lançamento da próxima versão do Ubuntu com o nome de código Hardy Heron.
O Ubuntu 8.04 será LTS (Long Term Support), ou seja, esta versão (tal como a 6.06 LTS) será suportada com actualizações durante três anos no desktop e cinco anos nos servidores, ao contrário das versões comuns que têm suporte durante 18 meses.

Como devem imaginar, a primeira versão alfa será somente o ponto de partida para o trabalho que será efectuado durante os próximos seis meses até ao lançamento da versão final (24 Abril de 2008).

O (pouco) que há a destacar no alfa 1 é:

* X.org 7.3
    * Os repositórios do Ubuntu voltaram a “encontrar” os do Debian, tal como sempre acontece de 6 em 6 meses

O aviso já deve estar mais do que decorado mas mesmo assim vale a pena sublinhar: Não instalem esta versão num pc de trabalho porque ela ainda está demasiado instável o que poderá originar vários problemas.

Se quiserem acompanhar as funcionalidades adicionadas ou retiradas durante o desenvolvimento, dirijam-se a este link que vos dará uma boa noção do que é que as próximas versões alfa poderão trazer.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download: Ubuntu 8.04 LTS Alpha1 [697MB]
Download: Kubuntu 8.04 LTS Alpha1 [694MB]
Download: Xubuntu 8.04 LTS Alpha1 [564MB]
Homepage: Ubuntu
Registado

Páginas: 1 [2] 3   Ir para o topo
  Imprimir