Portal de São Romão

Início   Ajuda Pesquisa Entrar Registe-se  

Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Espelho meu, espelho meu…?  (Lida 543 vezes)
Xuxu
Administrador(a)

O trabalho é árduo!

« em: 11 de Março de 2005, 16:56 »

Espelho meu, espelho meu…?

Arre! Ele é nos filmes, ele é na banda-desenhada, ele é nos debates de televisão, na publicidade e até nas conversas de café: Escuteiro significa invariavelmente uma figura imberbe, com um irritante ar angélico, impecavelmente fardada em cor caqui e chapéu kantanki ridiculamente inclinado sobre a nuca, de sorriso patético na cara rosada, que atravessa uma velhinha na passadeira!

Sinceramente, esta imagem tão enraizada não vos chateia? A mim aspetece-me gritar: - REBELAI-VOS Ó ESCUTEIROS, "ROMPAM AOS SALTOS E AOS PINOTES, FAÇAM ESTALAR NO AR CHICOTES". MAS GRITAI.

Gritai com atitudes, orgulhosamente, que não, que nunca passam "velhinhas" indiferentes, mas que também acreditam numa missão, mais difícil e menos visível – a de guiar os mais jovens para as passadeiras da vida, bem pintadas e seguras, nos perigosos caminhos do crescimento.

Mas, depois acalmo e penso: ainda bem que, apesar dos velhos do Restelo que só nos vêem as falhas, as fardas mal amanhadas, as asneiras fáceis na boca, a indiferença, a falta de espírito de serviço, a ausência nas grandes causas mediáticas, apesar dos pesares a nossa imagem ainda é a daquele(a) que faz o que todos sabem que deveriam fazer mas não têm tempo ou coragem: atravessar "velhinhas" nas "passadeiras".

Encosto-me e aliviada olho-me no espelho (com uma flor de lis pintada ao canto) e suspiro:

- Espelho meu, espelho meu, ainda bem que há mais 70 mil escuteiros como eu!!!

Maria João Oliveira - Coimbra
Registado

Ajude o Portal de São Romão, contribuindo todos os dias com o seu voto.

Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: